Buscar

Qualidade e Comunicação na Engenharia

Prévia do material em texto

Aula 8
	
		
	
		1.
		Analise as sentenças a seguir sobre qualidade e melhoria de processos e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. Deve-se esperar o produto ficar pronto para então verificar se ele tem defeitos ou não; II. O que se chama garantia de qualidade tem como função assegurar que todos os processos e atividades estão sendo realizados de forma a atender às necessidades do cliente -- e, se possível, melhor que o concorrente; III. Uma vez que vários indicadores são monitorados ao longo do processo de produção, o controle da qualidade total consegue antecipar e prevenir problemas de qualidade no produto final, antes mesmo do produto ficar pronto.
	
	
	
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	
	Apenas as sentenças I e II estão corretas
	
	
	Apenas as sentenças I e III estão corretas
	
	 
	Apenas as sentenças II e III estão corretas
	
	
	Apenas a sentença III está correta
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		A habilidade de se comunicar - juntamente com o conhecimento técnico e a experiência - é um talento muito valorizado pelas organizações atualmente. Seja funcionário de uma organização, empresário ou trabalhador autônomo, é importante aperfeiçoar e desenvolver a habilidade de fazer uma boa exposição de suas ideias e de aprimorar sua competência argumentativa. Leia as frases abaixo, sobre a forma de comunicação que deve ser utilizada pelo engenheiro: 1. A linguagem usada pelo engenheiro deve ser o mais subjetiva que for possível. 2. Sempre que se comunicar o engenheiro deve usar os termos técnicos típicos da profissão. 3. A linguagem usada pelo engenheiro deve ser simples, objetiva, clara, direta e adequada ao público alvo. Considerando as afirmações acima podemos dizer que:
	
	
	
	
	Apenas a primeira está correta.
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Apenas a primeira e a segunda estão corretas
	
	 
	Apenas a terceira está correta.
	
	
	Apenas a segunda e a terceira estão corretas.
	
	
	
		
	
		3.
		Referente as diversas ferramentas de controle, existentes para monitoramento e verificação da implementação e funcionamento do Sistema da Qualidade de uma empresa, podemos citar abaixo, APENAS:
	
	
	
	
	Medidor Eletrônico de evolução
	
	
	Marketing
	
	
	Medição
	
	
	Acompanhamento de Relatório Semanal.
	
	 
	PDCA
	
	
	
		
	
		4.
		Por que podemos dizer que a abordagem de gerenciamento chamada de Qualidade Total utiliza melhor a inteligência disponível na organização?
	
	
	
	
	Porque separa quem planeja e quem executa uma tarefa.
	
	
	Porque conta com especialistas para resolverem problemas.
	
	
	Porque seleciona os funcionários mais inteligentes para os projetos de melhoria de processos.
	
	 
	Porque promove a participação de todas as pessoas em um processo de aprendizado contínuo.
	
	
	Porque investe na melhoria contínua das pessoas com maior escolaridade
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Que tipo de engenheiro, respectivamente, (1) está voltado para o gerenciamento da produção de forma integrada; qual (2) tem a função de transformar a realidade através de novos produtos, serviços e processos; e qual (3) expande os conhecimentos atuais, através de pesquisa, desenvolvimento e inovação?
	
	
	
	
	(1) projetista, (2) sistêmico e (3) cientista
	
	
	(1) cientista, (2) sistêmico e (3) projetista
	
	 
	(1) projetista, (2) cientista e (3) sistêmico
	
	 
	(1) sistêmico, (2) projetista e (3) cientista
	
	
	(1) sistêmico, (2) cientista e (3) projetista
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		"Não importa se os livros de história dizem que era um período nojento, tenebroso, no qual as pessoas eram mortas por qualquer motivo, os excrementos eram jogados nas ruas e que a expectativa de vida era de 35 anos". A imagem mostra a foto do "Castelo de Carcassone", erguido na França, no século 13, durante a Idade Média.
Fonte: http://goo.gl/I6n1rh
Utilizando a imagem anterior como motivação, pode-se dizer que, nessa época, pode-se dizer que:
 
	
	
	
	
	Nenhuma das anteriores
	
	 
	A Engenharia nessa época era realizada utilizando a engenhosidade prática ensinada por corporações de ofício, entretanto, não se pode dizer que era desprovida totalmente de conhecimento físico e matemático.
	
	
	É possível concluir que o cálculo estrutural executado era extremamente apurado, visto que esse tipo de edificação ainda permanece intacto, obedecendo à lei do melhor custo/benefício.
	
	
	Existiam pessoas que cursavam Engenharia, e já se encontrava ramos especializados, tais como Engenharia Civil, como pode ser verificado por essa estrutura centenária.
	
	
	A engenhosidade humana nessa época era bem apurada. Pode-se notar que as técnicas utilizadas naquela época eram totalmente desprovidas de qualquer conhecimento físico e matemático.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Inventada, ainda no século XVII, para retirar água das minas de carvão, foi sendo aperfeiçoada ao longo do século seguinte, até que, a partir do século XIX, se tornou o ¿motor¿ da Revolução Industrial.
	
	
	
	
	Roda
	
	 
	Moinhos
	
	
	Motor de combustão interna
	
	
	Aquedutos
	
	 
	Máquina a vapor
	
	
	
		
	
		8.
		Qual a técnica de estímulo à criatividade através da qual uma equipe é formada e os participantes são estimulados a gerar uma grande quantidade de ideias. Também conhecida como "tempestade de ideias"
	
	
	
	 
	Brainstorming
	
	
	Empatia
	
	
	Analogia
	
	
	Caixa Morfológica
	
	
	Caixa-preta

Continue navegando