Buscar

Direitos Humanos resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direitos Humanos
	Os direitos humanos são uma ideia política com base moral e estão visceralmente relacionadas com os conceitos de justiça, igualdade e democracia.
	É comum aparecer algum vetusto policial vituperando contra os direitos humanos. Essa mistura de ignorância com índole propensa à prática impune da violência contra a pessoa humana, principalmente as mais frágeis e indefesas, ganha adesão nos programas televisivos sensacionalistas.
	Os direitos humanos devem ser reconhecidos em qualquer Estado, grande ou pequeno, pobre ou rico, independentemente do sistema social e econômico que essa noção adota.
	“Direitos humanos só servem para proteger bandidos”. Não é verdade. Direitos humanos são um conjunto de garantias fundamentais à disposição de todos. São direitos conquistados ao longo da história das civilizações frutos de árduas lutas do homem contra o poder opressivo e totalitário do Estado.
	No entanto, a maciça violação dos direitos e liberdades básicas faz com que o ideal de uma vida digna e decente para todos os cidadãos do mundo torna – se algo ainda muito distante.
	A primeira geração dos direitos humanos foi gestada no século XVII com a formulação da doutrina moderna sobre os direitos naturais, que embasou ideologicamente a luta que culminou com a criação do Estado Moderno e a transição do sistema feudal para o capitalismo.
	A segunda geração dos direitos humanos é resultado do embate entre as forças sociais que se dá com o desenvolvimento do modelo burguês de sociedade, de um Estado liberal que se consolida através de um espetacular desenvolvimento da economia industrial.
	A terceira geração dos direitos humanos também é fruto das lutas sociais e das transformações sócio político econômicas ocorridas nesses últimos três séculos de história da humanidade e que resultaram em conquistas sociais e democráticas que envolveram as expectativas em torno de temas do interesse geral, quais sejam, a biodiversidade, o meio ambiente, entre outros.
	Por fim fala – se já numa quarta geração de direitos ligados à comunicação, à democratização da informação, entre outros.
	Quem são seus titulares? Somos todos nós!
	Os direitos humanos não são apenas um conjunto de princípios morais que devem informar a organização da sociedade e a criação do direito. Enumerados em diversos tratados internacionais e constituições, asseguram direitos aos indivíduos e coletividades e estabelecem obrigações jurídicas concretas aos Estados.

Continue navegando