Logo Passei Direto
Buscar

prova_v974247__antropologia_aplicada_ao_serviço_social__ssoc

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A segregação, tanto social quanto espacial, é uma característica importante das grandes cidades. O livro “A Cidade de Muros”, da antropóloga Tereza Caldeira, (2000), é uma das obras que faz a correlação entre criminalidade, política e configuração do espaço urbano. Segundo a autora, sobre as formas de organização do espaço urbano, analise as afirmacoes a seguir:
Assinale a alternativa correta da questão:
I - Para a antropóloga, o principal instrumento deste padrão de segregação espacial mais recente seriam os enclaves fortificados, que são espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer e trabalho.
II - O livro aborda o que conhecemos como condomínios fechados. A justificativa das pessoas para a mudança para estes espaços é, em geral, o medo do crime violento, mas um dos efeitos dessa configuração espacial é o abandono da esfera pública tradicional.
III - Esse trabalho da antropóloga, aborda a questão da proliferação dos condomínios, que coloca assim em xeque os valores mais importantes das cidades modernas, que seriam a acessibilidade e a livre circulação.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
As afirmações I, II e III estão corretas.

Na Antropologia, a cidade como objeto de estudos e campo de investigação social consolida-se na segunda metade do século XX com a constituição de uma área específica denominada Antropologia Urbana. Sobre ela, avalie em “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as falsas:
Assinale a alternativa correta da questão:
( ) Os pesquisadores estavam interessados em compreender como se articulavam as diferenças socioculturais em ambientes urbanos que, inicialmente, experimentavam um acelerado crescimento.
( ) No Brasil, o interesse pela pesquisa nas cidades começa a surgir a partir da década de 1970 e a se consolidar especialmente nos anos de 1980, quando proliferam muitos estudos sobre as camadas populares nas grandes cidades e também sobre violência urbana, movimentos sociais, relações de gênero e sexualidade, práticas religiosas, entre muitos outros.
( ) Para a Antropologia Urbana, os estudos mais importantes são focados na religião. Não há como desenvolver análises urbanas sem o interesse do pesquisador religioso, que em sua totalidade faz parte do próprio contexto da pesquisa.
V - V - V.
V - V - F.
V - F - F.
F - F - V.
F - F - F.

Sobre a Antropologia urbana e as pesquisas nas cidades brasileiras, marque “V” para as verdadeiras e “F” para as de conteúdo falso:
Assinale a alternativa correta da questão:
( ) No Brasil, o interesse pela pesquisa nas cidades começa a surgir a partir da década de 1970 e a se consolidar especialmente nos anos de 1980, quando proliferam muitos estudos sobre as camadas populares nas grandes cidades.
( ) O conjunto das pesquisas realizadas nas cidades, aponta para questões sobre violência urbana, movimentos sociais, relações de gênero e sexualidade, práticas religiosas, entre muitos outros.
( ) A obra pioneira de Gilberto Velho, publicada em 1973, “A Utopia Urbana” é considerada uma das obras fundadoras da Antropologia Urbana no Brasil.
V - V - V.
V - V - F.
V - F - F.
F - F - V.
F - F - F.

Gilberto Velho (1945-2012), foi um dos antropólogos mais representativos do campo da Antropologia Urbana brasileira. Ele constantemente indagava sobre o significado de se fazer pesquisa nas grandes cidades, nas quais, em geral, o próprio pesquisador reside.
Está correto afirmar sobre a obra desse autor:
I - Para ele, o lugar social ocupado pelo antropólogo e suas relações com os diversos grupos socais tendiam, obviamente, a interferir em seu modo de ver e analisar as cidades.
II - Para o autor, seguindo as lições clássicas da Antropologia, a atitude recomendada era buscar estranhar aquilo que antes lhe era familiar.
III - Para o autor, a análise das cidades deve começar pela exploração do trabalho capitalista e da mais-valia absoluta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
As afirmações I, II e III estão corretas.

As periferias das grandes cidades são um dos campos importantes de investigação da Antropologia Urbana. Quais fatores estão relacionados ao interesse por esse tema?
Assinale a alternativa correta da questão:
I - O interesse pelo tema está relacionado ao surgimento de movimentos sociais que levou à constituição de novos atores políticos.
II - As pesquisas que tomavam as áreas periféricas das cidades como foco de interesse buscavam compreender as particularidades das estratégias de sobrevivência, as redes de parentesco e vizinhança, as formas de sociabilidade, a criminalidade e as representações políticas.
III – O interesse pelas pesquisas nas periferias das grandes cidades contava com o interesse do capital, mediado pela fala dos antropólogos. Estes, queriam doutrinar os nativos sociais urbanos.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
As afirmações I, II e III estão corretas.

