Buscar

Recristalização (Quimica)

Prévia do material em texto

QUÍMICA ORGÂNICA I
POR FAVOR DA UM LIKE SE TE AJUDAR E BAIXE ESSE ARQUIVO!
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 4 
OBJETIVO ................................................................................................................... 5
METODOLOGIA E MATERIAIS ............................................................................ 6
RESULTADOS E DISCUSSÕES .............................................................................. 8
CONCLUSÕES ........................................................................................................... 9 
REFERÊNCIAS E BIBLIOGRÁFIAS .................................................................... 10
INTRODUÇÃO
Grande parte das substâncias sólidas são solúveis por pelo menos um determinado líquido. A maioria delas dissolvem-se em uma vasta gama de solventes, alguns de maneira mais fácil e outros nem tanto. 
Essa propriedade dos compostos se dissolverem com diferentes facilidades é chamada de coeficiente de solubilidade. Mesmo que uma substância não seja totalmente insolúvel em relação a qualquer líquido, existem algumas que se mostram praticamente insolúveis.
Com essa característica, de diferentes relações com um mesmo solvente, pode-se ser usado para realizar separações de várias substâncias presentes em uma mistura, por meio do método da recristalização.
OBJETIVO
Usar a técnica de recristalização na purificação de sólidos orgânicos.
METODOLOGIA E MATERIAIS 
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS 
- Funil de vidro;
- Bastão de vidro;
- Tela de amianto;
- Bico de Bunsen;
- Proveta de 100mL;
- Béquer de 100mL e 250mL;
- Papel de filtro;
- Suporte universal;
- Tripé de ferro;
- Balança analítica;
- Placa de Petri;
- Anel de ferro.
3.2 REAGENTES UTILIZADOS 
- Ácido benzóico; 
- Enxofre; 
- Mistura 1:1 de ácido benzóico e enxofre.
3.3 MÉTODO 
Inicialmente pesou-se 0,58g de ácido benzoico e adicionou-se em um béquer de 100mL e dissolveu-se com 15mL de água destilada em temperatura ambiente. Depois com o auxílio do bico de Bunsen, iniciou-se o aquecimento da solução e observou-se a solubilidade da mesma em temperatura ambiente e aquecida. Para o enxofre repetiu-se o procedimento anterior, utilizando 0,5g de enxofre.
Depois pesou-se 1,04g de enxofre e 1,02g de ácido benzóico e adicionou-se esses reagentes em um béquer de 250mL para fazer-se uma mistura (1:1) adicionou-se então 100mL de água destilada fria e foi misturou-se bem com o bastão de vidro. Com o bico de Bulsen aqueceu-se a mistura, com o bastão de vidro agitou-se a mesma e com a ebulição que se iniciou, foi aquecido o funil de vidro.
Filtragem: Preparou-se o esquema de filtração utilizando o suporte universal e o anel de ferro para apoiar o funil de vidro, foi pregueado o papel de filtro e colocou-se no funil, então filtrou-se a mistura e recolheu-se a mesma filtrada em um béquer de 250mL, observou-se a mistura filtrada e a retida no papel filtro. Foi então deixado em repouso e observado a reação da mistura esfriando. Fez-se necessário uma filtração subsequente, mais desta vez em temperatura ambiente e uma filtração simples, depois lavou-se com uma pequena quantidade de água fria e antou-se o resultado. 	 
 
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após realizados todos os processos experimentais, foram obtidos os dados apresentados abaixo.
4.1 Depois que se adicionou ácido benzóico a água fria observou-se que o mesmo não é solúvel. O mesmo foi aquecido e dissolvido em água quente.
4.2 Depois que se adicionou enxofre a água fria observou-se que o mesmo não é solúvel. O mesmo foi aquecido e não dissolveu em água quente.
4.3 Após adicionar uma mistura de enxofre e ácido benzoico em um béquer de 250 ml adicionou-se 100 ml de água destilada fria e misturou-se bem. A mesma foi aquecida e após a ebulição foi filtrada imediatamente. Observou-se que após a filtragem o Enxofre ficou retido no papel e o ácido benzóico foi filtrado.
Após a filtração completa o filtrado ficou em repouso, observou-se a cristalização do ácido benzóico a medida em que a solução vai esfriando, foi utilizado um bloco de gelo na solução para acelerar o processo de resfriamento.
Filtrou-se a solução com cristais formados no item 4.3 lavou-se com uma pequena quantidade de água fria para ter certeza de uma melhor cristalização do ácido benzóico que após o resfriamento e filtração ficou retido.
Recristalização: um sólido a temperatura ambiente e dissolvido em um solvente quente e logo esfriar solidificando novamente.
Suas etapas são, sólido a temperatura ambiente, dissolvido em um solvente em alta temperatura e solido novamente a temperatura baixa.
Características do Solvente: diferentes pontos de ebulição, grande quantidade de sólidos para baixa temperatura, e pouca quantidade de sólidos para temperatura.
Indica- se um resfriamento espontâneo da solução para um maior rendimento.
Para acelerar a cristalização de uma determinada utiliza-se o método do resfriamento. 
 
CONCLUSÕES
Através dos experimentos realizados em laboratório concluímos que a recristalização, separação e purificação de substâncias sólidas é um processo que exige grande quantidade de soluto e de solvente, através de aquecimentos e resfriamento de uma solução e seu ponto de solidificação é possível a separação de determinados ácidos como o benzoico e nota-se uma taxa baixa de rendimento.
REFERÊNCIAS E BIBLIOGRÁFIAS 
ALEXANDRE, Bruno Magalhães. Purificação por recristalização. Disponível em < http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-organica/recristalizacao> Acesso em 08/04/2018.

Continue navegando