Buscar

Consideração Finais Saskia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Consideração Finais
Estas considerações finais tratam das observações e vivencias obtidas através da realização do Estagio Supervisionado - I em Educação Física – Licenciatura, realizado no Centro Educacional Meu Cantinho ME, localizado na Rua Jose Gall, 689, Bairro Dom Bosco, Itajaí – SC.
As de atividades de campo foram supervisionadas pelo profissional de Educação Física Guilherme Augusto de Souza - CREFI 018728-G/SC , realizado entre os dias 19 de setembro e 17 de outubro de 2017, todas as terças feiras conforme estruturação determinada no Manuel de Estagio em Educação Física - Educação Física – Educação Infantil e /ou Séries Iniciais do Ensino fundamental. 
Inicialmente, durante a observação, pude constatar que quando bem aplicados os estímulos, em crianças da mais tenra idade, como aquelas observadas, o retorno é quase imediato e gratificante.
Notei ainda, que este retorno é extensivo nas demais atividades do cotiado destas crianças, ajudando-as a desenvolver as mais diversa habilidades de forma holística e completa. 
Assim, percebi o quão importante é o trabalho do educador físico no desenvolvimento das crianças, uma vez que tudo o que é aplicado a eles retorna das mais diversas formas, proporcionando desenvolvimento de diversas competências fundamentais para o desenvolvimento do ser humano.
Durante a coparticipação, o que mais me surpreendeu foi a receptividade das crianças, que despidas de pré-conceitos, me aceitaram como parte do contexto rapidamente.
O carinho deles para comigo e com o meu supervisor durante as minhas participações foi muito gratificante, e reafirma, o quão importante são esses estímulos para o desenvolvimento de seres humanos completos.
Outro aspecto relevante da coparticipação, além das manifestações carinhosas, e da aceitação, foi o contato inicial com os alunos, na posição de líder, de ver o qual importante é ter um profissional com habilidades para manter o conjunto unido, e que ao mesmo tempo saiba como lidar com as particularidades de cada um. Esta fase fui uma preparação muito importante para o que estava por vir.
Já a intervenção foi imensamente gratificante, haja vista que o supervisor me concedeu bastante espaço durante as aulas, permitiu que eu sugerisse os planos de aula, o quais foram aplicados após a sua aprovação.
A maioria das aulas são conduzidas através de brincadeiras, no entanto, durante uma das minhas intervenções, e com a concordância do supervisor, experimentamos introduzir conceitos básicos de fustsal, para toda a turma.
A atividade foi bem aceita, e pude notar que o futebol faz parte do cotidiano da maioria, e que supreendentemente, as meninas tem muito interesse nesse tipo de atividade, porém em virtude de alguns conceitos familiares nem todas desenvolveram o seu potencial por completo. O plano de aula a que se refere esta atividade é o 17.
Outra intervenção sugerida é aplicada, é a do plano de aula é o 18 e 19, onde tratamos da versão politicamente correta da cantiga “atirei pau no gato”, ou seja, “não atirei o pau no gato”, o intuito era fazer uma atividade divertida, e com cunho educacional, tratando do respeito ao próximo e promover a interação entre todos os alunos.
Já no plano de aula 20, aplicamos jogos tradicionais como a “queimada”, porque no inicio do procedimento didático, falamos a respeito das brincadeiras culturalmente tradicionais, se já havia brincado disso antes, e também os estimulamos a conversarem com os pais, avós e familiares, para saber quais a brincadeiras tradicionais que eles brincavam.
Toda essa experiência me fez refletir o quão intima é a relação professor aluno, e quanto e importante ter profissionais preparados trabalhando na formação das crianças. 
O professor através de suas praticas, tem o poder de influenciar a formação de caráter e o comportamento destes seres humanos em formação para o resto da vida, portanto é necessário, que esta profissão seja encarada com seriedade, amor e dedicação.
Que no momento em que nos colocamos na frente daqueles pequeninos sedentos por conhecimento, tenhamos uma postura amorosa e firme ao mesmo tempo, e que, diariamente possamos encontrar o equilíbrio para desenvolver e valorizar a profissão de educador físico.
Agindo desta forma, mudaremos os conceito de que a função do professor de Educação Física é a de somente ensinar brincadeiras e fundamentos esportivos, que estamos preparados e vamos muito mais além. 
E, o estagio supervisionado é o inicio deste contato, é o star para que tenhamos certeza de que é isto que queremos fazer, bem como, nos colocar frente a frente com as nossas futuras responsabilidades.