Buscar

Grecia Classica Monografia

Prévia do material em texto

FIAM FAAM
Historia da Arquitetura
Grupo 5 : Barbara Cristo / Caroline Chagas / Julia Nogueira
Grécia Clássica - O Templo Partenon.
São Paulo
2018
Considerações Finais	13
Croquis 	14
Bibliografia 	16
Grécia Clássica
Figura 01 – Grécia, Partenon. Disponível em https://www.boscolo.com/it/viaggi/viaggi-di-gruppo/grecia-classica. Acesso em 02 de Abril de 2018.
Essa fase da história da Grécia Antiga, é identificada como a mais gloriosa dos gregos, mesmo sendo também um período de muitas guerras. Dario I, declarou guerra contra os gregos por causa da revolta gerada na Jônia em consequência da conquista dos persas. A atitude de Dario I foi uma tentativa de punição ao comportamento de suas novas colônias, para isso invadiu a Hélade.
Entre a segunda guerra médica e a terceira os atenienses lançam a pedra fundamental de sua hegemonia por muitos anos, trata-se da criação da Liga de Delos. A Liga de Delos foi capitaneada por Atenas com o propósito de reunir as cidades gregas e se organizaram para o caso de uma nova invasão dos persas. O imperialismo ateniense já estava consolidado, especialmente em consequência do governo de Péricles. 
Atenas decide então transformar as contribuições anuais que eram feitas pelas cidades integrantes da Liga de Delos em impostos e ainda proíbe que as mesmas abandonem a Confederação.
As edificações mais marcantes da arquitetura grega são os templos. Embora fossem imponentes por si, eram na verdade construídos com o intuito de proteger as esculturas de deuses e deusas das chuvas e do sol. Portanto os templos não foram construídos, como se imagina, para reunir em seu interior um grupo de pessoas para um culto religioso como nas igrejas atuais. Um dos monumentos gregos mais conhecidos, o Paternos, está na Acrópole de Atenas, construída entre os anos de 447 a 438 a.C., no ponto mais alto da cidade.
Guerras Médicas ou Greco-pérsicas
Conflitos entre gregos e persas pelo controle comercial sobre a Ásia Menor.
– 546 a.C.: os persas conquistaram as colônias gregas no litoral da atual Turquia.
– I Guerra Médica: 
– 496 a.C.: rebelião dos gregos contra o domínio persa com o apoio de Atenas – os persas decidem invadir a Grécia
– 490 a.C.: Batalha de Maratona – vitória grega
– II Guerra Médica:
– 480 a.C.: Batalha de Termópilas – vitória persa
– 480 a.C.: Batalha de Salamina – vitória grega
– 479 a.C.: Batalha de Platéia – vitória grega
Partenon
Figura 2. O Partenon. Disponivel em: http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/partenon.htm acesso em 02 de Abril de 2018
Endereço: Atenas 105 58, Grécia
Início da construção: 447 a.C.
Altura: 14 m
Estilos arquitetônicos: Ordem dórica, Arquitetura clássica
Arquitetos: Fídias, Ictinos, Calícrates
O Partenon, inquestionavelmente o mais icônico dos templos dóricos antigos dos gregos, foi construído entre 447 e 432 a.C. Localizado na Acrópole de Atenas, para muitos arquitetos é dos primeiros edifícios que analisamos ao iniciar nossos estudos. Projetado por Ictino e Calícrates, exibe um repertório único de elementos arquitetônicos que podem ser plenamente apreciados individualmente ou pelo papel que desempenham na formação de um todo completo e magnífico.
O edifício de 69,5 x 30,9 metros é erguido em um estilóbato de três degraus, com um telhado de duas águas levantado sobre uma estrutura de pilares e lintéis formada por colunas dóricas - 17 em seus lados e 8 em cada extremidade - que suportam um entablamento composto de uma arquitrave, um friso e uma cornija.
MATERIAIS
Mármore,
Pedra – talhada e assentada com precisão;
Argila – nas construções secundárias;
Madeira – coberturas e tetos.
TÉCNICAS E SISTEMA CONSTRUTIVOS
Telhados inclinados em duas águas;
Tetos em vigas de madeira coberta com placas de terracota ou cerâmica.
Figura 3. Planta Partenon . Disponivel em http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAeXYAD/historia-arquitetura-grecia-classica Acesso em 02 de Abril de 2018
Edifício mais importante;
Forma retangular (com poucas exceções);
Construído sobre plataforma elevada – pódio;
Entrada principal voltada para o leste;
A frente e nos fundos do templo ficavam os pórticos suportados por colunas, que se prolongavam ao longo dos dois lados do templo – simetria independentemente da direção em que o edifício era visto;
Poucas janelas – luz penetrava através da entrada principal e clarabóia;
Estátuas na frente e relevos nos frontões.
Templo era construído por duas câmaras interiores: uma menor, nos fundos (sala do tesouro); e uma câmara maior, que continha a estátua da Deusa a quem era dedicado o templo.
