Buscar

as fases de um crime

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais são as fases de um crime?
Um crime passa por cinco etapas, desde o surgimento da ideia até o momento em que é praticado e concluído. 
As fases são chamadas de iter criminis, essa expressão em latim significa "caminho do crime".
Fase de cogitação: nessa fase surge a ideia a respeito do crime, ou seja, a pessoa cogita cometer o crime, mas isso não significa que ele será praticado. O crime cogitado, se não for concluído, não tem punição, já que ainda não existe um dano a um bem jurídico.
Fase de preparação: nessa etapa quem pretende cometer um crime começa a tomar as providências necessárias para realizá-lo, são os atos preparatórios para a prática do crime. Em geral os atos de preparação, antes da consumação do crime, não são motivo para aplicação de uma punição, a menos que os atos também se tratem de alguma conduta que seja proibida pela lei.
Fase de execução: essa é a etapa em que o crime realmente acontece. É quando o criminoso leva os atos preparatórios à prática. A execução do crime pode ser feita com sucesso ou não, isso vai determinar se o crime foi consumado ou tentado e os dois casos são puníveis pela lei penal.
Fase de consumação: a consumação acontece quando o crime é colocado em prática e o resultado planejado é atingido.
Fase de exaurimento: a última etapa é relacionada às ações do criminoso e às circunstâncias que podem ser consideradas para a aplicação da pena, como as condutas agravantes e atenuantes. As agravantes podem aumentar a quantidade de pena e as atenuantes podem diminuir a pena.

Continue navegando