Buscar

Trabalho de economia

Prévia do material em texto

INTRODUCÃO
Existe uma falsa idéia de que economia é uma ciência exata e que, para entendê-la, é necessário ser um profundoconhecedor de matemática. Isso não é verdade. Pode-se dizer que existe um excesso de matematizarão da economia, talvez porque muitos economistas, ou grupos de economistas, entendam que o rigor matemático seja necessário para criar e validar as teorias econômicas no campocientifico. 
DESENVOLVIMENTO
Um grande pensador e economista Carl Menger era avesso ao tratamento matemático dos problemas econômicos. Para Menger, segundo Ricardo Feijó, a economia deveria investigar a essência dos conceitos econômicos e isso não poderia ser estabelecido por equações e gráficos, pois, em sua opinião, elas sódão conta de sentenças arbitrarias sobre as relações entre grandezas que se estabelece na condição de equilíbrio. Só o método genético-causal e, não, os modelos matemáticos focalizam a essência da vida econômica (FEIJÓ, Ricardo. Economia e Filosofia na Escola Austríaca. Nobel: São Paulo, 2000, .74).
Economia é uma ciência social construída através do tempo, tendo como objeto de estudo a ação e o comportamento do homem, a fim de garantir sua existência utilizando os recursos econômicos disponíveis em seu tempo e espaço, considerando os aspectos psicológicos, sociais e morais. A ciência econômica exerce uma influência complexa ao mesmo tempo em que sofre influência de outras ciências como Psicologia, Matemática, Direito, Filosofia, Sociologia, Ciência Política, História, Geografia, Estatística, Antropologia.
Essa complexidade faz que os fatos econômicos interfiram na organização da sociedade, determinem o modo de vida de um povo, o bem estar da população, a riqueza a pobreza dos indivíduos, de regiões e países.
CONCLUSÃO
Todos nós vivenciamos diariamente a “economia”. Somos afetados pelos preços dos produtos e serviços que consumimos, pelo desemprego, pelos impostos que pagamos pela política de juros do Banco Central do Brasil, pela inflação e por muitos outros fatos econômicos. Devemos desmitificar o entendimento e trabalhar a complexidade econômica. Devemos compreender os processos econômicos, para quebrar mitos e o senso comum, utilizados para difundir determinados valores e crenças dos grupos dominantes de uma sociedade no controle e na gestão dos recursos econômicos..

Continue navegando