Buscar

O Complementador da Decisão nas Empresas

Prévia do material em texto

Business: Complementador da Decisão
https://docs.google.com/a/aedu.com/document/d/1VTSvW7dWT2tdWgV-bF8vZljYB0C4YVZtTCjA5IB1l5s/edit?hl=pt_BR#
Uma das desvantagens apontadas em organizações que possuem uma centralização de autoridade é que os tomadores de decisão têm pouco contato com as pessoas e situações envolvidas. Para eliminar a distância entre o tomador de decisão e os processos da empresa, estas contam com uma aliada de peso, a tecnologia. 
Em uma primeira onda, o que vimos foram investimentos pesados em softwares. relacionados à Web, segurança e ERP, que são destinados à integração de processos, departartamentos e áreas de negócio. Pelo fato de as empresas buscarem  um contexto mínimo necessário ao desenvolvimento de negócios, elas estavam cuidando da base da pirâmide.
De agora em diante, os investimentos estão direcionados para soluções de customer relationship managerI(CRM), data warehouse(DW) e business intelligence(BI). Essas soluções contemplam diretamente a tomada de decisão em níveis táticos e estratégicos. Há muita coerência na evolução do uso das soluções de TI, pois não se pode implementar uma solução para níveis estratégicos sem que antes se tenham implementados com sucesso soluções que envolvam as questões relacionadas aos processos internos da empresa, em nível operacional. 
O decisor  mais tradicional tende a achar que a solução de BI quer fazer parte do trabalho dele como competidor. Alguma coisa como utilizar um piloto automático para dirigir a empresa. Mas não é assim. Tanto é que o piloto atomático é importante na aviação, sem reduzir a importancia do piloto humano. Na empresa acontece algo semelhante. Um elemento completa o outro, dando mais segurança, agilidade e precisão ao trabalho. 
O decisor progressista jamais vê a solução de BI como um concorrente seu, como algo que pode reduzir a sua importância ou o seu poder. Mas, ao contrário, vê como um complementador. É, sim, algo que vai manter dentro de si o conhecimento explícito, documentavél, para uso imediato, na medida em que esse uso for demandado pelas circunstâncias. É informação para a “pronta entrega”. 
A importância do complementador foi discutida brilhantemente pelo então CEO da Intel e eminente professor da renomada Universidade de Stanford, o húngaro naturalizado americano Andrew Grove, no seu livro Only the Paranoid  Survive (Doubleday), 1996), onde ele mostra que a força, o vigor e a competência dos complementadores são decisivos para o sucesso de um negócio. Uma boa solução de BI é um poderoso complementador para o negócio do decisor, que de uma forma mais simplificada deve ser a produção de decisões  excelentes, capazes de garantir o sucesso do negócio. 
Com uma boa solução de BI à sua disposição, o decisor não precisa gastar o seu precioso tempo garimpando ou aguardando o seu  staff  garimpar dados, montar planilhas e mais planilhas, gráficos e mais gráficos. Quando isso ficar pronto, pode ser tarde demais. A situação desejada é que tudo esteja pronto e disponível, na hora e local necessários. Assim, vai sobrar mais tempo para ele fazer aquilo que as soluções de BI não fazem hoje e também não farão no futuro: pensar a estrátegia do negócio e promover a sua efetiva implementação. 
Fonte: Extraido do site www.fiber.com.br. e adaptado por Arthur Ribeiro ; in Administração Chiavenato, Idalberto 2006 , SP pg. 225.

Continue navegando

Outros materiais