Buscar

Trabalho Prof. Trindade

Prévia do material em texto

Tema 1
Explore os conteúdos da Revista Educação e Pesquisa da USP e escolha um artigo para comentar. O artigo deve estar relacionado a questões do campo sociológicos ou antropológicos.
“DIMENSÃO SUBJETIVA DA DESIGUALDADE SOCIAL: ESTUDO DE PROJETOS DE FUTURO DE JOVENS RICOS E POBRES” 
 Autores: Ana Lúcia de Marsilllac Melsert , Ana Merces Bahia Bock 
 Pesquisa investigou a dimensão subjetiva da desigualdade social por meio do estudo de projetos de futuros jovens ricos e pobres da cidade de São Paulo. Os jovens pobres idealizam o padrão de vida das elites, assim as desigualdades sociais foram naturalizadas pelos jovens que as justificaram a partir de esforços pessoais e/ou heranças familiares. Essa pesquisa mostrou que apesar de ser uma sociedade marcada pela desigualdade social, muitos jovens estão procurando meios para saírem da pobreza, para encontrar meios de viver mais confortavelmente no meio social. Acredito que o melhor caminho encontrado pelos jovens para melhorar a desigualdade social é através da educação. Muitos deles que estudam em escolas públicas conseguem notas boas no Enem e entram na faculdade. O mercado de trabalho está a cada dia mais rigoroso e somente com o estudo e muito esforço para alcançar o objetivo de sair da pobreza. Os jovens que já possuem padrões de vida elevados estudam meios para manter. Os que são pobres criam projetos de vida que exclui a pobreza para tentar melhorar a classe social. 
Tema 4
Escolha um dos filmes indicado e produza um relatório abordando as principais questões do campo educacional nele exploradas.
A ONDA (ALEMANHA,2008)
 O filme é baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967. Fala de um professor de ensino médio que,ao assumir de última hora um curso sobre autocracia,decide proporcionar aos alunos uma experiência prática que explique os mecanismos do fascismo e do poder. O professor é eleito o líder do grupo e esse movimento ganha o nome de “A ONDA”,onde basea -se em normas de conduta ,espírito coletivo e disciplina. A vivencia dura uma semana, começa com simples aplicações de disciplina, os alunos devem chamar de “Senhor ”,devem se levar para falar e sempre pedir permissão para se colocar.Com o decorrer da semana,o grupo começa a se vestir da mesma maneira e a propagar o poder da unidade, ameaçando e menosprezando os não-membros da organização.Não demoram a aparecer atitudes violentas e coercivas,típicas de uma ditadura.Quando o jogo fica sério o professor decide interrompe-lo ,mas é tarde demais,pois “A ONDA”, já estava fora do controle. 
 No filme é relatado uma juventude que não acredita num futuro diferente, onde há falta de um ideal pelo qual lutar e a organização é um conforto para os jovens que além da ausência de motivação e valores ,características da contemporaneidade ,enfrentam as dores tão próprias da adolescência ,como a vontade de ser aceito pelos outros. Encontram-se diversos assuntos, tais como: nacionalismo, instancias de legitimação do poder, educação, relações pós-colonialistas, separação de grupos, desafetos trocando farpas em sala de aula ou ruas, etc...
Tema 7
Sintetize as idéias apresentadas pelo filósofo Paulo Guiraldelli sobre a questão das cotas étnicas na universidade publica.
A cota para negros e índios na universidade pública surgiu para ampliar a consciência e quebrar o quebrar o preconceito. Com isso os negros e os índios se sentem mais valorizados, porém existem muito preconceitos na sociedade, dizendo por que não darem cotas para o branco pobre. Todos possuem o direito de uma educação de qualidade, independente da sua raça ou cultura, como diz o Paulo Freire as pessoas precisam ter a cabeça aberta para coisas novas e saírem do tradicional. Apesar de existir as cotas no Brasil ainda é pequena a quantidade de alunos negros na universidade, a maioria é branca. O preconceito deve acabar todos são iguais e possuem direitos iguais, não importa sua cor,se a pessoa tem interesse em estudar tem todo o direito.as cotas para negros é uma maneira de unir os brancos com os negros,e o ambiente publico precisa ser ocupado por aqueles que não estão presentes,ou seja estimular o negro a estudar e freqüentar os mesmos ambientes do branco,ampliar a convivência entre eles.

Continue navegando