Buscar

Slide 6ª semestre

Prévia do material em texto

Uruguaiana
2017/02
GESTÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO 
KARINY CARRAZONI SILVEIRA
LEANDRO RAMOS BORTOLAZZO
MIRIAM VASCONCELOS BORGES COSTA
patricia da silva kloh
 
UNIVERSIDADE UNOPAR
 POLO URUGUAIANA
INTRODUÇÃO
 Esta é uma pesquisa bibliográfica em torno de medidas de gestão de riscos em uma empresa do setor da agroindústria, de beneficiamento de grãos. Serão elencadas algumas funções e as atividades executadas, através desta análise poderemos conhecer a estrutura da ordem de serviço que tem por objetivo informar de forma clara e objetiva a atividade a ser executada, os riscos existentes e as formas de prevenção.
UNIVERSIDADE UNOPAR
 POLO URUGUAIANA
OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho é estudar e elaborar um plano de gestão em segurança do trabalho.
UNIVERSIDADE UNOPAR
 POLO URUGUAIANA
METODOLOGIA
Foi realizada a análise de uma empresa com duzentos funcionários que atuam nas áreas de balança, tombador, secagem de grãos, administrativo, carregamento e serviços gerais é essencial a elaboração de um plano de gestão em segurança do trabalho com prévio mapeamento de riscos e posterior planejamento de ações e estratégias que minimizem os riscos e maximizem os resultados positivos dentro da empresa
UNIVERSIDADE UNOPAR
 POLO URUGUAIANA
DESENVOLVIMENTO
*Setor de beneficiamento de grãos apresenta muitos riscos como soterramento, choque elétrico, queda, atropelamento, explosão e outros.
De acordo com a NR 01 cabe ao empregador “elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos”. 
Uma ordem de serviço contém a descrição da atividade a ser desenvolvida; os riscos devem ser listados; os EPIs devem ser elencados e as medidas preventivas.
O termo de responsabilidade deve ser assinado no ato de seu recebimento.
UNIVERSIDADE UNOPAR
 POLO URUGUAIANA
DESENVOLVIMENTO
 No ambiente laboral em questão as medidas de controle do ruído são basicamente de três ordens: na fonte, no meio e no homem. Prioritariamente, quando tecnicamente viável, a intervenção deve se dar na fonte, em seguida no meio e, em última instância, no homem”. 
UNIVERSIDADE UNOPAR
 POLO URUGUAIANA
DESENVOLVIMENTO
De acordo com Barbosa Filho, o controle na fonte pode ser feito com a execução de medidas técnicas nas máquinas e de medidas administrativas na produção. Para controlar os ruídos presentes no meio, a empresa deve evitar a propagação por meio de isolamento acústico e se preciso, por fim, para controle dos efeitos no trabalhador, as medidas são o uso de equipamentos de proteção adequados e a redução do tempo de exposição.
UNIVERSIDADE UNOPAR
 POLO URUGUAIANA
UNIVERSIDADE UNOPAR
 POLO URUGUAIANA
DESENVOLVIMENTO
	O intraempreendedorismo é um processo que ocorre dentro de uma empresa, independentemente de seu porte, e resulta não somente em novos negócios, mas também em outras atividades e orientações inovadoras como o desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias, técnicas administrativas, posturas competitivas e estratégias como a participação na elaboração de planos de ações de prevenção de riscos no ambiente laboral.
8
CONCLUSÃO
Na empresa da agroindústria em questão um plano de gerenciamento de riscos é de suma importância e ao iniciá-lo é preciso mapear os riscos, identificando-os, elaborando análises qualitativa e quantitativa, o plano de respostas e concluindo com a forma que os riscos serão controlados e monitorados. Sendo assim, busca através de procedimentos técnicos e administrativos, reduzir ou eliminar os riscos, ou então promover meios de conviver com ele de maneira segura.
UNIVERSIDADE UNOPAR
 POLO URUGUAIANA
UNIVERSIDADE UNOPAR
 POLO URUGUAIANA
“Nenhum trabalho será tão urgente ou importante, que não possa ser planejado e executado com segurança”.
REFERÊNCIAS
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FLEICH, Denis de Souza; BRUNO-FARIA, Maria de Fátima. A medida da criatividade: possibilidades e desafios. In: ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de;
ARAÚJO, Geraldo. F. - A criatividade corporativa na era dos resultados. São Paulo: ISBN, 2003.
BALAN, Claudiane Ribeiro. Análise de Risco e Gerenciamento de Risco / Thiago Gonçalves Modena Carvalho – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2015.
BALAN, Claudiane Ribeiro. Gestão em Segurança do Trabalho e Técnicas de Medição / Walter Ribeiro da Rocha Júnior, Adriano Romanini – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2015. 
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR-1 – Disposições Gerais. Manual de Legislação. Atlas, 74º edição, 2014. 
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Manual de Legislação. Atlas, 74º edição, 2014.
BRUNO-FARIA, Maria de Fátima; FLEICH, Denis de Souza. Medidas de criatividade: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 11-34.
DORNELAS, José. Empreendedorismo- Transformando ideias em negócios. São Paulo, LTC, 2015.
DNV (Det Norske Veritas), 1997. Administração Moderna de Segurança: Manual de Curso. DNV Loss Control Management. Rio de Janeiro: DNV.
FREITAS, Carlos Machado de, 1996. Acidentes Químicos Ampliados: Incorporando a Dimensão Social nas Análises de Riscos. Tese de Doutorado, Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz.
HASHIMOTO, M. Espírito empreendedor nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2006.
JULIANO, Marcio de Cassio. Empreendedorismo –Londrina: Editora Educacional S.A, 2016.
MEIRA, R. C. As ferramentas para a melhoria da qualidade. Porto Alegre: SEBRAE, 2003.
 
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 24 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
YAN Z, Hu L, Chen H, Lu F. Computer Vision Syndrome: a widely spreading but largely unknown epidemic among computers users. Comp Hum Behav. 2008.
RANGEL JUNIOR, Hamilton. Manual de lógica jurídica aplicada.São Paulo: Atlas, 2011.
ZENZ C. Occupational medicine. Chicago: Year Book; 1975.
RANGEL, Estellito JR. Atmosfera explosiva. O setor elétrico. Disponível em: http://www.osetoreletrico.com.br/ Acesso em: 20/10/17.
UNIVERSIDADE UNOPAR
 POLO URUGUAIANA

Continue navegando

Outros materiais