Você já deve ter ouvido que a Antropologia é uma ciência que busca o conhecimento sobre a diversidade cultural e que, para atingir esse conhecimento, é preciso que o antropólogo estabeleça uma relação de alteridade com outras culturas.
Para tanto, é também importante que o antropólogo ou o pesquisador, supere o?
Tecnicismo.
Ostracismo.
Individualismo.
Etnocentrismo.
Coletivismo.

No Brasil, quando falamos da Antropologia praticada nas universidades, a referência é, em geral, à Antropologia Social ou Cultural, uma vez que as outras áreas de base antropológica desenvolveram-se como disciplinas independentes.
Está correta a alternativa que define a Antropologia Social ou Cultural:
Antropologia Social ou Cultural: faz estudos comparativos sobre o modo como a linguagem reflete e influencia a vida social.
Antropologia Social ou Cultural: examina as práticas e normas culturais em diferentes sociedades.
Antropologia Social ou Cultural: está interessada em compreender o entrelaçamento entre processos biológicos e culturais no desenvolvimento humano.
Antropologia Social ou Cultural: divide-se, ainda, em ramos específicos como o estudo de primatas, chamado primatologia.
Antropologia Social ou Cultural: estuda as populações e culturas desde a Pré-História até o passado recente.

Em um texto já clássico, “O ofício do etnólogo ou como ter Anthropological Blues”, o antropólogo brasileiro Roberto Da Matta resume bem a tarefa do antropólogo na seguinte fórmula: “transformar o exótico no familiar” e “o familiar em exótico”. Para cumprir essa dupla tarefa, é necessário, segundo ele, que um mesmo sujeito tenha a vivência em dois universos distintos de significação – o seu e o do outro – para, assim, situá-los e apreendê-los.
Avalie as asserções a baixo sobre a afirmação de Roberto Da Matta na citação apresentada e sobre o Antropólogo no trato com a ciência:
I - O pesquisador deve buscar estabelecer um diálogo com costumes, hábitos e crenças, que, muitas vezes, são considerados exóticos em seu grupo social de origem.
II - O pesquisador deve fazer o movimento inverso em relação ao seu próprio grupo social, ou seja, ao retornar à sua própria sociedade, o antropólogo transforma também tudo aquilo que, até então, ele via como familiar em distante e exótico.
III - Os hábitos, as crenças e os costumes de sua própria sociedade deixam, de serem vistos como naturais para, a partir do distanciamento antropológico, serem também questionados e problematizados.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
As afirmações I, II e III estão corretas.

Na história da Antropologia, a caracterização de uma pesquisa antropológica como etnocêntrica poderia se tornar uma acusação, no sentido de que o etnocentrismo passa a ser tomado como algo contrário à própria razão de ser da disciplina.
Sobre o etnocentrismo, avalie em “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as de conteúdo falso:
( ) O etnocentrismo é uma visão de mundo segundo a qual os indivíduos e os grupos interpretam os eventos, os comportamentos e os valores de outros indivíduos e grupos a partir de suas próprias perspectivas culturais, vistas como superiores.
( ) Trata-se, de uma oposição entre os próprios valores – considerados melhores e mais complexos – e os valores dos outros, considerados errados, inferiores ou maus.
( ) Não necessariamente o etnocentrismo tem a ver com racismo, uma vez que no etnocentrismo a oposição entre essas diferentes perspectivas culturais não necessariamente é feita com base em argumentos étnicos ou raciais.
V - V - V.
V - V - F.
V - F - F.
F - F - V.
F - F - F.

