Buscar

Antropologia aplicada ao Serviço Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
“Antropologia e o Desenvolvimento Social”
Anhanguera - Uniderp – Polo Castro Serviço Social – Antropologia Aplicada ao Serviço Social
Acadêmicos
Adriano Roberto dos Santos – 413020
Allana Claudia Belon do Nascimento – 425847
Delvair Batista Lemonie - 409292
Isabelle de Cassia Kakimoto Iarosinski – 424495
Deize Caroline Penteado – 409894
Leila Nowaski do Prado – 8345782901
Muniky Kosh da Silva – 435663
Professora: Ma. Mariciane Mores Nunes.
Castro - 17 de Junho de 2014
*
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância na formação e no trabalho do Assistente Social, retrata também os problemas sociais enfrentados até o dia de hoje pela sociedade, sendo eles a extrema miséria, relatada na Obra o Quarto de Despejo: Diário de uma favela, o abandono de crianças e adolescente e a atuação do Assistente Social de uma forma geral.
*
*
O LIVRO QUARTO DE DESPEJO
*
Diário de uma favela escrito por Carolina Maria de Jesus, em 1955, retrata a realidade vivida em uma favela. As dificuldades para conseguir alimentos para sua própria sobrevivência e dos seus filhos era muito difícil, a quantidade de doenças que eles estavam expostos é grande e a falta de preocupação dos governadores é o que revoltava, a miséria era tanta, que Carolina chega a acreditar que pessoas poderiam duvidar do que ela relata.
http://www.artecultural.blog.br/2014/03/brasil-lembra-centenario-de-escritora.html
*
Os problemas sociais no Brasil vêm crescendo a cada dia, um dos fatores que colabora para este crescimento é o êxodo rural que é a migração campo/cidade, por isto as cidades mais afetadas são as maiores.Outro fator que influencia muito é a má distribuição de renda no Brasil que gera um grande contraste em relação as classes sociais, pequena parte da população detém a maior parte do poder aquisitivo, e a maioria dos brasileiros vive com menos, ai começa gerar as dificuldades como a falta moradia em lugares adequados, o acumulo de pessoas em hospitais, falta vagas em escolas e falta também pessoas qualificadas para ocupar vagas conforme as demandas do mercado de trabalho, tudo isto é resultado da desigualdade social do nosso país.
*
*
*
http://www.contextolivre.com.br/2013_11_05_archive.html
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=336156&page=11
http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-11-04/moradores-das-favelas-sao-mais-otimistas-que-brasileiros-em-geral-diz-instituto
*
CRIANÇAS ABANDONADAS
 
*
O abandono de crianças no Brasil existe desde o século XIII até os dias atuais, e o número cresce a cada dia, este é um dos fatores que preocupa muito a nós brasileiros e está ligado aos problemas sociais.
Segundo pesquisas realizadas no nosso país, os principais motivos a quais mães abandonam seus filhos é pela falta de condição de criá-los (miséria), a proibição legal do aborto, falta de esclarecimento e amparo social. As mães na grande maioria são jovens, com dificuldades financeiras e sem apoio do parceiro e da sua família de origem. Lembrando que as mães que abandonam são as que deixa as crianças quando pequenas na porta de casa de estranhos, caçambas de lixos e etc. Crianças abandonadas tendem a ter um certo atraso na sua adaptação, devido o desconforto e sofrimento.
*
Crianças Abandonadas
*
http://estradadobem.blogspot.com.br/2013/04/animais-e-criancas-abandonadas.html
http://criancaabandonada.blogspot.com.br/
http://ohassan.blogspot.com.br/2011_07_01_archive.html
Para diminuir o índice de crianças abandonadas seria necessária uma melhor política de prevenção a gravidez, ampliando o conhecimento da população num todo sobre quais os contraceptivos e como utiliza-los, pois alguns destes métodos estão disponíveis em postos de saúdes, hospitais e são gratuitos.
*
*
Por falta de informação muitas vezes deixamos de acessar nossos direitos, dado por lei da nossa Constituição Federal. Para ficarmos por dentro é necessário procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do território de abrangência do seu bairro, local onde você encontrará um Assistente Social que vai atuar orientando indivíduos, comunidades, famílias e defendendo o direito do cidadão, lutando a favor da justiça social, trabalha com foco na comunidade carente, para que tenham uma vida digna e com seus direitos garantidos, 
 http://www.saojoaodopiaui.pi.gov.br/noticias/assistencia-social/cras-garante-atendimento-digno-e-eficiente-para-populacao-381.html#.U4v6HvldWH4
ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL
*
*
Neste trabalho abordamos o tema Problemas Sociais enfrentados pelos brasileiros diariamente, e concluímos que existe sim uma política pública em que pode ajudar a população mas que precisa de estrutura para que possa ser abrangido o nosso país num todo.
Cumprimos todos nossos objetivos que tínhamos propostos, este trabalho foi importante na minha formação acadêmica o aprofundamento neste tema foi muito importante e será também no nosso futuro para desenvolver melhor a carreira profissional.
CONCLUSÃO
porém cabe ao profissional orientar sobre os deveres do cidadão também, deve-se trabalhar em busca de valores e respeito, independente de classes sociais, raça ou religião.
O assistente social pode trabalhar também em escolas, empresas, prefeituras, hospitais, ONG’s etc... Cabe a ele, planejar, executar, coordenar, projetos sociais pelos direitos da população.
*
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando