Buscar

Plano de Estudos av1 TSP1

Prévia do material em texto

Plano de Estudos – Tsp I – Av1
Behaviorismo – Conceito.
Behaviorismo, também conhecido como comportamentalismo, é uma área da psicologia, que tem o comportamento como objeto de estudo.
O behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos. Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.
De acordo com Watson, o estudo do meio que envolve um indivíduo possibilita a previsão e o controle do comportamento humano. O behaviorismo busca criar uma psicologia cientifica, através de uma ciência do comportamento, separando-se da filosofia e tornando-se uma disciplina autônoma.
A perspectiva determinista do behaviorismo descreve a relação entre determinismo e behaviorismo. Behavioristas são partidários do determinismo, porque eles acreditam que o ambiente é o único determinante do comportamento. Eles acreditam que não há livre arbítrio e nem raízes internas de comportamento. Os behavioristas acreditam que o comportamento é condicionado pelo ambiente e o determinismo apoia esta teoria.
Todo aprendizado ocorre através de interações com o meio ambiente.
O ambiente forma o comportamento.
Levar em consideração estados mentais internos, como pensamentos, sentimentos e emoções é inútil para explicar comportamento.
Condicionamento Respondente/Clássico (Pavlov - cão).
Em seu famoso experimento, Ivan Pavlov notou que cães começaram a salivar em resposta a um tom depois que o som tinha sido repetidamente emparelhado com a apresentação de alimentos. Pavlov rapidamente percebeu que esta era uma resposta aprendida e começou a investigar ainda mais o processo de condicionamento.
Condicionamento clássico envolve o emparelhamento de um estímulo previamente neutro (como o som de um sino) com um estímulo não condicionado (o sabor dos alimentos).
Este estímulo não condicionado natural e automaticamente desencadeia o ato de salivar como uma resposta para o alimento, que é conhecida como a resposta não condicionada. Depois de associar o estímulo neutro e o estímulo incondicionado, o som do sino vai começar a evocar salivação como uma resposta. O som do sino é agora conhecido como o estímulo condicionado e salivar em resposta ao sino é conhecido como a resposta condicionada.
Condicionamento Operante. (Skinner - rato).
O condicionamento operante se concentra no uso de reforço ou punição para aumentar ou diminuir um comportamento. Através deste processo, uma associação é formada entre o comportamento e as consequências para esse comportamento. Por exemplo, imagine que um treinador está tentando ensinar um rato a buscar uma bola. Quando o rato pega a bola, o rato recebe elogios como uma recompensa. Quando o animal não consegue recuperar a bola, o treinador não dá o reforço. Eventualmente, o cão faz uma associação entre o seu comportamento de buscar a bola e receber a recompensa desejada.
Esquema de REFORÇO e PUNIÇÃO:
Reforço é sempre para aumentar a incidência de um comportamento, já a punição é sempre para diminuir e extinguir um comportamento. Existe reforço positivo e negativo, assim como existe punição negativa e positiva.
REFORÇO POSITIVO: aumenta a incidência de um comportamento COLOCANDO um estimulo compensatório (recompensa).
Exemplo: Um professor elogiando os estudantes quando eles responderem corretamente irá aumentar esse comportamento de responder.
REFORÇO NEGATIVO: aumenta a incidência de um comportamento RETIRANDO um estimulo aversivo.
Exemplo: Em uma aula de biologia, os estudantes que tiraram um “A” no teste escrito não tinham que dissecar uma rã.
PUNIÇÃO POSITIVA: trata-se de apresentar um resultado desfavorável ou evento seguinte à um comportamento indesejável. A maneira mais fácil de se lembrar este conceito é notar que se trata de um estímulo aversivo que é adicionado à situação. Diminuindo a incidência de um comportamento.
Exemplo: Você usa o seu boné favorito na aula, mas é repreendido por seu professor por violar o código de vestimenta da sua escola.
PUNIÇÃO NEGATIVA: envolve tirar algo de bom ou desejável para reduzir a ocorrência de um comportamento.
Exemplo: Um menino da 3ª série grita com outro aluno durante a aula, então seu professor tira símbolos de “bom comportamento” que podem ser trocados por prêmios.
Crítica de Watson a Introspecção.
Introspecção é o ato pelo qual o sujeito observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência deles. Dentre os possíveis conteúdos mentais passíveis de introspecção, destacam-se as crenças, as imagens mentais, memórias (sejam visuais, auditivas, olfativas, sonoras, tácteis), as intenções, as emoções e o conteúdo do pensamento em geral (conceitos, raciocínios, associações de ideias).
O behaviorismo se opõe ao uso da introspecção por considerá-la pouco confiável do ponto de vista científico, pois este exige fatos observáveis e evidências analisáveis. Watson defende que é possível fazer uma psicologia sem nenhuma introspecção, pois os processos internos são analisáveis nos comportamentos expressados.
Diferença entre cond. Operante e Clássico.
Uma das maneiras mais simples de se lembrar as diferenças entre o condicionamento clássico e operante é concentrar-se sobre se o comportamento é involuntário ou voluntário. Condicionamento clássico envolve a associação entre uma resposta involuntária e um estímulo, enquanto o condicionamento operante é sobre a associação entre um comportamento voluntário e uma consequência.
Exemplo: No condicionamento operante, o aluno também é recompensado com incentivos, enquanto que o condicionamento clássico não envolve tais tentações. Além disso, lembre-se que o condicionamento clássico é passivo por parte do aluno, enquanto que o condicionamento operante requer que o aluno participe ativamente e realize algum tipo de ação, a fim de ser recompensado ou punido. Para o condicionamento operante funcionar, o sujeito deve primeiro exibir um comportamento que pode então ser recompensado ou punido. O condicionamento clássico, por outro lado, envolve a formação de uma associação com algum tipo de evento que já que ocorre naturalmente.

Continue navegando