Buscar

ativ 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03.
OBS: O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 01
Qual a importância da informação para as empresas, em seus respectivos segmentos, no que se refere à vantagem competitiva e perenidade nos negócios?
Atualmente as empresas necessitam estarem bem informadas para a descoberta e introdução as novas tecnologias bem como para explorar as oportunidades de investimento. Proporcionando um uso eficaz e eficiente dos recursos disponíveis, maximizando os resultados obtidos e definindo o futuro da organização.
Diferencie com suas palavras os termos “dados”, “informação” e “conhecimento”.
Dados – informação não tratada, onde os dados significam um ou mais significado que não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.
Informação – são dados tratados, após o tratamento dos dados se tem as informações onde se pode tomar decisões ou fazer afirmações considerando essas informações.
Conhecimento – é a informação tratada, ela é o ato ou efeito de abstrair idéias ou noção de algo, ou seja, ela constitui um saber.
A empresa pode ser vista como um sistema e suas respectivas funções empresariais como subsistemas. Descreva como ocorre a interação entre as funções empresariais ou departamentos de uma empresa a sua escolha, ou seja, como ocorre a integração sistêmica entre as informações geradas nos departamentos da empresa. (EXEMPLO NA AULA 03)
Um exemplo de interação sistêmica seria no momento em que efetuamos a compra ou venda de produtos para uma empresa, precisamos fazer os lançamentos dos itens e devemos saber para quais departamentos eles serão lançados, sejam eles estoque, contas a receber, contas a pagar, vendas, administrativo, financeiro e etc.
Qual o objetivo do sistema de informação nas empresas? Qual o foco desse sistema de informação?
Tem como maior objetivo auxiliar os processos de tomadas de decisão, assim se os sistemas de informação não se propuserem a atender esse objetivo, sua existência não será significativa para a empresa. 
O foco dos sistemas de informação está direcionado para o principal negócio empresarial. Como exemplo, podemos citar uma empresa de venda de utensílios domésticos, os sistemas de informação estarão voltados para o fornecimento de informações que atendam as necessidades da loja, como controle de mercadorias em estoque, produtos vendidos e etc.
Como os sistemas de informação poderão proporcionar ao meio empresarial um diferencial de negócio e assim obter vantagem competitiva.
A informação e o conhecimento serão os diferenciais das empresas e dos profissionais que pretendem destacar-se no mercado, efetivar a perenidade, a sobrevivência, a competitividade e a inteligência empresarial. Assim a informação deve ser considerada como o diferencial de negócio quando proporciona alternativas de lucratividade e retornos profícuos para a empresa, seja, sedimentando atuações, implementando os atuais negócios ou ainda, criando novas oportunidades de negócios.

Outros materiais