Buscar

Avaliação Virtual 01 e 02 Homem, Cultura e Sociedade - UNOPAR

Prévia do material em texto

Avaliação Virtual 01 – Homem, Cultura e Sociedade.
1) No século XVIII, a França era um Estado onde o modelo vigente era o absolutismo monárquico. O então rei francês, Luís XVI, reunia em sua pessoa os poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Os cidadãos eram súditos do rei. Na estrutura do Estado Absolutista havia três diferentes Estados. (CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. p.22.)
Os Três Estados existentes na França no século XVIII eram:
Alternativas:
a) Primeiro Estado: representado pela burguesia, trabalhadores urbanos e os camponeses. Segundo Estado: representado pelo alto clero e baixo Clero. Terceiro Estado: representado pela nobreza ou aristocracia francesa
b) Primeiro Estado: representado pelo alto clero e baixo Clero. Segundo Estado: representado pela nobreza ou aristocracia. Terceiro Estado: representado pela burguesia, trabalhadores urbanos e os camponeses Alternativa assinalada
c) Primeiro Estado: representado pela burguesia e pela nobreza. Segundo Estado: representado pelo clero. Terceiro Estado: representado pelos trabalhadores
d) Primeiro Estado: representado pelos trabalhadores rurais e urbanos. Segundo Estado: representado pelos Senhores Feudais e pela burguesia comercial. Terceiro Estado: representado pela Igreja Católica
e) Primeiro Estado: representado pelos membros da Igreja Católica. Segundo Estado: representado pela burguesia. Terceiro Estado: representado pela nobreza e os trabalhadores
2) A Revolução Industrial trouxe grandes transformações econômicas, políticas e sociais, num primeiro momento à Europa e, posteriormente, para todo o mundo. Apesar disso, trouxe também problemas sociais. Com relação a esta questão, o que é correto afirmar?
Alternativas:
a) A Revolução Industrial do século XVIII não provocou profundas transformações na vida política, social e cultural, fortalecendo as relações feudais.
b) São características da Revolução Industrial: desenvolvimento do setor fabril, crescimento da população na zona rural, aumento da servidão, e fortalecimento do capitalismo
c) Com a Revolução Industrial ampliou-se o mercado de trabalho, melhorou as condições de vida e de trabalho de todos os trabalhadores.
d) São decorrentes da Revolução Industrial: o surgimento da classe trabalhadora, socialização dos meios de produção como fábricas e propriedades rurais, controle dos trabalhadores sobre a produção fabril.
e) Com a Revolução Industrial surgiram a divisão do trabalho e o acúmulo de capital por parte dos proprietários dos meios de produção. O operário passou a viver separado da família e preso a horários, sendo mal remunerado, exercendo um trabalho monótono e habitando bairros anti-higiênicos. Alternativa assinalada
3) O que é correto afirmar sobre a Monarquia Absolutista na Europa até sua queda com a Revolução Francesa?
Alternativas:
a) O Absolutismo foi o regime da centralização: os soberanos passaram a concentrar todos os poderes, ficando os cidadãos excluídos de qualquer participação e controle na vida pública. Alternativa assinalada
b) Na Monarquia Absolutista o poder estava todo concentrado nas mãos dos reis. Porém, todos os camponeses e vassalos tinham todas as regalias e privilégios.
c) A Igreja lutava contra o poder absoluto da Monarquia e protegia os vassalos contra as explorações e altos impostos que a nobreza desejava cobrar.
d) O Estado absolutista não dependia de nenhum recurso proveniente de impostos. Era absoluto e possuía um grande poder econômico que vinha de gerações.
e) A Monarquia Absolutista era organizada por uma sociedade de Estamentos, em que a classe que detinha o maior poder na pirâmide hierárquica era formada pelos nobres proprietários das terras. Em seguida vinha a burguesia, formada pelos donos do comércio, que lutavam por títulos da nobreza. Logo depois, o clero, representado pelos religiosos que deviam muitos favores aos nobres. Por fim vinha a classe trabalhadora, ou seja, os vassalos.
4) Escolha a alternativa que completa corretamente as duas lacunas do texto:
Há diferenças entre o ser humano e o animal que não são apenas de grau: enquanto o animal permanece mergulhado na natureza e determinado exclusivamente por ela, nós somos capazes de transformar a ____________ em cultura. Ao forjar o homem, ao proporcionar sua dimensão humanística, a cultura enriquece a natureza, acrescentando, assim, algo à natureza. É através deste ininterrupto processo que transitamos do estado natural ao estado ____________.
Alternativas:
a) Comunicação, cultural.
b) Sociedade, social.
c) Natureza, cultural. Alternativa assinalada
d) Comunidade, humano.
e) Atividade humana, social.
5) Durkheim, ao estudar a sociedade, reconheceu a importância dos vínculos que asseguram a vida em grupo, que compõem a ligação entre os homens. Para ele, os laços que unem os indivíduos nas mais diversas sociedades seriam estabelecidos pela solidariedade social.
Assinale V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Solidariedade social é a situação em que um grupo social vive em comunhão de sentimentos e ações compondo uma unidade sólida, firme, capaz de suportar as forças exteriores e até mesmo de se tornar mais forte frente à oposição vinda de fora.
