Buscar

glomeronefrite

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
A glomerulonefrite é uma inflamação do glomérulo, uma unidade funcional do rim formada por capilares, no qual ocorre a filtragem do sangue e, também, a formação da urina. Os glomérulos são responsáveis por remover o excesso de fluidos, eletrólitos e demais resíduos da corrente sanguínea e passá-los para a urina. O Glomérulo é uma rede de novelos capilares sanguíneos que se encontra dentro da Cápsula de Bowman. O sangue chega ao rim por uma artéria que se vai dividir em diversos capilares, de forma a facilitar a filtração. O sangue, é filtrado, sendo dele retiradas substâncias tóxicas e a água em excesso. Estas substâncias filtradas passam para o espaço da Cápsula de Bowman, seguindo pelos túbulos renais e serão transformadas em urina. Qualquer lesão no Glomérulo, irá perturbar a sua capacidade de filtração e afetar o funcionamento dos rins.
TIPOS
Se a glomerulonefrite ocorrer isoladamente, ela é chamada de glomerulonefrite primária. Por outro lado, se a doença por causada por outra condição de saúde, como lúpus ou diabetes, ela é chamada de glomerulonefrite secundária.
CAUSAS
Muitas condições podem causar glomerulonefrite. Às vezes, a causa é desconhecida. As condições que podem levar à inflamação dos glomérulos são:
Infecções
Glomerulonefrite pósestreptocócica, que geralmente ocorre uma a duas semanas após a recuperação de uma infecção bacteriana na garganta ou, mais raramente, após uma infecção de pele, como impetigo. Para combater esses tipos de infecções, o corpo produz anticorpos extras que podem, eventualmente, instalarse nos glomérulos, levando ao quadro inflamatório. Crianças são mais propensas a desenvolver esta forma da doença
SINTOMAS
Os principais sintomas de glomerulonefrite dependem muito das causas da doença e se ela é aguda ou crônica. Confira:
Urina com cor anormal, podem ter uma coloração rosada ou mais escura, por causa da presença de sangue
Urina espumosa devido ao excesso de proteína (proteinúria)
Hipertensão
Retenção de líquidos (edema), com inchaço no rosto, mãos, pés e no abdômen
Fadiga resultante de insuficiência renal ou de anemia
DIAGNOSTICO
Os sinais e sintomas específicos podem sugerir um quadro de glomerulonefrite, mas a condição muitas vezes só vem à tona quando um exame de urina mostra resultado anormal. Os testes para avaliar a função renal e fazer um diagnóstico mais preciso de glomerulonefrite incluem:
Exame de urina
Exames de sangue
Exames de imagem, como radiografias, ultrassonografias ou, ainda, uma tomografia computadorizada
Biopsia renal, que envolve a utilização de uma agulha especial para extrair pequenos pedaços de tecido de rim para uma análise minuciosa em laboratório. Este tipo de procedimento é quase sempre necessário para confirmar um diagnóstico de glomerulonefrite.
TRATAMENTO
O tratamento para glomerulonefrite tem como principal objetivo proteger os rins e evitar que haja mais danos. O tipo de tratamento mais indicado para cada caso depende muito se ela é aguda ou crônica, a causa subjacente, o tipo e a gravidade dos sintomas.
Alguns casos de glomerulonefrite aguda, especialmente aqueles que ocorrem após uma infecção bacteriana, tendem a melhorar espontaneamente e muitas vezes não requerem tratamento específico.

Continue navegando