  Uma das marcas do Partenon, são suas colunas. As externas, são 46 no total, possuem 10,43 m de altura, 1,90 m de diâmetro na base e 1,45 m no nível do capitel.O refinamento atingido pelos construtores gregos pode ser percebido pelos esquemas abaixo, que mostram como foram feitos o pilares e vigas dessa estrutura a partir da junção de blocos de pedra com cavilhas de madeira.
Figura 4 e 5.Sistema Construtivos . Disponivel em http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAeXYAD/historia-arquitetura-grecia-classica Acesso em 02 de Abril de 2018
Teatro Grego
Figura 6. Teatro Grego . Disponivel em https://www.todamateria.com.br/teatro-grego/ Acesso em 02 de Abril de 2018
O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C., surgiu a partir das celebrações realizadas sobretudo, para o Deus Dionísio, divindade das festas, fertilidade e vinho. Com o passar do tempo, essas festas foram evoluindo na organização e elaboração, até chegar ao o de hoje, como o teatro com atores, plateia, encenações, etc.
Inúmeros festivais de Teatro, fizeram parte da Grécia Antiga e eram apresentados durante o dia todo e muitos duravam dias. Arquitetura dos teatros gregos possuía como mais destacada característica, as construções ao ar livre, chamados de teatro de arena. Para os gregos, ir ao teatro representava um grande acontecimento, que aos poucos, foi tomando conta da vida social dos habitantes.
Peças
Muitas peças teatrais gregas são representadas até hoje visto a influência que tiveram no 
mundo. São elas:
"Édipo Rei" de Sófocles
"Prometeu Acorrentado" de Ésquilo
"As Troianas" de Eurípides
"As Vespas" de Aristófanes
O Teatro Grego:
O segundo edifício mais importante, com capacidade até 30.000 pessoas sentadas;
Ao ar livre, instalados na encosta de um monte;
Visão e acústica excelentes de qualquer lugar;
Parte central reservada ao coro e auditório em semicírculo.
Esculturas
Figura 7: Vênus de Milo. Disponivel em https://www.todamateria.com.br/evolucao-da-escultura-grega/ . Acesso em 02 de Abril de 2018
Figura 8 . Afrodite Braschi, c. 345 a.C. Disponivel em. https://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Gr%C3%A9cia_Antiga#Per%C3%ADodo_Cl%C3%A1ssico
Acesso em 02 de Abril de 2018
Figura .O Doríforo. . Disponivel em. https://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Gr%C3%A9cia_Antiga#Per%C3%ADodo_Cl%C3%A1ssicoAcesso em 02 de Abril de 2018
No final do século VII a.C., aproximadamente, os gregos começaram a esculpir grandes figuras de homens em mármore. 
Essa fonte não só era inspiradora, mas também contribuía para a própria técnica de esculpir grandes blocos.
Figura Discóbolo, c. 455 a.C. . Disponivel em. https://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Gr%C3%A9cia_Antiga#Per%C3%ADodo_Cl%C3%A1ssicoAcesso em 02 de Abril de 2018
Conclusão Final
Ao receber a influência de vários povos, os gregos foram adotando deuses de outros lugares até constituir o panteão de deuses, ninfas, seres humanos que alcançavam a imortalidade e deuses que perdiam sua condição imortal. As estórias dos deuses serviam de ensinamento moral à sociedade, e também para justificar atos de guerra e de paz. Os deuses também interferiam na vida cotidiana e, praticamente, havia uma deidade para cada função.
Cada polis tinha sua própria organização social. Algumas, como Atenas, admitiama escravidão, por dívida ou guerras. Por sua vez, Esparta, tinha poucos escravos, mas possuíam os servos, que pertencia ao governo espartano.
As edificações que despertam maior interesse na arquitetura grega são os templos. Construídos com o intuito de se proteger as esculturas de deuses e deusas das chuvas e do sol excessivo, os templos não foram construídos, como se imaginava, para reunir, eu seu interior, um grupo de pessoas para um culto religioso.
Os principais estilos explorados pelos gregos na arquitetura, foram o jônico, o dórico e o coríntio. No estilo jônico, destaca-se o uso evidente dos traços de elegância e beleza. São exclusividades do estilo dórico a funcionalidade e o rigor das formas, expressões nítidas em Esparta ..
Croqui Partenon
Croqui Teatro Grego
Croqui Partenon
Bibliografia
Figura 1. https://www.boscolo.com/it/viaggi/viaggi-di-gruppo/grecia-classica
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/grecia-classica/
http://www.sohistoria.com.br/ef2/grecia/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAeXYAD/historia-arquitetura-grecia-classica
https://www.todamateria.com.br/grecia-antiga/

Continue navegando