Este movimento de lançar o olhar sobre o outro e voltá-lo para nós mesmos é, portanto, fundamental não só para conhecermos melhor outras culturas, como também para desnaturalizarmos costumes, hábitos e tradições de nosso próprio grupo social que, em geral, tendemos a considerar como dados naturais.
Do ponto de vista antropológico, analise as afirmações a baixo em “V” para verdadeiras e “F” para as falsas:
( ) Do ponto de vista antropológico, até mesmo a maneira como nos emocionamos em decorrência de certos eventos pode ser analisada como um comportamento que é condicionado social e culturalmente.
( ) Podemos comparar o exercício antropológico com as inúmeras perguntas que as crianças pequenas fazem aos adultos, questionando os porquês de todas as coisas.
( ) Do ponto de vista do antropólogo, não há sentido algum em analisar o “outro” de uma visão periférica. O Antropólogo deve apenas observar e não interagir com o ambiente social.
V - V - V.
V - V - F.
V - F - F.
F - F - V.
F - F - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A segregação, tanto social quanto espacial, é uma característica importante das grandes cidades. O livro “A Cidade de Muros”, da antropóloga Tereza Caldeira, (2000), é uma das obras que faz a correlação entre criminalidade, política e configuração do espaço urbano. Segundo a autora, sobre as formas de organização do espaço urbano, analise as afirmacoes a seguir:
Assinale a alternativa correta da questão:
I - Para a antropóloga, o principal instrumento deste padrão de segregação espacial mais recente seriam os enclaves fortificados, que são espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer e trabalho.
II - O livro aborda o que conhecemos como condomínios fechados. A justificativa das pessoas para a mudança para estes espaços é, em geral, o medo do crime violento, mas um dos efeitos dessa configuração espacial é o abandono da esfera pública tradicional.
III - Esse trabalho da antropóloga, aborda a questão da proliferação dos condomínios, que coloca assim em xeque os valores mais importantes das cidades modernas, que seriam a acessibilidade e a livre circulação.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
As afirmações I, II e III estão corretas.

Na Antropologia, a cidade como objeto de estudos e campo de investigação social consolida-se na segunda metade do século XX com a constituição de uma área específica denominada Antropologia Urbana. Sobre ela, avalie em “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as falsas:
Assinale a alternativa correta da questão:
( ) Os pesquisadores estavam interessados em compreender como se articulavam as diferenças socioculturais em ambientes urbanos que, inicialmente, experimentavam um acelerado crescimento.
( ) No Brasil, o interesse pela pesquisa nas cidades começa a surgir a partir da década de 1970 e a se consolidar especialmente nos anos de 1980, quando proliferam muitos estudos sobre as camadas populares nas grandes cidades e também sobre violência urbana, movimentos sociais, relações de gênero e sexualidade, práticas religiosas, entre muitos outros.
( ) Para a Antropologia Urbana, os estudos mais importantes são focados na religião. Não há como desenvolver análises urbanas sem o interesse do pesquisador religioso, que em sua totalidade faz parte do próprio contexto da pesquisa.
V - V - V.
V - V - F.
V - F - F.
F - F - V.
F - F - F.

Sobre a Antropologia urbana e as pesquisas nas cidades brasileiras, marque “V” para as verdadeiras e “F” para as de conteúdo falso:
Assinale a alternativa correta da questão:
( ) No Brasil, o interesse pela pesquisa nas cidades começa a surgir a partir da década de 1970 e a se consolidar especialmente nos anos de 1980, quando proliferam muitos estudos sobre as camadas populares nas grandes cidades.
( ) O conjunto das pesquisas realizadas nas cidades, aponta para questões sobre violência urbana, movimentos sociais, relações de gênero e sexualidade, práticas religiosas, entre muitos outros.
( ) A obra pioneira de Gilberto Velho, publicada em 1973, “A Utopia Urbana” é considerada uma das obras fundadoras da Antropologia Urbana no Brasil.
V - V - V.
V - V - F.
V - F - F.
F - F - V.
F - F - F.

Gilberto Velho (1945-2012), foi um dos antropólogos mais representativos do campo da Antropologia Urbana brasileira. Ele constantemente indagava sobre o significado de se fazer pesquisa nas grandes cidades, nas quais, em geral, o próprio pesquisador reside.
Está correto afirmar sobre a obra desse autor:
I - Para ele, o lugar social ocupado pelo antropólogo e suas relações com os diversos grupos socais tendiam, obviamente, a interferir em seu modo de ver e analisar as cidades.
II - Para o autor, seguindo as lições clássicas da Antropologia, a atitude recomendada era buscar estranhar aquilo que antes lhe era familiar.
III - Para o autor, a análise das cidades deve começar pela exploração do trabalho capitalista e da mais-valia absoluta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
As afirmações I, II e III estão corretas.

