Buscar

Descreva o procedimento experimental para a síntese e purificação da acetanilida. Síntese da acetanilida Recristalização O objetivo do experimento ...

Descreva o procedimento experimental para a síntese e purificação da acetanilida.
Síntese da acetanilida
Recristalização
O objetivo do experimento é calcular o rendimento e o ponto de fusão da acetanilida pura e impura.
A técnica de recristalização é realizada em quatro etapas: dissolução do sólido, remoção de impurezas insolúveis, cristalização, coleta e secagem.
Um bom indicativo para verificar a pureza do composto após a recristalização é a análise da faixa de fusão, que deve ser menor que 2ºC para ser considerado puro.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A síntese e purificação da acetanilida envolve os seguintes passos: 1. Síntese da acetanilida: - Em um balão de fundo redondo, adicione anilina e ácido acético glacial. - Aqueça a mistura em refluxo por um determinado tempo, utilizando um condensador para evitar a perda de vapores. - Durante o refluxo, ocorrerá a reação de acetilação, formando a acetanilida. - Após o tempo necessário, deixe a solução esfriar. 2. Recristalização: - Dissolva a acetanilida sintetizada em um solvente adequado, como água quente ou uma mistura de água e álcool. - Aqueça a solução até a completa dissolução do sólido. - Adicione carvão ativado para remover impurezas insolúveis. - Filtrar a solução quente para remover o carvão ativado e outras impurezas. - Deixe a solução esfriar lentamente para permitir a formação de cristais de acetanilida pura. - Filtrar os cristais formados utilizando um funil de Buchner ou papel de filtro. - Lave os cristais com um pouco de solvente frio para remover impurezas aderidas. - Deixe os cristais secarem completamente. O objetivo desse experimento é calcular o rendimento da acetanilida pura e impura, além de determinar o ponto de fusão do composto. A técnica de recristalização é utilizada para purificar a acetanilida, removendo impurezas insolúveis. A análise da faixa de fusão é um indicativo da pureza do composto, sendo considerado puro se a faixa de fusão for menor que 2ºC.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais