Buscar

Relatório Direito e Cidadania 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO E CIDADANIA 2017 – DIREITO EM REFORMAS
RELATÓRIO DA CONFERÊNCIA
Tema: Precisamos de uma reforma política?
Conferencista: Clarissa Fonseca Maia - PI
A conferência foi ministrada por Clarissa Fonseca Maia, tendo como tema principal o questionamento acerca da necessidade ou não de uma reforma política no nosso país. Teve início às 14h03min do dia 19 de maio de 2017, realizada no Auditório da OAB-PI.
A conferencista iniciou os trabalhos falando da expressão “reforma”, segundo a qual é uma expressão que não é bem vista e traz mais expectativas e frustrações do que realizações positivas de fato. A conferencista passou a tratar de democracia, segundo a qual é ao mesmo tempo o melhor e o pior regime político. Portanto, apesar de todas as reformas que existirem, a democracia nunca será perfeita, vai depender muito mais da evolução do homem como ser humano. Logo depois, a conferencista destacou o nosso sistema eleitoral, citando a clareza, transparência e simplicidade como características de um bom sistema eleitoral. O direito eleitoral é instrumento para uma possível reforma política, ele não é fim. Não é o direito eleitoral que vai fazer com que tenhamos um sistema político perfeito.
 Em seguida a conferencista destacou requisitos para um bom sistema eleitoral: 
Leis firmes, seguras e binárias;
Leis conhecidas de todos os envolvidos, pré processualmente;
Leis adequadas à nossa realidade democrática;
Que haja uma fiscalização efetiva, para garantir a efetividade do processo, contra vícios e abusos no processo eleitoral.
Por fim, a conferencista fez uma análise do nosso sistema eleitoral a partir dos 4 requisitos citados acima, destacando que o problema da nossa política não são as leis, mas sim as práticas.
A conferencista Clarissa Fonseca Maia encerrou a conferência às 14h56min, agradecendo a atenção de todos.
A intenção da conferencista, Clarissa Fonseca Maia, abordando a importância da necessidade ou não de uma reforma política, foi considerada louvável, tendo em vista que a simples reforma política em si não traria melhoras significativas para o nosso sistema, devendo primeiro haver mudanças na seara de quem representa o povo, na figura do homem, deveria ,portanto, haver uma evolução do “ser humano” para que se pudesse falar em reforma da nossa estrutura política, pois como dito pela conferencista o problema não são as leis, são as práticas. 
MAIA, Clarissa Fonseca. Precisamos de uma reforma política?. In: Direito e Cidadania 2017, 19.05.2017, Teresina: Auditório da OAB.
Teresina, maio de 2017.
Tande Allen Alves Reis

Outros materiais