As periferias das grandes cidades são um dos campos importantes de investigação da Antropologia Urbana. Quais fatores estão relacionados ao interesse por esse tema?
Assinale a alternativa correta da questão:
I - O interesse pelo tema está relacionado ao surgimento de movimentos sociais que levou à constituição de novos atores políticos.
II - As pesquisas que tomavam as áreas periféricas das cidades como foco de interesse buscavam compreender as particularidades das estratégias de sobrevivência, as redes de parentesco e vizinhança, as formas de sociabilidade, a criminalidade e as representações políticas.
III – O interesse pelas pesquisas nas periferias das grandes cidades contava com o interesse do capital, mediado pela fala dos antropólogos. Estes, queriam doutrinar os nativos sociais urbanos.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
As afirmações I, II e III estão corretas.

Você já deve ter ouvido que a Antropologia é uma ciência que busca o conhecimento sobre a diversidade cultural e que, para atingir esse conhecimento, é preciso que o antropólogo estabeleça uma relação de alteridade com outras culturas.
Para tanto, é também importante que o antropólogo ou o pesquisador, supere o?
Tecnicismo.
Ostracismo.
Individualismo.
Etnocentrismo.
Coletivismo.

No Brasil, quando falamos da Antropologia praticada nas universidades, a referência é, em geral, à Antropologia Social ou Cultural, uma vez que as outras áreas de base antropológica desenvolveram-se como disciplinas independentes.
Está correta a alternativa que define a Antropologia Social ou Cultural:
Antropologia Social ou Cultural: faz estudos comparativos sobre o modo como a linguagem reflete e influencia a vida social.
Antropologia Social ou Cultural: examina as práticas e normas culturais em diferentes sociedades.
Antropologia Social ou Cultural: está interessada em compreender o entrelaçamento entre processos biológicos e culturais no desenvolvimento humano.
Antropologia Social ou Cultural: divide-se, ainda, em ramos específicos como o estudo de primatas, chamado primatologia.
Antropologia Social ou Cultural: estuda as populações e culturas desde a Pré-História até o passado recente.

Em um texto já clássico, “O ofício do etnólogo ou como ter Anthropological Blues”, o antropólogo brasileiro Roberto Da Matta resume bem a tarefa do antropólogo na seguinte fórmula: “transformar o exótico no familiar” e “o familiar em exótico”. Para cumprir essa dupla tarefa, é necessário, segundo ele, que um mesmo sujeito tenha a vivência em dois universos distintos de significação – o seu e o do outro – para, assim, situá-los e apreendê-los.
Avalie as asserções a baixo sobre a afirmação de Roberto Da Matta na citação apresentada e sobre o Antropólogo no trato com a ciência:
I - O pesquisador deve buscar estabelecer um diálogo com costumes, hábitos e crenças, que, muitas vezes, são considerados exóticos em seu grupo social de origem.
II - O pesquisador deve fazer o movimento inverso em relação ao seu próprio grupo social, ou seja, ao retornar à sua própria sociedade, o antropólogo transforma também tudo aquilo que, até então, ele via como familiar em distante e exótico.
III - Os hábitos, as crenças e os costumes de sua própria sociedade deixam, de serem vistos como naturais para, a partir do distanciamento antropológico, serem também questionados e problematizados.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
As afirmações I, II e III estão corretas.

Na história da Antropologia, a caracterização de uma pesquisa antropológica como etnocêntrica poderia se tornar uma acusação, no sentido de que o etnocentrismo passa a ser tomado como algo contrário à própria razão de ser da disciplina.
Sobre o etnocentrismo, avalie em “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as de conteúdo falso:
( ) O etnocentrismo é uma visão de mundo segundo a qual os indivíduos e os grupos interpretam os eventos, os comportamentos e os valores de outros indivíduos e grupos a partir de suas próprias perspectivas culturais, vistas como superiores.
( ) Trata-se, de uma oposição entre os próprios valores – considerados melhores e mais complexos – e os valores dos outros, considerados errados, inferiores ou maus.
( ) Não necessariamente o etnocentrismo tem a ver com racismo, uma vez que no etnocentrismo a oposição entre essas diferentes perspectivas culturais não necessariamente é feita com base em argumentos étnicos ou raciais.
V - V - V.
V - V - F.
V - F - F.
F - F - V.
F - F - F.

Este movimento de lançar o olhar sobre o outro e voltá-lo para nós mesmos é, portanto, fundamental não só para conhecermos melhor outras culturas, como também para desnaturalizarmos costumes, hábitos e tradições de nosso próprio grupo social que, em geral, tendemos a considerar como dados naturais.
Do ponto de vista antropológico, analise as afirmações a baixo em “V” para verdadeiras e “F” para as falsas:
( ) Do ponto de vista antropológico, até mesmo a maneira como nos emocionamos em decorrência de certos eventos pode ser analisada como um comportamento que é condicionado social e culturalmente.
( ) Podemos comparar o exercício antropológico com as inúmeras perguntas que as crianças pequenas fazem aos adultos, questionando os porquês de todas as coisas.
( ) Do ponto de vista do antropólogo, não há sentido algum em analisar o “outro” de uma visão periférica. O Antropólogo deve apenas observar e não interagir com o ambiente social.
V - V - V.
V - V - F.
V - F - F.
F - F - V.
F - F - F.

Prévia do material em texto

Questão 1
PREENCHIMENTO CORRETO PREENCHIMENTO INCORRETO
FOLHA DE RESPOSTAS CADERNO DE QUESTÕES
Curso: SSOC
Série: 2_3
Disciplina: Antropologia Aplicada Ao Serviço Social
Versão: 974247
Data da prova: 09/06/2018
LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO
1. Leia atentamente cada uma das questões;
2. A prova é individual e NÂO permite consulta;
3. É PROIBIDO o empréstimo de materiais entre os alunos, bem como o uso de quaisquer meios eletrônicos
(notebooks, smartphones ou tablets);
4. Utilize caneta esferográfica azul ou preta;
5. Faça as marcações primeiro no caderno das questões e depois repasse-as para a folha de respostas;
6. Preste atenção para não deixar nenhuma questão sem assinalar;
7. Serão consideradas somente as marcações feitas na folha de respostas;
8. Você deve assinalar somente UMA RESPOSTA: a marcação em mais de uma alternativa anula a questão;
9. Não se esqueça de assinar a folha de respostas;
10. A marcação da letra correspondente às respostas certas deve ser feita preenchendo todo o espaço
compreendido pelos quadrados conforme apresentado a seguir:
11. SEMPRE confira a versão da folha de respostas com a versão do caderno de questões e certifique-se que
ambas são iguais, como demostrado abaixo. Caso contrário, solicite a troca do caderno de questão para a versão
correta:
Boa Prova!
Questão 1
A segregação, tanto social quanto espacial, é uma característica importante das grandes cidades. O livro “A Cidade de
Muros”, da antropóloga Tereza Caldeira, (2000), é uma das obras que faz a correlação entre criminalidade, política e
configuração do espaço urbano. Segundo a autora, sobre as formas de organização do espaço urbano, analise as
afirmações a seguir:
 
I - Para a antropóloga, o principal instrumento deste padrão de segregação espacial mais recente seriam os enclaves
fortificados, que são espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer e trabalho.
 
II - O livro aborda o que conhecemos como condomínios fechados. A justificativa das pessoas para a mudança para estes
espaços é, em geral, o medo do crime violento, mas um dos efeitos dessa configuração espacial é o abandono da esfera
pública tradicional.
 
III - Esse trabalho da antropóloga, aborda a questão da proliferação dos condomínios, que coloca assim em xeque os
valores mais importantes das cidades modernas, que seriam a acessibilidade e a livre circulação.
Assinale a alternativa correta da questão:
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Questão 2
Na Antropologia, a cidade como objeto de estudos e campo de investigação social consolida-se na segunda metade do
século XX com a constituição de uma área específica denominada Antropologia Urbana. Sobre ela, avalie em “V” para as
afirmações verdadeiras e “F” para as falsas:
 
( ) Os pesquisadores estavam interessados em compreender como se articulavam as diferenças socioculturais em
ambientes urbanos que, inicialmente, experimentavam um acelerado crescimento.
 
( ) No Brasil, o interesse pela pesquisa nas cidades começa a surgir a partir da década de 1970 e a se consolidar
especialmente nos anos de 1980, quando proliferam muitos estudos sobre as camadas populares nas grandes cidades e
também sobre violência urbana, movimentos sociais, relações de gênero e sexualidade, práticas religiosas, entre muitos
outros.
 
