Buscar

funiber 102

Prévia do material em texto

Trabalho conv. ordinária
Nome e sobrenome do estudante: Andréia Campos Silva Rodrigues, Raimunda Silva Araújo e Viviane Vieira de Queiroz
Grupo: 63		
Data: 26/03/2023
Formação permanente docente 
Índice 
1 Os objetivos da ação formativa ........................................................................................ 3
2 O modelo de formação do professorado .......................................................................... 3
3 Os tipos de modalidades formativas ................................................................................ 4
4 Os conteúdos da formação .............................................................................................. 4
5 A duração da ação da formativa ...................................................................................... 5
6 Bibliografia ....................................................................................................................... 5
Os objetivos da ação formativa.
Esta proposta apresenta uma formação permanente para professores da Faculdade de Física e Química da Universidade X, por terem tido sua formação uma concepção tradicional e perceberem, em sua maioria, a necessidade de atualização referente a procedimentos metodológicos inovadores e tecnologias. É primordial demonstrar o quão importante os docentes reflitam suas ações, busquem novas experiências para abrangerem a sua prática educacional. E conscientizá-los sobre a importância de estar relacionando os novos conceitos, práticas para resolver situações problemas em seu cotidiano e analisar suas práticas. Contudo contribuir com o efetivo e significativo conhecimento do seu alunado. Todavia, essa formação permanente se faz necessária, pois as universidades não preparam os docentes para os embates na sala de aula. Diante desse contexto temos como objetivos.
Levar os docentes a repensar sobre os métodos pelos quais conduzem as aulas, de acordo com as necessidades contemporâneas; 
Promover aos docentes da universidade já mencionada uma formação que irá complementar o seu desenvolvimento profissional nas dimensões teóricas, práticas e resoluções de problemas, uma constante reflexão da prática profissional em função de novos paradigmas que orientam a educação;
Realizar o acompanhamento e apoio às práticas pedagógicas, abordando condutas que privilegiem a aprendizagem baseada na construção cooperativa do conhecimento, em consonância com as especificidades das propostas curriculares da universidade;
Apropriar-se e utilizar-se dos recursos disponíveis nas tecnologias de informação e comunicação; 
Fazer uso das tecnologias digitais existentes, favorecendo a autonomia, o aprofundamento e a ampliação do conhecimento sobre a realidade contemporânea a fim de desenvolver estilos adequados para serem executados na práxis docente.
 
O modelo de formação do professorado.
Os modelos de formação não são aplicados de maneira integral, porém servem como orientação para as ações formativas, dessa maneira o modelo a ser desenvolvido será o hermenêutico-reflexivo. Visto que, este modelo busca um professor que seja capaz de refletir as suas ações e está sempre em busca de conhecimento para complementar sua prática pedagógica com intenção de conseguir que seu alunado aproprie dos objetos de conhecimentos ministrados. Necessitamos aprender a ser educando ao longo da vida, professor não é quem dá aula, mas quem sabe fazer o estudante aprender, se manter curioso e realizar análise de suas atitudes diariamente. De fato, a capacidade de continuar aprendendo no decorrer da vida profissional é essencial para o/a professor/a comprometido com seu papel na atual sociedade.
Os profesores da Universidade X almejam uma formação específica para, a partir de algo sólido, possam modificar suas ações, caso não haja momentos permanentes de aprendizados, teóricos e práticos, não haverá possibilidade de estarem preparados para as inovações contemporâneas. 
Sob a perspectiva de Paulo Freire, afirmava que “ninguém nasce professor ou marcado para ser professor”, enfatizando que a formação do educador se dá na prática permanente na reflexão sobre a própria prática. Portanto, a formação permanente é uma forma de oferecer suporte para os professores compromissados com a educação inovadora com o intuito que esses profissionais possam dominar o que há de mais atual e consequentemente gerar mais conhecimento para todos os envolvidos no processo. 
De acordo com nossas vivencias é notório as constantes transformações e esse modelo hermenêutico-reflexivo nos ajudará através de respostas, especialmente no campo educacional, o que facilita a integração da teoria, prática, resolução de problemas reais em sala de aula e avaliação de todo o processo ministrado.
Em suma, esse modelo nos ajuda a relacionar teoria e ação, ou seja, buscar cada dia que os objetos de conhecimento sejam absorvidos e desenvolvidos por seus alunos, visto que, o professor reflexivo esforçar-se para executar melhor sua profissão. 
Os tipos de modalidades formativas.
Sabemos que é de grande valia a valorizar os conhecimentos prévios dos envolvidos na formação permanente, para a partir dai desenvolvermos os processos formativos contextualizados, reflexivos e críticos, onde teremos mais dialogo e entendimento do que está em pauta. 
Essa proposta de formação permanente será on-line, através de conferência e grupos de trabalhos, os quais facilitaram a interação entre os participantes, conforme o horário estabelecido para os encontros da equipe orientadora, no qual esses profissionais estarão cada um em locais favoráveis para aquisição do conhecimento e tenham disponibilidade para a realização do que for proposto. 
Portanto, a sociedade atual perpassa por contínuas inovações e os tipos de modalidades formativas escolhidas foram em virtude da interação online e trabalho colaborativo, pois será mais produtivo as aulas e reuniões.
Os conteúdos da formação.
Vamos apresentar alguns objetos de conhecimentos para serem desenvolvidos nessa com os professores da Universidade X de maneira relevante e integrada. São eles:
Interação em ambientes virtuais;
Textos em formatos digitais;
Apresentações em formatos multimídia;
Aplicativos e softwares educacionais.
Portanto, é missão de todo professor pensar novas formas de utilização da tecnologia a favor da educação. Também é de grande valia manter-se atualizado sobre as tendências em tecnologia educacional, através do acompanhamento de blogs, revistas e portais de notícias. Trocar experiências com outros profissionais e a fim de descobrir novas práticas, soluções e ferramentas que surgem diariamente.
A duração da ação da formativa.
Está proposta de formação permanente será totalmente on-line e terá duração de quatro meses, de agosto a novembro de 2023, sendo sua carga horária 40 horas, divididas da seguinte maneira: contará com quatro encontros, um a cada mês, através do google meet, abordando os objetos de conhecimentos mencionados anteriormente, serão apresentados teorias e práticas referentes a esses assuntos. Em seguida, os professores realizarão um seminário por mês conforme o que foi debatido virtualmente com o intuito de executa-los no seu ambiente de trabalho. Pois, como participantes dos processos de ensino aprendizagem, os professores, logo se tornam colaboradores de um ensino de qualidade.
	Finalizamos essa proposta sabendo que é necessário compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.
Bibliografia 
Corradini, S. N., & Mizukami, M. D. G. N. (2017). Formação docente: o profissional da sociedade contemporânea. Revista Exitus, 1(1), 53-62.
Diniz-Pereira, J. E. , & Zeichner, K. M. (2017). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Autêntica. 
Gatti, B. A. (2016). Formação de professores: condições e problemasatuais. Revista internacional de formação de professores, 1(2).
https://humana.net.br/processos-formativos-importancia-fortalecer-capacidades-locais/
https://paginas.uepa.br/ppgeeca/wp-content/uploads/2021/04/Forma%C3%A7%C3%A3o-docente-em-perspectiva-pol%C3%ADticas-proposi%C3%A7%C3%B5es-e-pr%C3%A1ticas.pdf
https://sae.digital/plano-de-aula-tecnologia/
1
3

Continue navegando