Buscar

PATOLOGIA BÁSICA aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PATOLOGIA BÁSICA: AULA 5
DISTÚRBIOS DA CIRCULAÇÃO
A circulação do sangue e distribuição de líquidos se dá pela ação bombeadora do coração, sendo que as artérias conduzem o sangue aos tecidos; na microcirculação ocorrem as trocas metabólicas; as veias retornam o sangue ao coração, cabendo aos vasos linfáticos o papel de reabsorver o excesso de líquido filtrado na microcirculação.
Nas artérias os leucócitos e as hemácias caminham no centro do vaso, e o plasma flui próximo às paredes. A microcirculação é responsável pela oxigenação, nutrição e remoção dos produtos finais do catabolismo celular.
Termos Importantes:
1. HIPEREMIA: ↑ da quantidade de sangue no interior dos vasos.
2. HEMOSTASIA: processo fisiológico envolvido com a fluidez do sangue e como controle do sangramento quando ocorre uma lesão vascular (equilíbrio entre osefeitos pró-coagulantes e anti-coagulantes).
3. TROMBOSE: É um processo patológico caracterizado pela solidificação do sangue (formação de uma massa sólida) dentro dos vasos ou coração.
Pode ser causada por uma lesão endotelial*, por uma alteração no fluxo sanguíneo* e também por uma hipercoabilidade.
* principais causas da lesão endotelial: aterosclerose, hipertensão, tabagismo, vasculites, infarto, hipercolesterolemia, ação de agentes bacterianos.
* principais causas da alteração no fluxo sanguíneo: estase (fluxo sanguíneo lento) e turbulência (perda do fluxo linear saudável).
* principais causas da hipercoabilidade: ↑ da coagulação, causado principalmente pelo ↑ do nº de plaquetas.
Classificação dos Trombos
* Quanto a composição: brancos (leucócitos), vermelhos (hemácias e plaquetas) e mistos (áreas vermelhas e áreas brancas sobrepostas).
* Quanto a relação com a luz vascular: murais (não obstrui totalmente a luz do vaso) ou oclusivos (fecha totalmente a luz do vaso).
* Quanto a sede: arteriais, venosos e cardíacos.
* Quanto a presença de bactérias: sépticos e assépticos.
Destino dos Trombos
Podem se propagar, embolizar (obstruir uma artéria), sofrer dissolução (lise) ou se organizar e recanalizar.
Consequências
Em função das obstrução pode acontecer infartos, hemorragias, atrofias e embolização.
4. EMBOLIA: massa intravascular solta, sólida, líquida ou gasosa que é carregada pelo sangue a um local distante de seu ponto de origem.
Quase todos os êmbolos representam alguma parte de um tombo desalojado; por conseguinte, o termo utilizado é tromboembolismo. 
Formas raras de embolias incluem a gordurosa, gasosa (bolhas de ar ou nitrogênio), tumoral ou infusão de líquido amniótico.
Inevitavelmente, os êmbolos alojam-se nos vasos muito pequenos para impedir a passagem em seguida, resultando numa oclusão vascular parcial ou completa, que pode ter como consequência o infarto.
OBS: o tromboembolismo pode ser pulmonar ou sistêmico. O pulmonar tem início quando um trombo (coágulo ou êmbolos) localizado em uma das veias das pernas ou da pelve se solta, ou seja, os vasos do pulmão (artérias) são bloqueados, tendo como possíveis consequências hemorragia, infarto, hipertensão pulmonar e etc. No trombembolismo sistêmico, os êmbolos são observados com mais frequência nas artérias do cérebro, extremidades inferiores, baço e rins. Os êmbolos originam-se em trombos das cavidades esquerdas do coração e, mais raramente, de trombos da aorta e grandes artérias.
5. INFARTO: área de necrose de coagulação (isquêmica) ocasionada por obstrução arterial ou venosa. 
Os órgãos mais comumente lesados são os rins, o baço, o coração e o cérebro.

Outros materiais