( ) Para a Antropologia Urbana, os estudos mais importantes são focados na religião. Não há como desenvolver análises
urbanas sem o interesse do pesquisador religioso, que em sua totalidade faz parte do próprio contexto da pesquisa.
Assinale a alternativa correta da questão:
V - V - V.
V - V - F.
V - F - F.
F - F - V.
F - F - F.
Questão 3
Sobre a Antropologia urbana e as pesquisas nas cidades brasileiras, marque “V” para as verdadeiras e “F” para as de
conteúdo falso:
 
( ) No Brasil, o interesse pela pesquisa nas cidades começa a surgir a partir da década de 1970 e a se consolidar
especialmente nos anos de 1980, quando proliferam muitos estudos sobre as camadas populares nas grandes cidades.
 
( ) O conjunto das pesquisas realizadas nas cidades, aponta para questões sobre violência urbana, movimentos sociais,
relações de gênero e sexualidade, práticas religiosas, entre muitos outros.
 
( ) A obra pioneira de Gilberto Velho, publicada em 1973, “A Utopia Urbana” é considerada uma das obras fundadoras da
Antropologia Urbana no Brasil.
Assinale a alternativa correta da questão:
V - V - V.
V - V - F.
V - F - F.
F - F - V.
F - F - F.
Questão 4
A)
B)
C)
D)
E)
A)
B)
C)
D)
E)
A)
B)
C)
D)
E)
“Gilberto Velho (1945-2012), foi um dos antropólogos mais representativos do campo da Antropologia Urbana brasileira. Ele
constantemente indagava sobre o significado de se fazer pesquisa nas grandes cidades, nas quais, em geral, o próprio
pesquisador reside. ”
(FINAMORI, Sabrina. Antropologia aplicada ao Serviço Social: Antropologia Urbana. Caderno de Atividades. Valinhos:
Anhanguera Educacional, 2015, p. 05).
Está correto afirmar sobre a obra desse autor:
 
I - Para ele, o lugar social ocupado pelo antropólogo e suas relações com os diversos grupos socais tendiam, obviamente,
a interferir em seu modo de ver e analisar as cidades.
 
II - Para o autor, seguindo as lições clássicas da Antropologia, a atitude recomendada era buscar estranhar aquilo que
antes lhe era familiar.
 
III - Para o autor, a análise das cidades deve começar pela exploração do trabalho capitalista e da mais-valia absoluta.
 
Assinale a alternativa correta da questão:
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Questão 5
As periferias das grandes cidades são um dos campos importantes de investigação da Antropologia Urbana. Quais fatores
estão relacionados ao interesse por esse tema?
 
I - O interesse pelo tema está relacionado ao surgimento de movimentos sociais que levou à constituição de novos atores
políticos.
 
II - As pesquisas que tomavam as áreas periféricas das cidades como foco de interesse buscavam compreender as
particularidades das estratégias de sobrevivência, as redes de parentesco e vizinhança, as formas de sociabilidade, a
criminalidade e as representações políticas.
 
III – O interesse pelas pesquisas nas periferias das grandes cidades contava com o interesse do capital, mediado pela fala
dos antropólogos. Estes, queriam doutrinar os nativos sociais urbanos.
Assinale a alternativa correta da questão:
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Questão 6
“Você já deve ter ouvido que a Antropologia é uma ciência que busca o conhecimento sobre a diversidade cultural e que,
para atingir esse conhecimento, é preciso que o antropólogo estabeleça uma relação de alteridade com outras culturas”.
(FINAMORI, Sabrina. Antropologia: conceitos e objeto de estudo. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera
Educacional, 2015, p. 01).
Para tanto, é também importante que o antropólogo ou o pesquisador, supere o?
Tecnicismo.
Ostracismo.
Individualismo.
Etnocentrismo.
Coletivismo.
Questão 7
“No Brasil, quando falamos da Antropologia praticada nas universidades, a referência é, em geral, à Antropologia Social ou
Cultural, uma vez que as outras áreas de base antropológica desenvolveram-se como disciplinas independentes. ”
(FINAMORI, Sabrina. Antropologia: conceitos e objeto de estudo. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera
Educacional, 2015, p. 04).
Está correta a alternativa que define a Antropologia Social ou Cultural:
Antropologia Social ou Cultural: faz estudos comparativos sobre o modo como a linguagemreflete e influencia a vida
social.
Antropologia Social ou Cultural: examina as práticas e normas culturais em diferentes sociedades.
A)
B)
C)
D)
E)
A)
B)
C)
D)
E)
A)
B)
C)
D)
E)
A)
B)
Antropologia Social ou Cultural: está interessada em compreender o entrelaçamento entre processos biológicos e
culturais no desenvolvimento humano.
Antropologia Social ou Cultural: divide-se, ainda, em ramos específicos como o estudo de primatas, chamado
primatologia.
Antropologia Social ou Cultural: estuda as populações e culturas desde a Pré-História até o passado recente.
Questão 8
“Em um texto já clássico, “O ofício do etnólogo ou como ter Anthropological Blues”, o antropólogo brasileiro Roberto Da
Matta resume bem a tarefa do antropólogo na seguinte fórmula: “transformar o exótico no familiar” e “o familiar em exótico”.
Para cumprir essa dupla tarefa, é necessário, segundo ele, que um mesmo sujeito tenha a vivência em dois universos
distintos de significação – o seu e o do outro – para, assim, situá-los e apreendê-los.”
(FINAMORI, Sabrina. Antropologia: conceitos e objeto de estudo. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera
Educacional, 2015, p. 04).
Avalie as asserções a baixo sobre a afirmação de Roberto Da Matta na citação apresentada e sobre o Antropólogo no trato
com a ciência:
 
I - O pesquisador deve buscar estabelecer um diálogo com costumes, hábitos e crenças, que, muitas vezes, são
considerados exóticos em seu grupo social de origem.
 
II - O pesquisador deve fazer o movimento inverso em relação ao seu próprio grupo social, ou seja, ao retornar à sua
própria sociedade, o antropólogo transforma também tudo aquilo que, até então, ele via como familiar em distante e exótico.
 
III - Os hábitos, as crenças e os costumes de sua própria sociedade deixam, de serem vistos como naturais para, a partir
do distanciamento antropológico, serem também questionados e problematizados.
 
Assinale a alternativa correta da questão:
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Questão 9
“Na história da Antropologia, a caracterização de uma pesquisa antropológica como etnocêntrica poderia se tornar uma
acusação, no sentido de que o etnocentrismo passa a ser tomado como algo contrário à própria razão de ser da disciplina. ”
(FINAMORI, Sabrina. Antropologia: conceitos e objeto de estudo. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera
Educacional, 2015, p. 06).
Sobre o etnocentrismo, avalie em “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as de conteúdo falso:
 
( ) O etnocentrismo é uma visão de mundo segundo a qual os indivíduos e os grupos interpretam os eventos, os
comportamentos e os valores de outros indivíduos e grupos a partir de suas próprias perspectivas culturais, vistas como
superiores.
 
( ) Trata-se, de uma oposição entre os próprios valores – considerados melhores e mais complexos – e os valores dos
outros, considerados errados, inferiores ou maus.
 
( ) Não necessariamente o etnocentrismo tem a ver com racismo, uma vez que no etnocentrismo a oposição entre essas
diferentes perspectivas culturais não necessariamente é feita com base em argumentos étnicos ou raciais.
 
Assinale a alternativa correta da questão:
V - V - V.
V - V - F.
V - F - F.
F - F - V.
F - F - F.
Questão 10
"Este movimento de lançar o olhar sobre o outro e voltá-lo para nós mesmos é, portanto, fundamental não só para
conhecermos melhor outras culturas, como também para desnaturalizarmos costumes, hábitos e tradições de nosso próprio
grupo social que, em geral, tendemos a considerar como dados naturais."
(FINAMORI, Sabrina. Antropologia: conceitos e objeto de estudo. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera
Educacional, 2015, p. 08).
Do ponto de vista antropológico, analise as afirmações a baixo em “V” para verdadeiras e “F” para as falsas:
 
( ) Do ponto de vista antropológico, até mesmo a maneira como nos emocionamos em decorrência de certos eventos pode
C)
D)
E)
A)
B)
C)
D)
E)
A)
B)
C)
D)
E)
ser analisada como um comportamento que é condicionado social e culturalmente.
 
( ) Podemos comparar o exercício antropológico com as inúmeras perguntas que as crianças pequenas fazem aos adultos,
questionando os porquês de todas as coisas.
 
( ) Do ponto de vista do antropólogo, não há sentido algum em analisar o “outro” de uma visão periférica. O Antropólogo
deve apenas observar e não interagir com o ambiente social.
 
Assinale a alternativa correta da questão:
V - V - V.
V - V - F.
V - F - F.
F - F - V.
F - F - F.
A)
B)
C)
D)
E)
	Questão 1
	Questão 2
	Questão 3
	Questão 4
	Questão 5
	Questão 6
	Questão 7
	Questão 8
	Questão 9
	Questão 10

Mais conteúdos dessa disciplina