Buscar

Questionário Direito do Trabalho

Prévia do material em texto

1) Em que consiste e qual o objeto do Direito do Trabalho? 
Resposta: Direito do Trabalho é o conjunto de princípios e normas que regulam 
não só as relações laborais subordinadas, pactuadas entre empregado se empregadores, como também as relações jurídicas entre estes e o Estado, a determinação dos sujeitos dessas relações e a regulamentação das organizações destinadas à proteção desse trabalho, quanto à sua estrutura e forma de atuação. 
2) Qual principal diploma legislativo que rega as relações de trabalho, no 
Brasil ? 
Resposta: O principal diploma legislativo brasileiro, que regulamenta as relações de trabalho, é o Decreto-Lei n º 5.452, de 01.03.1943, ou seja, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, que passou a vigorar a partir de 
10.11.1943. 
3) Quais as principais inovações introduzidas pela Constituição Federal de 
1988, no âmbito do Direito do Trabalho? 
Resposta: A Constituição Federal de 1988, particularmente nos artigos 7º a 11, introduziu diversas inovações, dentre as quais se destaca m: (a) auto-organização sindical e autonomia de administração dos sindicatos, reformulando o relacionamento entre sindicatos e Estado; (b) incentivo à negociação coletiva; (c) ampliação do direito de greve; (d) redução da jornada de trabalho, de 48 para 44 horas; (e) generalização do regime do FGTS, eliminando-se a estabilidade decenal; (f) aumento em 1/3 da remuneração das férias; (g) ampliação da licença-maternidade para 120 dias; (h) criação a licença-paternidade, de 5 dias; (i) inclusão de três estabilidades especiais: das empregadas gestantes, dos dirigentes sindicais e dos dirigentes das CIPAS – 
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 
4) Conceitue o principio da proteção?
Resposta: é a direção que norteia todo o sentido da criação do Direito do Trabalho, no sentido de proteger a parte mais frágil na relação jurídica – o trabalhador – que até o surgimento de normas trabalhistas, em especial desta especializada, se via desprotegido face a altivez do empregador.
5) O que significa o principio do in dúbio pro operário ?
Resposta: Possui a finalidade intrínseca de proteger a parte mais frágil na relação jurídica, ou seja, o trabalhador. Tal princípio dá ao aplicador da Lei, na dúvida quanto à interpretação da norma, a escolha entre as interpretações legais viáveis, sendo que a norma a ser aplicada deverá ser a mais benéfica ao trabalhador, desde que não afronte a vontade do legislador. 
	
