Buscar

Direito Natural e Direito Positivo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A partir da REVOLUÇÃO FRANCESA, o poder judiciário passou a ter caracteres próprios e autonônomos. 
- Teoria clássica dos três poderes 
	Garantia da separação entre a política e o direito, sendo mais aceitável no LEGISLATIVO, parcialmente no EXECUTIVO e neutro no JUDICIÁRIO. Ou seja, os caminhos para ser um juiz não passa pela a política.
--> Essa separação da política foi importante para a criação de uma nova forma de saber jurídico: CIÊNCIA DO DIREITO.
O DIREITO muda sempre que a legislação muda. 
O DIREITO era visto como algo estável em relação as mudanças do mundo, mas com passar do tempo, percebeu-se que o DIREITO, as leís, devem acompanhar o caminhar da sociedade. 
Através dessa teoria, nasceu o Direito POSITIVO, ou JUSPOSITIVISMO. Onde a mesma fala que o Direito é mutável. 
Contrapondo o Direito Natural ou Jusnaturalismo, que acreditava no Direito universal baseado nas leis da natureza, nas leis de Deus. Como direito e vida e liberdade. 
Direito humanos tem sabe no Direito natural. 
O Direito natural, por sua vez, possui um caráter universal e que independe da vontade humana. As suas leis são eternas, imutáveis e irrevogáveis.
O Direito positivo possui um caráter formal, temporal e territorial. As leis são hierarquicamente organizadas, decorrentes a partir da vontade política da nação (pacto social), e emanadas do Estado. Além disso, as leis podem ser revogáveis, variáveis e mutáveis. 
POSITIVISMO JURÍDICO é o conjunto de normas aplicadas por humanos. São mutáveis e sua validade depende da condulta humana.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais