Buscar

avaliando o aprendezado fundamentos sociais 1.2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFPE 2008) O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) considera a ¿comunhão de valores morais¿ a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral (conjunto de valores e juízos direcionados à vida em comum) é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje. Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no texto:
		
	
	Detectar antecipadamente os jovens portadores de personalidade irritável, impulsiva e impaciente e providenciar o tratamento terapêutico como política pública.
	
	Investir no controle da natalidade, reduzindo o número de nascimentos a médias compatíveis com os índices de desenvolvimento econômico previstos
	
	Estimular a produção econômica para a geração de empregos, enfatizando aqueles voltados à população de 15 a 24 anos.
	 
	Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal
	
	Priorizar o combate ao narcotráfico, ao crime organizado, aos esquadrões da morte e a unificação das polícias.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403906916)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Unioeste 2010) Do ponto de vista sociológico a expressão diversidade cultural sustenta
		
	
	apenas defesa dos direitos de negros, mulheres e indígenas.
	
	o processo por meio do qual as classes dominantes combatem as formas de expressão dos grupos populares.
	
	a ideologia subjacente ao exercício da cidadania das classes sociais hegemônicas.
	
	apenas os direitos de membros das classes subalternos da sociedade.
	 
	a pluralidade de manifestações e expressões como: rituais, práticas, comemorações, lamentações, produtos, hábitos dos grupos que constituem uma sociedade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403907274)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca do mito, suas funções e suas estruturas, leia atentamente as afirmações enumeradas de I a V e as classifique como VERDADEIRAS ou FALSAS. Após a referida classificação, escolha a alternativa disposta abaixo que apresenta, de maneira CORRETA, a relação sequencial de afirmações verdadeiras e falsas. I. O pensamento mítico, de maneira inversamente proporcional ao pensar reflexivo, caracteriza-se pela condição de dar resposta a realidade, a partir de conceitos racionais. II. O pensamento mítico é, por natureza, uma explicação da realidade que não necessita de um método e, consequentemente, não precisa de seu rigor e de sua sistematização. III. Vivenciar a crença, experimentar o próprio mundo e retornar apenas ao próprio mundo e espalhar a notícia do vivido são atributos do pensar filosófico. IV. O mito faz parte de nossa psyché (mente/alma), é um modo de ler o mundo validado no crer. Ele é um pensamento bem estruturado, porém sem necessidade de provas, de argumentos. V. O mito, por estar vinculado às narrativas sobre a origem do vivido e do universo, a fim de reproduzir e fixar a condição de existência, não pode ser confundido com o nascimento do cosmos.
		
	
	F, F, F, V e V
	
	F, V, F, F e V
	
	V, V, V, F e F
	
	V, F, V, F e V
	 
	F, V, F, V e F
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403907053)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O conhecimento de senso comum se organiza a partir da necessidade do homem de enfrentar os desafios cotidianos. Desta forma, depende dos valores pessoais dos sujeitos envolvidos, não questiona o porquê das coisas e é aprendido de uma forma difusa, não organizada. Assinale a alternativa que identifica corretamente as características do conhecimento de senso comum.
		
	
	assistemático, caráter subjetivo, saber crítico
	
	sistemático, caráter subjetivo, saber acrítico
	
	assistemático, caráter objetivo, saber acrítico
	 
	assistemático, caráter subjetivo, saber acrítico
	
	sistemático, caráter objetivo, saber crítico
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403907126)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ordem e progresso são questões fundamentais que norteiam a teoria Comtiana. Assim como na Europa, o positivismo teve grande influência no Brasil, sendo demonstrado em símbolos como nossa bandeira, nosso Hino. Deste modo é correto afirma que:
		
	 
	O positivismo foi uma corrente que valorizava as ciência e exaltava a razão.
	
	O positivismo explicava a diversidade cultural no Brasil.
	
	O positivismo não teve relevância na formação do pensamento sociológico.
	
	O positivismo apenas é contextualizado na Europa.
	
	O positivismo apenas está no lema da bandeira.

Continue navegando