Buscar

O Estado e a Democracia no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 10: O Estado e a Democracia no Brasil: a Constituição Federal, limites e desafios atuais .
 
PENSAMENTO POLÍTICO
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
Conteúdo Programático da aula 10
 
OBJETIVOS DA AULA: 
- Reconhecer a conjuntura histórica, política e social que marcou o processo de elaboração da Constituição Federal de 1988;
- Refletir sobre o atual momento da democracia e da organização do estado brasileiro, e dos arranjos políticos-institucionais decorrentes deste cenário.
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
Direto ao ponto: O primeiro passo é apresentar a conjuntura histórica, política e social que condicionou o processo de elaboração da Constituição Federal de 1988. Mostrar que o resultado do texto constitucional é marcado por um processo histórico e de amadurecimento político, que pode ser resgatado a partir do momento da abertura política e do fim da ditadura militar. Desse modo, anseios e demandas de lutas e conquistas históricas dos movimentos sociais e de outros setores organizados da sociedade civil, estão refletidos na Constituição Federal de 1988.
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
 A proposta é realizar um diálogo crítico-reflexivo sobre o atual momento da democracia e da organização do estado brasileiro e dos arranjos políticos-institucionais decorrentes deste cenário. A ideia central a ser explorada é que o Estado brasileiro está organizado de forma favorável à participação da sociedade civil no acompanhamento e proposição de políticas públicas. Demonstrar que tal cenário é configurado pelos princípios constitucionais da descentralização e da participação e, que esses dois princípios, estão materializados na figura dos conselhos gestores.
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
Procure inicialmente na sua leitura reconhecer o panorama histórico, político e social que condicionou o processo de elaboração da Constituição Federal de 1988.
Aqui, o importante é perceber que a promulgação da Constituição Federal de 1988 não é um ato político isolado. Mas sim, que contempla demandas históricas da sociedade política e que se constitui de um marco no processo de democratização da sociedade brasileira. 
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
Em seguida, tente fazer uma reflexão sobre o atual momento da democracia e da organização do Estado brasileiro e dos arranjos políticos-institucionais decorrentes deste cenário. O ponto central aqui é entender como os princípios constitucionais da descentralização e da participação estão materializados nos novos arranjos político institucionais, no exercício da cidadania participativa e na oferta de políticas públicas.
 
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
A atual Constituição Federal do Brasil, chamada de “Constituição Cidadã”, foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988. Nela são definidos os direitos individuais, coletivos, sociais e políticos dos cidadãos, e são estabelecidos limites para o poder dos governantes. Após o fim do Regime Militar, em todos os segmentos da sociedade, era unânime a necessidade de uma nova Carta, pois a anterior havia sido promulgada em 1967, em plena Ditadura Militar, além de ter sido modificada várias vezes com emendas arbitrarias.
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
Ao final da década de 1970, por pressão dos movimentos sociais na luta por direitos, liberdade e democracia, o país conquista a Anistia através da Lei 6.683 de 28 de agosto de 1979. Inicia-se o processo de abertura política, que culmina em 1985, com a queda do Regime Militar e a emenda constitucional nº 25 que convoca eleições para a Assembleia Nacional Constituinte. Em 1º de fevereiro de 1987, foi instalada a Assembleia Nacional Constituinte, composta por 559 congressistas (senadores e deputados federais, eleitos no ano anterior), e presidida pelo deputado Ulysses Guimarães, do Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
EXPLORANDO O TEMA
Abrindo o baú para a constituição de 1988:
http://www.youtube.com/watch?v=WFoObTqpzjI
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
Representando um avanço em direção a democracia, a sociedade, em seus diversos setores, foi estimulada a contribuir por meio de propostas para a elaboração da Carta Magna. As propostas formuladas por cidadãos brasileiros seriam válidas se representadas por alguma entidade (associação, sindicatos, etc.) e se fossem assinada por, no mínimo, trinta mil pessoas. Diferentes setores da sociedade que procuravam defender seus interesses, fizeram pressão por meio de lobbies (grupo de pressão, que exercem influência) e lograram importantes conquistas no texto constitucional
         
