Buscar

ESTUDO DO CASO cavacos provenientes da indústria moveleira

Prévia do material em texto

ESTUDO DO CASO
PROBLEMA: O setor moveleiro é um setor bastante competitivo e movimenta bilhões de reais na economia mundial, gerando renda, desenvolvimento econômico e emprego. Por outro lado, o setor é conhecido também como um dos principais consumidores de recursos naturais (ex: água, árvores, solo) e suas atividades podem gerar um volume significativo de resíduos, que quando não destinados adequadamente podem trazer sérios problemas ambientais. Nesse contexto, a fábrica MADEIRA BOA E MÓVEIS FANTÁSTICOS localizada em um município do sul do Brasil se vê em sérios desafios para atender à legislação ambiental relacionada à destinação final dos resíduos provenientes da produção de móveis, sobretudo os cavacos resultantes de móveis que apresentaram defeitos, nós ou deformações. A matéria-prima é obtida na própria região, mas a fábrica fornece seus produtos para todo o território nacional e exporta para os principais mercados internacionais. As grandes corporações do setor que consomem os produtos da MADEIRA BOA E MÓVEIS FANTÁSTICOS tomaram conhecimento de que a fábrica ainda não se adequou a legislação ambiental vigente e ameaça desistir de renovar os contratos de negócios com a fábrica caso não sejam adotadas ações ou estratégias sustentáveis. Tendo em mente a preocupação com o meio ambiente, e cientes de que as ações visando o desenvolvimento sustentável do município são fatores competitivos neste setor, qual destino os proprietários desta fábrica podem dar aos resíduos (cavacos) provenientes da produção de móveis? 
QUESTÃO ORIENTADORA: 
a) Outras indústrias poderiam fazer uso dos resíduos (cavacos) provenientes da indústria moveleira? Qual (is) tipo(s) de indústria? 
b) Os cavacos resultantes da indústria moveleira podem ser reutilizados na produção de outros produtos? Quais? 
 c) No território brasileiro existem fábricas que reutilizam esses resíduos? Onde estão localizadas? Que produtos produzem e para quais países ou regiões destinam esses produtos? 
Responda as três questões em uma única resposta-texto.

Continue navegando