Buscar

AV ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0638_AV_201601426127 » ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201601426127 - FERNANDA DE SOUZA MONTEIRO 
	Professor:
	EDILMA SOARES DA SILVA
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 5,1    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 14/06/2017 10:02:50 
	 1a Questão (Ref.: 201601608480)
	Pontos: 0,3  / 1,0 
	A terceira revolução industrial e a globalização vão criar novas oportunidades, mas serão empregos para a elite. Os dias de oferta de empregos em massa acabaram.Jamais veremos milhares e milhares de trabalhadores saindo das fábricas depois de um dia de trabalho. (Jeremy Rifkin, autor do livro O FIM DOS EMPREGOS - "Folha de São Paulo", 25 / 08 / 9. Identifique as atuais tendências de absorção da mão-de-obra pelo mercado de trabalho. 
	Resposta: A terceirização como estratégia de gestão de trabalho.
	Gabarito: Atualmente, os postos de trabalho surgem nas áreas altamente qualificadas gerando profissionais especializados tanto em países desenvolvidos quanto em países subdesenvolvidos. O desemprego por outro lado atinge, em massa, a população não capacitada ou pouco capacitada.
	 2a Questão (Ref.: 201601597834)
	Pontos: 0,3  / 1,0 
	Com o aumento da produtividade e o desenvolvimento de novos métodos de cultivo do solo, ocorreu uma expansão gradual das atividades agrícolas, pois o homem acabou por produzir mais do que precisava para sobreviver. As atividades passaram a ser mais divididas. Qual o fato importante que se desenvolve a partir dessa divisão? 
	
	Resposta: Acumulação primitiva de capital, exigindo do trabalhador uma flexibilização maior em realizar múltiplas tarefas.
	Gabarito: R: Tem início o processo de especialização do homem, ou seja, passam a surgir artesãos, na produção artesanal entre outros. 
	 3a Questão (Ref.: 201602462576)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nesta linha pode-se dizer que a questão social: I. Expressa um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que a formação da classe operária e seu ingresso no cenário político desencadeiam, no curso da constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista. II. É a expressão da sociabilidade erguida sob o comando do capital, com todos os efeitos sociais que emergem da luta pela apropriação da riqueza social criada a partir do trabalho não pago. III. Constitui-se sinônimo de pobreza sem, contudo, ter vinculação com o modo de produção capitalista. É correto o que se afirma em 
		
	
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	I, II e III.
	 4a Questão (Ref.: 201601610665)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Sobre a instrumentalidade na ação dos assistentes sociais, segundo Yolanda Guerra, é correto afirmar que: I - Na medida em que os profissionais utilizam, criam, adequam às condições existentes, transformando-as em meios/instrumentos para a objetivação das intencionalidades, suas ações são portadoras de instrumentalidade; II - A instrumentalidade no exercício profissional refere-se, apenas, ao conjunto de instrumentos e técnicas construídos e reconstruídos no processo sócio histórico; III - No que se refere às respostas profissionais, a instrumentalidade do exercício profissional se expressa no cotidiano das classes vulnerabilizadas, em termos de modificar empiricamente as variáveis do contexto social e de intervir nas condições objetivas e subjetivas de vida dos sujeitos; IV - Reconhecer e atender às requisições técnico-instrumentais da profissão significa ser funcional à manutenção da ordem ou ao projeto burguês; V - A instrumentalidade como uma mediação, permite a passagem das ações meramente instrumentais para o exercício profissional crítico e competente. 
		
	
	Somente as alternativas II e V estão corretas.
	
	Somente as alternativas II, III e V estão corretas.
	
	Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
	
	As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas. 
	 5a Questão (Ref.: 201602035862)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"Sustentando-se na análise de Marx, e a partir da observação do comportamento do capitalismo contemporâneo, David Harvey discute, em O Novo Imperialismo, a necessidade de reavaliação histórica do conceito de acumulação primitiva de capital. Para o geógrafo inglês, não haveria nessa categoria de acumulação nada de antiquado; pelo contrário, estaria ela ainda cumprindo papel fundamental na reprodução do sistema capitalista (alguns daqueles mecanismos discutidos por Marx teriam sido inclusive aprimorados e desempenhariam hoje um papel ainda mais destacado). Percebendo a necessidade de reativação do debate, o autor sugere como chave analítica o conceito de acumulação por despossessão (HARVEY, 2009); trata-se, portanto, de uma proposta de atualização do termo clássico marxista para sua inserção na discussão do capitalismo avançado." (PENHAVEL, P. F. C.. Capitalismo avançado e acumulação primitiva.) Segundo Marx, a acumulação primitiva de capital foi: 
		
	
	Uma forma pré-histórica de acumulação de riqueza.
	
