Buscar

Trabalho recristalização

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA
DEPARTAMENTO DE QUIMICA
LABORATORIO DE QUIMICA GELA E INORGANICA – 6638
Introdução: A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápida chamamos de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando o esfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. O fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. O solvente ideal é aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente.
Fundamentação teórica: O processo de recristalização tem por base a propriedade que muitos compostos variam a solubilidade em função da temperatura, ou seja, geralmente aumentando-se a temperatura da solução, a solubilidade do sólido também aumenta. Assim o processo da recristalização depende muito da escolha do solvente. Um bom solvente e aquele que apresenta tais características:
Solvente que dissolva bem a substância à temperatura de ebulição e mal a frio, que dissolva muito bem (ou muito mal, dependendo do que se pretende cristalizar) as impurezas, que origine cristais bem formados e não gomas, que seja facilmente removível dos cristais por volatilização (baixo ponto de ebulição), e que não reaja quimicamente com os compostos. 
Menos tóxico;
Menos inflamável;
Mais barato;
Se, no arrefecimento de uma solução saturada, não se observar a cristalização, isso pode ser devido à ausência de núcleos de cristalização, os quais podem ser criados artificialmente por fricção das paredes do recipiente com uma vareta de vidro (“Scratching”), em que as pequenas partículas de vidro produzidas vão servir de núcleos de cristalização! por arrefecimento com misturas refrigerantes (“Cooling”), ou por introdução de um cristal da substância pura (“seeding”), que servirá de núcleo de cristalização. 
O empacotamento da substância no cristal define distâncias e ângulos que se propagam até a superfície do sólido e são definidos pelas interações moleculares e simetria. Qualquer molécula que apresente um perfil similar de interações moleculares da ordem (~Energia e ~distribuição espacial) pode incorporar no cristal, porem as distâncias e ângulos serão modificados, deformando o cristal e sua simetria, diminuindo a Eretículo e sua estabilidade, ou seja aoterando seu,=> calor de fusão => ponto de fusão.
Objetivos: Principal objetivo dessa experiencia de recristalização, ou melhor dizendo de purificação, são os seguintes:
Recristalizar o acido benzoico;
Comparar a massa do produto cristalizado final com a massa do produto inicial;
Fazer uma porcentagem de quantos gramas de massa de acido benzoico foram purificados, e
Saber quantas gramas aprocimadamente de impurezas foram retiradas do composto (acido benzoico) inicial apos o processo de purificação.
 
Conclusão: A recristalização é o método mais utilizado para a precação de sólidos, pois consegue remover impurezas solúveis, insolúveis e coloridas. Mas atenção, sempre haverá perda de um pouco do sólido que se deseja purificar, pois o mesmo será parcialmente solúvel a frio. Devemos também prestar muita atenção a escolha do solvente, visto que este é de fundamental importância para o sucesso da recristalização. Por último, devemos avaliar a necessidade de utilizar todas as etapas, pois a filtração a quente só é útil quando temos impurezas insolúveis, e deve ser evitada sempre que possível, pois ela leva a perda de material. Outra etapa que só deve ser utilizada se necessário é a descoração com o uso de adsorvente. Apenas amostras contaminadas com impureza colorida devem fazer uso desta etapa. Sabendo utilizar bem, a recristalização é um excelente método para purificar um composto como o ácido benzoico.

Continue navegando

Outros materiais