6) Explique em que situações deve se aplicar a norma mais favorável ao empregado
Resposta: O princípio da norma mais favorável ao trabalhador impõe ao intérprete que, no caso de conflito entre duas ou mais normas jurídicas de Direito do Trabalho vigentes e aplicáveis à mesma situação jurídica, deve-se preferir aquela mais vantajosa ao trabalhador.
7) Explique o subprincípio da condição mais benéfica.
Resposta: Este princípio determina que se houver alguma alteração no contrato que o torne menos favorável ao empregado, tal alteração não irá produzir efeitos, tendo em vista que o empregado tem direito adquirido à norma mais favorável. No entanto, se a alteração for favorável ao empregado, produzirá os efeitos pretendidos.
8) O principio da irrenunciabilidade é considerado absoluto?
Resposta: não é absoluto, pois, como observa Jorge Luiz Souto Maior: Tratando-se de norma legal, entende-se irrenunciável (ex.: aviso prévio), exceto por autorização expressa da lei. Tratando-se de norma oriunda do trato contratual, pode haver a renúncia, desde que não haja proibição legal para tal, vício de consentimento, ou prejuízo para o empregado (art. 468 da CLT). 
9) O principio da não discriminação pode ser excepcionado em algumas situações 
específicas quando o labor exercido assim justificar, ou é considerado um direito 
absoluto? 
10) Qual a natureza jurídica do contrato de trabalho?
Resposta: Tendo em vista a natureza contratual, o contrato de trabalho apresenta natureza de negócio jurídico, ou seja, ato jurídico voluntário, de intuito negocial, em que a declaração bilateral de vontade (consentimento) é manifestada com o fim de produzir seus efeitos jurídicos próprios.
11) É possível se aplicar o contrato de adesão em matéria trabalhista? 
Resposta: Essa modalidade contratual não é exclusiva das relações de consumo, também podendo existir, por exemplo, nas relações civis e empresariais (arts. 423 e 424 do Código Civil de 2002), bem como nas relações de trabalho. 
12) Qual o período máximo em que o empregador pode exigir experiência previa para contratação?
Resposta: Art. 442-A. Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade
13) Comente sobre a possibilidade do empregador exigir antecedentes criminais 
para admissão de empregados
Resposta: 12 do slide aula 2
14) Qual o conceito de contrato de trabalho e quais seus requisitos?
Resposta: negócio jurídico em que o empregado, pessoa natural, presta serviços de forma pessoal, subordinada e não eventual ao empregador, recebendo, como contraprestação, a remuneração.
Requisitos: pessoal natural, pessoalidade, não eventualidade, subordinação, onerosidade.
15) Qual o conceito de empregado?
Resposta: é toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob dependência deste e mediante salário. Art. 3º CLT
16) O teletrabalho é uma modalidade de trabalho em domicilio?
Resposta: O teletrabalho exercido em domicílio, é o mais comum, consiste na ação que o trabalhador realiza a prestação de serviços em sua própria residência, com o ferramentas tecnológicas que o auxiliam, como a internet, pois sem o uso de tais tecnologias, ele ficaria caracterizado como o trabalho em domicílio normal, e não o teletrabalho em domicílio.
17) Qual o conceito de trabalhador doméstico?
Resposta: Empregado doméstico é qualquer pessoa física que presta serviços contínuos a um ou mais empregadores, em suas residências, de forma não eventual, contínua, subordinada, individual e mediante remuneração sem fins lucrativos. 
18) Quais direitos são assegurados ao empregador doméstico pela CF?
Resposta: Ao empregado doméstico, foram concedidos os seguintes direitos: (a) salário mínimo; (b) pagamento da Previdência Social; (c) décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou na aposentadoria; (d) repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; (e) férias anuais remuneradas com pelo menos um terço a mais do que o salário normal; (f) licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com duração de 120 dias; (g) licença-paternidade; (h) aviso prévio proporcional; (i) aposentadoria por tempo de serviço; e (f) irredutibilidade de vencimentos. 
19) Diferencie dano existencial de dano social no âmbito trabalhista.
Resposta: Dano existencial - também no âmbito trabalhista, por exemplo, em casos de jornadas de trabalho exaustivas e extenuantes ou de ausência reiterada de concessão de férias, desde que gerem as referidas consequências.
Dano social - Os danos sociais, por sua vez, são lesões a sociedade, no seu nível de vida, tanto por rebaixamento de seu patrimônio moral – principalmente a respeito da segurança – tendo em vista que o Direito do Trabalho “tanto protege o trabalhador, individualmente considerado, quanto se constitui a regulação do modelo capitalista de produção, impondo a este limites e diretrizes”.
quanto por diminuição de sua qualidade de vida. O ato deve ser lesivo não só ao patrimônio material e moral da vítima, mas também à coletividade, quando um sujeito lesar a segurança do outro, seja por uma ofensa física ou psíquica, causa, além de um dano patrimonial ou moral, também um dano social.
20) Diferencie trabalho proibido de trabalho ilícito
Resposta: Trabalho ilícito é aquele que compõe um tipo penal ou concorre diretamente para a realização da conduta definida como crime. 
Trabalho proibido é aquele prestado em desacordo comnormas de proteção trabalhista. É o caso do trabalho do menor de 16 anos (não sendo a hipótese de aprendizagem), do menor de 14 anos, ou do menor de 18 anos em horário noturno, em condições insalubres ou perigosas.
21) Diferencie assédio sexual de assédio moral 
Resposta: assedio moral se caracteriza por uma conduta reiterada, de violência psicológica, desestabilizando e prejudicando o equilíbrio psíquico e emocional do empregado deteriorando o ambiente de trabalho, podendo resultar em enfermidades graves como a depressão.
Assedio sexual: pode ser definido como avanços de caráter sexual, não aceitáveis e não requeridos, favores sexuais ou contactos verbais ou físicos que criam uma atmosfera ofensiva e hostil. Pode também ser visto como uma forma de violência contra mulheres ou homens e também como tratamento discriminatório
22) Diferencie dano estético do dano moral.
Resposta: dano estético - o qual resulta da lesão da integridade física, especialmente quanto ao direito à imagem, o qual é direito da personalidade. Encontra-se abrangido pelo dano moral e não são cumuláveis as indenizações.
o dano moral viola a honra, a dignidade, a intimidade, a imagem ou outros direitos da personalidade, ou mesmo direitos fundamentais que preservem a dignidade da pessoa humana.
23) Explicite as principais peculiaridades do contrato de aprendizagem
Resposta: o contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial, em que o empregador se compromete a assegurar ao aprendiz formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral, psicológico, e o aprendiz a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação.
como o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por tempo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 anos e menor de 24 anos, inscrito em programa de aprendizagem, assegurar sua formação técnico-profissional metódica, jornada padrão reduzida de seis horas ou, excepcionalmente, até oito horas, computadas as horas destinadas à aprendizagem, garante o salário mínimo hora, salvo condição mais favorável.
24) Explicite as principais peculiaridades do contrato de estágio 
Resposta: O estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho que visa na preparação para o trabalho produtivo dos educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
25) 
Resposta: o trabalhador autônomo é aquele que exerce uma atividade profissional por conta própria e recebe por isso. Já o trabalhador avulso é quem presta serviços para empresas sem possuir vínculo empregatício, ou seja, sem carteira de trabalho assinada. Podem se reunir em sindicatos ou outro tipo de órgão que represente sua categoria ou ramo de atividade. É por meio dessas entidades que esse tipo de trabalhador receberá oportunidades no mercado de trabalho. O temporário é aquele que trabalha temporariamente em alguma empresa, sendo contratado por ela por um período, que pode ser de alguns dias, semanas ou meses, desde que não ultrapasse o período máximo de noventa dias.
26) Qual a idade laboral?
Resposta: A Emenda Constitucional n.º 20, de 16 de dezembro de 1998, veio modificar o artigo 7º, XXXIII da CF/88, estabelecendo que é defeso o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz. Somente aqueles menores entre 14 e 16 anos que exerciam atividades enquadradas como aprendizagem poderiam trabalhar. Até nos dias atuais, são raras as atividades que são consideradas como de "aprendizagem".
27) Conceitue empregador.
Resposta: Para a CLT empregador é a empresa, individual ou coletiva, que assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. Equiparam ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitem trabalhadores como empregados.

Continue navegando