Buscar

A logística reversa de pilhas foi estabelecida por norma em 2008

Prévia do material em texto

A logística reversa de pilhas foi estabelecida por norma em 2008. A Resolução do Conama nº 201/2008 estabeleceu a obrigatoriedade de recolhimento de pilhas e baterias usadas, com a efetivação de um processo pelas indústrias produtoras.
A norma prevê o recebimento de pilhas usadas, devolvidas pelo consumidor ao comércio, e encaminhamento, por meio de transportadora certificada, a uma empresa que faz a reciclagem desses produtos.
Em novembro de 2011, o programa de logística reversa de pilhas e baterias de uso doméstico da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) completou um ano. Nesse período, segundo a indústria, os 1054 pontos de coletas receberam 120 toneladas de pilhas e baterias em todo o País.
De acordo com a entidade, o material coletado é encaminhado à empresa Suzaquim Indústria Química, localizada na região metropolitana de São Paulo e os custos desta destinação final também são arcados pelos fabricantes e importadores.
O Programa ABINEE Recebe Pilhas é uma iniciativa conjunta de fabricantes e importadores de pilhas e baterias portáteis, voltada para a coleta e destinação final de pilhas e baterias de consumidores domésticos.
Tendo em vista a preservação ambiental, a Resolução CONAMA 401/2008 estabeleceu os limites máximos de metais que podem ser utilizados na composição das pilhas e baterias portáteis comercializadas no território nacional e também, recomenda que todas as pilhas e baterias portáteis sejam descartadas em locais adequados, prevenindo possíveis impactos negativos e estimulando a recuperação de recursos naturais por meio da reciclagem destes resíduos.
De modo a atender a legislação vigente, e proporcionar uma solução adequada ao descarte de pilhas e baterias portáteis, os fabricantes e importadores de pilhas e baterias portáteis criaram em 2010 um sistema para coletar e reciclar as pilhas descartadas pelo consumidor. 
O sucesso do Programa depende da adesão dos consumidores, por meio da participação ativa neste sistema ao entregar suas pilhas e baterias portáteis nos estabelecimentos onde adquiriram o produto, ou nos pontos de entrega cadastrados no site do Programa.
Parceiros cadastrados como pontos de coleta do Programa, podem solicitar a retirada do material coletado, desde que tenham no mínimo 30 kg e no máximo 250 kg, de pilhas e baterias devidamente armazenadas. Para quantidades acima de 100 kg, é necessário que as pilhas estejam armazenadas em bombonas homologadas e com alça.
Para demais iniciativas particulares que queiram utilizar o Programa para descartar as pilhas e baterias que coleta, a opção proposta pelo comitê gestor é que a empresa/instituição se responsabilize pelos custos do frete até nosso centro de consolidação; a partir daí o Programa arcará com os custos de triagem, transporte secundário e reciclagem destas pilhas. 
Abaixo seguem as marcas das empresas, fabricantes e importadoras de pilhas e baterias, que participam do Programa ABINEE Recebe Pilhas.

Continue navegando

Outros materiais