Buscar

Apol 1 Gestão de Vendas Marketing de relacionamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Marketing de Relacionamento
Imagine que você e seu amigo saindo do trabalho no final do dia estão com muita fome. No caminho até o estacionamento, recebem um folheto divulgando dois novos restaurantes no shopping: um japonês e um nordestino. Entram no e carro decidem jantar neste shopping.  Lá, depois de muita discussão do que comer, não entram em um acordo e cada um vai para um restaurante diferente. Você vai até o novo restaurante japonês comer sushis e seu amigo vai até o novo restaurante nordestino comer uma tapioca.
Baseado nos conceitos do marketing vistos em aula pode-se afirmar que:
I - A fome é um exemplo de necessidade.
II - A fome é um exemplo de desejo.
III - A vontade de comer comida japonesa ou nordestina é uma necessidade.
IV - A vontade de comer comida japonesa ou nordestina é um desejo.
V - O marketing gerou uma necessidade ao distribuir os folhetos dos novos restaurantes.
São corretas as afirmativas:
	
	
	Afirmativas I e IV, apenas.
Você acertou
Comentário: segundo Maslow que desenvolveu as pirâmides das necessidades humanas, a fome é uma necessidade básica de todo ser humano, impossível de ser criada pelo marketing estando portanto as afirmativas II  e V erradas. Agora desejo, diferentemente de necessidade, é o modo que a sociedade nos ensinou a satisfazer uma necessidade, o que significa que os aspectos culturais tem grande influencia nos desejos assim sendo  a afirmativa III está erada e a IV certa.
Questão 2/5 - Gestão de Vendas
As atividades que envolvem a administração de vendas podem ser agrupadas em três: Planejamento de vendas, gerenciamento de carteira de clientes e gestão da equipe.
Considerando esses grupos, associe as duas colunas, relacionando as atividades ao grupo correspondente.
Planejamento de Vendas
Gerenciamento de carteira de clientes
Gestão da equipe
(2) Definir e atualizar o perfil do consumidor
(1) Estabelecer metas de vendas para a equipe
(1) Controlar e equilibrar resultados previstos e realizados
(3) Definir Programação de Motivação e Compensação
	
	(2), (1), (1), (3)
A alternativa correta é(A.) (2), (1), (1), (3).
Na rota de aprendizagem 01 – Aspectos Introdutórios, tema 02 - Vendas e Administração de Vendas há o seguinte agrupamento de atividades: As atividades que envolvem a administração de vendas podem ser agrupadas em três: Planejamento de vendas, gerenciamento de carteira de clientes, e gestão da equipe. O planejamento de vendas envolve o 1. Controlar e equilibrar resultados previstos e realizados, a fim de 2. Preparar estimativas e previsões de vendas periódicas bem como 3. Estabelecer metas de vendas para a equipe; O gerenciamento da carteira de clientes, envolve a 1. Avaliar e definir áreas de atuação; 2. Definir e atualizar o perfil do consumidor; e 3. Prospectar novos clientes. E a gestão de equipes envolve a 1. Selecionar, recrutar, treinar e organizar forças de vendas, 2. Definir Programação de Motivação e Compensação. Portanto, a única alternativa correta é a letra A. (2), (1), (1), (3).
Questão 3/5 - Marketing de Relacionamento
Leia o texto abaixo:
Embora a alfaiataria tradicional tenha sofrido o impacto do desenvolvimento da roupa pronta, da adesão em massa à indumentária casual e das mudanças nas relações de trabalho, ela sobrevive em algumas dezenas de pequenas oficinas espalhadas na cidade, principalmente no Centro. Calcadas na divulgação boca a boca, elas, que estampavam grandes espaços publicitários nos jornais da primeira metade do século passado, são uma presença discreta, mas representam um contingente bem maior do que se imagina. Não contem ao pessoal do marketing, mas o corretor Rodolfo entrou na alfaiataria de dois por quatro metros com a “compra na cabeça”, já que realmente o modesto comércio não apresenta nenhum atrativo parecido com as reluzentes vitrines das lojas de shopping. Melhor retificar. O bom papo do dono melhora o humor de qualquer um que esteja passando por lá numa tarde carrancuda de Curitiba.
Fonte: BRITO, D. Os últimos Alfaiates. 13 de junho de 2010. Gazeta do Povo/Viver bem/Comportamento. Disponível em: < http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/os-ultimos-alfaiates/> Acesso em: jul 2016.
Ao ler o texto acima, você poderia fazer qual inferência de seu conteúdo com o marketing de relacionamento? Marque apenas uma alternativa:
	
