Buscar

3 avaliando direito penal 17 11 2017

Prévia do material em texto

1 Crime de mera conduta é aquele:
		
	 
	que não descreve e nem exige o resultado naturalístico para sua consumação.
	
	que apenas descreve, mas não exige o resultado naturalístico para sua consumação.
	
	é um crime praticado com uma simples ação.
	
	que não descreve, mas exige o resultado naturalístico para sua consumação.
	
	que descreve e exige o resultado naturalístico para sua consumação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703270924)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma babá junto com seu namorado mantém, durante alguns dias, o filho do patrão, com 4 anos de idade, fechado em um quarto de uma casa de subúrbio, com a intenção de obter vantagem pecuniária. Antes de cobrá-la, contudo, vem a ser preso. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre a classificação das infrações penais é correto afirmar que praticaram:
		
	
	Crime de dano.
	
	Crime progressivo.
	
	Crime próprio.
	 
	Crime permanente.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201703965576)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos crimes de mera conduta, o legislador só descreve o comportamento do agente, não havendo resultado naturalístico. Tal assertiva é
		
	
	equivocada diante da classificação dos crimes.
	
	correta, mas somente aplicável aos delitos materiais.
	 
	absolutamente correta.
	
	NENHUMA DAS ANTERIORES.
	
	parcialmente correta.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201703845482)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O carro de Alisson percorreu desgovernado acentuado declive, segundos após o condutor estacioná-lo, vindo a atingir Ana, que atravessava a via de trânsito, provocando a sua morte. O juiz condenou Alisson a pena de dois anos de detenção pela prática do crime de homicídio culposo de trânsito (art. 302 da Lei n. 9.503/1997). A defesa recorreu entendendo que a condenação deveria dar-se pelo crime de homicídio culposo do Código Penal (art. 121, § 3). No julgamento do recurso, o respectivo tribunal deferiu o pedido com fundamento no princípio da:
		
	
	Subsidiariedade.
	 
	Especialidade.
	
	Tipicidade.
	
	Consunção.
	
	Alternatividade.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201703368444)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do significado dos princípios limitadores do poder punitivo estatal, assinale a opção correta: (Exame de Ordem 2009.1 OAB/ CESPE-UnB)
		
	
	Segundo o princípio da ofensividade, no direito penal somente se consideram típicas as condutas que tenham certa relevância social, pois as consideradas socialmente adequadas não podem constituir delitos e, por isso, não se revestem de tipicidade.
	
	Segundo o princípio da culpabilidade, o direito penal deve limitar-se a punir as ações mais graves praticadas contra os bens jurídicos mais importantes, ocupando-se somente de uma parte dos bens protegidos pela ordem jurídica.
	 
	O princípio da intervenção mínima, que estabelece a atuação do direito penal como ultima ratio, orienta e limita o poder incriminador do Estado, preconizando que a criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico.
	
	De acordo com o princípio da fragmentariedade, o poder punitivo estatal não pode aplicar sanções que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituição físico psíquica dos condenados por sentença transitada em julgado.

Continue navegando