Buscar

AVALIAÇÃO DIREITO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINAS INTERATIVAS
AVALIAÇÃO DIREITO AMBIENTAL
QUESTÃO 1) Os Princípio da prevenção e Princípio da precaução informam a aplicação do Direito Ambiental no âmbito preventivo; querem evitar a ocorrência de dano ao meio ambiente. Apesar de ambos quererem evitar o dano, não são considerados sinônimos.
Em um processo de licenciamento ambiental, o órgão estadual decidiu pelo indeferimento de licença para a implementação de loteamento, em região em que não há instalação de rede de esgoto, sistema não previsto no projeto do empreendedor. O órgão justificou a decisão pelo princípio da precaução. Esta decisão está correta?
a) A decisão está incorreta, pois o princípio precaução aplica-se para evitar possíveis intervenções danosas ao meio ambiente, quando não há certeza científica do impacto que certa ação possa provocar ao meio ambiente; o que não é o caso do enunciado..
QUESTÃO 2) O Direito Ambiental brasileiro revela a importância dada pela sociedade brasileira ao meio ambiente, diante de seu tratamento constitucional. A Constituição da República de 1988 disciplinou o tema, atribuindo-lhe um capítulo próprio.
Sobre o Direito Ambiental, seu conceito, autonomia e regime jurídico, é correto afirmar:
b) Possui regime jurídico próprio e visa regulamentar as ações humanas que dizem respeito ao uso e gozo dos recursos naturais. 
QUESTÃO 3) “A competência comum estabelece uma comunhão na gestão das matérias apresentadas no art. 23. A Constituição não quer que o meio ambiente seja administrado de forma separada por União, Estados, Distrito Federal e Municípios. É razoável entender-se que, na competência comum, os entes federados devem agir conjuntamente”
Sobre a competência comum e a Lei Complementar n. 140/11, é correto afirmar que a Lei Complementar n. 140/11 estabelece normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional. Julgue essa afirmativa e assinale abaixo a opção verdadeira:
e) Esta afirmação é verdadeira e a Lei Complementar n. 140/11 fixa normas, para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora.
QUESTÃO 4) A constitucionalização do Direito Ambiental foi de extrema valia quando permite o controle de constitucionalidade dos atos normativos infraconstitucionais, tanto pelo controle difuso ou pelo controle concentrado, haja vista existir, na Carta Maior, o estabelecimento expresso de regras e princípios específicos ao tema.
Sobre o tratamento constitucional do Direito Ambiental, é correto afirmar:
d) O art. 225, da Constituição de 1988, trata o meio ambiente como bem, voltado a promover o bem-estar dos seres vivos (vida). O meio ambiente ecologicamente equilibrado é atribuído como direito a todos e sua tutela, como dever de todos.
QUESTÃO 5) A Constituição de 1988 deu tratamento especial ao Direito Ambiental, trazendo regras e princípios próprios para a disciplina da tutela do meio ambiente que, a partir desses ditames, tornou-se um direito por si só, essencial à garantia de vida de todos.
Sobre as disposições constitucionais do direito ao meio ambiente, é correto afirmar:
a) Na Constituição de 1988, o Meio Ambiente foi alçado à categoria de direto difuso;

Outros materiais