Buscar

ENSINO CLÍNICO III EXERCICIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO III - TEÓRICO
	
	Simulado: SDE0076_SM_201401150683 V.1 
	Aluno(a): MARIA GILVÂNIA ALMEIDA SANTOS
	Matrícula: 201401150683
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 14/11/2016 21:56:05 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201401376171)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O crescimento e desenvolvimento expressam a soma das inúmeras alterações que ocorrem durante os primeiros anos de vida do ser humano. Com relação ao crescimento e desenvolvimento da criança normal, marque V para VERDADEIRO ou F para FALSO nas lacunas a seguir e em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta. ( ) As variações de peso na infância são rápidas e importantes, refletindo um excelente indicador das condições de saúde e nutrição da criança. Para uma criança que nasceu com 2.500g, espera-se que aos 12 meses tenha o quádruplo do peso do nascimento. ( ) o perímetro braquial não é um avaliador do crescimento físico em crianças. ( ) Como procedimento de avaliação do comprimento de um lactente de 23 meses, o instrumento e técnica recomendados são, respectivamente: antropômetro de parede com criança em pé, pernas esticadas, despida e braços alongados. ( ) Em relação às três tendências ou padrões de crescimento, a primeira consiste na direção céfalo-caudal, a segunda consiste na direção próximo-distal se aplicando ao conceito de centro para a periferia e a terceira consiste na diferenciação. ( ) Conforme os marcos do desenvolvimento infantil, é possível afirmar que no período lactente (12 à 24 meses), tem-se o fechamento da fontanela posterior (lâmbda) aos 18 meses. No período pré-escolar (2 a 6 anos exclusive) a criança começa a apresentar controle esfincteriano. No período escolar (6 a 11 anos exclusive) a criança apresenta respiração torácica e seus sistemas corporais já estão desenvolvidos.
		
	
	F, V, V, F, V
	
	F, V, V, V, F
	
	V, F, F, V, V
	 
	F, V, F, V, F
	
	V, F, F, V, F
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401762596)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao uso da Vitamina K como um dos cuidados imediatos prestados aos recém-nascidos, é CORRETO afirmar que
		
	
	a vitamina K não atua diretamente na coagulação do sangue, sua utilização pode provocar hemorragia
	 
	a vitamina K é uma vitamina lipossolúvel que promove a coagulação do sangue, sendo indicada a todos os neonatos
	
	o uso da vitamina K é indicado apenas para recém-nascidos que apresentam problemas de hemorragias
	
	a vitamina K deve ser utilizada em uma única dose de 2,0 ml, por via intramuscular, logo após o nascimento
	
	os neonatos, embora logo após o nascimento apresentem produção adequada de vitamina K, não precisam recebê-la na forma sintetizada, para uma melhor eficácia na coagulação do sangue
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401763139)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal correm maior risco de instabilidade térmica, devido a complicações a que estão expostos, como: prematuridade, anomalias congênitas, septicemia, asfixia, hipóxia, comprometimento do sistema nervoso central, aporte nutricional e calórico inadequados, diminuição dos movimentos voluntários e imaturidadedo sistema de controle térmico, entre outras. Assinale a alternativa correta, referente ao quadro clínico de neonatos com alterações do controle térmico.
		
	
	Em caso de hipertermia e hipocalemia, ocorrem irritabilidade, choro fraco ou ausente, taquicardia e taquipneia
	 
	Em caso de hipertermia ocorrem intolerância alimentar, irritabilidade, hipotensão e rubor.
	
	Em caso de hipotermia ocorrem intolerância alimentar, letargia, choro fraco e rubor.
	
	Em caso de hipotermia, ocorrem irritabilidade, choro fraco ou ausente, taquicardia e taquipneia
	
	Em caso de hipertermia ocorrem taquicardia, taquipneia, palidez e apneia consequente a hipoxemia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401865047)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Constituição Brasileira determina uma idade mínima para a entrada no mercado de trabalho que é de 16 anos. Já o trabalho noturno, perigoso ou insalubre é permitido apenas para maiores de 18 anos. Entretanto, nos termos do artigo 10 da Lei nº 10.097/2.000, é proibido empregar adolescentes salvo na condição de aprendiz, com direitos trabalhistas garantidos e jornada e regime especificados na Lei a partir da idade de:
		
	
	17 anos
	
	10 anos
	 
	14 anos
	
	18 anos
	
	12 anos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401376167)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em 1983, o Ministério da Saúde, por meio da DINSAMI, elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança (PAISMC). O objetivo era melhorar as condições de saúde da mulher e da criança, incrementando a cobertura e a capacidade resolutiva da rede pública de serviços de saúde. No ano seguinte, o PAISMC deu lugar a dois programas específicos para a saúde da mulher e da criança, que funcionavam de forma integrada: Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e Programa de Assistência Integral à saúde da Criança (PAISC). Ambos surgiram como resposta do setor saúde aos agravos mais frequentes desse grande grupo populacional, e seus principais objetivos eram diminuir a morbimortalidade infantil e materna e alcançar melhores condições de saúde por meio do aumento da cobertura e da capacidade resolutiva dos serviços, conforme preconiza a Constituição Federal e o Sistema Único de Saúde (SUS). Resumidamente, dentre as principais ações relativas ao PAISC pode-se afirmar que são:
		
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle da hiperbilirrubinemia e da doença da membrana hialina; prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; atenção à sexualidade e gravidez na adolescência; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle do câncer de mama; prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção de patologias cirúrgicas em pediatria; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	 
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.