( ) A solidariedade social, segundo Durkheim, se daria pela consciência coletiva, já que é a responsável pela coesão entre as pessoas. A solidez dessa consciência coletiva é que mede a ligação entre os indivíduos e varia conforme o modelo de organização social de cada sociedade.
( ) Nas sociedades de organização mais simples predominaria um tipo de solidariedade diferente daquela existente em sociedades mais complexas, já que a consciência coletiva também se compõe de forma diferente em cada realidade.
( ) A solidariedade social divide-se em duas: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.
A sequência correta é:
Alternativas:
a)V – V – V – V. Alternativa assinalada
b) F – F – F – V.
c) V – V – V – F.
d) V – F – V – F.
e) F – V – V – F.
Avaliação Virtual 02 – Homem, Cultura e Sociedade.
1) As empresas, na busca do lucro desejado, valorizam suas localizações de forma diferente. Não é qualquer lugar que interessa a essa ou aquela firma.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Com a internacionalização do capitalismo, as funções econômicas podem ser redistribuídas. Um certo produto, em fase final de produção, já agregou
peças oriundas de diferentes partes do mundo. Esses componentes foram produzidos em locais que ofereceram um custo de produção inferior, uma vez que isso conta muito para otimizar o lucro da empresa.
POR ISSO
II. É importante que o preço da produção final seja o mais baixo possível. Há vários fatores que implicam a diminuição dos custos de produção, tais como: as características do país que oferece a matéria-prima, a facilidade de transporte para escoar o produto, a mão de obra barata, a possibilidade de mercado consumidor próximo e, também, as exigências ambientais reduzidas.
Acerca de ambas as afirmativas, assinale a seguir a opção correta:
Alternativas:
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma conclusão correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma conclusão correta da primeira. Alternativa assinalada
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
e) Tanto a primeira como a segunda asserções são proposições falsas.
2) O mundo é uma aldeia global e tudo o que nele acontece afeta todas as áreas do planeta. O global, o nacional, o regional e o local são instâncias interdependentes. É possível afirmar que isso também se aplica às questões ambientais?
Alternativas:
a) Essa afirmação se aplica completamente às questõesambientais. Essas instâncias se relacionam de tal modo que se tornam dependentes entre si. O que afeta uma dessas esferas é sentido em outra delas. Alternativa assinalada
b) Essa afirmação se aplica com reservas, apenas se houver alterações no clima que provocam o aquecimento global. Ou seja, o clima é o único fator comum entre essas instâncias.
c) Essas instâncias são, na verdade, independentes entre si, razão pela qual a afirmação não se aplica ao contexto dado.
d) Apenas se aplica em relação aos países desenvolvidos, que têm mais poder e, portanto, interferência em tudo que acontece no planeta.
e) Essa afirmação se aplica apenas aos países e regiões poluidoras.
 3) É nos países desenvolvidos que se concentra a "poluição da riqueza": chuva ácida, usinas nucleares, montanhas de lixo aterrado, doenças provocadas pelo excesso de bebidas, álcool ou drogas. Nos países emergentes, no que diz respeito às grandes maiorias, concentra-se a "poluição da miséria": subnutrição, ausência de água potável, falta de saneamento básico, lixões a céu aberto, ausência de atenção médica e medicamentos. Pode-se afirmar que a poluição:
Alternativas:
a) Atinge por igual todas as áreas do globo, sendo estas desenvolvidas ou subdesenvolvidas, com as mesmas consequências.
b) Afeta menos os países desenvolvidos, com menos riscos à humanidade.
c) Representa, atualmente, um mal necessário ao progresso dos países, mas que está sendo resolvido através de intervenções das grandes potências mundiais.
d) Tem origem e características diferentes, sendo, em muitos casos, resultante de relações desiguais entre os homens. Alternativa assinalada
e) Atinge apenas os países emergentes, porque estes não dispõem de recursos financeiros para enfrentar a poluição.
4) Nina Rodrigues foi um médico legista, antropólogo e professor brasileiro que viveu na última metade do século XIX. Ele publicou diversos textos sobre a questão racial brasileira, nos quais defendia a superioridade da raça branca, o branqueamento e a assimilação da cultura africana pela cultura europeia como forma de civilizar o povo negro. O pensamento de Nina Rodrigues pode ser considerado:
Alternativas:
a) Nacionalista.
b) Etnocêntrico. Alternativa assinalada
c) Desenvolvimentista.
d) Positivista.
e) Democrático.
5) O povo brasileiro é formado por três grandes raças – negra, branca e indígena – e três culturas – africana, europeia e indígena americana. Essa formação multirracial e multicultural constituiu, nas palavras de Darcy Ribeiro, um povo sui generis, singular, até então inexistente em outras partes.
A formação multirracial e __________ do povo brasileiro acarretou a construção de um mito, considerado fundador da __________ brasileira: o mito da democracia __________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.
Alternativas:
a) Multicultural, nacionalidade, racial. Alternativa assinalada
b) Multicultural, identidade, social.
c) Multicultural, nacionalidade, cultural.
d) Multicultural, identidade, cultural.
e) Multicultural, democracia, racial.

Continue navegando