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
Se a participação popular institucionaliza-se a partir da Constituição de 1988, sua efetividade já vinha sendo construída no período pré – Constituição e consolida-se durante os anos 1990. Os movimentos sociais mobilizaram-se e participaram ativamente na elaboração do texto constitucional. As mulheres, por exemplo, tiveram seus direitos assegurados e ampliados, como a licença-maternidade, a introdução da licença-paternidade e a perspectiva jurídica da igualdade de direitos. 
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
O movimento de defesa dos direitos de crianças e de adolescentes apresentou proposta com 1,5 milhões de assinaturas que referendou a emenda popular responsável pelo artigo 227, base para posterior elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente. Dessa forma, crianças e adolescentes conquistaram na lei o status de sujeito de direitos e a primazia no atendimento. O crime de racismo foi uma decorrência da Constituição de 1988. 
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
A Constituição Cidadã de 1988
A Constituição Federal de 1988 é um marco simbólico que reinventa a nossa cidadania, é o marco da transição democrática. Em seu preâmbulo, a Constituição de 1988, institui o Estado Democrático de Direito destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social. 
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
A Constituição Federal de 1988 inova em vários aspectos diferentes, no que se refere à gestão das políticas públicas, a inovação vem por meio de dois princípios constitucionais.
Com o princípio da descentralização político-administrativa, alterando normas e regras centralizadoras e distribuindo melhor as competências entre o poder central (União), poderes regionais (Estados e Distrito Federal) e locais (municípios); e com o princípio da participação, através do estímulo à maior participação das coletividades locais – sociedade civil organizada através de mecanismos de controle social.
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
A Democracia participativa
Todo cidadão possui direitos políticos garantidos na Constituição Federal de 1988. O principal direito político e o mais exercido por todos é o direito de votar e ser votado. Mas a participação da população não se limita ao voto para a escolha de seus representantes no Poder Executivo e no Poder Legislativo. A Constituição de 1988 possibilitou a participação dos cidadãos e cidadãs nos rumos da cidade, estado e país. Estão previstos no artigo 14 da Constituição Federal, o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular, também como direitos políticos.
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
Para dar viabilidade a este direito, a Câmara dos Deputados criou a Comissão Permanente de Legislação Participativa, que acolhe as iniciativas populares. Mas, quem pode apresentar sugestões Legislativas? A prerrogativa fica restrita à associações
e órgãos de classe, sindicatos e entidades da sociedade civil, exceto partidos políticos. Desde que tenham participação paritária da sociedade civil, também podem apresentar sugestões legislativas os órgãos e as entidades da administração pública direta e indireta, como o Conselho Nacional de Saúde, o Conselho Nacional de Assistência Social etc. Não é permitida esta iniciativa aos organismos internacionais.
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
A Institucionalização dos Conselhos
A participação nos conselhos, como efetivação da democracia participativa, tem significado permanente educação para a cidadania. A sociedade conquista um espaço de corresponsabilidade na definição de leis e políticas garantidoras dos seus direitos. O processo de abertura abriu espaço para uma diversidade de interesses e de projetos colocados na arena social e política. Teve sua sustentação na grande mobilização pelas “Diretas Já” e na mobilização social dos diversos segmentos da sociedade civil organizada por inclusão, ampliação e universalização dos direitos no processo Constituinte.
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
O Estado apresenta em suas configurações atuais uma situação permeável à participação da sociedade civil para o encaminhamento das políticas públicas, assim como, com novas configurações nas suas relações com a sociedade civil. Apesar do presente cenário, é importante ressaltar que o Estado não está abrindo mão de suas “atribuições clássicas”, continuando a ser o responsável pelo provimento dos direitos sociais. Porém a sociedade civil possui importante papel na defesa da garantia desses direitos e precisa fazer valer a sua presença como ator político nos espaços institucionais de diálogo com o Estado. Vamos resumir nossa aula:
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
Resumindo:
O Estado hoje é permeável porque permite a outros atores sociais, atravessar, transpassar, pela sua estrutura, até chegar às instâncias de decisão. Temos, uma nova disposição do Estado aberto à participação de outros atores coletivos, oriundos da sociedade civil e do mercado, na concepção e implementação de políticas públicas. Antes vistas, apenas como responsabilidade do Estado e agora vislumbradas como um trabalho de parceria em prol do combate as desigualdades. 
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
Os Conselhos Gestores, que cumprem papel fundamental nesse arranjo político institucional, estão presentes na Constituição de 88 e foram regulamentados em leis municipais e estaduais. Inclusive, a existência de tais espaços está articulada ao repasse de recursos como exigência legal nos diferentes níveis da administração pública e em diferentes políticas. Hoje, os Conselhos gestores possuem importante papel nas políticas públicas. 
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
São entendidos como espaços institucionalizados de mediação nos marcos dos novos padrões estabelecidos para a relação entre Estado e sociedade civil e se configuram como “novos instrumentos de expansão, representação e participação” A existência dos conselhos materializa o princípio constitucional da participação, assim como reflete o princípio da descentralização, dispostos no texto da Carta Magna de 88 e que estão contemplados na dinâmica das políticas municipais hoje no Brasil.
Tema da Apresentação
PENSAMENTO POLÍTICO
AULA 10
Até na próxima aula de revisão dos conteúdos para a AV2.
Um abraço e até breve.
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando