Buscar

EX 0003

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ford amplia a lógica taylorista, aplicando os princípios tayloristas nas produções em larga escala, instituindo as linhas de montagem. No fordismo, a obrigação de respeitar os tempos determinados não está mais ligada a esquemas de recompensa e prescrição, nem à adoção dos movimentos ¿adequados¿. Isso porque Ford introduz a seguinte forma de controle da produtividade operária, que elimina os tempos mortos e intensifica o trabalho:
		
	
	o just in time
	
	a polivalência operária
	
	o controle de tempos e movimentos dos trabalhadores
	 
	a esteira rolante
	
	o kanban
	A Teoria da Regulação Francesa dá importância determinante às relações entre Estado e Economia. De acordo com esta teoria, em cada etapa do processo de acumulação existe um modo de regulação, isto é, um formato estatal que orienta a forma como o capital se acumula. Um exemplo desta articulação é o binômio que marcou a segunda metade do século XX. Durante os 30 anos que se seguiram à segunda guerra mundial, o processo de acumulação capitalista foi marcado pela presença do paradigma tecnológico fordista e por um conjunto de mecanismos jurídicos e políticos que se consolida no seguinte formato estatal:
		
	 
	Bem Estar Social
	
	Liberal
	
	Absolutista
	
	Socialista
	
	Neoliberal
	(UERJ) A crise financeira que se intensificou no mundo a partir do mês de outubro de 2008 colocou em xeque as políticas neoliberais, adotadas por muitos países a partir da década de 1980. A principal crítica ao neoliberalismo, como causador dessa crise, está relacionada com:
		
	
	diminuição das garantias trabalhistas
	
	estímulo à competição entre as empresas
	
	reforço da livre circulação de mercadorias
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	 
	redução da regulação estatal da economia
	NASCIMENTO, Lilliane de Lima Andrade do. Educação profissional e emancipatória: proposta para a formação crítica de trabalhadores menciona  em seu artigo, a seguinte citação de autores, portanto, insira na coluna abaixo a melhor opção de resposta.A perspectiva de Educação Emancipatória assume especial relevância quando direcionada à________________________. Isso porque lida diretamente com a formação de trabalhadores e seu encaminhamento para o mundo do trabalho. A esse público faz-se necessário, em virtude da precarização e desarticulação ocorrida nas últimas décadas, proporcionar espaços de discussão capazes de construir e fortalecer sua unidade e o pensamento de classe para si (Gramsci apud Montaño, 2011).
		
	
	Educação Infantil;
	
	Educação do Ensino Superior.
	
	Educação Inclusiva;
	 
	Educação Profissional.
	
	Educação Fundamental;
	Os baixos índices de crescimento econômico e a ausência de expansão do mercado de trabalho, próprios da atual etapa do processo de acumulação capitalista, impuseram limites a respeito da relação educação/mercado de trabalho. A escola, antes responsável pela organização da sociedade com base no mérito, agora só pode propiciar condições para que os indivíduos possam negociar melhor um lugar no mercado de trabalho, buscando assegurar:
		
	
	a autonomia
	 
	a empregabilidade
	
	a emancipação
	
	o emprego
	
	o conhecimento
	A empregabilidade tem sido referência nas atuais políticas educacionais e de formação profissional e tema de grandes debates. Torna-se consenso a idéia de que a empregabilidade, entendida como objetivo ou meta da educação profissional e da formação profissional permanente, contribui para superar a crise do desemprego. O princípio que está por trás desse consenso é de que o desemprego é decorrente:
		
	
	da crise da sociedade salarial
	
	da introdução das novas tecnologias de base física e/ou organizacional
	
	da atual etapa do processo de acumulação capitalista
	 
	das atuais características excludentes do mercado de trabalho
	 
	da inadequação dos trabalhadores, desqualificados para o emprego
	
	
	Dentre as racionalidades que orientam a educação profissional, marque 1. INSTRUMENTAL e 2. EMANCIPATÓRIA:
(   ) operacional
(   ) integral
(   ) formação para a cidadania
(   ) politécnica
(   ) preparação imediata para o mercado
(   ) omnilateral
Assinale a alternativa que indica a seqüência correta das correspondências:
		
	
	1; 1; 1; 2; 2; 1
	
	2; 1; 1; 2; 1; 2
	 
	1; 2; 2; 2; 1; 2
	
	2; 1; 1; 2; 2; 1
	
	1; 2; 2; 2; 1; 1
	São duas as racionalidades que orientam a prática pedagógica da educação profissional de acordo com Ferretti (2004). Uma delas tem raízes na filosofia e na economia política de origem marxista, formulando para a educação questões de natureza econômica, filosófica, social e ético-política, que remetem não apenas à formação profissional estrito senso, mas à formação humana, em sentido pleno, da qual a primeira faz parte" (FERRETI, 2004, p.403). Trata-se da racionalidade:
		
	
	Capitalista
	
	Unilateral
	 
	Emancipatória
	
	Tecnicista
	
	Instrumental
	Para a realização de um trabalho de educação profissional baseado numa concepção da nova pedagogia, denominada de pedagogia das competências ou toyotista, que tem por finalidade formar profissionais flexíveis, capazes de dinamismo, eficiência e de lidar com as incertezas. Para essa pedagogia outras características também são fundamentais, são elas: I) Centralidade na idéia do esforço individual. II) Mudar do eixo da memorização para o desenvolvimento de competências cognitivas superiores. III) Fraccionar as etapas do processo produtivo de modo que sejam desenvolvidas tarefas memorizadas e repetitivas. IV) Adotar métodos como os projetos e o método de solução de problemas, que estimulam o aluno a pensar, a pesquisar, a resolver situações desafiadoras. Assinale a opção correta:
		
	
	V, F, F, V
	
	F, V, V, V
	 
	V, V, F, V
	
	V, F, V, F
	
	F, V, V, F
	A partir da década de 70 devido as crises econômicas decorrentes da elevação do preço do petróleo e da matriz energética, o Brasil procurou produzir os produtos necessários substituindo as importações. Necessitou de mão de obra especializada e cada vez mais competente para o desempenho das atividades. Esse fenômeno impactou na predominância do sistema:
		
	
	Educação plena para todos
	
	Emancipatório
	
	Civil democrático
	
	Socialista
	 
	Neoliberal

Outros materiais