	Um momento particular do colonialismo espanhol.
	
	Uma consequência do aumento de produtividade obtido pelo fordismo.
	
	Um processo histórico de dissociação do produtor e os meios de produção.
	
	Uma etapa anormal da acumulação capitalista.
	 6a Questão (Ref.: 201601597802)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O trabalho humano foi transformado pelo capitalismo numa mercadoria. Na forma de produção das mercadorias está contido o mecanismo de exploração.Mercadoria é tudo o que é produzido para o mercado, isto é, não para o consumo individual, mas para a venda, para o consumo alheio. Se alguém produz algo para seu uso ou para dar de presente a alguém, esse algo é um produto, mas não uma mercadoria. Mas se ele trocar esse objeto por dinheiro ou por outro produto qualquer, esse objeto passa a ser uma mercadoria. A mercadoria é portanto algo produzido para o uso de outra pessoa, que a obtêm mediante a troca por dinheiro ou por outra mercadoria que, por sua vez, atende à sua necessidade¿(SADER, 1999, p. 57). Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, é correto afirmar: 
		
	
	A lei da hora-extra explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias. 
	
	A lei da mais valia consiste nas horas extras trabalhadas após o horário Contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.
	
	A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
	
	As horas extras trabalhadas após o expediente constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção. 
	
	A lei da mais valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de trabalho. 
	 7a Questão (Ref.: 201601716655)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Henry Ford criou um modelo de divisão do trabalho que não se restringiu as alterações na área da produção, mas que buscou provocar profundas mudanças no modo de vida da sociedade americana daquela época. Entre essas mudanças podemos destacar:
		
	
	o aumento dos impostos devido a proibição da venda de bebidas alcoólicas, a chamada Lei Seca.
	
	o aumento do controle sobre os trabalhadores e a elevação da taxa de exploração de mais-valia relativa.
	
	a constituição de um momento de grande harmonia social com o surgimento dos sindicatos.
	
	o aumento significativo de trabalhadores no campo, o que colocava em cheque a possibilidade de urbanização da produção.
	
	o surgimento do crime organizado comandado principalmente por Al Capone.
	 8a Questão (Ref.:201601737241)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Diferentemente do modelo proposto por Henry Ford, que tinha uma preocupação com a padronização da produção, ...................................o que se busca é uma produção diversificada voltado para os interesses daquele que a consumirá. É o consumidor que determinará o que será consumido. 
		
	
	Keynesianas
	
	Fordismo 
	
	Socialista 
	
	Toyotismo 
	
	Capitalista 
	 9a Questão (Ref.: 201601737246)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na história das relações de trabalho no Brasil, observamos desde o início a construção de relações que contribuíram para a exclusão social, e a pobreza, pois no início do século XX uma série de transformações alteram o perfil da sociedade brasileira, podemos citar: I -as condições de vida do proletário nos centros urbanos eram muito insalubres; II-o salário recebido por uma jornada de trabalho mal dava para manter uma família média; III-aos trabalhadores, eram assegurado direitos trabalhistas; 
		
	
	I e II estão corretas 
	
	I e III estão corretas 
	
	Todas estão corretas
	
	Todas estão erradas 
	
	II e III estão corretas 
	 10a Questão (Ref.: 201601597797)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Como conseqüência do intenso processo de inovações tecnológicas em curso no mundo capitalista podemos apontar: 
		
	
	A expansão do trabalho artesão e aumento da demanda por mão-de-obra.
	
	A introdução de antigos métodos de organização e gestão nas empresas. 
	
	O controle do trabalhador sobre o produto do seu trabalho.
	
	A flexibilização crescente dos processos de produção, exigindo um trabalhador capaz de realizar múltiplas tarefas.
	
	O não incentivo à terceirização como estratégia de gestão do trabalho.

Outros materiais