Buscar

LAUDA BIOÉTICA E RESUMO FILME UMA PROVA DE AMOR com respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
ITAJAÍ, 12 DE ABRIL DE 2016.
DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL – 3º PERÍODO
FILME “UMA PROVA DE AMOR” E A BIOÉTICA
O filme “Uma prova de Amor” é um emocionante drama, constituído por diversas questões que nos levam a reflfetir sobre a ética na medicina e até onde somos éticos quando o assunto é a vida de nossa família.
Inicialmente, é importante destacar conforme cita o artigo de Torres, “A Bioética e a Psicologia da Saúde: Reflexões sobre Questões de Vida e Morte” (2003), que a Bioética surgu inicialmente com Potter (1970), englobando as ciências biológicas e do meio ambiente, mas em outra fase ela era vista como uma questão filosófica. Com um conceito multidisciplinar, hoje se faz obrigatório o envolvimento da Bioética nas áreas ciêntíficas humanas. Na saúde ela se faz presente nas situações mais singulares que possam vir a confrontar um profissional, possa refletir quanto a conflitos, decisões, vindo assim a se posicionar diante destes de uma forma ética.
Portanto sabemos que, a Bioética nada mais é que uma ciência que busca identificar até que ponto o homem pode interferir sobre vida e quais as conscequencias destas intervenções.
Este conceito é ligado fortemente ao filme e ficam claros os conflitos em algumas cenas em que a Anna, irmã de Kate, questiona os motivos de sua existência aos pais e a justiça. A história do filme é sobre Kate, que é portadora de leucemia desde criança, a família sem mais alternativas para prolongar sua vida, resolve acatar uma sugestão médica de criar um bebê de proveta para que este possa ser doador compatível de medula óssea à irmã. Anna cresce afirma que só nasceu para “emprestar órgãos à Kate” e a situação só piora quando a família e o médico decidem que Anna, deve doar um rim à irmã que está cada vez mais debilitada. 
Conforme avança o filme, ao ser perceber que será forçada a passar por procedimentos delicados que oferecem risco à saúde de ambas, Anna resolve procurar um advogado e lutar pelos seus direitos. De acordo com princípios Bioéticos Anna busca exercer o seu direito de autonomia, que lhe dá a liberdade de decidir o que é melhor para si, neste caso se negar a doar um rim como seus pais tentam obrigá-la.
Durante todo o filme há situaçoes em que a Bioética é questionada e muitas vezes ignorada. Quando o médico sugere a ideia de um bebê de proveta para doar os orgãos necessários para a sobrevivência de Kate, neste caso o médico sabe que este é um procedimento que vai contra a moral e a Bioética mas mesmo assim o sugere a pessoas em um estado emocional vulnerável que pode influenciar na tomada de decisões racionais. Outras questões que o filme levanta seriam: Até que ponto esses procedimentos foram realmente necessários? Qual o impacto que causaram no desenvolvimento de Anna? Será possivel ela, uma criança de 11 ter autonomia para tomar as proprias decisões? Seria Bioético essas doações constantes mesmo que para salvar uma vida? Ao final do filme, Anna revela que na verdade ela estava cumprindo o desejo da irmã, pois Kate sabia dos riscos e consequências emocionais, ela não queria mais prolongar sua própria vida, ou sofrimento de ambas, assim, convenceu Anna a a buscar um advogado e lutar contra a decisão dos pais pois sabia que os mesmos resistiriam à sua decisão.
De acordo com Torres (2003) o ser humano não deve ser visto apenas como um máquina biológica pois ele é também um ser emocional, competente e psicologicamente motivado. Portanto ao tratar de outro individuo deve-se considerar o seu aspecto psicologico,cultural, social e não ve-lo apenas como o biólogico, no caso de Anna considera-la um banco de orgãos e não um ser emocional com uma tragetória de vida que poderá ser comprometida com tanto procedimentoos médicos.
QUESTÕES 
01- Durante todo o filme a mãe insiste em tentar todos os procedimentos para manter a filha, em estado terminal viva. Ela faz uso de procedimentos desnecessários que se tornam desgastantes e só prologam a vida da criança por pouco tempo, apensas causando dor sem nenhum resultado positivo a longo prazo. Qual o conceito dado pela Bioética sobre esses procedimentos?
A bioética designa o nome de distanasia, que se refere a prolongar a morte a partir de uma futilidade médica. De acordo com Engelhardt (1998), não existem argumentos que possam justificar esse ato, sendo que a medicina procura evitar tratar casos sem esperança, terapêutica fútil ou obstinação terapêutica, termo que se define como o comportamento médico que consiste em utilizar processos terapêuticos cujo efeito é mais nocivo do que os efeitos do mal a curar, ou inútil porque a cura é impossível e o benefício esperado menor que os inconvenientes previsíveis (Debray, citado em Pessini & Barchifontaine, 2000, p. 264).
02 - Quando a mãe tenta obrigar a filha mais nova a doar um rim para salvar a irmã mais velha, sendo que ela se recusa veementemente a doar, a mãe fere um dos princípios básicos da Bioética. Qual princípio é este e o que ele diz?
A autonomia, ela diz respeito a liberdade de ação, dando a pessoa a liberdade de decidir o que é bom ou não para si, neste caso Kate luta pelo seu direito de decidir o que é melhor para si e pela sua liberdade de decisão.
REFERÊNCIAS
JOHNSON, M.; CASSAVETES, N. Uma Prova de Amor. [Filme-vídeo]. Produção de Mark Johnson, direção de Nick Cassavetes. Estados Unidos, New Line Cinema, 2009. Dist. Player Pictures. 109 min. color. son.
TORRES, W.C.; A Bioética e a Psicologia da Saúde: Reflexões sobre Questões de Vida e Morte. Psicologia: Reflexão e Crítica, Rio Grande do Sul, vol. 16(3), pp. 475-482, 2003

Outros materiais