Buscar

CIVIL IV CASO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 04 Caso Concreto Lucas preparando -se para uma viagem de um mês solicitou ao seu amigo J osé Carlos que guardasse d urante esse período alguns per tences seus, a fim de evitar q ue fossem perdidos e m eventual furto à sua residência. Entre os pertences en tregues a Jo sé Carlos estavam: um automóvel, uma bicicleta, u m computador e u m tablet. José Carlos receb erá pela guarda dos bens durante o mês da viagem o equivalente a R$ 200,00 (duzentos reais). Enquanto Lucas estava viajando sua ir mã procuro u José Carlos exigindo que lhe en tregasse o co mputador, pois seria seu. José Carlos afir mou ser impossível a entrega, pois nada tinha lhe sido comunicado por Lucas. Priscila agrediu José Carlos física e verbalmente tentando fazer com que lhe entregasse o c omputado r. Pergunta-se: po de José Carlos fazer uso da autodefesa dos bens? Explique sua resposta.
 Gabarito: José Carlos é considerado possuidor diret o dos bens que guarda em virtude de contrat o firmado com Lucas, por isso, poderá fazer uso da autodefesa (art. 1210, §1o., CC) .
uestão objetiva 1 (TJPR 2010) A legislação estabelece os modos de aquisição e perd a da propriedade, cujo instituto é considerado o mais amplo dos direitos reais, o mais completo dos direitos subj etivos, vez que a grande maioria dos co nflitos de interesses envol ve disputas de natureza patrimonial. Co nsiderando a matéria acerca d o instituto, avalie as seg uintes assertivas e escol ha a alternativa CORRETA: 
 II. A propriedade i móvel se realiza independentemente de ato translativo do possuidor precedente, se a aquisição não se der pelo modo derivado. 
 IV. A propriedade é e m certa medida u m direito ilimitado e por naturez a irrevogável. Co ntudo, o princípio da irrevoga bilidade co mporta exceçõ es. A ordem jurídica ad mite situações nas quais a propriedade torna -se te mporária, hipótese em que uma vez implementada a condição resolve -se a propriedade, resolvendo também os direitos re ais concedidos na sua pe ndência. 
 b. Apenas as assertivas I I e IV estão corretas. 
Questão objetiva 2 Sobre os modos de aquisição e per da da posse, pode -se afirmar que: 
a. Co mo se sabe, posse é fa to e não direit o, por isso, o modo de aquisição não influência na ca racterização da posse, nem ta mpouco na proteçã o possessória. Os modos de aquisição são importantes para a defin ição do momento e m que se i niciou a posse.

Continue navegando