	Atualmente busca-se justamente uma retomada desse  tipo de relacionamento entre fornecedor e comprador tão comum no passado e importante para o bom resultado das empresas.
Você acertou!
Comentário: o foco do marketing de relacionamento é justamente o relacionamento entre empresa e cliente e a única alternativa que fala em relacionamento é justamente a letra B.
Questão 4/5 - Gestão de Vendas
Conforme discutido na disciplina de gestão de vendas, o perfil do vendedor e do cliente tem particularidades. O vendedor deve estar habilitado a preencher algumas características.
Sobre esse tema, leia com atenção as afirmações abaixo:
I. O vendedor deve vender o produto/serviço, o negócio em que ele trabalha e as atividades de suporte
II. O vendedor deve atender as necessidades e exigências do cliente para alterar o perfil deste cliente
III. O vendedor deve conhecer de trademarketing e de tecnologia e ser consultor de negócios
IV. O vendedor deve estar preparado para ser multitarefas, mas trabalhar com planejamento é função de seu superior
São corretas as afirmativas:
	
	Afirmativas I e III, apenas
Você acertou!
Justificativa
A alternativa correta é (D) Afirmativas I e III, apenas
A afirmativa II está incorreta porque o vendedor deve conhecer o perfil do cliente para adaptar sua atuação a ela. O trabalho do vendedor não é de mudar o perfil do cliente. A alternativa IV está incorreta porque, de acordo com a rota de aprendizagem 01 – Aspectos Introdutórios, tema 05: Perfil do vendedor e do comprador, vendedor deve ser multitarefas, ter visão estratégica, trabalhar com planejamento e ter foco em resultados, lidar com equipes e ter bom relacionamento, assumir risco e manter o controle. Portanto, atividades de planejamento fazem parte de sua rotina.
Questão 5/5 - Gestão de Vendas
Leia o texto com atenção.
A Tech-Clean é uma empresa que fabrica materiais de limpeza e higiene e os comercializa por meio de um portal B2B pela internet. A empresa está crescendo, porém com o cenário de recessão, foi solicitado ao gerente de vendas que fizesse análises sobre alternativas de distribuição para manter e aumentar suas vendas.
Diante deste contexto, analise as observações feitas pelo gerente de vendas da Tech-Clean.
(V)A venda realizada pela Tech-Clean é uma venda direta realizada diretamente para o seu consumidor final, que é B2B. É feita pelo veículo de distribuição internet.
(V)O sistema de franquias com lojas físicasé uma opção capaz de aumentar os pontos de distribuição, porque permite a ampliação de vendacom comerciantes independentes, sem uso de recursos próprios.
(V)A realização devenda para um varejista é uma opção de venda intermediária na qual o consumidor final terá aceso aos produtos da Tech-Clean por meio do intermediário.
(F)A alteração do canal de distribuição atualprecisa levar em conta a capacidade de produção. Assim, a Tech-Clean deverá adequar equipamentos e maquinários ao realizar alterações na sua distribuição de vendas.
Considerando os tipos de distribuição, assinale a alternativa que corresponde sequência correta de assertivas verdadeiras e falsas:
	
	V, V, V, F
A alternativa correta é (B) V, V, V, F
Na rota de aprendizagem 01 – Aspectos Introdutórios, tema 01 - Vendas e distribuição – Aspectos Introdutórios, são é citado que os sistemas de franquia permitem a ampliação da distribuição de produtos com comerciantes independentes, e sem uso de recursos próprios, o que leva a formação de novos pontos de distribuição, vendas e manutenção. As vendas diretas e indiretas são tipos de canais de distribuição. A venda direta é realizada diretamentepara o consumidor, e a venda intermediárias pode ter um produtor, um varejista e um consumidor final. Assim, as assertivas I, II e III estão corretas. No entanto, embora capacidade, qualidade e disponibilidade de vendas esteja vinculada a capacidade de produção e de distribuição, não há obrigatoriedade da adequação de equipamentos e maquinários. Por este motivo a assertiva IV é falsa.

Outros materiais