Buscar

CASOS CONCRETOS 1 direito constitucional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CASOS CONCRETOS
DIREITO CONSTITUCIONAL II 
ALUNA: Vanessa Macielly Lima da Silva
Matrícula: 201404006028
Professor: Vanilho de Carvalho
Caso Concreto I
O município de Parués, no Estado Anaguá, fica na margem esquerda do Rio Ituiruaçú e faz divisa com o município de Erolim, que fica no Estado vizinho de Rocilom, na margem direita do mesmo rio. O caudaloso rio sempre foi a principal fonte de peixes para a alimentação das populações locais. Certo dia os moradores são surpreendidos com a notícia de que a empresa HOTEL S/A comprou vários hectares de terra na região para criar um Resort na localidade. Um grande empreendimento imobiliário que inclui, entre outras coisas, o uso do Rio Ituiruaçú como local para prática de esportes radicais aquáticos. As autoridades dos dois Estados iniciaram uma briga para saber de quem era a responsabilidade pela fiscalização, controle e pelas autorizações ambientais para o empreendimento.
Considerando a art. 23 parágrafo único da Constituição Federal que diz: 
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: (...) 
Parágrafo único. Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional? E ainda a Lei complementar n.º 140/2011 que fixa normas para União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas relativas à proteção do meio ambiente, responda: Como solucionar a referida contenda? 
A questão envolve o conflito material de competência, segundo a CF a competência para no meio ambiente constitui competência comum entre a união os Estados a Distrito Federal e os municípios; Artº 23, inciso VI. A constituição federal estabelece dispositivo para que a lei complementar Federal que estabeleça normas de cooperação entre os entes que integram a federação. A colizão de interesse dos Estados no que conserve na definição da competência para as ações administrativas relativas ao meio ambientes esta definida na lei complementar 140/2011 (art 7, X IV, alínea “e”). Conforme a lei complementar a competência é da união, no caso de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades, localizadas ou desenvolvido em dois ou mais Estados. 
Caso Concreto II
'NORDEXIT?' - COMO O BREXIT ANIMOU MOVIMENTOS SEPARATISTAS NO BRASIL 
(Disponível em : http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36720198) 
Líderes de movimentos separatistas brasileiros veem no resultado do plebiscito no qual os britânicos votaram pela saída do Reino Unido da União Europeia um bom momento para conquistar novos adeptos. 
Eles não são necessariamente novos - a maioria surgiu nas décadas de 80 e 90, como "O Sul é meu País" e o Grupo de Estudos para o Nordeste Independente (Gesni), fundamentados em um histórico de revoluções como a Praieira (1850), e as guerras do Contestado (1912) e dos Farrapos (1845), entre outras. 
Há movimentos mais recentes, que afirmam ter "ares mais modernos", inspirados nas demandas da Catalunha e da Escócia - caso do Movimento São Paulo Livre, criado logo após as eleições presidenciais de 2014. 
Considerando os temas estudados na aula, analise criticamente estas iniciativas separatistas. 
O Estado brasileiro adotou como modelo a forma federativa. Os Estados federais não admitem a separação da sua unidade federativa os membros que entegram a federação, nem mesmo de regiões que agregam em determinados entes na federação, em virtude do principio da indisolubidade. A demais a C. F colocou como clausula pretria explicita a forma federativa do Estado, o que impedi o uso de emendas constitucionais que tem por fim aboli a federação. A situação vivida pela União Europeia não guarda delação com o Brasil, haja vista que, a união Europeia é uma confederação de Estados independentes que se unirão para a proteção comercial economica, e da segurança da região neste casos Estados são independentes e soberano admitindo a saida da união da Europeia. 
Caso Concreto III
A cidade brasileira de Porumberá do Estado de Maueré faz divisa com a cidade de Cambraio del Sol, no Paraguai. Desta forma, Brasil e Paraguai, naquela localidade, têm como fronteira nacional apenas uma estrada que os separa. O prefeito de Porumberá, sabendo que muitos de seus munícipes trabalham na cidade vizinha, em solo paraguaio, a fim de facilitar a vida de seus naturais, entrou em contato com o prefeito de Cambraio del Sol para assinarem um acordo de cooperação para emissão de vistos de trabalho, o que facilitaria muito a vida dos brasileiros por lá empregados. O prefeito de Cambraio del Sol adorou a ideia e informou que além dele o próprio presidente do Paraguai viria à cidade para a cerimônia de assinatura do referido acordo e fazia questão de assiná-lo também. O governador de Maueré, sabendo da iniciativa do prefeito brasileiro, informou que além de também estar presente à cerimônia e assinar o acordo, iria entrar em contato com a Presidência da República do Brasil e convidaria o Chefe do Executivo brasileiro para o evento e assinatura do documento. Contudo, ficou em dúvida se, ao convidar o chefe do Executivo, ele mesmo o governador, não seria ?ofuscado politicamente?. Resolve então consultar a Procuradoria do Estado para resolver a questão. 
Você é o(a) Procurador Geral do Estado de Maueré. Como orientaria o governador neste caso? 
O procurador deverá emitir parecer técnico informando ao governador que, apesar de relevante a ideia do acordo e nos possíveis resultados favoráveis as populações, ou mesmo não pode ocorrer. Conforme a C.F compete a união manter relações com Estados estrangeiros e, especificamente ao presidente da Republica celebrar acordos internacionais que deveram ser submetidos o referendo do congresso nacional.
Caso Concreto IV
Veja a notícia abaixo: 
( Disponível em : http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,rio-pede-r-14-bilhoes-aogoverno-federal-e-negocia-intervencao-branca,10000080737 )
Rio pede R$ 14 bilhões ao governo federal e negocia ?intervenção branca?. Sem capacidade financeira para pagar suas contas, governo do Rio tenta convencer Temer a liberar um novo socorro, e aceitaria a indicação de um nome para gerir as finanças do Estado; equipe econômica resiste a uma nova ajuda.
Considerando a teoria constitucional , o que se entende por ?Intervenção Branca? ? 
A intervenção ´´ Branca´´ , a rigor não existe o que temos é intervenção informal ou formal. O 
caso acima atuação da união sobre o Estado, caso se materialize de corre da voluntariedade do 
Estado que, abrindo mão de sua autonomia, admite o controle financeiro do Estado exercido 
pelo governo federal, sendo a decretação d a intervenção formal. A decretação da intervenção 
seria o caminha juridicamente correto obedecidos os dispositivos da intervenção.
Caso Concreto V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais