Logo Passei Direto
Buscar

90 exercícios-TRABALHO E SOCIABILIDADE -

User badge image
Lu Cordeiro

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Preencha a lacuna abaixo e marque a alternativa que completa corretamente a afirmação: Insatisfeitos com o trabalho dos povos indígenas, uma vez que esses resistiram o quanto puderam e não se adaptaram à forma como foram forçados a trabalhar, os colonizadores foram buscar _________________ a mão de obra que pretendiam para a realização das atividades, principalmente na agricultura, nas fazendas de café, na plantação de _______________________. Inicia-se, assim, um novo tempo, uma nova labuta, agora tendo como vítima os ¬-___________________ para a realização do trabalho forçado.
a. na África, cana-de-açúcar, negros africanos.
b. na Itália, cana-de-açúcar, imigrantes.
c. na África, algodão, negros africanos.
d. na Itália, cacau, imigrantes.
e. em Portugal, cacau, imigrantes.

Nessa perspectiva, a sociedade capitalista é estruturada em:
a. organizações sociais.
b. camadas e hierarquias.
c. classes sociais.
d. classes trabalhadoras.
e. esquerda X direita.

Sobre o trabalho no Capitalismo, é correto o que se afirma em.
a. A sociedade, durante muito tempo, adotou o modo de produção escravista. Muitas vezes, baseado simplesmente no preconceito, como no caso dos negros, como também, em função de guerras, conflitos e conquistas.
b. possuem, uma organização do trabalho em geral baseada na divisão por sexo, em que homens e mulheres executavam atividades diferentes. Os seus equipamentos e instrumentos são, aos olhos dos estrangeiros, muito simples e rudimentares- ainda que se mostrem eficazes para o que deles se exige;
c. o trabalho se caracteriza pela separação do homem de seus meios de produção, como terras, máquinas e ferramentas. é uma organização de trabalho que se caracteriza pela existência de, basicamente, duas classes sociais: os proprietários dos meios de produção e os proprietários apenas de sua capacidade de trabalho. Assim sendo, os trabalhadores trocam com os empresários (os donos dos meios de produção) a sua capacidade de trabalhar por um salário. Nessa sociedade, o trabalho industrial aparece como uma forma básica de produção de bens de consumo;
d. O trabalhador é bastante explorado e, muitas vezes, devido à necessidade de sobrevivência e às condições de vida, a alienação consiste na forma com que esse sistema se reproduz;
e. compreensão do trabalho a partir das três concepções (poièsis, labor e práxis), permite-nos ter uma visão ampla da realidade das sociedades em geral, até mesmo porque percebe-se que não existe apenas uma concepção de trabalho que permeia todas as sociedades;

No livro da disciplina de Trabalho e Questão Social aborda sobre a realidade do trabalho no Brasil, com ênfase na formação da classe trabalhadora, a partir do processo de escravização dos indígenas, dos negros e das péssimas condições de vida e de trabalho dos imigrantes que aqui se estabelecem.
Toda essa situação se consolida por meio das políticas estatais as quais:
a. beneficiam cada vez mais os mais ricos, enquanto os pobres continuam cada vez mais pobres.
b. estimulam a continuidade dos estudos, bem como as oportunidades de trabalhos e carreira.
c. estimulam a empregabilidade nas fábricas e agricultura desde a década de 30.
d. beneficiam apenas a classe rica do nosso país, ou seja, comerciantes e donos de fábricas.
e. mantém a classe desfavorecida a continuar na miséria, sem alimentação básica, saúde e educação de qualidade.

A chegada dos portugueses no Brasil, bem como a exploração das questões naturais, foi em virtude da busca constante por riquezas, neste sentido, neste território que hoje conhecemos como Brasil, já habitavam centenas se não milhares de indígenas que foram utilizados como mão de obra.
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple o tipo de trabalho que os indígenas foram obrigados a realizar.
a. Trabalho voluntário.
b. Trabalho escravo e pesado.
c. Trabalho industrial.
d. Trabalho fabril e mecânico.
e. Trabalho com base nas legislações previstas na CLT.

Geralmente, na lista de reivindicações dos trabalhadores organizados em movimentos sociais estão itens como:
a. melhores salários e melhores condições de trabalho, além de outros direitos trabalhistas.
b. direito a férias anuais, 13º terceiro salário pagos até o dia 20 de dezembro e horários flexíveis.
c. aumento de carga horária de trabalho semanal e folga aos domingos.
d. redução de carga horária de trabalho e horários mais flexíveis.
e. acesso a diálogo com patrões, melhores salários e auxílios de custos mensais.

Dentro dessa perspectiva, de pensar o conceito de trabalho, Durkheim, sociólogo que estudou a sociedade a partir de uma visão positiva, entendia a divisão do trabalho social de que maneira?
a. Como sendo o processo pelo qual as pessoas, na criação de bens, transformam os elementos que compõem a natureza.
b. A partir do momento em que o ser humano necessita de alimento, de objetos e artefatos para viver.
c. Como sendo a consciência e a intencionalidade usadas pelos homens, que possibilitam a realização de profundas mudanças em diversos âmbitos.
d. O próprio comportamento humano (individual e coletivo) apresenta mudanças significativas, devido a realizações do trabalho.
e. A partir da realização de diversas atividades pelos indivíduos, para atenderem as suas necessidades e às dos outros.

atisfeitos com o trabalho dos povos indígenas, uma vez que esses resistiram o quanto puderam e não se adaptaram à forma como foram forçados a trabalhar, os colonizadores foram buscar na África a mão de obra que pretendiam para a realização das atividades, principalmente na agricultura, nas fazendas de café, na plantação de cana-de-açúcar.
Seguindo esse contexto, analise as asserções a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa, no que diz respeito à escravidão negra do Brasil, conforme relato de Tomazi (2000, p. 62):
( ) A alternativa que restou, diante da resistência dos índios, foi procurar mão de obra para o trabalho em outro local;
( ) esse local foi o continente africano.
( ) Quanto a essa questão, cabe a pergunta: por que se desenvolveu a escravidão negra no Brasil? Muitos afirmam que ela aconteceu porque havia escassez de mão de obra, o que em parte é real, pelo menos no início da colonização portuguesa.
( ) outros dizem que era muito difícil escravizar os indígenas, o que também só em parte é verdadeiro, uma vez que milhares e milhares de indígenas foram escravizados;
( ) porém, existe também o fato de que eles não aceitavam a condição de escravos e reagiam com luta contra tal situação;
( ) somente há pouco mais de cem anos é que se convive com a liberdade formal do trabalho. Nunca é demais lembrar, também, que o Brasil foi o último país do mundo a acabar com a escravidão.
a. V – V – V – V – F.
b. F – V – F – V – F.
c. V – V – V – V – V.
d. V – V – F – F – V.
e. V – F – V – F – V.

Alguns fatos que advêm do processo de colonização, cujos resultados são visíveis nas desproporcionalidades regionais, que fomentam as desigualdades sociais e que perduram até hoje, é:
Escolha uma:
a. A negligência do Estado brasileiro em seu papel do Estado de garantir o desenvolvimento econômico nacional.
b. A diferenciação da industrialização concentrando se na região de São Paulo e Rio de Janeiro, formada, principalmente, por imigrantes italianos.
c. O processo de formação da mão de obra, principalmente a partir da imigração, e o Brasil ter se inserido no contexto internacional do capitalismo.
d. A elite brasileira, cuja formação inicial e que perdura até hoje, são os fazendeiros, plantadores de café (com ênfase na região Sudeste), cacau, no interior da Bahia e cana de açúcar, com ênfase em Pernambuco e São Paulo.
e. A concentração de terras nas mãos de poucos e a grande massa de trabalhadores (ex-escravos) que abandonaram as fazendas, em busca de melhores oportunidades e de condições de vida, se aglomerando nos centros das cidades.

O modo de produção capitalista marca o fim do modelo de sociedade baseada no feudalismo. O capitalismo nasce como uma característica central de comprar e vender a mão de obra humana baseada num sistema de assalariamento; o trabalhador, que antes realizava o seu trabalho de maneira artesanal e participava de todo o processo de produção, passa a vender a sua mão de obra. Quem estudou a sociedade capitalista de maneira crítica foi o pensador alemão Karl Marx (1818-1883).
Analise as afirmativas sobre o trabalho no capitalismo, segundo este teórico crítico:
I – Marx chegou à conclusão de que no capitalismo o trabalhador não recebe justamente o seu salário, o qual deveria suprir suas necessidades de alimentação, vestuário, lazer e bem-estar de sua família.
II - Este teórico crítico do capitalismo descobre que o salário pago ao trabalhador não corresponde ao tempo gasto no processo de produção, de modo que a maior parte do lucro produzido fica em poder do dono dos meios de produção, isto é, do capitalista.
III - Para esse teórico, o trabalhador é bastante explorado no capitalismo e, muitas vezes, devido à necessidade de sobrevivência e às condições de vida, a alienação consiste na forma com que esse sistema se reproduz.
IV – Para Marx, no capitalismo é importante que o trabalhador pense e questione sobre o trabalho para o qual foi designado.
a. Apenas nas afirmativas I, III e IV.
b. Apenas na afirmativa II e IV.
c. Somente na afirmativa IV.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas nas afirmativas I, II e III.

A realidade do trabalho no Brasil deve ser vista a partir do processo de relações de produção desenvolvida ao logo do tempo, mais precisamente, a partir da colonização iniciada no Século XVI pelos portugueses. Sabe se que esse processo foi desencadeado pelas grandes navegações, os descobrimentos de novos mundos, em função da necessidade de desenvolvimento mercantilista.
Desta forma, pode-se afirmar que:
a. o contato com os colonizadores americanos no Brasil, com os povos indígenas marca uma profunda exploração de todas nossas riquezas naturais, bem como mão de obra escrava.
b. o contato com os colonizadores espanhóis, com os povos indígenas, trocaram objetos por riquezas e depois levaram muitos índios para a Europa para trabalhar na pecuária.
c. os colonizadores portugueses guerrearam com os índios para se apossar de terras brasileiras, para o plantio de cana de açúcar, café e produção de leite.
d. o contato dos colonizadores portugueses, no Brasil, com os povos indígenas marca profundamente uma relação de exploração de todas as nossas riquezas naturais e humanas.

Texto da questão “Sabe-se que o trabalho vem ganhando novas configurações em virtude das novas tecnologias da informação e da comunicação, ou seja novas práxis de trabalho vem surgindo e novas formas de organizar o trabalho também vem ganhando formas, o trabalho home-office, o trabalho interativo, o trabalho automatizado, o trabalho por hora, mensalistas, dentre outros, é necessário pensarmos acerca do que distingue o trabalho do homem em detrimento dos outros animais”.
Partindo da leitura do elemento base e do livro texto Trabalho e sociedade, marque a alternativa que contemple a resposta correta, no que distingue o trabalho humano dos outros animais, na visão de Albornoz (1992, p. 12).
a. A necessidade de sobrevivência.
b. Consciência e intencionalidade.
c. Instintos programados.
d. Perspectiva da complexidade.
e. A construção de uma identidade capitalista.

Texto da questão No Brasil, como na maioria dos países, as contradições do capitalismo se fazem evidentes quando se observa a própria configuração das cidades, onde se pode perceber claramente a geografia formada por setores diferenciados, de modo que se tem, de um lado, áreas nobres, com casas luxuosas e, por outro lado, favelas, cortiços, e um emaranhado de pessoas vivendo em condições subumanas.
Assinale a alternativa correta:
I - A sociedade capitalista é estruturada em classes sociais, as quais, por sua vez, são antagônicas.
II - No capitalismo, como a maioria das pessoas não possui máquina, equipamentos e fábricas em seu poder, necessita vender a sua força de trabalho, conforme determina o mercado capitalista. O trabalhador passa a ser uma mercadoria e, em muitas situações, trabalha demasiadamente e não recebe o salário de maneira justa.
III - A realidade brasileira se apresenta com uma desigualdade imensa, uma vez que os capitalistas exploram o máximo possível e não oferecem condições de vida digna para os trabalhadores.
a. As afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Apenas na afirmativa II e III.
c. Somente na afirmativa I.
d. Apenas nas afirmativas I e III.
e. Apenas nas afirmativas I e II.

Texto da questão A sociedade, durante muito tempo, adotou o modo de produção escravista. Muitas vezes, baseado simplesmente no preconceito, como no caso dos negros, como também, em função de guerras, conflitos e conquistas.
Analise as afirmativas sobre características do feudalismo:
I - Como o próprio nome já afirma, o feudalismo considera a terra, o feudo, principal elemento e moeda de compra e venda.
II - Em vez da figura escravo, surge o servo que, na realidade, significava um certo escravo vendido juntamente com a terra.
III - A diferença básica do escravo para o servo é que o primeiro não tinha direito a nada, a não ser à simples ração (comida) para se alimentar e reproduzir força de trabalho, enquanto que o servo já possui uma certa liberdade para plantar e colher, muito embora fosse submetido ao senhor feudal.
a. Apenas as afirmativas I e II.
b. Somente a afirmativa III.
c. Somente a afirmativa I.
d. Apenas as afirmativas II e III.
e. As afirmativas I, II e III estão corretas.

Texto da questão “Com o surgimento do capitalismo, a sociedade passou a presenciar mais intensamente ao fenômeno da divisão social.
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple de que forma é estruturada a sociedade capitalista.
a. Megalópoles.
b. Classes sociais.
c. Favelas, cidades e conglomerados.
d. Metrópoles.
e. Movimentos sociais.

Texto da questão A realidade do trabalho no Brasil hoje não apresenta muita diferença no que diz respeito às péssimas condições de vida dos trabalhadores, em algumas das regiões do país, sendo que a taxa de desempregado nos grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, oscilam em relação à demanda de emprego em determinado período, mas que nos primeiros anos desse século vem caindo, com a abertura de novos postos de trabalho.
Em relação à realidade do trabalho no Brasil, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Desde a colonização, formou-se uma estrutura econômica e social, cujos benefícios direcionaram-se para a classe dominante, detentora dos meios de produção.
( ) As classes sociais formadas no Brasil tiveram seu inicio já com a chegada dos colonizadores, em seguida, formou-se uma elite de fazendeiros, principalmente responsável, em monoculturas de café, cana-de-açúcar e cacau.
( ) Com o dinamismo provocado com a inserção do Brasil no contexto internacional do trabalho, e com a industrialização iniciada a partir da década de 1930, o país passa por um novo processo, surgindo uma nova elite agroindustrial.
( ) Em consequência, as desigualdades sociais foram se estabelecendo cada vez mais fortemente, pois a elite brasileira se rearranja e se estabelece impondo suas regras e limites a classe trabalhadora.
( ) Por outro lado, a concentração fundiária garante o grande hiato entre ricos e pobres, demonstrado nas diferenças regionais, ficando o Norte e o Nordeste em condições de menos desenvolvimento.
a. V, V, V, V, V.
b. F, V, V, V, V.
c. V, V, F, F, F.
d. V, V, F, V, F.
e. V, F, V, F, V.

Os movimentos sociais surgem devido a uma insatisfação dos trabalhadores, os quais muitas vezes percebem que seus defeitos fundamentais não estão sendo respeitados como: direito à vida digna, ao trabalho, salário justo, condições de moradia e saúde, férias, dentre outros.
Sobre a questão dos movimentos sociais em torno do trabalho, é correto o que se afirma em:
a. os movimentos sociais surgem num contexto social, econômico e cultural, motivados por mecanismos desencadeados a partir de vários fatores construídos ao longo do tempo. Considerando os vários motivos que resultam no surgimento de movimentos sociais, pode-se afirmar que situam em torno da mudança ou da conservação;
b. Um bom caminho para compreender os movimentos sociais é analisá-los a partir do projeto que apresentam, da ideologia que os anima e da organização que estabelecem para atingir seus objetivos;
c. os movimentos sociais em torno do trabalho surgiram em 1979, em Santa Catarina, a partir da tomada de consciência de trabalhadores rurais sem terras, que, fortemente influenciados pela Igreja Católica;
d. os movimentos sócias em torno do trabalho merecem destaques tais como: na época do Império, as lutas pela independência, a luta pela abolição. Outros movimentos sociais destacados são: a Guerra dos Mascates (1710-1711), em Pernambuco, a Cabanagem (1835-1837);
e. as principais ações dos movimentos sociais são: ocupações de terras, de praças, prédios públicos, marchas, para forçar as negociações em torno de melhores condições de vida para os trabalhadores.

Atualmente, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terras carrega a bandeira da Reforma Agrária e do Socialismo.
As principais ações do movimento dos sem terras são:
a. ocupações de terras, de praças, prédios públicos, marchas, para forçar as negociações em torno de melhores condições de vida para os trabalhadores do campo, principalmente para a Reforma Agrária;
b. a Guerra dos Mascates (1710-1711), em Pernambuco, a Cabanagem(1835-1837), no Pará, a Balaiada (1938-1841), no Maranhão, a revolução Praieira (1848-1849).
c. o cenário do trabalhado, que passa pelo conhecimento das contradições impostas pela exploração deste pelos detentores dos meios de produção; na resistência a esta postura surgem os movimentos sociais;
d. As centrais sindicais de esquerda, com bases socialistas, com a Central Única dos Trabalhadores – CUT, as Comunidades Eclesiais de Bases, o Movimento dos Sem-Terras e o Partido dos Trabalhadores;
e. as Ligas Camponesas iniciadas no nordeste e se estendendo por todo o Brasil, a partir década de 1960;

Existem vários tipos de movimentos sociais, os quais surgem por motivos diferenciados.
Quanto aos movimentos sociais em torno do trabalho, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Geralmente, na lista de reivindicações dos trabalhadores organizados em movimentos sociais estão itens como: melhores salários e melhores condições de trabalho, além de outros direitos trabalhistas.
( ) Os movimentos sociais surgem devido a uma insatisfação dos trabalhadores, os quais muitas vezes percebem que seus defeitos fundamentais não estão sendo respeitados como: direito à vida digna, ao trabalho, salário justo, condições de moradia e saúde, férias, dentre outros.
( ) Os movimentos sociais em torno do trabalho surgem num contexto político e sua dimensão está ligada unicamente a fins lucrativos.
( ) Os movimentos sociais são uma forma de organização a partir de indivíduos ou grupos os quais se unem para promover a mudança ou preservação de uma situação.
a. V, V, F, V.
b. F, V, V, V.
c. V, F, V, F.
d. F, V, F, V.
e. V, V, V, V.

Com relação às relações de trabalho no Brasil, o papel do Estado se dá para garantir o desenvolvimento econômico nacional, tendo como principal elemento a escravidão negra, num primeiro momento e, em segundo momento, a utilização da mão de obra estrangeira.
Seguindo esse contexto, analise as asserções a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) A participação do Estado se faz presente de maneira acentuada, seguindo a lógica do capitalismo internacional, a partir de 1930, quando se inicia o processo de grandes transformações com a industrialização, a modernização e urbanização;
( ) na década de 1960, em função dos desequilíbrios regionais, o Estado passa a se preocupar, buscando uma alternativa para tal situação, o que resulta na criação de grupos de estudos, como o GTDN – Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste;
( ) entre os anos de 1930 a 1980, a economia brasileira teve um crescimento notável, de modo que: houve uma grande diversificação na indústria, ao mesmo tempo em que a força de trabalho aumentou de 15, 7 milhões para 45 milhões de pessoas e que o produto interno Bruto per capita cresceu 380%;
( ) Já os anos 80 são considerados a década perdida, em razão da baixa taxa de crescimento econômico. Estes anos podem ser considerados como marcados por uma crise econômica prolongada, resultado, sobretudo, do aprofundamento de alguns problemas estruturais vivenciados pelo país após o primeiro choque do petróleo, em 1973;
( ) ao final dos anos 1980, o Brasil contava com uma rede de aglomerações urbanas de mais de 15 milhões de pessoas, nos quais estão 40% da população urbana do país.
a. V – V – V – V – V.
b. F – V – F – V – F.
c. V – V – F – F – V.
d. V – F – V – F – V.
e. V – F – F – F – V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Preencha a lacuna abaixo e marque a alternativa que completa corretamente a afirmação: Insatisfeitos com o trabalho dos povos indígenas, uma vez que esses resistiram o quanto puderam e não se adaptaram à forma como foram forçados a trabalhar, os colonizadores foram buscar _________________ a mão de obra que pretendiam para a realização das atividades, principalmente na agricultura, nas fazendas de café, na plantação de _______________________. Inicia-se, assim, um novo tempo, uma nova labuta, agora tendo como vítima os ¬-___________________ para a realização do trabalho forçado.
a. na África, cana-de-açúcar, negros africanos.
b. na Itália, cana-de-açúcar, imigrantes.
c. na África, algodão, negros africanos.
d. na Itália, cacau, imigrantes.
e. em Portugal, cacau, imigrantes.

Nessa perspectiva, a sociedade capitalista é estruturada em:
a. organizações sociais.
b. camadas e hierarquias.
c. classes sociais.
d. classes trabalhadoras.
e. esquerda X direita.

Sobre o trabalho no Capitalismo, é correto o que se afirma em.
a. A sociedade, durante muito tempo, adotou o modo de produção escravista. Muitas vezes, baseado simplesmente no preconceito, como no caso dos negros, como também, em função de guerras, conflitos e conquistas.
b. possuem, uma organização do trabalho em geral baseada na divisão por sexo, em que homens e mulheres executavam atividades diferentes. Os seus equipamentos e instrumentos são, aos olhos dos estrangeiros, muito simples e rudimentares- ainda que se mostrem eficazes para o que deles se exige;
c. o trabalho se caracteriza pela separação do homem de seus meios de produção, como terras, máquinas e ferramentas. é uma organização de trabalho que se caracteriza pela existência de, basicamente, duas classes sociais: os proprietários dos meios de produção e os proprietários apenas de sua capacidade de trabalho. Assim sendo, os trabalhadores trocam com os empresários (os donos dos meios de produção) a sua capacidade de trabalhar por um salário. Nessa sociedade, o trabalho industrial aparece como uma forma básica de produção de bens de consumo;
d. O trabalhador é bastante explorado e, muitas vezes, devido à necessidade de sobrevivência e às condições de vida, a alienação consiste na forma com que esse sistema se reproduz;
e. compreensão do trabalho a partir das três concepções (poièsis, labor e práxis), permite-nos ter uma visão ampla da realidade das sociedades em geral, até mesmo porque percebe-se que não existe apenas uma concepção de trabalho que permeia todas as sociedades;

No livro da disciplina de Trabalho e Questão Social aborda sobre a realidade do trabalho no Brasil, com ênfase na formação da classe trabalhadora, a partir do processo de escravização dos indígenas, dos negros e das péssimas condições de vida e de trabalho dos imigrantes que aqui se estabelecem.
Toda essa situação se consolida por meio das políticas estatais as quais:
a. beneficiam cada vez mais os mais ricos, enquanto os pobres continuam cada vez mais pobres.
b. estimulam a continuidade dos estudos, bem como as oportunidades de trabalhos e carreira.
c. estimulam a empregabilidade nas fábricas e agricultura desde a década de 30.
d. beneficiam apenas a classe rica do nosso país, ou seja, comerciantes e donos de fábricas.
e. mantém a classe desfavorecida a continuar na miséria, sem alimentação básica, saúde e educação de qualidade.

A chegada dos portugueses no Brasil, bem como a exploração das questões naturais, foi em virtude da busca constante por riquezas, neste sentido, neste território que hoje conhecemos como Brasil, já habitavam centenas se não milhares de indígenas que foram utilizados como mão de obra.
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple o tipo de trabalho que os indígenas foram obrigados a realizar.
a. Trabalho voluntário.
b. Trabalho escravo e pesado.
c. Trabalho industrial.
d. Trabalho fabril e mecânico.
e. Trabalho com base nas legislações previstas na CLT.

Geralmente, na lista de reivindicações dos trabalhadores organizados em movimentos sociais estão itens como:
a. melhores salários e melhores condições de trabalho, além de outros direitos trabalhistas.
b. direito a férias anuais, 13º terceiro salário pagos até o dia 20 de dezembro e horários flexíveis.
c. aumento de carga horária de trabalho semanal e folga aos domingos.
d. redução de carga horária de trabalho e horários mais flexíveis.
e. acesso a diálogo com patrões, melhores salários e auxílios de custos mensais.

Dentro dessa perspectiva, de pensar o conceito de trabalho, Durkheim, sociólogo que estudou a sociedade a partir de uma visão positiva, entendia a divisão do trabalho social de que maneira?
a. Como sendo o processo pelo qual as pessoas, na criação de bens, transformam os elementos que compõem a natureza.
b. A partir do momento em que o ser humano necessita de alimento, de objetos e artefatos para viver.
c. Como sendo a consciência e a intencionalidade usadas pelos homens, que possibilitam a realização de profundas mudanças em diversos âmbitos.
d. O próprio comportamento humano (individual e coletivo) apresenta mudanças significativas, devido a realizações do trabalho.
e. A partir da realização de diversas atividades pelos indivíduos, para atenderem as suas necessidades e às dos outros.

atisfeitos com o trabalho dos povos indígenas, uma vez que esses resistiram o quanto puderam e não se adaptaram à forma como foram forçados a trabalhar, os colonizadores foram buscar na África a mão de obra que pretendiam para a realização das atividades, principalmente na agricultura, nas fazendas de café, na plantação de cana-de-açúcar.
Seguindo esse contexto, analise as asserções a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa, no que diz respeito à escravidão negra do Brasil, conforme relato de Tomazi (2000, p. 62):
( ) A alternativa que restou, diante da resistência dos índios, foi procurar mão de obra para o trabalho em outro local;
( ) esse local foi o continente africano.
( ) Quanto a essa questão, cabe a pergunta: por que se desenvolveu a escravidão negra no Brasil? Muitos afirmam que ela aconteceu porque havia escassez de mão de obra, o que em parte é real, pelo menos no início da colonização portuguesa.
( ) outros dizem que era muito difícil escravizar os indígenas, o que também só em parte é verdadeiro, uma vez que milhares e milhares de indígenas foram escravizados;
( ) porém, existe também o fato de que eles não aceitavam a condição de escravos e reagiam com luta contra tal situação;
( ) somente há pouco mais de cem anos é que se convive com a liberdade formal do trabalho. Nunca é demais lembrar, também, que o Brasil foi o último país do mundo a acabar com a escravidão.
a. V – V – V – V – F.
b. F – V – F – V – F.
c. V – V – V – V – V.
d. V – V – F – F – V.
e. V – F – V – F – V.

Alguns fatos que advêm do processo de colonização, cujos resultados são visíveis nas desproporcionalidades regionais, que fomentam as desigualdades sociais e que perduram até hoje, é:
Escolha uma:
a. A negligência do Estado brasileiro em seu papel do Estado de garantir o desenvolvimento econômico nacional.
b. A diferenciação da industrialização concentrando se na região de São Paulo e Rio de Janeiro, formada, principalmente, por imigrantes italianos.
c. O processo de formação da mão de obra, principalmente a partir da imigração, e o Brasil ter se inserido no contexto internacional do capitalismo.
d. A elite brasileira, cuja formação inicial e que perdura até hoje, são os fazendeiros, plantadores de café (com ênfase na região Sudeste), cacau, no interior da Bahia e cana de açúcar, com ênfase em Pernambuco e São Paulo.
e. A concentração de terras nas mãos de poucos e a grande massa de trabalhadores (ex-escravos) que abandonaram as fazendas, em busca de melhores oportunidades e de condições de vida, se aglomerando nos centros das cidades.

O modo de produção capitalista marca o fim do modelo de sociedade baseada no feudalismo. O capitalismo nasce como uma característica central de comprar e vender a mão de obra humana baseada num sistema de assalariamento; o trabalhador, que antes realizava o seu trabalho de maneira artesanal e participava de todo o processo de produção, passa a vender a sua mão de obra. Quem estudou a sociedade capitalista de maneira crítica foi o pensador alemão Karl Marx (1818-1883).
Analise as afirmativas sobre o trabalho no capitalismo, segundo este teórico crítico:
I – Marx chegou à conclusão de que no capitalismo o trabalhador não recebe justamente o seu salário, o qual deveria suprir suas necessidades de alimentação, vestuário, lazer e bem-estar de sua família.
II - Este teórico crítico do capitalismo descobre que o salário pago ao trabalhador não corresponde ao tempo gasto no processo de produção, de modo que a maior parte do lucro produzido fica em poder do dono dos meios de produção, isto é, do capitalista.
III - Para esse teórico, o trabalhador é bastante explorado no capitalismo e, muitas vezes, devido à necessidade de sobrevivência e às condições de vida, a alienação consiste na forma com que esse sistema se reproduz.
IV – Para Marx, no capitalismo é importante que o trabalhador pense e questione sobre o trabalho para o qual foi designado.
a. Apenas nas afirmativas I, III e IV.
b. Apenas na afirmativa II e IV.
c. Somente na afirmativa IV.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas nas afirmativas I, II e III.

A realidade do trabalho no Brasil deve ser vista a partir do processo de relações de produção desenvolvida ao logo do tempo, mais precisamente, a partir da colonização iniciada no Século XVI pelos portugueses. Sabe se que esse processo foi desencadeado pelas grandes navegações, os descobrimentos de novos mundos, em função da necessidade de desenvolvimento mercantilista.
Desta forma, pode-se afirmar que:
a. o contato com os colonizadores americanos no Brasil, com os povos indígenas marca uma profunda exploração de todas nossas riquezas naturais, bem como mão de obra escrava.
b. o contato com os colonizadores espanhóis, com os povos indígenas, trocaram objetos por riquezas e depois levaram muitos índios para a Europa para trabalhar na pecuária.
c. os colonizadores portugueses guerrearam com os índios para se apossar de terras brasileiras, para o plantio de cana de açúcar, café e produção de leite.
d. o contato dos colonizadores portugueses, no Brasil, com os povos indígenas marca profundamente uma relação de exploração de todas as nossas riquezas naturais e humanas.

Texto da questão “Sabe-se que o trabalho vem ganhando novas configurações em virtude das novas tecnologias da informação e da comunicação, ou seja novas práxis de trabalho vem surgindo e novas formas de organizar o trabalho também vem ganhando formas, o trabalho home-office, o trabalho interativo, o trabalho automatizado, o trabalho por hora, mensalistas, dentre outros, é necessário pensarmos acerca do que distingue o trabalho do homem em detrimento dos outros animais”.
Partindo da leitura do elemento base e do livro texto Trabalho e sociedade, marque a alternativa que contemple a resposta correta, no que distingue o trabalho humano dos outros animais, na visão de Albornoz (1992, p. 12).
a. A necessidade de sobrevivência.
b. Consciência e intencionalidade.
c. Instintos programados.
d. Perspectiva da complexidade.
e. A construção de uma identidade capitalista.

Texto da questão No Brasil, como na maioria dos países, as contradições do capitalismo se fazem evidentes quando se observa a própria configuração das cidades, onde se pode perceber claramente a geografia formada por setores diferenciados, de modo que se tem, de um lado, áreas nobres, com casas luxuosas e, por outro lado, favelas, cortiços, e um emaranhado de pessoas vivendo em condições subumanas.
Assinale a alternativa correta:
I - A sociedade capitalista é estruturada em classes sociais, as quais, por sua vez, são antagônicas.
II - No capitalismo, como a maioria das pessoas não possui máquina, equipamentos e fábricas em seu poder, necessita vender a sua força de trabalho, conforme determina o mercado capitalista. O trabalhador passa a ser uma mercadoria e, em muitas situações, trabalha demasiadamente e não recebe o salário de maneira justa.
III - A realidade brasileira se apresenta com uma desigualdade imensa, uma vez que os capitalistas exploram o máximo possível e não oferecem condições de vida digna para os trabalhadores.
a. As afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Apenas na afirmativa II e III.
c. Somente na afirmativa I.
d. Apenas nas afirmativas I e III.
e. Apenas nas afirmativas I e II.

Texto da questão A sociedade, durante muito tempo, adotou o modo de produção escravista. Muitas vezes, baseado simplesmente no preconceito, como no caso dos negros, como também, em função de guerras, conflitos e conquistas.
Analise as afirmativas sobre características do feudalismo:
I - Como o próprio nome já afirma, o feudalismo considera a terra, o feudo, principal elemento e moeda de compra e venda.
II - Em vez da figura escravo, surge o servo que, na realidade, significava um certo escravo vendido juntamente com a terra.
III - A diferença básica do escravo para o servo é que o primeiro não tinha direito a nada, a não ser à simples ração (comida) para se alimentar e reproduzir força de trabalho, enquanto que o servo já possui uma certa liberdade para plantar e colher, muito embora fosse submetido ao senhor feudal.
a. Apenas as afirmativas I e II.
b. Somente a afirmativa III.
c. Somente a afirmativa I.
d. Apenas as afirmativas II e III.
e. As afirmativas I, II e III estão corretas.

Texto da questão “Com o surgimento do capitalismo, a sociedade passou a presenciar mais intensamente ao fenômeno da divisão social.
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple de que forma é estruturada a sociedade capitalista.
a. Megalópoles.
b. Classes sociais.
c. Favelas, cidades e conglomerados.
d. Metrópoles.
e. Movimentos sociais.

Texto da questão A realidade do trabalho no Brasil hoje não apresenta muita diferença no que diz respeito às péssimas condições de vida dos trabalhadores, em algumas das regiões do país, sendo que a taxa de desempregado nos grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, oscilam em relação à demanda de emprego em determinado período, mas que nos primeiros anos desse século vem caindo, com a abertura de novos postos de trabalho.
Em relação à realidade do trabalho no Brasil, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Desde a colonização, formou-se uma estrutura econômica e social, cujos benefícios direcionaram-se para a classe dominante, detentora dos meios de produção.
( ) As classes sociais formadas no Brasil tiveram seu inicio já com a chegada dos colonizadores, em seguida, formou-se uma elite de fazendeiros, principalmente responsável, em monoculturas de café, cana-de-açúcar e cacau.
( ) Com o dinamismo provocado com a inserção do Brasil no contexto internacional do trabalho, e com a industrialização iniciada a partir da década de 1930, o país passa por um novo processo, surgindo uma nova elite agroindustrial.
( ) Em consequência, as desigualdades sociais foram se estabelecendo cada vez mais fortemente, pois a elite brasileira se rearranja e se estabelece impondo suas regras e limites a classe trabalhadora.
( ) Por outro lado, a concentração fundiária garante o grande hiato entre ricos e pobres, demonstrado nas diferenças regionais, ficando o Norte e o Nordeste em condições de menos desenvolvimento.
a. V, V, V, V, V.
b. F, V, V, V, V.
c. V, V, F, F, F.
d. V, V, F, V, F.
e. V, F, V, F, V.

Os movimentos sociais surgem devido a uma insatisfação dos trabalhadores, os quais muitas vezes percebem que seus defeitos fundamentais não estão sendo respeitados como: direito à vida digna, ao trabalho, salário justo, condições de moradia e saúde, férias, dentre outros.
Sobre a questão dos movimentos sociais em torno do trabalho, é correto o que se afirma em:
a. os movimentos sociais surgem num contexto social, econômico e cultural, motivados por mecanismos desencadeados a partir de vários fatores construídos ao longo do tempo. Considerando os vários motivos que resultam no surgimento de movimentos sociais, pode-se afirmar que situam em torno da mudança ou da conservação;
b. Um bom caminho para compreender os movimentos sociais é analisá-los a partir do projeto que apresentam, da ideologia que os anima e da organização que estabelecem para atingir seus objetivos;
c. os movimentos sociais em torno do trabalho surgiram em 1979, em Santa Catarina, a partir da tomada de consciência de trabalhadores rurais sem terras, que, fortemente influenciados pela Igreja Católica;
d. os movimentos sócias em torno do trabalho merecem destaques tais como: na época do Império, as lutas pela independência, a luta pela abolição. Outros movimentos sociais destacados são: a Guerra dos Mascates (1710-1711), em Pernambuco, a Cabanagem (1835-1837);
e. as principais ações dos movimentos sociais são: ocupações de terras, de praças, prédios públicos, marchas, para forçar as negociações em torno de melhores condições de vida para os trabalhadores.

Atualmente, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terras carrega a bandeira da Reforma Agrária e do Socialismo.
As principais ações do movimento dos sem terras são:
a. ocupações de terras, de praças, prédios públicos, marchas, para forçar as negociações em torno de melhores condições de vida para os trabalhadores do campo, principalmente para a Reforma Agrária;
b. a Guerra dos Mascates (1710-1711), em Pernambuco, a Cabanagem(1835-1837), no Pará, a Balaiada (1938-1841), no Maranhão, a revolução Praieira (1848-1849).
c. o cenário do trabalhado, que passa pelo conhecimento das contradições impostas pela exploração deste pelos detentores dos meios de produção; na resistência a esta postura surgem os movimentos sociais;
d. As centrais sindicais de esquerda, com bases socialistas, com a Central Única dos Trabalhadores – CUT, as Comunidades Eclesiais de Bases, o Movimento dos Sem-Terras e o Partido dos Trabalhadores;
e. as Ligas Camponesas iniciadas no nordeste e se estendendo por todo o Brasil, a partir década de 1960;

Existem vários tipos de movimentos sociais, os quais surgem por motivos diferenciados.
Quanto aos movimentos sociais em torno do trabalho, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Geralmente, na lista de reivindicações dos trabalhadores organizados em movimentos sociais estão itens como: melhores salários e melhores condições de trabalho, além de outros direitos trabalhistas.
( ) Os movimentos sociais surgem devido a uma insatisfação dos trabalhadores, os quais muitas vezes percebem que seus defeitos fundamentais não estão sendo respeitados como: direito à vida digna, ao trabalho, salário justo, condições de moradia e saúde, férias, dentre outros.
( ) Os movimentos sociais em torno do trabalho surgem num contexto político e sua dimensão está ligada unicamente a fins lucrativos.
( ) Os movimentos sociais são uma forma de organização a partir de indivíduos ou grupos os quais se unem para promover a mudança ou preservação de uma situação.
a. V, V, F, V.
b. F, V, V, V.
c. V, F, V, F.
d. F, V, F, V.
e. V, V, V, V.

Com relação às relações de trabalho no Brasil, o papel do Estado se dá para garantir o desenvolvimento econômico nacional, tendo como principal elemento a escravidão negra, num primeiro momento e, em segundo momento, a utilização da mão de obra estrangeira.
Seguindo esse contexto, analise as asserções a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) A participação do Estado se faz presente de maneira acentuada, seguindo a lógica do capitalismo internacional, a partir de 1930, quando se inicia o processo de grandes transformações com a industrialização, a modernização e urbanização;
( ) na década de 1960, em função dos desequilíbrios regionais, o Estado passa a se preocupar, buscando uma alternativa para tal situação, o que resulta na criação de grupos de estudos, como o GTDN – Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste;
( ) entre os anos de 1930 a 1980, a economia brasileira teve um crescimento notável, de modo que: houve uma grande diversificação na indústria, ao mesmo tempo em que a força de trabalho aumentou de 15, 7 milhões para 45 milhões de pessoas e que o produto interno Bruto per capita cresceu 380%;
( ) Já os anos 80 são considerados a década perdida, em razão da baixa taxa de crescimento econômico. Estes anos podem ser considerados como marcados por uma crise econômica prolongada, resultado, sobretudo, do aprofundamento de alguns problemas estruturais vivenciados pelo país após o primeiro choque do petróleo, em 1973;
( ) ao final dos anos 1980, o Brasil contava com uma rede de aglomerações urbanas de mais de 15 milhões de pessoas, nos quais estão 40% da população urbana do país.
a. V – V – V – V – V.
b. F – V – F – V – F.
c. V – V – F – F – V.
d. V – F – V – F – V.
e. V – F – F – F – V.

Prévia do material em texto

Trabalho e Sociabilidade
Iniciado em	sexta, 1 Mai 2020, 21:06
Estado	Finalizada
Concluída em	sexta, 1 Mai 2020, 21:43
Avaliar	6,00 de um máximo de 10,00(60%)
Questão 1
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Preencha a lacuna abaixo e marque a alternativa que completa corretamente a afirmação:
Insatisfeitos com o trabalho dos povos indígenas, uma vez que esses resistiram o quanto puderam e não se adaptaram à forma como foram forçados a trabalhar, os colonizadores foram buscar _________________ a mão de obra que pretendiam para a realização das atividades, principalmente na agricultura, nas fazendas de café, na plantação de _______________________.
Inicia‑se, assim, um novo tempo, uma nova labuta, agora tendo como vítima os ¬-___________________ para a realização do trabalho forçado.
Escolha uma:
a. na África, cana-de-açúcar, negros africanos.
b. na Itália, cana-de-açúcar, imigrantes.
c. na África, algodão, negros africanos.
d. na Itália, cacau, imigrantes
Gabarito comentado: Capítulo 2, Página 22 - Insatisfeitos com o trabalho dos povos indígenas, uma vez que esses resistiram o quanto puderam e não se adaptaram à forma como foram forçados a trabalhar, os colonizadores foram buscar na África a mão de obra que pretendiam para a realização das atividades, principalmente na agricultura, nas fazendas de café, na plantação de cana‑de‑açúcar. Inicia‑se, assim, um novo tempo, uma nova labuta, agora tendo como vítima os negros africanos para a realização do trabalho forçado.
e. em Portugal, cacau, imigrantes.
Feedback
A resposta correta é: na África, cana-de-açúcar, negros africanos..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Sabe-se que, na visão dialética marxista, a contradição do capitalismo está em ter como princípio básico a busca incessante pelo lucro, o que vai resultar numa estagnação da economia, caso essa tendência não seja cuidadosamente acompanhada, com vistas a manter a sociedade em condições de desenvolvimento e perpetuação desse tipo de economia. Nessa perspectiva, a sociedade capitalista é estruturada em:
Escolha uma:
a. organizações sociais.
b. camadas e hierarquias.
c. classes sociais.
Gabarito: Resposta correta é a que apresenta que “nessa perspectiva, a sociedade capitalista é estruturada em classes sociais, as quais, por sua vez, são antagônicas”. Enquanto os capitalistas, proprietários dos meios de produção, buscam a todo custo manter-se na riqueza e na opulência à custa da exploração dos trabalhadores, esses, por sua vez, tentam, de todas as formas possíveis, primeiramente, sobreviver e, em seguida, sair dessa situação de humilhação e exploração, coisa que não acontecerá, conforme afirma Karl Marx, dentro do modelo capitalista, pois este utilizava todos os mecanismos e instrumentos para manter os trabalhadores no mínimo ocupados ou preocupados com o trabalho para atender suas necessidades básicas, o que faz pela Ideologia, tornando, assim, os trabalhadores alienados no processo de relações de produção. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 3, página 32.
d. classes trabalhadoras.
e. esquerda X direita.
Feedback
A resposta correta é: classes sociais..
Questão 3
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O trabalho se desenvolveu ao longo do tempo nas diversas sociedades como a primitiva, a Greco‑romana, a feudal e a capitalista. As diferentes sociedades constituídas ao longo do tempo nos mostram como o trabalho assume características distintas. Por isso, é muito importante saber que o desenvolvimento das sociedades depende da forma como os homens realizam o trabalho, inclusive para que não se adote uma postura preconceituosa, quando nos deparamos com culturas diferentes da nossa.
Sobre o trabalho no Capitalismo, é correto o que se afirma em.
Escolha uma:
a. A sociedade, durante muito tempo, adotou o modo de produção escravista. Muitas vezes, baseado simplesmente no preconceito, como no caso dos negros, como também, em função de guerras, conflitos e conquistas.
b. possuem, uma organização do trabalho em geral baseada na divisão por sexo, em que homens e mulheres executavam atividades diferentes. Os seus equipamentos e instrumentos são, aos olhos dos estrangeiros, muito simples e rudimentares‑ ainda que se mostrem eficazes para o que deles se exige;
c. o trabalho se caracteriza pela separação do homem de seus meios de produção, como terras, máquinas e ferramentas. é uma organização de trabalho que se caracteriza pela existência de, basicamente, duas classes sociais: os proprietários dos meios de produção e os proprietários apenas de sua capacidade de trabalho. Assim sendo, os trabalhadores trocam com os empresários (os donos dos meios de produção) a sua capacidade de trabalhar por um salário. Nessa sociedade, o trabalho industrial aparece como uma forma básica de produção de bens de consumo;
d. O trabalhador é bastante explorado e, muitas vezes, devido à necessidade de sobrevivência e às condições de vida, a alienação consiste na forma com que esse sistema se reproduz;
GABARITO: Cap. 1 assunto (O trabalho no capitalismo) do livro da disciplina. As diferentes sociedades constituídas ao longo do tempo nos mostram como o trabalho assume características distintas o aluno deve marcar a alternativa a qual destaca o trabalho no Capitalismo.
e. compreensão do trabalho a partir das três concepções (poièsis, labor e práxis), permite‑nos ter uma visão ampla da realidade das sociedades em geral, até mesmo porque percebe‑se que não existe apenas uma concepção de trabalho que permeia todas as sociedades;
Feedback
A resposta correta é: o trabalho se caracteriza pela separação do homem de seus meios de produção, como terras, máquinas e ferramentas. é uma organização de trabalho que se caracteriza pela existência de, basicamente, duas classes sociais: os proprietários dos meios de produção e os proprietários apenas de sua capacidade de trabalho. Assim sendo, os trabalhadores trocam com os empresários (os donos dos meios de produção) a sua capacidade de trabalhar por um salário. Nessa sociedade, o trabalho industrial aparece como uma forma básica de produção de bens de consumo;.
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No livro da disciplina de Trabalho e Questão Social aborda sobre a realidade do trabalho no Brasil, com ênfase na formação da classe trabalhadora, a partir do processo de escravização dos indígenas, dos negros e das péssimas condições de vida e de trabalho dos imigrantes que aqui se estabelecem. Pode-se perceber como o Brasil se insere na divisão internacional do trabalho baseado num sistema de exploração da mão de obra, cuja situação continua dramática até os dias de hoje: enquanto isso, a elite aqui formada se configura a partir da concentração fundiária que obriga os trabalhadores a saírem de seus locais de origem em busca de melhores condições na cidade. Toda essa situação se consolida por meio das políticas estatais as quais:
Escolha uma:
a. estimulam a continuidade dos estudos, bem como as oportunidades de trabalhos e carreia.
b. estimulam a empregabilidade nas fábricas e agricultura desde a década de 30.
c. beneficiam apenas a classe rica do nosso país, ou seja, comerciantes e donos de fábricas.
d. mantém a classe desfavorecida a continuar na miséria, sem alimentação básica, saúde e educação de qualidade.
e. beneficiam cada vez mais os mais ricos, enquanto os pobres continuam cada vez mais pobres.
Gabarito: Resposta correta é a que apresenta que toda essa situação se consolida por meio das políticas estatais as quais beneficiam cada vez mais os mais ricos, enquanto os pobres continuam cada vez mais pobres. A realidade das desigualdades regionais demonstra de que forma o Brasil construiu todo um processo de relações sociais de trabalho de maneira injusta, excludente, o que se apresenta de maneira incisiva com a informalidade, o desemprego e o êxodo rural. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 2, páginas 19 e 20.
Feedback
A resposta corretaé: beneficiam cada vez mais os mais ricos, enquanto os pobres continuam cada vez mais pobres..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“A chegada dos portugueses no Brasil, bem como a exploração das questões naturais, foi em virtude da busca constante por riquezas, neste sentido, neste território que hoje conhecemos como Brasil, já habitavam centenas se não milhares de indígenas que foram utilizados como mão de obra.”
Texto: desenvolvido pelo autor
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple o tipo de trabalho que os indígenas foram obrigados a realizar.
Escolha uma:
a. Trabalho industrial.
b. Trabalho escravo e pesado.
Gabarito: Capítulo 2, p21 O trabalho desenvolvido pelos povos indígenas brasileiros não se adequou à realidade forçada pelos colonizadores, uma vez que a concepção de trabalho na cultura nativa não corresponde àquela do branco, cujo princípio está na exploração para a obtenção de riquezas. Quando aqui chegaram, os colonizadores tentaram escravizar os indígenas, obrigando os ao trabalho pesado.
c. Trabalho voluntário.
d. Trabalho com base nas legislações previstas na CLT.
e. Trabalho fabril e mecânico.
Feedback
A resposta correta é: Trabalho escravo e pesado..
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Existem vários tipos de movimentos sociais, os quais surgem por motivos diferenciados. Assim, temos movimentos sociais em torno de religiões, em função do preconceito contra a mulher, os negros, os indígenas, as culturas diferentes, a mentalidade de uma época. Desse modo, há movimentos sociais formados por uma variedade de questões ou insatisfações, como temos, inclusive, movimentos sociais em defesa da natureza, em defesa de estilos de vida, por questões de gênero, pelos direitos humanos, e assim sucessivamente. Iremos priorizar a questão dos movimentos sociais em torno do trabalho. Se pararmos um pouco para pensar sobre movimentos sociais, talvez não saiba ainda exatamente o que significa; no entanto, deve ter visto em algum momento determinadas cenas e reportagens na televisão relacionando a organização de trabalhadores, os quais, munidos de faixas e cartazes, panfletos ou materiais de trabalho: capacetes, luvas, macacões, chaves, alicates e ferramentas em geral, gritam, acenam e tentam falar com os chefes ou seus representantes a fim de buscar explicações ou até mesmo levar uma lista de reivindicações para negociar com os patrões.
Geralmente, na lista de reivindicações dos trabalhadores organizados em movimentos sociais estão itens como:
Escolha uma:
a. melhores salários e melhores condições de trabalho, além de outros direitos trabalhistas.
Gabarito: A resposta correta é a que apresenta que na lista de reivindicações dos trabalhadores organizados em movimentos sociais estão itens como: melhores salários e melhores condições de trabalho, além de outros direitos trabalhistas. Os movimentos sociais surgem devido a uma insatisfação dos trabalhadores, os quais muitas vezes percebem que seus defeitos fundamentais não estão sendo respeitados como: direito à vida digna, ao trabalho, salário justo, condições de moradia e saúde, férias, dentre outros. Por outro lado, os movimentos sociais surgem num contexto social, econômico e cultural, motivados por mecanismos desencadeados a partir de vários fatores construídos ao longo do tempo. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 3, páginas 35 e 36.
b. direito a férias anuais, 13º terceiro salário pagos até o dia 20 de dezembro e horários flexíveis.
c. aumento de carga horária de trabalho semanal e folga aos domingos.
d. redução de carga horária de trabalho e horários mais flexíveis.
e. acesso a diálogo com patrões, melhores salários e auxílios de custos mensais.
Feedback
A resposta correta é: melhores salários e melhores condições de trabalho, além de outros direitos trabalhistas..
Questão 7
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A nossa vida praticamente não seria nada sem que houvesse o que chamamos de trabalho. Para tanto, é imprescindível que várias pessoas estejam sintonizadas exercendo alguma atividade que possa resultar em objetivo comum. Dentro dessa perspectiva, de pensar o conceito de trabalho, Durkheim, sociólogo que estudou a sociedade a partir de uma visão positiva, entendia a divisão do trabalho social de que maneira?
Escolha uma:
a. Como sendo o processo pelo qual as pessoas, na criação de bens, transformam os elementos que compõem a natureza.
b. A partir do momento em que o ser humano necessita de alimento, de objetos e artefatos para viver.
Gabarito: Capítulo 1, página 6. A partir da realização de diversas atividades pelos indivíduos, para atenderem as suas necessidades e às dos outros. Na concepção de Durkheim, cada pessoa, à medida que realiza uma atividade, depende do trabalho de outras pessoas, o que ele chama de solidariedade orgânica. Veja, portanto, que o trabalho, embora seja realizado, em determinados momentos, por uma só pessoa, na verdade, implica uma atividade de sociabilidade, isto é, o trabalho tem uma função social.
c. Como sendo a consciência e a intencionalidade usadas pelos homens, que possibilitam a realização de profundas mudanças em diversos âmbitos.
d. O próprio comportamento humano (individual e coletivo) apresenta mudanças significativas, devido a realizações do trabalho.
e. A partir da realização de diversas atividades pelos indivíduos, para atenderem as suas necessidades e às dos outros.
Feedback
A resposta correta é: A partir da realização de diversas atividades pelos indivíduos, para atenderem as suas necessidades e às dos outros..
Questão 8
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Insatisfeitos com o trabalho dos povos indígenas, uma vez que esses resistiram o quanto puderam e não se adaptaram à forma como foram forçados a trabalhar, os colonizadores foram buscar na África a mão de obra que pretendiam para a realização das atividades, principalmente na agricultura, nas fazendas de café, na plantação de cana‑de‑açúcar.
Seguindo esse contexto, analise as asserções a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa, no que diz respeito à escravidão negra do Brasil, conforme relato de Tomazi (2000, p. 62):
( ) A alternativa que restou, diante da resistência dos índios, foi procurar mão de obra para o trabalho em outro local;
( ) esse local foi o continente africano. Quanto a essa questão, cabe a pergunta: por que se desenvolveu a escravidão negra no Brasil? Muitos afirmam que ela aconteceu porque havia escassez de mão de obra, o que em parte é real, pelo menos no início da colonização portuguesa.
( ) outros dizem que era muito difícil escravizar os indígenas, o que também só em parte é verdadeiro, uma vez que milhares e milhares de indígenas foram escravizados;
( ) porém, existe também o fato de que eles não aceitavam a condição de escravos e reagiam com luta contra tal situação;
( ) somente há pouco mais de cem anos é que se convive com a liberdade formal do trabalho. Nunca é demais lembrar, também, que o Brasil foi o último país do mundo a acabar com a escravidão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V – F – V – F – V.
b. V – V – V – V – F.
c. V – V – V – V – V.
GABARITO: Para assinalar as alternativas com Verdadeiro e Falso, o aluno deve ler o cap 2 do conteúdo O negro e as relações de trabalho, em seguida terá todo conhecimento no que diz respeito à escravidão negra do Brasil, conforme relato de Tomazi (2000, p. 62): notará então que a ultima alternativa é falsa e as demais verdadeiras.
d. F – V – F – V – F.
e. V – V – F – F – V.
Feedback
A resposta correta é: V – V – V – V – F..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
ualdades regionais. Alguns fatos que advêm do processo de colonização, cujos resultados são visíveis nas desproporcionalidades regionais, que fomentam as desigualdades sociais e que perduram até hoje, é:
Escolha uma:a. A negligência do Estado brasileiro em seu papel do Estado de garantir o desenvolvimento econômico nacional.
b. A diferenciação da industrialização concentrando se na região de São Paulo e Rio de Janeiro, formada, principalmente, por imigrantes italianos.
c. O processo de formação da mão de obra, principalmente a partir da imigração, e o Brasil ter se inserido no contexto internacional do capitalismo.
d. A elite brasileira, cuja formação inicial e que perdura até hoje, são os fazendeiros, plantadores de café (com ênfase na região Sudeste), cacau, no interior da Bahia e cana de açúcar, com ênfase em Pernambuco e São Paulo.
e. A concentração de terras nas mãos de poucos e a grande massa de trabalhadores (ex-escravos) que abandonaram as fazendas, em busca de melhores oportunidades e de condições de vida, se aglomerando nos centros das cidades.
Gabarito: Capítulo 2, página 26. “A concentração de terras nas mãos de poucos e a grande massa de trabalhadores (ex-escravos) que abandonaram as fazendas, em busca de melhores oportunidades e de condições de vida”. O êxodo rural, a concentração de trabalhadores desempregados nas cidades, a formação de favelas e as péssimas condições de vida, são fatores que endossaram o cenário desigual que reverbera na atualidade (e realidade) brasileira.
Feedback
A resposta correta é: A concentração de terras nas mãos de poucos e a grande massa de trabalhadores (ex-escravos) que abandonaram as fazendas, em busca de melhores oportunidades e de condições de vida, se aglomerando nos centros das cidades..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O modo de produção capitalista marca o fim do modelo de sociedade baseada no feudalismo. O capitalismo nasce como uma característica central de comprar e vender a mão de obra humana baseada num sistema de assalariamento; o trabalhador, que antes realizava o seu trabalho de maneira artesanal e participava de todo o processo de produção, passa a vender a sua mão de obra. Quem estudou a sociedade capitalista de maneira crítica foi o pensador alemão Karl Marx (1818‑1883). Analise as afirmativas sobre o trabalho no capitalismo, segundo este teórico crítico:
I – Marx chegou à conclusão de que no capitalismo o trabalhador não recebe justamente o seu salário, o qual deveria suprir suas necessidades de alimentação, vestuário, lazer e bem‑estar de sua família.
II - Este teórico crítico do capitalismo descobre que o salário pago ao trabalhador não corresponde ao tempo gasto no processo de produção, de modo que a maior parte do lucro produzido fica em poder do dono dos meios de produção, isto é, do capitalista.
III - Para esse teórico, o trabalhador é bastante explorado no capitalismo e, muitas vezes, devido à necessidade de sobrevivência e às condições de vida, a alienação consiste na forma com que esse sistema se reproduz.
IV – Para Marx, no capitalismo é importante que o trabalhador pense e questione sobre o trabalho para o qual foi designado.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas I, III e IV.
b. Apenas na afirmativa II e IV.
c. Somente na afirmativa IV.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas nas afirmativas I, II e III.
Gabarito: Capítulo 1, Páginas 13 a 15. As afirmativas I, II e III estão corretas. Marx chegou à conclusão de que no capitalismo o trabalhador não recebe justamente o seu salário, o qual deveria suprir suas necessidades de alimentação, vestuário, lazer e bem‑estar de sua família. Este teórico crítico do capitalismo descobre que o salário pago ao trabalhador não corresponde ao tempo gasto no processo de produção, de modo que a maior parte do lucro produzido fica em poder do dono dos meios de produção, isto é, do capitalista. Para esse teórico, o trabalhador é bastante explorado no capitalismo e, muitas vezes, devido à necessidade de sobrevivência e às condições de vida, a alienação consiste na forma com que esse sistema se reproduz.
Feedback
A resposta correta é: Apenas nas afirmativas I, II e III..
Terminar revisão
Trabalho e Sociabilidade
Iniciado em	segunda, 4 Mai 2020, 13:55
Estado	Finalizada
Concluída em	segunda, 4 Mai 2020, 14:35
Avaliar	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Atualmente, o Movimento dos Trabalhadores Sem‑Terras carrega a bandeira da Reforma Agrária e do Socialismo. Conforme afirma Tomazi (2000), o Movimento dos sem terras – MST surgiu em 1979, em Santa Catarina, a partir da tomada de consciência de trabalhadores rurais sem terras, que, fortemente influenciados pela Igreja Católica, por meio da Pastoral Operária, decidiu organizar‑se em torno da bandeira da reforma agrária.
As principais ações do movimento dos sem terras são:
Escolha uma:
a. o cenário do trabalhado, que passa pelo conhecimento das contradições impostas pela exploração deste pelos detentores dos meios de produção; na resistência a esta postura surgem os movimentos sociais;
b. ocupações de terras, de praças, prédios públicos, marchas, para forçar as negociações em torno de melhores condições de vida para os trabalhadores do campo, principalmente para a Reforma Agrária;
GABARITO: Para responder a esta questão, o aluno deverá ter conhecimento dos conteúdos tratados no Cap. 3 assunto (Os movimentos sociais em torno do trabalho) livro da disciplina. Então notará que as principais ações do movimento dos sem terra são ocupações de terras, de praças, prédios públicos, marchas, para forçar as negociações em torno de melhores condições de vida para os trabalhadores do campo, principalmente para a Reforma Agrária.
c. As centrais sindicais de esquerda, com bases socialistas, com a Central Única dos Trabalhadores – CUT, as Comunidades Eclesiais de Bases, o Movimento dos Sem‑Terras e o Partido dos Trabalhadores;
d. as Ligas Camponesas iniciadas no nordeste e se estendendo por todo o Brasil, a partir década de 1960;
e. a Guerra dos Mascates (1710‑1711), em Pernambuco, a Cabanagem(1835‑1837), no Pará, a Balaiada (1938‑1841), no Maranhão, a revolução
Praieira (1848‑1849).
Feedback
A resposta correta é: ocupações de terras, de praças, prédios públicos, marchas, para forçar as negociações em torno de melhores condições de vida para os trabalhadores do campo, principalmente para a Reforma Agrária;.
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O termo trabalho nos leva a uma reflexão do que ele representa para as nossas vidas. Cada individuo, à medida que realiza uma atividade, depende do trabalho de outras pessoas, ou seja, é o que chamamos de solidariedade orgânica. Veja, portanto, que o trabalho, embora seja realizado, em determinados momentos, por uma só pessoa, na verdade, implica uma atividade de sociabilidade, isto é, o trabalho tem uma função social.
Nesse contexto, marque a alternativa que mostra a concepção do autor Meksenas com relação ao trabalho:
Escolha uma:
a. portanto são consciência e a intencionalidade usadas pelos homens que possibilitam a realização de profundas mudanças no âmbito social, econômico,
cultural, físico e até mesmo psicológico;
b. trabalho é o processo pelo qual as pessoas na criação de bens, transformam os elementos que compõem a natureza. Nem sempre o trabalho está relacionado ao bem‑estar, à harmonia, ao sucesso: a história nos mostra que, na verdade, a origem da palavra tão falada está associada a sofrimento, a tortura, a exploração, muito embora também esteja relacionada a instrumento de trabalho;
GABARITO: Para melhor compreensão do conteúdo abordado na questão, é importante que o aluno tome conhecimento do Cap. 1 assunto (trabalho: conceituando) do livro da disciplina, onde diversos autores conceituam o termo Trabalho. Mas cabe como resposta correta o aluno identificar segundo a concepção de Meksenas (1994, p. 21), sobre o Trabalho.
c. distingue o trabalho humano dos outros animais, é que neste há consciência e intencionalidade, enquanto os animais trabalham por instinto, programados, sem consciência;
d. se origina do latim tripalium, embora outras hipótesesa associem a trabaculum. Tripalium era um instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, no qual os agricultores batiam o trigo, as espigas de milho e o linho para rasgá‑lo e esfiapá‑los [...] ainda que originalmente o tripalium fosse usado no trabalho do agricultor, no trato do cereal, é do uso deste instrumento como meio de tortura que a palavra trabalho significou por muito – e ainda conota‑ algo como padecimento e cativeiro;
e. o trabalho faz com que o indivíduo aprenda a fazer algo com um objetivo definido, desde a época do trabalho escolar no colégio, e com isso, o ser humano começa a conquistar seu próprio espaço, respeito e consideração dos demais. Quando a pessoa realiza um trabalho bem feito, também contribui para a sua auto-estima, satisfação pessoal e realização profissional.
Feedback
A resposta correta é: trabalho é o processo pelo qual as pessoas na criação de bens, transformam os elementos que compõem a natureza. Nem sempre o trabalho está relacionado ao bem‑estar, à harmonia, ao sucesso: a história nos mostra que, na verdade, a origem da palavra tão falada está associada a sofrimento, a tortura, a exploração, muito embora também esteja relacionada a instrumento de trabalho;.
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A nossa vida praticamente não seria nada sem que houvesse o que chamamos de trabalho. No dia a dia, as pessoas realizam diversas atividades para atender as suas necessidades e às dos outros; isso implica a divisão do trabalho social, como assegura Durkheim, sociólogo que estudou a sociedade a partir de uma visão positiva. Na concepção de Durkheim, cada pessoa, à medida que realiza uma atividade, depende do trabalho de outras pessoas, o que ele chama de solidariedade:
Escolha uma:
a. passiva;
b. ativa.
c. inorgânica;
d. orgânica;
Gabarito: Capítulo 1, Página 6. Na concepção de Durkheim, cada pessoa, à medida que realiza uma atividade, depende do trabalho de outras pessoas, o que ele chama de solidariedade orgânica. Portanto, o trabalho, embora seja realizado, em determinados momentos, por uma só pessoa, na verdade, implica uma atividade de sociabilidade, isto é, o trabalho tem uma função social.
e. humana;
Feedback
A resposta correta é: orgânica;.
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A realidade do trabalho no Brasil deve ser vista a partir do processo de relações de produção desenvolvida ao logo do tempo, mais precisamente, a partir da colonização iniciada no Século XVI pelos portugueses. Sabe se que esse processo foi desencadeado pelas grandes navegações, os descobrimentos de novos mundos, em função da necessidade de desenvolvimento mercantilista. Desta forma, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. o contato com os colonizadores americanos no Brasil, com os povos indígenas marca uma profunda exploração de todas nossas riquezas naturais, bem como mão de obra escrava.
b. o contato com os colonizadores espanhóis, com os povos indígenas, trocaram objetos por riquezas e depois levaram muitos índios para a Europa para trabalhar na pecuária.
c. os colonizadores portugueses guerrearam com os índios para se apossar de terras brasileiras, para o plantio de cana de açúcar, café e produção de leite.
d. o contato dos colonizadores portugueses, no Brasil, com os povos indígenas marca profundamente uma relação de exploração de todas as nossas riquezas naturais e humanas.
Gabarito: Resposta correta é a que apresenta que o contato dos colonizadores portugueses, no Brasil, com os povos indígenas marca profundamente uma relação de exploração de todas as nossas riquezas naturais e humanas. Conforme acentua Tomazi (2000, p. 60): “quando os portugueses descobriam as terras que depois vieram a se chamar Brasil, encontraram povos que havia muito tempo habitavam esse território. E não eram poucos. Tratava se de muitos habitantes, tanto em número quanto em diversidade cultural. Pode se afirmar, conforme as avaliações feitas por antropólogos, que existiam cerca de 5 milhões de indígenas distribuídos por todo o território que hoje faz parte do Brasil. Atualmente, estima se que existiam somente 200 mil índios”. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 2, página 20.
e. o contato com os colonizadores alemães no Brasil, com os povos indígenas marca uma nova época de escravidão, onde índios eram levados em navios negreiros para o trabalho escravo.
Feedback
A resposta correta é: o contato dos colonizadores portugueses, no Brasil, com os povos indígenas marca profundamente uma relação de exploração de todas as nossas riquezas naturais e humanas..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Com relação às relações de trabalho no Brasil, o papel do Estado se dá para garantir o desenvolvimento econômico nacional, tendo como principal elemento a escravidão negra, num primeiro momento e, em segundo momento, a utilização da mão de obra estrangeira.
O mercado de trabalho nasce num ambiente de exclusão. Como assevera Theodoro: o Estado criou também as condições para que se consolidasse a existência de um excedente estrutural de trabalhadores, aqueles que são o germe do que se chama hoje mercado informal (2005, p. 105).
Seguindo esse contexto, analise as asserções a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) A participação do Estado se faz presente de maneira acentuada, seguindo a lógica do capitalismo internacional, a partir de 1930, quando se inicia o processo de grandes transformações com a industrialização, a modernização e urbanização;
( ) na década de 1960, em função dos desequilíbrios regionais, o Estado passa a se preocupar, buscando uma alternativa para tal situação, o que resulta na criação de grupos de estudos, como o GTDN – Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste;
( ) entre os anos de 1930 a 1980, a economia brasileira teve um crescimento notável, de modo que: houve uma grande diversificação na indústria, ao mesmo tempo em que a força de trabalho aumentou de 15, 7 milhões para 45 milhões de pessoas e que o produto interno Bruto per capita cresceu 380%;
( ) Já os anos 80 são considerados a década perdida, em razão da baixa taxa de crescimento econômico. Estes anos podem ser considerados como marcados por uma crise econômica prolongada, resultado, sobretudo, do aprofundamento de alguns problemas estruturais vivenciados pelo país após o primeiro choque do petróleo, em 1973;
( ) ao final dos anos 1980, o Brasil contava com uma rede de aglomerações urbanas de mais de 15 milhões de pessoas, nos quais estão 40% da população urbana do país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V – F – V – F – V.
b. V – V – F – F – V.
c. V – F – F – F – V.
d. F – V – F – V – F.
e. V – V – V – V – V.
GABARITO: Para assinalar as alternativas com Verdadeiro e Falso, o aluno deve ler o cap 2 do conteúdo Papel do Estado. No que diz respeito às relações de trabalho no Brasil que apresenta as suas contradições assim como nos diversos países do globo. Fazendo a leitura do conteúdo, o acadêmico percebe que todas as alternativas são verdadeiras.
Feedback
A resposta correta é: V – V – V – V – V..
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“Sabe-se que o trabalho vem ganhando novas configurações em virtude das novas tecnologias da informação e da comunicação, ou seja novas práxis de trabalho vem surgindo e novas formas de organizar o trabalho também vem ganhando formas, o trabalho home-office, o trabalho interativo, o trabalho automatizado, o trabalho por hora, mensalistas, dentre outros, é necessário pensarmos acerca do que distingue o trabalho do homem em detrimento dos outros animais”.
Fonte: Desenvolvido pelo autor (2019)
Partindo da leitura do elemento base e do livro texto Trabalho e sociedade, marque a alternativa que contempla a resposta correta, no que distingue o trabalho humano dos outros animais, na visão de Albornoz (1992, p. 12).
Escolha uma:
a. A necessidade de sobrevivência.b. Consciência e intencionalidade.
Gabarito: Capítulo 1, página 7. Na afirmação de Albornoz (1992, p. 12), o que distingue o trabalho humano do dos outros animais é que neste há consciência e intencionalidade, enquanto os animais trabalham por instinto, programados, sem consciência. Portanto são consciência e a intencionalidade usadas pelos homens que possibilitam a realização de profundas mudanças no âmbito social, econômico, cultural, físico e até mesmo psicológico.
c. Instintos programados.
d. Perspectiva da complexidade.
e. A construção de uma identidade capitalista.
Feedback
A resposta correta é: Consciência e intencionalidade..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No Brasil, como na maioria dos países, as contradições do capitalismo se fazem evidentes quando se observa a própria configuração das cidades, onde se pode perceber claramente a geografia formada por setores diferenciados, de modo que se tem, de um lado, áreas nobres, com casas luxuosas e, por outro lado, favelas, cortiços, e um emaranhado de pessoas vivendo em condições subumanas. Ainda em relação às contradições do capitalismo, analise as afirmativas:
I - A sociedade capitalista é estruturada em classes sociais, as quais, por sua vez, são antagônicas. Enquanto os capitalistas, proprietários dos meios de produção, buscam a todo custo manter‑se na riqueza e na opulência à custa da exploração dos trabalhadores, esses, por sua vez, tentam, sobreviver e sair dessa situação de humilhação e exploração.
II - No capitalismo, como a maioria das pessoas não possui máquina, equipamentos e fábricas em seu poder, necessita vender a sua força de trabalho, conforme determina o mercado capitalista. O trabalhador passa a ser uma mercadoria e, em muitas situações, trabalha demasiadamente e não recebe o salário de maneira justa.
III - A realidade brasileira se apresenta com uma desigualdade imensa, uma vez que os capitalistas exploram o máximo possível e não oferecem condições de vida digna para os trabalhadores.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As afirmativas I, II e III estão corretas.
Gabarito: Capítulo 3, Página 32 e 33. As afirmativas I, II e III estão corretas. A sociedade capitalista é estruturada em classes sociais, as quais, por sua vez, são antagônicas. Enquanto os capitalistas, proprietários dos meios de produção, buscam a todo custo manter‑se na riqueza e na opulência à custa da exploração dos trabalhadores, esses, por sua vez, tentam, sobreviver e sair dessa situação de humilhação e exploração. No capitalismo, como a maioria das pessoas não possui máquina, equipamentos e fábricas em seu poder, necessita vender a sua força de trabalho, conforme determina o mercado capitalista. O trabalhador passa a ser uma mercadoria e, em muitas situações, trabalha demasiadamente e não recebe o salário de maneira justa. A realidade brasileira se apresenta com uma desigualdade imensa, uma vez que os capitalistas exploram o máximo possível e não oferecem condições de vida digna para os trabalhadores.
b. Apenas na afirmativa II e III.
c. Somente na afirmativa I.
d. Apenas nas afirmativas I e III.
e. Apenas nas afirmativas I e II.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I, II e III estão corretas..
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A sociedade, durante muito tempo, adotou o modo de produção escravista. Muitas vezes, baseado simplesmente no preconceito, como no caso dos negros, como também, em função de guerras, conflitos e conquistas. Outro fator marcante para o fim da escravidão diz respeito ao processo da mercantilização dos escravos, pois uma vez que o mundo se organizava e defendia o fim da escravidão, considerada desumana, essa mercadoria deixou de ser valiosa para ser onerosa, de modo que países como a Inglaterra, que comercializa escravos por toda a parte do globo, passaram a tomar outras iniciativas para pôr fim a essa mercantilização. Com o fim da escravidão, vem o período do feudalismo, isto é, o modo de produção feudal.
Analise as afirmativas sobre características do feudalismo:
I - Como o próprio nome já afirma, o feudalismo considera a terra, o feudo, principal elemento e moeda de compra e venda.
II - Em vez da figura escravo, surge o servo que, na realidade, significava um certo escravo vendido juntamente com a terra.
III - A diferença básica do escravo para o servo é que o primeiro não tinha direito a nada, a não ser à simples ração (comida) para se alimentar e reproduzir força de trabalho, enquanto que o servo já possui uma certa liberdade para plantar e colher, muito embora fosse submetido ao senhor feudal.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I e II.
b. Somente a afirmativa III.
c. Somente a afirmativa I.
d. Apenas as afirmativas II e III.
e. As afirmativas I, II e III estão corretas.
Gabarito: Resposta correta é a que apresenta a alternativa “as afirmativas I, II e III estão corretas”. Como o próprio nome já afirma, o feudalismo considera a terra, o feudo, principal elemento e moeda de compra e venda. Em vez da figura escravo, surge o servo que, na realidade, significava um certo escravo vendido juntamente com a terra. A diferença básica do escravo para o servo é que o primeiro não tinha direito a nada, a não ser à simples ração (comida) para se alimentar e reproduzir força de trabalho, enquanto que o servo já possui uma certa liberdade para plantar e colher, muito embora fosse submetido ao senhor feudal. A situação dos servos, por sua vez, não era das melhores, havia muita exploração sobre os mesmos como assegura Meksenas (1994, p. 34) “o servo, por sua vez, ao obter o direito ao cultivo da terra, passava a dever uma série de favores ao senhor feudal. ” Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 1, páginas 11 e 12.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I, II e III estão corretas..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“Com o surgimento do capitalismo, a sociedade passou a presenciar mais intensamente ao fenômeno da divisão social. Isso, pois, com a possibilidade de adquirir bens econômicos para a subsistência e até ascensão social, houve a competição pela busca de melhores salários e condições laborais.”
Texto disponível em: < https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/559305ca3766330003110000/o-capitalismo-na-formacao-das-classes-sociais/3677>; Acessado em 22 de Outubro de 2019.
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple de que forma é estruturada a sociedade capitalista.
Escolha uma:
a. Megalópoles.
b. Classes sociais.
Gabarito: capítulo 3, p.32 Nessa perspectiva, a sociedade capitalista é estruturada em classes sociais, as quais, por sua vez, são antagônicas. Enquanto os capitalistas, proprietários dos meios de produção, buscam a todo custo manter se na riqueza e na opulência à custa da exploração dos trabalhadores, esses, por sua vez, tentam, de todas as formas possíveis, primeiramente, sobreviver e, em seguida, sair dessa situação de humilhação e exploração, coisa que não acontecerá, conforme afirma Karl Marx, dentro do modelo capitalista, pois este utilizava todos os mecanismos e instrumentos para manter os trabalhadores no mínimo ocupados ou preocupados com o trabalho para atender suas necessidades básicas, o que faz pela Ideologia, tornando, assim, os trabalhadores alienados no processo de relações de produção.
c. Favelas, cidades e conglomerados.
d. Metrópoles.
e. Movimentos sociais.
Feedback
A resposta correta é: Classes sociais..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A realidade do trabalho no Brasil hoje não apresenta muita diferença no que diz respeito às péssimas condições de vida dos trabalhadores, em algumas das regiões do país, sendo que a taxa de desempregado nos grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, oscilam em relação à demanda de emprego em determinado período, mas que nos primeiros anos desse século vem caindo,com a abertura de novos postos de trabalho. Mas isso não representa uma melhoria da qualidade de vida da população, apenas um aquecimento momentâneo, pois o quadro é mais complexo. Em relação à realidade do trabalho no Brasil, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Desde a colonização, formou‑se uma estrutura econômica e social, cujos benefícios direcionaram‑se para a classe dominante, detentora dos meios de produção.
( ) As classes sociais formadas no Brasil tiveram seu inicio já com a chegada dos colonizadores, em seguida, formou‑ se uma elite de fazendeiros, principalmente responsável, em monoculturas de café, cana‑de‑açúcar e cacau.
( ) Com o dinamismo provocado com a inserção do Brasil no contexto internacional do trabalho, e com a industrialização iniciada a partir da década de 1930, o país passa por um novo processo, surgindo uma nova elite agroindustrial.
( ) Em consequência, as desigualdades sociais foram se estabelecendo cada vez mais fortemente, pois a elite brasileira se rearranja e se estabelece impondo suas regras e limites a classe trabalhadora.
( ) Por outro lado, a concentração fundiária garante o grande hiato entre ricos e pobres, demonstrado nas diferenças regionais, ficando o Norte e o Nordeste em condições de menos desenvolvimento.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, V, V.
Gabarito comentado: Capítulo 2, Página 28 - Todas as alternativas são verdadeiras. Em síntese, a realidade do trabalho no Brasil apresenta as suas contradições assim como nos diversos países do globo. Desde a colonização, formou‑se uma estrutura econômica e social, cujos benefícios direcionaram‑se para a classe dominante, detentora dos meios de produção. As classes sociais formadas no Brasil tiveram seu inicio já com a chegada dos colonizadores, em seguida, formou‑ se uma elite de fazendeiros, principalmente responsável, em monoculturas de café, cana‑de‑açúcar e cacau. Com o dinamismo provocado com a inserção do Brasil no contexto internacional do trabalho, e com a industrialização iniciada a partir da década de 1930, o país passa por um novo processo, surgindo uma nova elite agroindustrial. Em consequência, as desigualdades sociais foram se estabelecendo cada vez mais fortemente, pois a elite brasileira se rearranja e se estabelece impondo suas regras e limites a classe trabalhadora. Por outro lado, a concentração fundiária garante o grande hiato entre ricos e pobres, demonstrado nas diferenças regionais, ficando o Norte e o Nordeste em condições de menos desenvolvimento.
b. F, V, V, V, V.
c. V, V, F, F, F.
d. V, V, F, V, F.
e. V, F, V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V..
Terminar revisão
Trabalho e Sociabilidade
Iniciado em	segunda, 4 Mai 2020, 14:41
Estado	Finalizada
Concluída em	segunda, 4 Mai 2020, 15:24
Avaliar	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os movimentos sociais surgem devido a uma insatisfação dos trabalhadores, os quais muitas vezes percebem que seus defeitos fundamentais não estão sendo respeitados como: direito à vida digna, ao trabalho, salário justo, condições de moradia e saúde, férias, dentre outros.
Sobre a questão dos movimentos sociais em torno do trabalho, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. os movimentos sociais surgem num contexto social, econômico e cultural, motivados por mecanismos desencadeados a partir de vários fatores construídos ao longo do tempo. Considerando os vários motivos que resultam no surgimento de movimentos sociais, pode‑se afirmar que situam em torno da mudança ou da conservação;
GABARITO: Cap. 3 assunto (Os movimentos sociais em torno do trabalho) livro da disciplina. Através dos conhecimentos adquiridos durante assistir as videoaulas, leitura do livro da disciplina. Várias concepções são apresentadas sobre o conteúdo tratado em questão, então o aluno notará que a alternativa correta é a que destaca o seguinte: os movimentos sociais surgem num contexto social, econômico e cultural, motivados por mecanismos desencadeados a partir de vários fatores construídos ao longo do tempo. Considerando os vários motivos que resultam no surgimento de movimentos sociais, pode‑se afirmar que situam em torno da mudança ou da conservação.
b. Um bom caminho para compreender os movimentos sociais é analisá‑los a partir do projeto que apresentam, da ideologia que os anima e da organização que estabelecem para atingir seus objetivos;
c. os movimentos sociais em torno do trabalho surgiram em 1979, em Santa
Catarina, a partir da tomada de consciência de trabalhadores rurais sem terras,
que, fortemente influenciados pela Igreja Católica;
d. os movimentos sócias em torno do trabalho merecem destaques tais como: na época do Império, as lutas pela independência, a luta pela abolição. Outros movimentos sociais destacados são: a Guerra dos Mascates (1710‑1711), em Pernambuco, a Cabanagem (1835‑1837);
e. as principais ações dos movimentos sociais são: ocupações de terras, de praças, prédios públicos, marchas, para forçar as negociações em torno de melhores condições de vida para os trabalhadores.
Feedback
A resposta correta é: os movimentos sociais surgem num contexto social, econômico e cultural, motivados por mecanismos desencadeados a partir de vários fatores construídos ao longo do tempo. Considerando os vários motivos que resultam no surgimento de movimentos sociais, pode‑se afirmar que situam em torno da mudança ou da conservação;.
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A realidade do trabalho no Brasil deve ser vista a partir do processo de relações de produção desenvolvida ao logo do tempo, mais precisamente, a partir da colonização iniciada no Século XVI pelos portugueses. Sabe se que esse processo foi desencadeado pelas grandes navegações, os descobrimentos de novos mundos, em função da necessidade de desenvolvimento mercantilista. Desta forma, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. os colonizadores portugueses guerrearam com os índios para se apossar de terras brasileiras, para o plantio de cana de açúcar, café e produção de leite.
b. o contato dos colonizadores portugueses, no Brasil, com os povos indígenas marca profundamente uma relação de exploração de todas as nossas riquezas naturais e humanas.
Gabarito: Resposta correta é a que apresenta que o contato dos colonizadores portugueses, no Brasil, com os povos indígenas marca profundamente uma relação de exploração de todas as nossas riquezas naturais e humanas. Conforme acentua Tomazi (2000, p. 60): “quando os portugueses descobriam as terras que depois vieram a se chamar Brasil, encontraram povos que havia muito tempo habitavam esse território. E não eram poucos. Tratava se de muitos habitantes, tanto em número quanto em diversidade cultural. Pode se afirmar, conforme as avaliações feitas por antropólogos, que existiam cerca de 5 milhões de indígenas distribuídos por todo o território que hoje faz parte do Brasil. Atualmente, estima se que existiam somente 200 mil índios”. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 2, página 20.
c. o contato com os colonizadores americanos no Brasil, com os povos indígenas marca uma profunda exploração de todas nossas riquezas naturais, bem como mão de obra escrava.
d. o contato com os colonizadores espanhóis, com os povos indígenas, trocaram objetos por riquezas e depois levaram muitos índios para a Europa para trabalhar na pecuária.
e. o contato com os colonizadores alemães no Brasil, com os povos indígenas marca uma nova época de escravidão, onde índios eram levados em navios negreiros para o trabalho escravo.
Feedback
A resposta correta é: o contato dos colonizadores portugueses, no Brasil, com os povos indígenas marca profundamente uma relação de exploração de todas as nossas riquezas naturais e humanas..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Atualmente, o Movimentodos Trabalhadores Sem‑Terras carrega a bandeira da Reforma Agrária e do Socialismo. Conforme afirma Tomazi (2000), o Movimento dos sem terras – MST surgiu em 1979, em Santa Catarina, a partir da tomada de consciência de trabalhadores rurais sem terras, que, fortemente influenciados pela Igreja Católica, por meio da Pastoral Operária, decidiu organizar‑se em torno da bandeira da reforma agrária.
As principais ações do movimento dos sem terras são:
Escolha uma:
a. ocupações de terras, de praças, prédios públicos, marchas, para forçar as negociações em torno de melhores condições de vida para os trabalhadores do campo, principalmente para a Reforma Agrária;
GABARITO: Para responder a esta questão, o aluno deverá ter conhecimento dos conteúdos tratados no Cap. 3 assunto (Os movimentos sociais em torno do trabalho) livro da disciplina. Então notará que as principais ações do movimento dos sem terra são ocupações de terras, de praças, prédios públicos, marchas, para forçar as negociações em torno de melhores condições de vida para os trabalhadores do campo, principalmente para a Reforma Agrária.
b. a Guerra dos Mascates (1710‑1711), em Pernambuco, a Cabanagem(1835‑1837), no Pará, a Balaiada (1938‑1841), no Maranhão, a revolução
Praieira (1848‑1849).
c. o cenário do trabalhado, que passa pelo conhecimento das contradições impostas pela exploração deste pelos detentores dos meios de produção; na resistência a esta postura surgem os movimentos sociais;
d. As centrais sindicais de esquerda, com bases socialistas, com a Central Única dos Trabalhadores – CUT, as Comunidades Eclesiais de Bases, o Movimento dos Sem‑Terras e o Partido dos Trabalhadores;
e. as Ligas Camponesas iniciadas no nordeste e se estendendo por todo o Brasil, a partir década de 1960;
Feedback
A resposta correta é: ocupações de terras, de praças, prédios públicos, marchas, para forçar as negociações em torno de melhores condições de vida para os trabalhadores do campo, principalmente para a Reforma Agrária;.
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No livro da disciplina de Trabalho e Questão Social aborda sobre a realidade do trabalho no Brasil, com ênfase na formação da classe trabalhadora, a partir do processo de escravização dos indígenas, dos negros e das péssimas condições de vida e de trabalho dos imigrantes que aqui se estabelecem. Pode-se perceber como o Brasil se insere na divisão internacional do trabalho baseado num sistema de exploração da mão de obra, cuja situação continua dramática até os dias de hoje: enquanto isso, a elite aqui formada se configura a partir da concentração fundiária que obriga os trabalhadores a saírem de seus locais de origem em busca de melhores condições na cidade. Toda essa situação se consolida por meio das políticas estatais as quais:
Escolha uma:
a. beneficiam cada vez mais os mais ricos, enquanto os pobres continuam cada vez mais pobres.
Gabarito: Resposta correta é a que apresenta que toda essa situação se consolida por meio das políticas estatais as quais beneficiam cada vez mais os mais ricos, enquanto os pobres continuam cada vez mais pobres. A realidade das desigualdades regionais demonstra de que forma o Brasil construiu todo um processo de relações sociais de trabalho de maneira injusta, excludente, o que se apresenta de maneira incisiva com a informalidade, o desemprego e o êxodo rural. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 2, páginas 19 e 20.
b. estimulam a continuidade dos estudos, bem como as oportunidades de trabalhos e carreia.
c. estimulam a empregabilidade nas fábricas e agricultura desde a década de 30.
d. beneficiam apenas a classe rica do nosso país, ou seja, comerciantes e donos de fábricas.
e. mantém a classe desfavorecida a continuar na miséria, sem alimentação básica, saúde e educação de qualidade.
Feedback
A resposta correta é: beneficiam cada vez mais os mais ricos, enquanto os pobres continuam cada vez mais pobres..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Existem vários tipos de movimentos sociais, os quais surgem por motivos diferenciados. Existem movimentos sociais em torno de religiões, em função do preconceito contra a mulher, os negros, os indígenas, as culturas diferentes, a mentalidade de uma época. Desse modo, há movimentos sociais formados por uma variedade de questões ou insatisfações. Quanto aos movimentos sociais em torno do trabalho, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Geralmente, na lista de reivindicações dos trabalhadores organizados em movimentos sociais estão itens como: melhores salários e melhores condições de trabalho, além de outros direitos trabalhistas.
( ) Os movimentos sociais surgem devido a uma insatisfação dos trabalhadores, os quais muitas vezes percebem que seus defeitos fundamentais não estão sendo respeitados como: direito à vida digna, ao trabalho, salário justo, condições de moradia e saúde, férias, dentre outros.
( ) Os movimentos sociais em torno do trabalho surgem num contexto político e sua dimensão está ligada unicamente a fins lucrativos.
( ) Os movimentos sociais são uma forma de organização a partir de indivíduos ou grupos os quais se unem para promover a mudança ou preservação de uma situação.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, V.
Gabarito comentado: Capítulo 3, Página 35 a 37 – Alternativa correta: V, V, F, V. Geralmente, na lista de reivindicações dos trabalhadores organizados em movimentos sociais estão itens como: melhores salários e melhores condições de trabalho, além de outros direitos trabalhistas. Os movimentos sociais surgem devido a uma insatisfação dos trabalhadores, os quais muitas vezes percebem que seus defeitos fundamentais não estão sendo respeitados como: direito à vida digna, ao trabalho, salário justo, condições de moradia e saúde, férias, dentre outros. Os movimentos sociais são uma forma de organização a partir de indivíduos ou grupos os quais se unem para promover a mudança ou preservação de uma situação.
b. F, V, V, V.
c. V, F, V, F.
d. F, V, F, V.
e. V, V, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, V..
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Com relação às relações de trabalho no Brasil, o papel do Estado se dá para garantir o desenvolvimento econômico nacional, tendo como principal elemento a escravidão negra, num primeiro momento e, em segundo momento, a utilização da mão de obra estrangeira.
O mercado de trabalho nasce num ambiente de exclusão. Como assevera Theodoro: o Estado criou também as condições para que se consolidasse a existência de um excedente estrutural de trabalhadores, aqueles que são o germe do que se chama hoje mercado informal (2005, p. 105).
Seguindo esse contexto, analise as asserções a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) A participação do Estado se faz presente de maneira acentuada, seguindo a lógica do capitalismo internacional, a partir de 1930, quando se inicia o processo de grandes transformações com a industrialização, a modernização e urbanização;
( ) na década de 1960, em função dos desequilíbrios regionais, o Estado passa a se preocupar, buscando uma alternativa para tal situação, o que resulta na criação de grupos de estudos, como o GTDN – Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste;
( ) entre os anos de 1930 a 1980, a economia brasileira teve um crescimento notável, de modo que: houve uma grande diversificação na indústria, ao mesmo tempo em que a força de trabalho aumentou de 15, 7 milhões para 45 milhões de pessoas e que o produto interno Bruto per capita cresceu 380%;
( ) Já os anos 80 são considerados a década perdida, em razão da baixa taxa de crescimento econômico. Estes anos podem ser considerados como marcados por uma crise econômica prolongada, resultado, sobretudo, do aprofundamento de alguns problemas estruturais vivenciados pelopaís após o primeiro choque do petróleo, em 1973;
( ) ao final dos anos 1980, o Brasil contava com uma rede de aglomerações urbanas de mais de 15 milhões de pessoas, nos quais estão 40% da população urbana do país.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V – V – V – V – V.
GABARITO: Para assinalar as alternativas com Verdadeiro e Falso, o aluno deve ler o cap 2 do conteúdo Papel do Estado. No que diz respeito às relações de trabalho no Brasil que apresenta as suas contradições assim como nos diversos países do globo. Fazendo a leitura do conteúdo, o acadêmico percebe que todas as alternativas são verdadeiras.
b. F – V – F – V – F.
c. V – V – F – F – V.
d. V – F – V – F – V.
e. V – F – F – F – V.
Feedback
A resposta correta é: V – V – V – V – V..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Insatisfeitos com o trabalho dos povos indígenas, uma vez que esses resistiram o quanto puderam e não se adaptaram à forma como foram forçados a trabalhar, os colonizadores foram buscar na África a mão de obra que pretendiam para a realização das atividades, principalmente na agricultura, nas fazendas de café, na plantação de cana‑de‑açúcar.
Seguindo esse contexto, analise as asserções a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa, no que diz respeito à escravidão negra do Brasil, conforme relato de Tomazi (2000, p. 62):
( ) A alternativa que restou, diante da resistência dos índios, foi procurar mão de obra para o trabalho em outro local;
( ) esse local foi o continente africano. Quanto a essa questão, cabe a pergunta: por que se desenvolveu a escravidão negra no Brasil? Muitos afirmam que ela aconteceu porque havia escassez de mão de obra, o que em parte é real, pelo menos no início da colonização portuguesa.
( ) outros dizem que era muito difícil escravizar os indígenas, o que também só em parte é verdadeiro, uma vez que milhares e milhares de indígenas foram escravizados;
( ) porém, existe também o fato de que eles não aceitavam a condição de escravos e reagiam com luta contra tal situação;
( ) somente há pouco mais de cem anos é que se convive com a liberdade formal do trabalho. Nunca é demais lembrar, também, que o Brasil foi o último país do mundo a acabar com a escravidão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V – V – V – V – F.
GABARITO: Para assinalar as alternativas com Verdadeiro e Falso, o aluno deve ler o cap 2 do conteúdo O negro e as relações de trabalho, em seguida terá todo conhecimento no que diz respeito à escravidão negra do Brasil, conforme relato de Tomazi (2000, p. 62): notará então que a ultima alternativa é falsa e as demais verdadeiras.
b. F – V – F – V – F.
c. V – V – V – V – V.
d. V – V – F – F – V.
e. V – F – V – F – V.
Feedback
A resposta correta é: V – V – V – V – F..
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“A chegada dos portugueses no Brasil, bem como a exploração das questões naturais, foi em virtude da busca constante por riquezas, neste sentido, neste território que hoje conhecemos como Brasil, já habitavam centenas se não milhares de indígenas que foram utilizados como mão de obra.”
Texto: desenvolvido pelo autor
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple o tipo de trabalho que os indígenas foram obrigados a realizar.
Escolha uma:
a. Trabalho voluntário.
b. Trabalho escravo e pesado.
Gabarito: Capítulo 2, p21 O trabalho desenvolvido pelos povos indígenas brasileiros não se adequou à realidade forçada pelos colonizadores, uma vez que a concepção de trabalho na cultura nativa não corresponde àquela do branco, cujo princípio está na exploração para a obtenção de riquezas. Quando aqui chegaram, os colonizadores tentaram escravizar os indígenas, obrigando os ao trabalho pesado.
c. Trabalho industrial.
d. Trabalho fabril e mecânico.
e. Trabalho com base nas legislações previstas na CLT.
Feedback
A resposta correta é: Trabalho escravo e pesado..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Nem sempre o trabalho está relacionado ao bem estar, à harmonia, ao sucesso: a história nos mostra que, na verdade, a origem da palavra tão falada está associada a sofrimento, a tortura, a exploração, muito embora também esteja relacionada a instrumento de trabalho. E, na contrapartida, vem a concepção do sociólogo e professor Paulo Meksenas (1994, p. 21) sobre o que é o trabalho.
A frase abaixo, contém a afirmação deste Professora sobre o tema. Complete as lacunas com os termos coerentes com a ideia dele:
"Trabalho é o __________ pelo qual as pessoas, na criação de bens, ___________ os elementos que compõem a __________”
Escolha uma:
a. desenvolvimento; solicitam; fábrica.
b. processo; transformam; natureza.
Gabarito comentado: Capítulo 1, página 6. “processo; transformam; natureza”. A partir do momento em que o ser humano necessita de alimento, de objetos e artefatos para viver, podemos perceber que o trabalho torna se presente. Mas é como a capacidade de transformar a natureza, por meio da sua ação, que o homem realiza o trabalho. Com isto, o desenvolvimento da humanidade e das sociedades passa a ser uma realidade sem precedentes.
c. subsídio; fazem; empresa.
d. elemento principal; reproduzem; vida.
e. comportamento; desenvolvem; sociedade.
Feedback
A resposta correta é: processo; transformam; natureza..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“Com o surgimento do capitalismo, a sociedade passou a presenciar mais intensamente ao fenômeno da divisão social. Isso, pois, com a possibilidade de adquirir bens econômicos para a subsistência e até ascensão social, houve a competição pela busca de melhores salários e condições laborais.”
Texto disponível em: < https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/559305ca3766330003110000/o-capitalismo-na-formacao-das-classes-sociais/3677>; Acessado em 22 de Outubro de 2019.
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple de que forma é estruturada a sociedade capitalista.
Escolha uma:
a. Favelas, cidades e conglomerados.
b. Movimentos sociais.
c. Classes sociais.
Gabarito: capítulo 3, p.32 Nessa perspectiva, a sociedade capitalista é estruturada em classes sociais, as quais, por sua vez, são antagônicas. Enquanto os capitalistas, proprietários dos meios de produção, buscam a todo custo manter se na riqueza e na opulência à custa da exploração dos trabalhadores, esses, por sua vez, tentam, de todas as formas possíveis, primeiramente, sobreviver e, em seguida, sair dessa situação de humilhação e exploração, coisa que não acontecerá, conforme afirma Karl Marx, dentro do modelo capitalista, pois este utilizava todos os mecanismos e instrumentos para manter os trabalhadores no mínimo ocupados ou preocupados com o trabalho para atender suas necessidades básicas, o que faz pela Ideologia, tornando, assim, os trabalhadores alienados no processo de relações de produção.
d. Megalópoles.
e. Metrópoles.
Feedback
A resposta correta é: Classes sociais..
Terminar revisão
Trabalho e Sociabilidade
Iniciado em	segunda, 4 Mai 2020, 15:57
Estado	Finalizada
Concluída em	segunda, 4 Mai 2020, 17:01
Avaliar	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Questão 1
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os processos produtivos, ao longo do tempo, aumentaram a exploração da força de trabalho do ser humano e do meio ambiente em que está inserido. A realidade do mundo do trabalho traz também a preocupação em reverter o processo de degradação ambiental, que passa a comprometer o equilíbrio do planeta e a existência da vida humana. As fábricas foram, gradativamente, desfigurando o cenário ambiental. Como se deu esse processo?
Escolha uma:
a. Através de uma maior tecnificação de processos diversos, com a finalidade de ofertar produtos e serviços mais baratos e de maior qualidade.
Gabarito: Capítulo 5, página 57. “Através da emissão de gases poluentes,despejo de resíduos inadequados nos rios e da exploração das riquezas naturais (matéria prima) de maneira desordenada”. A maior preocupação com o aumento da produção e da produtividade e com a conquista de novos mercados fez com que os processos produtivos, ao longo do tempo, aumentassem a exploração da força de trabalho do homem e do meio ambiente em que está inserido. As fábricas aumentaram a produção dos trabalhadores a partir da linha de montagem; substituíram grupos de trabalhadores por robôs e, gradativamente, desfiguraram o cenário ambiental.
b. Através do desenvolvimento tecnológico estatal: novos processos, equipamentos e materiais.
c. Com a promoção do desenvolvimento tecnológico, a busca pela competitividade das empresas, que passaram a investir na maior tecnificação de seus processos.
d. Através da emissão de gases poluentes, despejo de resíduos inadequados nos rios e da exploração das riquezas naturais (matéria prima) de maneira desordenada.
e. Com a adoção de processos inovadores e equipamentos modernos, como a mala direta, o laptop (um computador transportável) e equipamentos agrícolas computadorizados.
Feedback
A resposta correta é: Através da emissão de gases poluentes, despejo de resíduos inadequados nos rios e da exploração das riquezas naturais (matéria prima) de maneira desordenada..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Grande parte dos profissionais de diferentes áreas (Biologia, Serviço Social, Administração, Enfermagem, etc.) que atuam no terceiro setor e nas ações de responsabilidade social empresarial, iniciou sua atuação na qualidade de estagiário ou de voluntário. Ainda sobre o estágio curricular pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. não é de caráter obrigatório, mas vale pela experiência que pode ser adquirida.
b. faz parte da formação técnica ou superior, compondo a matriz curricular como disciplina não eletiva e não substituível do quadro de carga horária geral das escolas e dos cursos de graduação.
Gabarito: A resposta correta é a que completa o enunciado. Grande parte dos profissionais de diferentes áreas (Biologia, Serviço Social, Administração, Enfermagem, etc.) que atuam no terceiro setor e nas ações de responsabilidade social empresarial, iniciou sua atuação na qualidade de estagiário ou de voluntário. Ainda sobre o estágio curricular pode-se afirmar que faz parte da formação técnica ou superior, compondo a matriz curricular como disciplina não eletiva e não substituível do quadro de carga horária geral das escolas e dos cursos de graduação. Segundo Ferreira (1986), estágio é o período de aprendizagem prática, de exercício do aprendizado teórico. Mas se faz necessário, para melhor elucidar o assunto em tela, adotar como definição uma construção mais completa. Assim, entende-se que o “estágio é um Superior didático-pedagógico da competência da Instituição de Ensino Superior a quem cabe a decisão sobre a matéria [...] oferecendo oportunidade e campo de estágio. ” (Decreto n. 87. 497, de 18 de agosto de 1982 – regulamentação da Lei do estágio). Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 4, página 46.
c. deve, preferencialmente, ser de caráter voluntario.
d. faz parte da formação do educando, deve procurar somente o estágio quando for renumerado e supervisionado pelo local estagiado.
e. não é obrigatório, porém conta como carga horária a mais no curso, o aluno terá benefícios apenas em concursos e testes de seleção, pois a pontuação sobe bastante.
Feedback
A resposta correta é: faz parte da formação técnica ou superior, compondo a matriz curricular como disciplina não eletiva e não substituível do quadro de carga horária geral das escolas e dos cursos de graduação..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Todo esse quadro de mudança, tanto do mercado assim como do perfil do profissional, ganha impulso na segunda metade do século XX, principalmente com o processo de toyotização, racionalizando ainda mais a linha de produção e fazendo com que, além da diminuição e muitas vezes eliminação do estoque, e permitindo a empresa a diminuição do espaços de armazenamento e direcionando os esforços do trabalhador para gerar o produto na medida em que ocorre o aumento da demanda.
Essa análise sobre esse período pode ser observado na obra de David Harvey, (1992, p. 184) onde ele afirma que:
Escolha uma:
a. o desenvolvimento acelerado das telecomunicações aproxima as distancias, colocando as empresas em condições de tomar decisões em tempo real.
b. parece de fato importante acentuar o grau até o qual a cumulação flexível tem de ser considerada uma combinação particular e, quem sabe, nova de elementos primordialmente antigos no âmbito da lógica geral da acumulação do capital;
GABARITO: Para responder a esta questão, o aluno deverá ter conhecimento dos conteúdos tratados no Cap. 6 assunto (O mundo do trabalho mudou) livro da disciplina.
c. De maneira geral, o que se verifica é uma diminuição sistemática do emprego e uma grande expansão da produção de capital. E que o “enxugamento” da quantidade de operários nas linhas de produção é uma tendência inevitável do processo de globalização de uma empresa;
d. essa tendência é menos visível nos Estados Unidos, onde o emprego praticamente se manteve inalterado no período 1978/96, com uma leve redução de 0, 97% nos postos de trabalho;
e. o emprego assalariado coberto pela legislação trabalhista – que no Brasil se configura no chamado “emprego com carteira assinada” – abarca uma porcentagem minoritária da força de trabalho ocupada, sendo que a contraparte maior vive do trabalho desprotegido ou informal;
Feedback
A resposta correta é: parece de fato importante acentuar o grau até o qual a cumulação flexível tem de ser considerada uma combinação particular e, quem sabe, nova de elementos primordialmente antigos no âmbito da lógica geral da acumulação do capital;.
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em um ambiente de mercado de crescente competitividades, o voluntariado é visto por alguns como sendo extremamente prejudicial à inserção profissional, contudo, no mundo do trabalho, dentro das organizações o serviço voluntário sempre apoiou de maneira decisiva a implementação de ações e projetos junto às comunidades. Em 18 de fevereiro de 1988, o presidente da República sancionou a Lei 9. 608 (a Lei do Voluntário). Assinale a alternativa que corresponde a definição de voluntariado, de acordo com esta Lei:
Escolha uma:
a. é um trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador.
b. é a distribuição de tarefas para serem realizadas em grupos de profissionais ou estudantes, com o objetivo de solucionar problemas, aplicar experiências, construir projetos etc.
c. como um trabalho realizado por pessoas físicas, não remuneradas, sem gerar nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins.
Gabarito: Capítulo 4, Página 50. Foi no sentido de valorizar os jovens, os adultos, os idosos e os profissionais que disponibilizam horas de trabalho, e para regulamentar o serviço voluntário no âmbito do Estado e das instituições privadas sem fins lucrativos que, em 18 de fevereiro de 1988, o presidente da República sancionou a Lei 9. 608 (a Lei do Voluntário). De acordo com esta Lei, o voluntariado é definido como o trabalho realizado por pessoas físicas, não remuneradas, sem gerar nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins.
d. como um trabalho manual ou intelectual, com benefícios e carteira profissional assinada, com todos os direitos trabalhistas garantidos.
e. é aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoalpermanente ou à demanda complementar de serviços.
Feedback
A resposta correta é: como um trabalho realizado por pessoas físicas, não remuneradas, sem gerar nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Nos tempos atuais (ao qual se convencionou chamar de era pós‑industrial), podemos destacar algumas mudanças de paradigmas que, em um mercado plenamente competitivo, se tornam imprescindíveis ao novo relacionamento entre empresas e sociedade, marcando profundamente o mundo do trabalho.
Dentre os aspectos observados neste novo cenário empresarial, destacam‑se:
1 Competitividade
2 Interdependência entre organizações
3 Mudança no papel dos chefes
4 Organização Informatizada
5 Empreendedorismo
Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda identificando as características de cada uma.
( ) A tecnologia da informação passou a estar presente em todos os processos administrativos e produtivos. Movimentar contas no banco, fazer o planejamento das compras de uma unidade industrial ou controlar a fabricação de peças tornaram‑se tarefas sem necessidade de intervenção humana direta.
( ) A perda das perspectivas de emprego duradouro e da carreira nas grandes organizações estimulou muitas pessoas a procurarem ser seus próprios patrões. Com isso, a administração empreendedora (complementando a tradicional organização formada de funcionários registrados) tornou‑se uma tendência social importante.
( ) No paradigma tradicional, não há administração sem chefes, ou vice‑versa. O downsizing, ou diminuição de tamanho das estruturas organizacionais, tornou‑se uma tendência em meados dos anos 80.
( ) Ao mesmo tempo em que incentivou a competitividade entre empresas, a economia globalizada também tornou os países e as economias nacionais interdependentes.
( ) No século XX, a palavra chave era eficiência. No início do século XXI a palavra chave é competitividade. A expansão das empresas multinacionais, a facilidade de transportes, a flexibilização de restrições alfandegárias e tributárias e a formação de blocos econômicos, como a ALCA, a União Europeia e o Mercosul, criaram um mercado competitivo em escala mundial.
Está correto:
Escolha uma:
a. 2 – 4 – 1 – 5 – 3.
b. 5 – 4 – 3 – 2 – 1.
c. 4 – 5 – 3 – 2 – 1.
GABARITO: O acadêmico deve fazer uma leitura do Cap. 5 assunto (Uma nova visão de empresa), livro da disciplina, para relacionar a coluna conforme característica de cada um. A sequência correta é 4, 5, 3, 2, 1.
d. 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
e. 3 – 4 – 2 – 1 – 5.
Feedback
A resposta correta é: 4 – 5 – 3 – 2 – 1..
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“Como todos sabem as empresas visam gerar lucros e capital de giro para que suas empresas permaneçam abertas e sejam solidas no mercado, prestando serviços e fazendo a diferença, entretanto para que isso ocorrer elas estão percebendo a necessidade de adotar o planejamento estratégico de diversas áreas e departamentos da empresa, sobretudo no que tange a tecnologia da informação e comunicação. ”
Texto disponível em: Acesso em 23 de Outubro de 2019.
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple de acordo com Barbosa (2004) um dos avanços tecnológicos que trouxeram mudanças para o trabalho.
Escolha uma:
a. Comunicação analógica, através de computadores, televisão, telefonia celular e outros meios.
b. Processos de mecanização, robotização e informatização com presença crescente, mesmo nos processos produtivos mais simples;
Gabarito: Capítulo5, p.56. Nascimento e Barbosa (2004) destacam, dentre os avanços tecnológicos que mais profundamente trouxeram mudanças ao trabalho, os seguintes: 1. desenvolvimento de novos produtos sintéticos à base de plásticos isopores, tecidos impermeáveis, materiais metálicos entre outros; 2. sistemas de transportes confortáveis, seguros, econômicos e rápidos; 3. processos de mecanização, robotização e informatização com presença crescente, mesmo nos processos produtivos mais simples; 4. comunicação interativa, através de computadores, televisão, telefonia celular e outros meios.
c. Desenvolvimento de novos produtos não sintéticos à base de plásticos isopores, tecidos impermeáveis, materiais metálicos entre outros.
d. Sistemas de transportes confortáveis, seguros, econômicos e devagar;
e. Processos de mecanização, robotização e informatização com presença crescente, mesmo nos processos produtivos mais complexos;
Feedback
A resposta correta é: Processos de mecanização, robotização e informatização com presença crescente, mesmo nos processos produtivos mais simples;.
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“O Just in Time é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo”.
Texto disponível em: Acesso em 21 de outubro de 2019.
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple uma das características do modelo de produção Just-in-time.
Escolha uma:
a. Aprendizagem na teoria integrada.
b. Produção em pequenos lotes.
Gabarito: capítulo6, p.70. Produção em pequenos lotes. Produção flexível e em pequenos lotes de uma variedade de tipos de produto. Sem estoques. Controle de qualidade integrado ao processo (detecção imediata de erros). Rejeição imediata de peças com defeito. Redução do tempo perdido, reduzindo se a porosidade do dia de trabalho. Voltada para a demanda. Integração (quase) vertical, subcontratação. Aprendizagem na prática integrada ao planejamento a longo prazo.
c. Produção com estoques.
d. Produção em grandes lotes.
e. Produção em larga escala.
Feedback
A resposta correta é: Produção em pequenos lotes..
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Durante a década de 1990, o desenvolvimento de ações de Responsabilidade Social Empresarial (R. S. E) teve significativo acréscimo, principalmente pelo aumento da competitividade e pela maturidade do consumidor, que passa gradativamente a exigir maior comprometimento da empresa com a sociedade.
Seguindo esse contexto, analise as asserções a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa, com relação as exigências da empresa para com a sociedade.
( ) Respeito e atenção às necessidades do colaborador interno da empresa (seja ele funcionário, acionista, diretor ou fornecedor);
( ) cuidados ambientais (origem da matéria‑prima, emissão de poluentes, possibilidades de poluição ambiental por meio de seus produtos);
( ) cooperação para a busca de atendimento das necessidades sociais dos grupos externos ao ambiente da empresa (favela próxima, capacitação de jovens, cooperação voluntária com trabalhos do Estado ou terceiro setor);
( ) concluir o estágio curricular que faz parte da formação técnica ou superior, compondo a matriz curricular como disciplina não eletiva e não substituível do quadro de carga horária geral das escolas e dos cursos de graduação;
( ) ser atencioso, ter comprometimento com relação a horários de entrada e saída, ser apresentável, não faltar dia de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V – V – V – F – F.
GABARITO: Para assinalar as alternativas com Verdadeiro e Falso, o aluno deve ler o cap 4 logo então terá conhecimento no que se refere as exigências da empresa para com a sociedade. Sendo: respeito e atenção às necessidades do colaborador interno da empresa (seja ele funcionário, acionista, diretor ou fornecedor); cuidados ambientais (origem da matéria‑prima, emissão de poluentes, possibilidades de poluição ambiental por meio de seus produtos); cooperação para a busca de atendimento das necessidades sociais dos grupos externos ao ambiente da empresa (favela próxima, capacitação de jovens, cooperação voluntária com trabalhos do Estado ou terceirosetor).
b. V – V – F – F – V.
c. V – V – V – V – V.
d. V – F – V – F – V.
e. F – V – F – V – F.
Feedback
A resposta correta é: V – V – V – F – F..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No contraponto da nova postura das organizações (sejam elas empresariais, estatais ou do terceiro setor), em um mesmo cenário de competitividade, o trabalhador é impelido a buscar uma postura mais participativa, mais presente e, por que não dizer, mais ousada. Neste contexto, assinale a alternativa que melhor define um trabalhador competitivo:
Escolha uma:
a. aquele que exerce, habitualmente e por conta própria, atividade profissional remunerada, explorando, assim, em proveito próprio, sua força de trabalho.
b. é aquele que trabalha em atividade não remunerada, sem gerar nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins.
c. é aquele que exerce seu trabalho pensando em produtividade, em uma jornada exaustiva, sem a preocupação com os danos à sua saúde.
d. é aquele trabalhador que age por impulso na busca de suas metas individuais por meio do desenvolvimento de seu papel organizacional.
e. é aquele que consegue, apesar do expressivo contingente de profissionais disponíveis no mercado do trabalho, ser importante para a organização e para o modo de produção capitalista em vigência.
Gabarito: Capítulo 5, Página 61. O trabalhador competitivo é aquele que consegue, apesar do expressivo contingente de profissionais disponíveis no mercado do trabalho, ser importante para a organização e para o modo de produção capitalista em vigência.
Feedback
A resposta correta é: é aquele que consegue, apesar do expressivo contingente de profissionais disponíveis no mercado do trabalho, ser importante para a organização e para o modo de produção capitalista em vigência..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Percebemos no capítulo 06 os marcos que transformaram a sociedade no mundo do trabalho, tendo como ponto de partida o toyotismo e seus desdobramentos da dinâmica social. Assim como as mudanças que afetaram em muito a linha de produção com o processo de flexibilização e a mudança do perfil do profissional. Percorremos os marcos do século XX, transformadas a partir das crises cíclicas do capitalismo e isso se observa com o deslocamento maciço de populações na sociedade brasileira na busca do mínimo necessário para a sobrevivência. Percebemos também que o processo de precarização do mundo do trabalho nada mais é do que a resultante do processo de _______________________________ e que trouxe um novo desenho para o papel do Estado e das políticas públicas.
Assim sendo, assinale a alternativa que completa o enunciado acima:
Escolha uma:
a. organização e responsabilidades.
b. otimização e planejamento das tarefas.
c. capacitação de pessoas.
d. globalização da economia.
Gabarito: A resposta correta é ‘globalização de economia”. Percebemos também que o processo de precarização do mundo do trabalho nada mais é do que a resultante do processo de globalização da economia e que trouxe um novo desenho para o papel do Estado e das políticas públicas. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 6, páginas 72 e 73.
e. perfis de trabalhadores.
Feedback
A resposta correta é: globalização da economia..
Terminar revisão
Trabalho e Sociabilidade
Iniciado em	segunda, 4 Mai 2020, 17:01
Estado	Finalizada
Concluída em	segunda, 4 Mai 2020, 18:16
Avaliar	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em um ambiente de mercado de crescente competitividade, o voluntariado é visto por alguns como sendo extremamente prejudicial à inserção profissional, pois limita a possibilidade de ingresso no mercado quando boa parte das necessidades das instituições é atendida por pessoas não remuneradas. De acordo com a Lei 9. 608 (a Lei do Voluntário). o voluntariado é definido como:
Escolha uma:
a. pode ser encarado como um mecanismo de inserção ao mundo do trabalho (especialmente para o jovem e para o profissional recém‑formado ou desempregado);
b. trabalho realizado por pessoas físicas, não remuneradas, sem gerar nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins;
GABARITO: Para responder a esta questão, o aluno deverá ter conhecimento dos conteúdos tratados no Cap. 4 assunto (O voluntário) livro da disciplina. De acordo com a Lei 9. 608 (a Lei do Voluntário), que menciona o seguinte: De acordo com esta Lei, o voluntariado é definido como o trabalho realizado por pessoas físicas, não remuneradas, sem gerar nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins.
c. torna-se voluntário mediante a celebração do termo de adesão entre a entidade, pública, e o prestador de serviço voluntário dele devendo constar e as condições de seu exercício;
d. faz parte do cenário do terceiro setor e das ações de responsabilidade social empresarial, campo onde com facilidade encontra‑se espaço para mostrar o
potencial profissional e em que se pode desfrutar de um amplo espectro de
novos relacionamentos;
e. é responsável pela sua contribuição previdenciária, desonerando a fonte pagadora (empresa).
Feedback
A resposta correta é: trabalho realizado por pessoas físicas, não remuneradas, sem gerar nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins;.
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em um ambiente de mercado de crescente competitividades, o voluntariado é visto por alguns como sendo extremamente prejudicial à inserção profissional, pois limita a possibilidade de ingresso no mercado quando boa parte das necessidades das instituições são atendidas por pessoas não remuneradas. Contudo, no mundo do trabalho, dentro das organizações (especialmente as sem fins lucrativos e instituições públicas), o serviço voluntário sempre apoiou de maneira decisiva a implementação de ações e projetos junto às comunidades.
De acordo com a Lei do Voluntário - Lei 9. 608-, o voluntariado é definido como o trabalho realizado por:
Escolha uma:
a. pessoas físicas, renumeradas, mas sem vínculo empregatício e/ou carga horária, tem como objetivo apenas ajudar.
b. pessoas jurídicas, que recebem uma pequena ajuda de custo de deslocamento.
c. pessoas físicas, não remuneradas, sem gerar nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins.
Gabarito: A resposta correta é a que aborda que de acordo com a Lei do Voluntário - Lei 9. 608-, o voluntariado é definido como o trabalho realizado por pessoas físicas, não remuneradas, sem gerar nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins. Foi no sentido de valorizar os jovens, os adultos, os idosos e os profissionais que disponibilizam horas de trabalho, e para regulamentar o serviço voluntário no âmbito do Estado e das instituições privadas sem fins lucrativos que, em 18 de fevereiro de 1988, o presidente da República sancionou a Lei 9. 608 (a Lei do Voluntário). Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 4, página 50.
d. pessoas jurídicas, não renumeradas, mas este trabalho beneficia a redução do imposto de renda da empresa que cede um funcionário para o trabalho voluntário.
e. pessoas físicas, teoricamente não renumeradas, mas recebem uma pequena ajuda de custo.
Feedback
A resposta correta é: pessoas físicas, não remuneradas, sem gerar nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O aumento da competitividade entre as empresas e sua constante busca de redução de custos operacionais têm levado à eliminação de postos de trabalho eventuais e aqueles de presença não obrigatória do trabalhador. Estes postos são transferidos a trabalhadores avulsos ou sem vinculação trabalhista exclusiva com a organização para a qual prestam serviços, como por exemplo, o trabalhador autônomo e o trabalhadorvirtual. Sendo assim analise as afirmações:
I - O trabalhador autônomo é responsável pela sua contribuição previdenciária, desonerando a fonte pagadora (empresa).
II - O trabalhador virtual é aquele que pode ser exclusivo de uma fonte pagadora e ter o vínculo trabalhista que o trabalhador autônomo não possui, mas que também desonera (mesmo que de outra forma) a empresa.
III - O perfil do trabalhador virtual está relacionado ao desenvolvimento tecnológico e às possibilidades por ele geradas, como a Internet, o fac-símile (fax) e o Messenger, que possibilita o diálogo entre pessoas através do computador.
IV - O trabalho virtual pode ser mais fácil para pessoas com características como autodisciplina, independência, experiência, senso de responsabilidade, habilidade de relacionamento, interpessoal.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Gabarito: Capítulo 4, Página 52. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. O trabalhador autônomo é responsável pela sua contribuição previdenciária, desonerando a fonte pagadora (empresa). O trabalhador virtual é aquele que pode ser exclusivo de uma fonte pagadora e ter o vínculo trabalhista que o trabalhador autônomo não possui, mas que também desonera (mesmo que de outra forma) a empresa. O perfil do trabalhador virtual está relacionado ao desenvolvimento tecnológico e às possibilidades por ele geradas, como a Internet, o fac-símile (fax) e o Messenger, que possibilita o diálogo entre pessoas através do computador. O trabalho virtual pode ser mais fácil para pessoas com características como autodisciplina, independência, experiência, senso de responsabilidade, habilidade de relacionamento, interpessoal.
b. Apenas na afirmativa II, III e IV.
c. Apenas nas afirmativas II e III.
d. Somente na afirmativa I e II.
e. Apenas nas afirmativas I e III.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I, II, III e IV estão corretas..
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O perfil de trabalhador que o mercado procura estabelece que esse profissional tenha que ser multifuncional, isso é, que seja capaz de realizar diversas atividades dentro da linha de produção e com habilidade e competência para poder enfrentar os desafios apresentados por essa nova realidade do mundo do trabalho.
Com relação ao perfil de trabalhador que mercado exige, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O profissional atual precisa compreender e gerenciar os seus próprios sentimentos, e isso implica em praticar a inteligência emocional, uma capacidade perfeitamente desenvolvível;
b. Capacidade para solucionar problemas uma das competências mais valorizadas pelo mundo corporativo, a capacidade de solucionar problemas, sejam eles simples ou complexos, compõe o perfil de um profissional que também tem iniciativa;
c. o perfil do mercado busca um profissional, não mais cumpridor de tarefas, mas sim em condições de realizar múltiplas funções na linha de produção, temos a chamada flexibilização da produção e que tem como consequência um novo desenho do perfil do trabalhador agora exigido pelo mercado.
GABARITO: Para responder a esta questão, o aluno deverá ter conhecimento dos conteúdos tratados no Cap. 6 assunto (O mundo do trabalho mudou) livro da disciplina. O aluno deve marcar a alternativa que apresenta o perfil do profissional exigido pelo mercado.
d. O profissional que hoje deseja se destacar em sua carreira precisa estar sempre estudando, formal e informalmente. Deve ser curioso e estar sempre em busca de novidades;
e. um profissional que mantenha o seu foco com comprometimento, engajamento, com envolvimento, mas sabendo também o limite tênue entre ser insistente e se tornar um chato na organização;
Feedback
A resposta correta é: o perfil do mercado busca um profissional, não mais cumpridor de tarefas, mas sim em condições de realizar múltiplas funções na linha de produção, temos a chamada flexibilização da produção e que tem como consequência um novo desenho do perfil do trabalhador agora exigido pelo mercado..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em todas as áreas do trabalho, têm sido constantes as evoluções tecnológicas a serviço do aumento da produção, da produtividade e do bem‑estar da sociedade. Destacadamente, após o final da década de 1970, o mundo viveu uma época de grande crescimento tecnológico que, em ritmo acelerado, chega aos dias atuais trazendo novidades diárias ao âmbito do trabalho.
Nascimento e Barbosa (2004) destacam, dentre os avanços tecnológicos que mais profundamente trouxeram mudanças ao trabalho, os seguintes:
( ) desenvolvimento de novos produtos sintéticos à base de plásticos isopores, tecidos impermeáveis, materiais metálicos entre outros;
( ) sistemas de transportes confortáveis, seguros, econômicos e rápidos;
( ) processos de mecanização, robotização e informatização com presença crescente, mesmo nos processos produtivos mais simples;
( ) comunicação interativa, através de computadores, televisão, telefonia celular e outros meios;
( ) a tecnologia da informação passou a estar presente em todos os processos administrativos e produtivos. Movimentar contas no banco, fazer o planejamento das compras de uma unidade industrial ou controlar a fabricação de peças tornaram‑se tarefas sem necessidade de intervenção humana direta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V – V – F – F – F.
b. V – V – V – V – V.
c. F – V – F – V – F.
d. V – F – V – F – V.
e. V – V – V – V – F.
GABARITO: Para assinalar as alternativas com Verdadeiro e Falso, o aluno deve ler o cap 5 logo então terá conhecimento as ideias de Nascimento e Barbosa (2004) destacam, os avanços tecnológicos que mais profundamente trouxeram mudanças ao trabalho. Após esta análise, o aluno terá conhecimento que dos itens mencionados a última é falsa as demais verdadeiras.
Feedback
A resposta correta é: V – V – V – V – F..
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Ser homem organizacional ou trabalhador competitivo deixa de ser aquele que, Taylor (início do século XX), não deveria pensar, mas sim repetir tarefas, não tinha interesse pela quantidade e pela produção de bens na organização e por isso precisava ser comandado diretamente por um chefe. Neste novo momento histórico e econômico que o mundo vive no pós Segunda Guerra Mundial, a forma de se pensar o mundo e se realizar a produção sofrem uma mudança fruto dos avanços tecnológicos e das crises que passa a sondar a Europa do pós‑guerra que tem que ser reconstruída e isso afeta a forma de se gerir a produção. Neste contexto, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo adequadamente algumas das características do “homem organizacional” às suas respectivas definições e a seguir, assinale a sequência correta:
(1) Indivíduo flexível
(2) Resistente às frustrações
(3) Capacidade de adiar recompensas
(4) Habilitado para mudanças rápidas
(5) Homem estratégico
( ) Possuindo constante aperfeiçoamento (liderança, computação, técnicas específicas, língua estrangeira, entre outros), o trabalhador estará sempre pronto a assumir novas e diversificadas responsabilidades e a cooperar para o avanço do atendimento ao cliente ou para o avanço de mercado da organização em que atua.
( ) Os interesses organizacionais e os interesses pessoais muitas vezes entram em desacordo, sendo necessária ponderação para a condução de frustrações pessoais para que elas não interfiram no desempenho do trabalho desenvolvido.
( ) Novos vínculos são estabelecidos formalmente nas organizações, novas tecnologias adentram o ambiente produtivo e novas organizações passam a fazer parte de nossas vidas a cada momento.
( ) O trabalhador não age por impulsos, mas busca atingir suas metas individuais por meio do desenvolvimento de seu papel organizacional. Para tanto, desenvolve a visão holística, que, em outros termos, significa conseguir observar o todo em que a organização está inserida.
( ) Os interessesorganizacionais devem estar em primeiro plano (dentro do âmbito competitivo empresarial), sendo necessário o adiamento das recompensas individuais.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. 1 – 3 – 2 – 5 – 4.
b. 4 – 2 – 1 – 5 – 3.
Gabarito: Capítulo 5, Páginas 62, 63. A sequência correta é: 4 – 2 – 1 – 5 – 3. Indivíduo Flexível, pois novos vínculos são estabelecidos formalmente nas organizações, novas tecnologias adentram o ambiente produtivo e novas organizações passam a fazer parte de nossas vidas a cada momento. Neste sentido, o trabalho exige flexibilidade de seus atores, para que estes possam permanecer inseridos neste cenário. Resistente às frustrações, pois os interesses organizacionais e os interesses pessoais muitas vezes entram em desacordo, sendo necessária ponderação para a condução de frustrações pessoais para que elas não interfiram no desempenho do trabalho desenvolvido. Capacidade de adiar recompensas, pois os interesses organizacionais devem estar em primeiro plano (dentro do âmbito competitivo empresarial), sendo necessário o adiamento das recompensas individuais. Habilitado para mudanças rápidas, possuindo constante aperfeiçoamento (liderança, computação, técnicas específicas, língua estrangeira, entre outros), o trabalhador estará sempre pronto a assumir novas e diversificadas responsabilidades e a cooperar para o avanço do atendimento ao cliente ou para o avanço de mercado da organização em que atua. Homem estratégico, o trabalhador não age por impulsos, mas busca atingir suas metas individuais por meio do desenvolvimento de seu papel organizacional. Para tanto, desenvolve a visão holística, que, em outros termos, significa conseguir observar o todo em que a organização está inserida.
c. 3 – 1 – 5 – 4 – 2.
d. 5 – 2 – 1 – 4 – 3.
e. 4 – 1 – 2 – 3 – 5.
Feedback
A resposta correta é: 4 – 2 – 1 – 5 – 3..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“Com o invento da internet e os métodos de automação industrial com base em novas tecnologias, mudaram a forma com que as empresas trabalham, novos métodos, processos e novos recursos vieram agregar na produção de produtos e prestação de serviços. ”
Texto: Desenvolvido pelo autor (2019)
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple qual o objetivo da tonificação dos processos industriais.
Escolha uma:
a. Conduzir as empresas a maior competitividade.
Gabarito: capítulo 4, p.42. Sob este prisma, é certo o entendimento de que existe um esforço para o aumento da tecnificação dos processos industriais, para conduzir as empresas a maior competitividade, isso torna o ambiente de trabalho mais complexo e, para tanto, habilidades outrora sem importância se tornam fundamentais, como a facilidade de gravar sinais, o conhecimento de informática e a facilidade de relacionamento com outras pessoas. Por extensão, algumas profissões e postos de trabalho, em que muito pouco era exigido, passam exigir mais. O exemplo clássico é o trabalho do coletor de lixo urbano, ocupação para a qual, até pouco tempo, pouca qualificação se exigia, hoje a conclusão do ensino fundamental, conhecimentos de trânsito e de relacionamento humano e até de operação de máquinas hidráulicas (compactação do lixo), são exigências comuns.
b. Desenvolvimento e aplicação de técnicas mercantis nos processos e métodos.
c. Retorno aos métodos e processos que eram utilizados antes da revolução industrial.
d. Construção de maquinas com base mecânica.
e. Desenvolvimento de habilidades de rigidez nos colaboradores.
Feedback
A resposta correta é: Conduzir as empresas a maior competitividade..
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No passado se tinha como referência que a grande segurança no emprego para trabalhadores era algo permanente como se fosse um emprego perpétuo. Com a globalização, gerou-se nenhuma segurança no trabalho e condições de trabalho ruins para trabalhadores temporários. Além desse cenário instável e de todo avanço tecnológico que redesenhou a cadeia produtiva, a terceirização da mão de obra também trouxe consequências negativas para os trabalhadores. Uma delas foi:
Escolha uma:
a. O redimensionamento da sua importância dentro da cadeia produtiva, priorizando máquinas ao invés de seres humanos.
b. Uma flexibilização tanto da economia como da produção, e que gera uma nova realidade do mundo do trabalho.
c. Colocar na berlinda várias conquistas trabalhistas que, na verdade, foram consolidadas por gerações e gerações de trabalhadores que lutaram pelas garantias sociais.
Gabarito: Capítulo 6, página 69. “Colocar na berlinda várias conquistas trabalhistas que, na verdade, foram consolidadas por gerações e gerações de trabalhadores que lutaram pelas garantias sociais”. Esse quadro não é somente no cenário nacional, mas também impulsionados pelos movimentos operários das diversas sociedades industriais. Uma nova realidade se faz presente ao mundo do trabalho e isso nada mais é do que a somatória das grandes mudanças que se desenharam na sociedade na segunda metade do século XX, em que a forma de se realizar a produção ganha um novo colorido e trouxe à tona um novo perfil de profissional para ocupar esse mercado.
d. A automatização expressa no meio rural, pois o espaço da produção impõe uma redefinição das áreas de produção.
e. A forma de se realizar a produção que ganha um novo colorido, e traz à tona um novo perfil de profissional para ocupar esse mercado.
Feedback
A resposta correta é: Colocar na berlinda várias conquistas trabalhistas que, na verdade, foram consolidadas por gerações e gerações de trabalhadores que lutaram pelas garantias sociais..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As últimas décadas do século XX vêm assistindo a uma revolução no mundo do trabalho. Profissões oriundas da mecanização do trabalho, com sua massificação pelo modelo industrial da velha esteira que se apoia no fordismo, estão pouco a pouco sendo substituídas pelo toyotismo, e pela robotização na linha de produção. Não podemos deixar de expressar que o modelo fordista tenha como principio, segundo nos ensinaram Roza e Rythowen (2007, p. 75) “uma produção em massa de bens homogêneos, o que dá uma uniformidade e uma padronização, com uma produção em larga escala, com a manutenção de um grande estoque. Há uma preocupação e uma racionalidade, com vistas a uma distribuição dos produtos em escala mundial.”
Conforme estudou nesta disciplina, assinale uma alternativa que define o perfil do mercado ao contratar um profissional:
Escolha uma:
a. O perfil do mercado busca um profissional simpático e flexível, pois este perfil é mais fácil de lidar e exigir melhor produção.
b. O perfil do mercado busca um profissional, não mais cumpridor de tarefas, mas sim em condições de realizar múltiplas funções na linha de produção, temos a chamada flexibilização da produção e que tem como consequência um novo desenho do perfil do trabalhador agora exigido pelo mercado.
Gabarito comentado: A resposta correta é a que aborda que o perfil do mercado busca um profissional, não mais cumpridor de tarefas, mas sim em condições de realizar múltiplas funções na linha de produção, temos a chamada flexibilização da produção e que tem como consequência um novo desenho do perfil do trabalhador agora exigido pelo mercado. Todo esse quadro de mudança, tanto do mercado assim como do perfil do profissional, ganha impulso na segunda metade do século XX, principalmente com o processo de toyotização, racionalizando ainda mais a linha de produção e fazendo com que, além da diminuição e muitas vezes eliminação do estoque, e permitindo a empresa a diminuição dos espaços de armazenamento e direcionando os esforços do trabalhador para gerar o produto na medida em que ocorre o aumento da demanda. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 6, página 66.
c. O perfil do mercado busca um profissional crítico e que tenha visão de futuro, cumpra suas tarefas e de palpites na empresaonde vai atuar, isso é benéfico pois o funcionário não precisa esperar o patrão mandar fazer as atividades.
d. O perfil do mercado busca um profissional que tenha metas e objetivos de vida, ou seja, que queira enriquecer na empresa em que vai atuar, este é um perfil de funcionário de empresa de grande porte exigido pelo mercado de trabalho.
e. O perfil do mercado busca um profissional que tenha espírito de liderança, que pense nos benefícios e direitos que ele e os colegas possuem, e lutam por estes, realizando paralizações e manifestos na empresa/ fabrica.
Feedback
A resposta correta é: O perfil do mercado busca um profissional, não mais cumpridor de tarefas, mas sim em condições de realizar múltiplas funções na linha de produção, temos a chamada flexibilização da produção e que tem como consequência um novo desenho do perfil do trabalhador agora exigido pelo mercado..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As características do homem organizacional deve-se acrescentar a inclusão digital, para que seja possível ao trabalhador operar máquinas, computadores, caixas eletrônicos do banco ou um aparelho de fac-símile. Modernamente, convencionou-se chamar de analfabetos digitais àquelas pessoas que não possuem os conhecimentos elementares em computação. Em síntese, a partir dos estudos dos assuntos abordados neste tema, pode-se, então, concluir que a crescente competitividade do mercado vem trazendo novas exigências ao mercado de trabalho, de maneira a tornar os trabalhadores mais produtivos e úteis em todas as atividades da organização.
Em síntese, a partir dos estudos dos assuntos abordados neste tema, pode-se, então, concluir que:
Escolha uma:
a. a concorrência entre as empresas, faz com que os funcionários sejam mais pacientes e caridosos para com o trabalho que é lhe designado.
b. a crescente taxa de desempregados em nosso país, faz com que a rivalidade entre empregados realize cobranças de recompensas entre os melhores aos seus chefes.
c. a crescente competitividade do mercado vem trazendo novas exigências ao mercado de trabalho, de maneira a tornar os trabalhadores mais produtivos e úteis em todas as atividades da organização.
Gabarito comentado: A resposta correta é a que aborda que a partir dos estudos dos assuntos abordados neste tema, pode-se, então, concluir que a crescente competitividade do mercado vem trazendo novas exigências ao mercado de trabalho, de maneira a tornar os trabalhadores mais produtivos e úteis em todas as atividades da organização. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 5, páginas 63 e 64.
d. a crescente competitividade do mercado faz com que o trabalhador seja flexível e mais compreensivo para com as tarefas do trabalho.
e. a concorrência faz com que os funcionários realizem competições entre si, a fim de se destacar como o melhor, o que beneficia muito a qualidade das atividades da organização.
Feedback
A resposta correta é: a crescente competitividade do mercado vem trazendo novas exigências ao mercado de trabalho, de maneira a tornar os trabalhadores mais produtivos e úteis em todas as atividades da organização..
Terminar revisão
Trabalho e Sociabilidade
Iniciado em	segunda, 4 Mai 2020, 20:07
Estado	Finalizada
Concluída em	segunda, 4 Mai 2020, 20:14
Avaliar	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em um ambiente de mercado de crescente competitividades, o voluntariado é visto por alguns como sendo extremamente prejudicial à inserção profissional, contudo, no mundo do trabalho, dentro das organizações o serviço voluntário sempre apoiou de maneira decisiva a implementação de ações e projetos junto às comunidades. Em 18 de fevereiro de 1988, o presidente da República sancionou a Lei 9. 608 (a Lei do Voluntário). Assinale a alternativa que corresponde a definição de voluntariado, de acordo com esta Lei:
Escolha uma:
a. como um trabalho realizado por pessoas físicas, não remuneradas, sem gerar nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins.
Gabarito: Capítulo 4, Página 50. Foi no sentido de valorizar os jovens, os adultos, os idosos e os profissionais que disponibilizam horas de trabalho, e para regulamentar o serviço voluntário no âmbito do Estado e das instituições privadas sem fins lucrativos que, em 18 de fevereiro de 1988, o presidente da República sancionou a Lei 9. 608 (a Lei do Voluntário). De acordo com esta Lei, o voluntariado é definido como o trabalho realizado por pessoas físicas, não remuneradas, sem gerar nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins.
b. é um trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador.
c. como um trabalho manual ou intelectual, com benefícios e carteira profissional assinada, com todos os direitos trabalhistas garantidos.
d. é a distribuição de tarefas para serem realizadas em grupos de profissionais ou estudantes, com o objetivo de solucionar problemas, aplicar experiências, construir projetos etc.
e. é aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.
Feedback
A resposta correta é: como um trabalho realizado por pessoas físicas, não remuneradas, sem gerar nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O perfil de trabalhador que o mercado procura estabelece que esse profissional tenha que ser multifuncional, isso é, que seja capaz de realizar diversas atividades dentro da linha de produção e com habilidade e competência para poder enfrentar os desafios apresentados por essa nova realidade do mundo do trabalho.
Com relação ao perfil de trabalhador que mercado exige, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. um profissional que mantenha o seu foco com comprometimento, engajamento, com envolvimento, mas sabendo também o limite tênue entre ser insistente e se tornar um chato na organização;
b. Capacidade para solucionar problemas uma das competências mais valorizadas pelo mundo corporativo, a capacidade de solucionar problemas, sejam eles simples ou complexos, compõe o perfil de um profissional que também tem iniciativa;
c. O profissional que hoje deseja se destacar em sua carreira precisa estar sempre estudando, formal e informalmente. Deve ser curioso e estar sempre em busca de novidades;
d. O profissional atual precisa compreender e gerenciar os seus próprios sentimentos, e isso implica em praticar a inteligência emocional, uma capacidade perfeitamente desenvolvível;
e. o perfil do mercado busca um profissional, não mais cumpridor de tarefas, mas sim em condições de realizar múltiplas funções na linha de produção, temos a chamada flexibilização da produção e que tem como consequência um novo desenho do perfil do trabalhador agora exigido pelo mercado.
GABARITO: Para responder a esta questão, o aluno deverá ter conhecimento dos conteúdos tratados no Cap. 6 assunto (O mundo do trabalho mudou) livro da disciplina. O aluno deve marcar a alternativa que apresenta o perfil do profissional exigido pelo mercado.
Feedback
A resposta correta é: o perfil do mercado busca um profissional, não mais cumpridor de tarefas, mas sim em condições de realizar múltiplas funções na linha de produção, temos a chamada flexibilização da produção e que tem como consequência um novo desenho do perfil do trabalhador agora exigido pelo mercado..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Grande parte dos profissionais de diferentes áreas (Biologia, Serviço Social, Administração, Enfermagem, etc.) que atuam no terceirosetor e nas ações de responsabilidade social empresarial, iniciou sua atuação na qualidade de estagiário ou de voluntário. Ainda sobre o estágio curricular pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. não é obrigatório, porém conta como carga horária a mais no curso, o aluno terá benefícios apenas em concursos e testes de seleção, pois a pontuação sobe bastante.
b. não é de caráter obrigatório, mas vale pela experiência que pode ser adquirida.
c. faz parte da formação do educando, deve procurar somente o estágio quando for renumerado e supervisionado pelo local estagiado.
d. faz parte da formação técnica ou superior, compondo a matriz curricular como disciplina não eletiva e não substituível do quadro de carga horária geral das escolas e dos cursos de graduação.
Gabarito: A resposta correta é a que completa o enunciado. Grande parte dos profissionais de diferentes áreas (Biologia, Serviço Social, Administração, Enfermagem, etc.) que atuam no terceiro setor e nas ações de responsabilidade social empresarial, iniciou sua atuação na qualidade de estagiário ou de voluntário. Ainda sobre o estágio curricular pode-se afirmar que faz parte da formação técnica ou superior, compondo a matriz curricular como disciplina não eletiva e não substituível do quadro de carga horária geral das escolas e dos cursos de graduação. Segundo Ferreira (1986), estágio é o período de aprendizagem prática, de exercício do aprendizado teórico. Mas se faz necessário, para melhor elucidar o assunto em tela, adotar como definição uma construção mais completa. Assim, entende-se que o “estágio é um Superior didático-pedagógico da competência da Instituição de Ensino Superior a quem cabe a decisão sobre a matéria [...] oferecendo oportunidade e campo de estágio. ” (Decreto n. 87. 497, de 18 de agosto de 1982 – regulamentação da Lei do estágio). Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 4, página 46.
e. deve, preferencialmente, ser de caráter voluntario.
Feedback
A resposta correta é: faz parte da formação técnica ou superior, compondo a matriz curricular como disciplina não eletiva e não substituível do quadro de carga horária geral das escolas e dos cursos de graduação..
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O aumento da competitividade entre as empresas e sua constante busca de redução de custos operacionais têm levado à eliminação de postos de trabalho eventuais e aqueles de presença não obrigatória do trabalhador. Estes postos são transferidos a trabalhadores avulsos ou sem vinculação trabalhista exclusiva com a organização para a qual prestam serviços, como por exemplo, o trabalhador autônomo e o trabalhador virtual. Sendo assim analise as afirmações:
I - O trabalhador autônomo é responsável pela sua contribuição previdenciária, desonerando a fonte pagadora (empresa).
II - O trabalhador virtual é aquele que pode ser exclusivo de uma fonte pagadora e ter o vínculo trabalhista que o trabalhador autônomo não possui, mas que também desonera (mesmo que de outra forma) a empresa.
III - O perfil do trabalhador virtual está relacionado ao desenvolvimento tecnológico e às possibilidades por ele geradas, como a Internet, o fac-símile (fax) e o Messenger, que possibilita o diálogo entre pessoas através do computador.
IV - O trabalho virtual pode ser mais fácil para pessoas com características como autodisciplina, independência, experiência, senso de responsabilidade, habilidade de relacionamento, interpessoal.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente na afirmativa I e II.
b. Apenas nas afirmativas II e III.
c. Apenas na afirmativa II, III e IV.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Gabarito: Capítulo 4, Página 52. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. O trabalhador autônomo é responsável pela sua contribuição previdenciária, desonerando a fonte pagadora (empresa). O trabalhador virtual é aquele que pode ser exclusivo de uma fonte pagadora e ter o vínculo trabalhista que o trabalhador autônomo não possui, mas que também desonera (mesmo que de outra forma) a empresa. O perfil do trabalhador virtual está relacionado ao desenvolvimento tecnológico e às possibilidades por ele geradas, como a Internet, o fac-símile (fax) e o Messenger, que possibilita o diálogo entre pessoas através do computador. O trabalho virtual pode ser mais fácil para pessoas com características como autodisciplina, independência, experiência, senso de responsabilidade, habilidade de relacionamento, interpessoal.
e. Apenas nas afirmativas I e III.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I, II, III e IV estão corretas..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No passado se tinha como referência que a grande segurança no emprego para trabalhadores era algo permanente como se fosse um emprego perpétuo. Com a globalização, gerou-se nenhuma segurança no trabalho e condições de trabalho ruins para trabalhadores temporários. Além desse cenário instável e de todo avanço tecnológico que redesenhou a cadeia produtiva, a terceirização da mão de obra também trouxe consequências negativas para os trabalhadores. Uma delas foi:
Escolha uma:
a. A forma de se realizar a produção que ganha um novo colorido, e traz à tona um novo perfil de profissional para ocupar esse mercado.
b. Colocar na berlinda várias conquistas trabalhistas que, na verdade, foram consolidadas por gerações e gerações de trabalhadores que lutaram pelas garantias sociais.
Gabarito: Capítulo 6, página 69. “Colocar na berlinda várias conquistas trabalhistas que, na verdade, foram consolidadas por gerações e gerações de trabalhadores que lutaram pelas garantias sociais”. Esse quadro não é somente no cenário nacional, mas também impulsionados pelos movimentos operários das diversas sociedades industriais. Uma nova realidade se faz presente ao mundo do trabalho e isso nada mais é do que a somatória das grandes mudanças que se desenharam na sociedade na segunda metade do século XX, em que a forma de se realizar a produção ganha um novo colorido e trouxe à tona um novo perfil de profissional para ocupar esse mercado.
c. Uma flexibilização tanto da economia como da produção, e que gera uma nova realidade do mundo do trabalho.
d. A automatização expressa no meio rural, pois o espaço da produção impõe uma redefinição das áreas de produção.
e. O redimensionamento da sua importância dentro da cadeia produtiva, priorizando máquinas ao invés de seres humanos.
Feedback
A resposta correta é: Colocar na berlinda várias conquistas trabalhistas que, na verdade, foram consolidadas por gerações e gerações de trabalhadores que lutaram pelas garantias sociais..
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“O Just in Time é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo”.
Texto disponível em: Acesso em 21 de outubro de 2019.
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple uma das características do modelo de produção Just-in-time.
Escolha uma:
a. Aprendizagem na teoria integrada.
b. Produção em larga escala.
c. Produção com estoques.
d. Produção em pequenos lotes.
Gabarito: capítulo6, p.70. Produção em pequenos lotes. Produção flexível e em pequenos lotes de uma variedade de tipos de produto. Sem estoques. Controle de qualidade integrado ao processo (detecção imediata de erros). Rejeição imediata de peças com defeito. Redução do tempo perdido, reduzindo se a porosidade do dia de trabalho. Voltada para a demanda. Integração (quase) vertical, subcontratação. Aprendizagem na prática integrada ao planejamento a longo prazo.
e. Produção em grandes lotes.
Feedback
A resposta correta é: Produção em pequenos lotes..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“Como todos sabem as empresas visam gerar lucros e capital de giro para que suas empresas permaneçam abertase sejam solidas no mercado, prestando serviços e fazendo a diferença, entretanto para que isso ocorrer elas estão percebendo a necessidade de adotar o planejamento estratégico de diversas áreas e departamentos da empresa, sobretudo no que tange a tecnologia da informação e comunicação. ”
Texto disponível em: Acesso em 23 de Outubro de 2019.
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple de acordo com Barbosa (2004) um dos avanços tecnológicos que trouxeram mudanças para o trabalho.
Escolha uma:
a. Desenvolvimento de novos produtos não sintéticos à base de plásticos isopores, tecidos impermeáveis, materiais metálicos entre outros.
b. Processos de mecanização, robotização e informatização com presença crescente, mesmo nos processos produtivos mais simples;
Gabarito: Capítulo5, p.56. Nascimento e Barbosa (2004) destacam, dentre os avanços tecnológicos que mais profundamente trouxeram mudanças ao trabalho, os seguintes: 1. desenvolvimento de novos produtos sintéticos à base de plásticos isopores, tecidos impermeáveis, materiais metálicos entre outros; 2. sistemas de transportes confortáveis, seguros, econômicos e rápidos; 3. processos de mecanização, robotização e informatização com presença crescente, mesmo nos processos produtivos mais simples; 4. comunicação interativa, através de computadores, televisão, telefonia celular e outros meios.
c. Processos de mecanização, robotização e informatização com presença crescente, mesmo nos processos produtivos mais complexos;
d. Sistemas de transportes confortáveis, seguros, econômicos e devagar;
e. Comunicação analógica, através de computadores, televisão, telefonia celular e outros meios.
Feedback
A resposta correta é: Processos de mecanização, robotização e informatização com presença crescente, mesmo nos processos produtivos mais simples;.
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“Com o invento da internet e os métodos de automação industrial com base em novas tecnologias, mudaram a forma com que as empresas trabalham, novos métodos, processos e novos recursos vieram agregar na produção de produtos e prestação de serviços. ”
Texto: Desenvolvido pelo autor (2019)
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple qual o objetivo da tonificação dos processos industriais.
Escolha uma:
a. Desenvolvimento e aplicação de técnicas mercantis nos processos e métodos.
b. Desenvolvimento de habilidades de rigidez nos colaboradores.
c. Construção de maquinas com base mecânica.
d. Retorno aos métodos e processos que eram utilizados antes da revolução industrial.
e. Conduzir as empresas a maior competitividade.
Gabarito: capítulo 4, p.42. Sob este prisma, é certo o entendimento de que existe um esforço para o aumento da tecnificação dos processos industriais, para conduzir as empresas a maior competitividade, isso torna o ambiente de trabalho mais complexo e, para tanto, habilidades outrora sem importância se tornam fundamentais, como a facilidade de gravar sinais, o conhecimento de informática e a facilidade de relacionamento com outras pessoas. Por extensão, algumas profissões e postos de trabalho, em que muito pouco era exigido, passam exigir mais. O exemplo clássico é o trabalho do coletor de lixo urbano, ocupação para a qual, até pouco tempo, pouca qualificação se exigia, hoje a conclusão do ensino fundamental, conhecimentos de trânsito e de relacionamento humano e até de operação de máquinas hidráulicas (compactação do lixo), são exigências comuns.
Feedback
A resposta correta é: Conduzir as empresas a maior competitividade..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As características do homem organizacional deve-se acrescentar a inclusão digital, para que seja possível ao trabalhador operar máquinas, computadores, caixas eletrônicos do banco ou um aparelho de fac-símile. Modernamente, convencionou-se chamar de analfabetos digitais àquelas pessoas que não possuem os conhecimentos elementares em computação. Em síntese, a partir dos estudos dos assuntos abordados neste tema, pode-se, então, concluir que a crescente competitividade do mercado vem trazendo novas exigências ao mercado de trabalho, de maneira a tornar os trabalhadores mais produtivos e úteis em todas as atividades da organização.
Em síntese, a partir dos estudos dos assuntos abordados neste tema, pode-se, então, concluir que:
Escolha uma:
a. a crescente competitividade do mercado vem trazendo novas exigências ao mercado de trabalho, de maneira a tornar os trabalhadores mais produtivos e úteis em todas as atividades da organização.
Gabarito comentado: A resposta correta é a que aborda que a partir dos estudos dos assuntos abordados neste tema, pode-se, então, concluir que a crescente competitividade do mercado vem trazendo novas exigências ao mercado de trabalho, de maneira a tornar os trabalhadores mais produtivos e úteis em todas as atividades da organização. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 5, páginas 63 e 64.
b. a crescente taxa de desempregados em nosso país, faz com que a rivalidade entre empregados realize cobranças de recompensas entre os melhores aos seus chefes.
c. a concorrência faz com que os funcionários realizem competições entre si, a fim de se destacar como o melhor, o que beneficia muito a qualidade das atividades da organização.
d. a crescente competitividade do mercado faz com que o trabalhador seja flexível e mais compreensivo para com as tarefas do trabalho.
e. a concorrência entre as empresas, faz com que os funcionários sejam mais pacientes e caridosos para com o trabalho que é lhe designado.
Feedback
A resposta correta é: a crescente competitividade do mercado vem trazendo novas exigências ao mercado de trabalho, de maneira a tornar os trabalhadores mais produtivos e úteis em todas as atividades da organização..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As últimas décadas do século XX vêm assistindo a uma revolução no mundo do trabalho. Profissões oriundas da mecanização do trabalho, com sua massificação pelo modelo industrial da velha esteira que se apoia no fordismo, estão pouco a pouco sendo substituídas pelo toyotismo, e pela robotização na linha de produção. Não podemos deixar de expressar que o modelo fordista tenha como principio, segundo nos ensinaram Roza e Rythowen (2007, p. 75) “uma produção em massa de bens homogêneos, o que dá uma uniformidade e uma padronização, com uma produção em larga escala, com a manutenção de um grande estoque. Há uma preocupação e uma racionalidade, com vistas a uma distribuição dos produtos em escala mundial.”
Conforme estudou nesta disciplina, assinale uma alternativa que define o perfil do mercado ao contratar um profissional:
Escolha uma:
a. O perfil do mercado busca um profissional que tenha espírito de liderança, que pense nos benefícios e direitos que ele e os colegas possuem, e lutam por estes, realizando paralizações e manifestos na empresa/ fabrica.
b. O perfil do mercado busca um profissional crítico e que tenha visão de futuro, cumpra suas tarefas e de palpites na empresa onde vai atuar, isso é benéfico pois o funcionário não precisa esperar o patrão mandar fazer as atividades.
c. O perfil do mercado busca um profissional simpático e flexível, pois este perfil é mais fácil de lidar e exigir melhor produção.
d. O perfil do mercado busca um profissional, não mais cumpridor de tarefas, mas sim em condições de realizar múltiplas funções na linha de produção, temos a chamada flexibilização da produção e que tem como consequência um novo desenho do perfil do trabalhador agora exigido pelo mercado.
Gabarito comentado: A resposta correta é a que aborda que o perfil do mercado busca um profissional, não mais cumpridor de tarefas, mas sim em condições de realizar múltiplas funções na linha de produção, temos a chamada flexibilização da produção e que tem como consequência um novo desenho do perfil do trabalhadoragora exigido pelo mercado. Todo esse quadro de mudança, tanto do mercado assim como do perfil do profissional, ganha impulso na segunda metade do século XX, principalmente com o processo de toyotização, racionalizando ainda mais a linha de produção e fazendo com que, além da diminuição e muitas vezes eliminação do estoque, e permitindo a empresa a diminuição dos espaços de armazenamento e direcionando os esforços do trabalhador para gerar o produto na medida em que ocorre o aumento da demanda. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 6, página 66.
e. O perfil do mercado busca um profissional que tenha metas e objetivos de vida, ou seja, que queira enriquecer na empresa em que vai atuar, este é um perfil de funcionário de empresa de grande porte exigido pelo mercado de trabalho.
Feedback
A resposta correta é: O perfil do mercado busca um profissional, não mais cumpridor de tarefas, mas sim em condições de realizar múltiplas funções na linha de produção, temos a chamada flexibilização da produção e que tem como consequência um novo desenho do perfil do trabalhador agora exigido pelo mercado..
Trabalho e Sociabilidade
Iniciado em	segunda, 4 Mai 2020, 20:47
Estado	Finalizada
Concluída em	segunda, 4 Mai 2020, 21:38
Avaliar	6,00 de um máximo de 10,00(60%)
Questão 1
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A evolução tecnológica que aconteceu no campo e na cidade, envolvendo as mais diversas profissões, mudou a relação das exigências para o desempenho do trabalhador. As novas tecnologias fazem com que os empresários necessitem de trabalhadores mais ágeis, que tenham bom senso. Por que se espera que essa nova configuração de trabalhadores?
Escolha uma:
a. Para que tenham condições de mudarem sua atuação, melhorando a produtividade e adotando novos métodos, visando obtenção de mais lucros para os donos dos meios de produção.
b. Para um esclarecimento sobre os entendimentos de que existe um esforço para o aumento da tecnificação dos processos industriais.
c. Para que a facilidade de gravar sinais, o conhecimento de informática e a facilidade de relacionamento com outras pessoas, ampliem somente a capacidade pessoal do trabalhador.
Gabarito comentado: Capítulo 4, página 42. “Para que tenham condições de mudarem sua atuação, melhorando a produtividade e adotando novos métodos, visando obtenção de mais lucros para os donos dos meios de produção”. É certo o entendimento de que existe um esforço para o aumento da tecnificação dos processos industriais, para conduzir as empresas a maior competitividade, isso torna o ambiente de trabalho mais complexo e, para tanto, habilidades outrora sem importância se tornam fundamentais, como a facilidade de gravar sinais, o conhecimento de informática e a facilidade de relacionamento com outras pessoas.
d. Para conduzir as empresas à maior competitividade, tornando o ambiente de trabalho mais complexo.
e. Para que algumas profissões e postos de trabalho, em que muito pouco era exigido, passam exigir mais.
Feedback
A resposta correta é: Para que tenham condições de mudarem sua atuação, melhorando a produtividade e adotando novos métodos, visando obtenção de mais lucros para os donos dos meios de produção..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Nas décadas de 1960 e 1970, é visível a ineficácia do Estado no cumprimento da promoção do bem-estar social. No final dos anos 1970 e 1980, a morosidade governamental traz à luz lacunas em diversas áreas, que são desprovidas de atendimento adequado, como a saúde, a educação e a assistência social. Neste novo cenário, em que a máquina estatal se retrai e suas estruturas de Estado nação, forte e protetor, se rompem, surgem dois atores de significativa importância. Quem são estes?
Escolha uma:
a. Ricos, que objetivam o lucro e ostentação de poder a qualquer custo e os pobres, oriundos dessas desigualdades.
b. Classe média, vulgo burguesia e classe alta, a qual o Estado se curva e fornece todos os tipos de serviços que deveriam ser destinados a todos.
c. Os donos dos meios de produção e os trabalhadores explorados, dos quais são exigidos cada vez mais, transformações.
d. Organizações Não Governamentais (ONG), sem fins lucrativos e empresas socialmente responsáveis, que investem recursos privados no atendimento às demandas sociais públicas.
Gabarito comentado: Capítulo 4, página 43. “Organizações Não Governamentais (ONG), sem fins lucrativos e empresas socialmente responsáveis, que investem recursos privados no atendimento às demandas sociais públicas”. Torna se responsabilidade do Estado criar condições para que iniciativas públicas e privadas possam atender, de maneira satisfatória e sustentável, às necessidades sociais. Esta uma tendência mundial que, também no Brasil é seguida, na busca de caminhos alternativos para o desenvolvimento de políticas sociais consonantes com a realidade que se impõe.
e. Burguesia, que é a classe alta em ascensão e proletariado, que são trabalhadores desinformados e explorados em sua mão de obra.
Feedback
A resposta correta é: Organizações Não Governamentais (ONG), sem fins lucrativos e empresas socialmente responsáveis, que investem recursos privados no atendimento às demandas sociais públicas..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O modo de produção capitalista marca o fim do modelo de sociedade baseada no feudalismo. O capitalismo nasce como uma característica central de comprar e vender a mão de obra humana baseada num sistema de assalariamento; o trabalhador, que antes realizava o seu trabalho de maneira artesanal e participava de todo o processo de produção, passa a vender a sua mão de obra. Nesse caso, o trabalho se caracteriza pela separação do homem de seus meios de produção, como terras, máquinas e ferramentas. Com a Revolução Industrial, muitos tinham a esperança de que a vida seria bem melhor, uma vez que, pelo trabalho, poderiam, com dinheiro para realizar seus desejos, adquirir produtos e serviços. Assim, pode-se completar afirmando que:
Escolha uma:
a. na verdade, isso não passou de um sonho que virou pesadelo porque a vida não vai ser tão simples assim, uma vez que a exploração vai ser uma das principais características desse sistema.
Gabarito: Resposta correta é a que apresenta que na verdade, isso não passou de um sonho que virou pesadelo porque a vida não vai ser tão simples assim, uma vez que a exploração vai ser uma das principais características desse sistema. Vale salientar ainda que é certo que as condições de vida e de trabalho no feudalismo não eram nada boas, todavia, no capitalismo, a situação não vai melhorar tanto: o trabalhador passa a valer pelo que produz e a partir das condições estabelecidas no mercado. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 1, páginas 11 e 12.
b. na verdade, foi algo muito bom para os donos de fábricas, pois os preços das matérias-primas baixaram muito e mão de obra escrava – quase de graça - os deixaram muito ricos.
c. na verdade, foi algo muito bom para os empregados, uma vez que com este salário conseguiam o sustento de sua família, onde homens e suas esposas trabalhavam juntos.
d. na verdade, foi temporário, muitas fábricas abriram e fecharam em poucos anos, e muitas pessoas ficaram sem trabalho e o sustento de suas casas.
e. na verdade, foi um tempo de ilusão, pois não havia trabalho para todas as pessoas, apenas para quem havia mais estudo.
Feedback
A resposta correta é: na verdade, isso não passou de um sonho que virou pesadelo porque a vida não vai ser tão simples assim, uma vez que a exploração vai ser uma das principais características desse sistema..
Questão 4
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Durante todo o século XX, o objeto do Serviço social foi o trabalho, e sua contradição com o capital.
 O profissional de Serviço social tem que ter como referência que a história do mundo do trabalho ganhou novos contornos e isso vem sendo confeccionado durante toda a segunda metade do século passado e aodesembocar neste século, temos algumas situações‑problema que devem ser a fonte de trabalho do Assistente social e que afetam incisivamente a classe trabalhadora.
 Porque
 É esse cenário que o assistente social terá que enfrentar e trazer alternativas para a sociedade, principalmente no momento em a organização do trabalho passa por um novo ciclo encorajado pelo desenvolvimento tecnológico e seus desdobramentos no mundo do trabalho.
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.
Gabarito: Capítulo 7, Página 85. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. O profissional de Serviço social tem que ter como referência que a história do mundo do trabalho ganhou novos contornos e isso vem sendo confeccionado durante toda a segunda metade do século passado e ao desembocar neste século, temos algumas situações‑problema que devem ser a fonte de trabalho do Assistente social e que afetam incisivamente a classe trabalhadora. Porque é esse cenário que o assistente social terá que enfrentar e trazer alternativas para a sociedade, principalmente no momento em a organização do trabalho passa por um novo ciclo encorajado pelo desenvolvimento tecnológico e seus desdobramentos no mundo do trabalho.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O profissional de Serviço social tem que ter como referência que a história do mundo do trabalho ganhou novos contornos e isso vem sendo confeccionado durante toda a segunda metade do século passado e ao desembocar neste século, temos algumas situações‑problema que devem ser a fonte de trabalho do Assistente Social e que afetam incisivamente a classe trabalhadora. Em relação ao profissional de Serviço Social, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Vivemos um momento na sociedade em que o profissional de Serviço social tem que estar atento, pois a questão social migrou para a precarização do trabalho, amparada pelas novas exigências do capitalismo contemporâneo.
( ) O assistente social terá que enfrentar e trazer alternativas para a sociedade, principalmente no momento em a organização do trabalho passa por um novo ciclo encorajado pelo desenvolvimento tecnológico e seus desdobramentos no mundo do trabalho.
( ) Em uma sociedade complexa cuja forma de se realizar a produção expressa as mudanças tecnológicas, estamos diante de uma realidade e cabe ao Assistente social repensar a sua metodologia de análise sobre a realidade do mundo do trabalho e instrumentalizar o Estado para a formulação de políticas públicas.
( ) O fluxo de população que se desloca do espaço rural e se fixou na cidade trouxe outro fenômeno para as cidades; a formação de bolsões de pobreza. Toda essa situação desloca o objeto do serviço social que, durante décadas, centrava esforços sobre o conflito entre o trabalho e o capital e hoje, trabalha na perspectiva da precarização do trabalho.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, V.
Gabarito: Capítulo 7, Páginas 83 a 85 – Todas as afirmativas estão corretas. Vivemos um momento na sociedade em que o profissional de Serviço social tem que estar atento, pois a questão social migrou para a precarização do trabalho, amparada pelas novas exigências do capitalismo contemporâneo. O assistente social terá que enfrentar e trazer alternativas para a sociedade, principalmente no momento em a organização do trabalho passa por um novo ciclo encorajado pelo desenvolvimento tecnológico e seus desdobramentos no mundo do trabalho. Em uma sociedade complexa cuja forma de se realizar a produção expressa as mudanças tecnológicas, estamos diante de uma realidade e cabe ao Assistente social repensar a sua metodologia de análise sobre a realidade do mundo do trabalho e instrumentalizar o Estado para a formulação de políticas públicas. O fluxo de população que se desloca do espaço rural e se fixou na cidade trouxe outro fenômeno para as cidades; a formação de bolsões de pobreza. Toda essa situação desloca o objeto do serviço social que, durante décadas, centrava esforços sobre o conflito entre o trabalho e o capital e hoje, trabalha na perspectiva da precarização do trabalho.
b. F, V, V, V.
c. V, F, V, F.
d. V, V, F, V.
e. F, V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 6
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Até meados do século XX, a forma de se cumprir a produção se caracterizava pela realização de uma única tarefa pelo trabalhador, essa era a forma de se fazer o trabalho na ótica do fordismo. Esse quadro é redesenhado com a introdução do Just‑in‑time, quando o trabalhador passa a desempenhar múltiplas tarefas. Analise as afirmativas em relação aos modos de produção citados no que se refere a ideologia:
I - Na produção fordista predomina o consumo de massa de bens duráveis: a sociedade de consumo.
II – A socialização é uma das características da Produção just‑in‑time.
III - O Modernismo e a totalidade/reforma estrutural fazem parte da produção fordista.
IV – O consumo individualizado, o pós‑modernismo e a individualização; a sociedade do espetáculo são características da produção just‑in‑time.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente na afirmativa I e II.
b. Apenas nas afirmativas II e III.
c. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Gabarito: Capítulo 6, Página 71. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. Ao que se refere à ideologia, a produção fordista tem como características: consumo de massa de bens duráveis: a sociedade de consumo; o Modernismo; a totalidade/reforma estrutural e a Socialização. Já as características da produção just‑in‑time são: consumo individualizado; o pós‑modernismo e a individualização; a sociedade do espetáculo.
d. Apenas na afirmativa I, III e IV.
e. Apenas nas afirmativas I e III.
Feedback
A resposta correta é: Apenas na afirmativa I, III e IV..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A mudança da forma de organização do trabalho trouxe graves consequências a uma parcela significativa da sociedade mundial e o Brasil não ficou fora dessa rota, pois a diminuição da participação do Estado na solução das demandas sociais, deixando para a sociedade civil o papel de interferir nas sociedades que se encontram em estado de risco, consequência da deterioração da mão de obra em um mercado cada vez mais sofisticado. Assim como a chamada sociedade da inteligência, em que a criatividade e o conhecimento tecnológico estão mais presente, gerou uma dinâmica da economia que teve como consequência a exclusão social da massa trabalhadora do mercado de trabalho brasileiro. Desta maneira, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. hoje há empregos, mas existem pessoas que não querem trabalhar.
b. hoje não existem tantos empregos disponíveis no mercado de trabalho e o salário oferecido é bem baixo.
c. hoje temos trabalhadores muito bem qualificados, porém o salário oferecido é muito baixo.
d. hoje temos muitos trabalhadores vivendo na informalidade ou no subemprego.
Gabarito: A resposta correta (...) Assim como a chamada sociedade da inteligência, em que a criatividade e o conhecimento tecnológico estão mais presente, gerou uma dinâmica da economia que teve como consequência a exclusão social da massa trabalhadora do mercado de trabalho brasileiro. Desta maneira, pode-se afirmar que hoje temos muitos trabalhadores vivendona informalidade ou no subemprego. Portanto afirmar que [...] “a exclusão social que acomete a sociedade moderna é um fenômeno novo, próprio do contexto atual. Tal fenômeno se constitui em uma das consequências da passagem de uma concepção taylorista da organização do trabalho à nova concepção, segundo a qual a “sociedade da inteligência” está se desenvolvendo e causando uma severa redução de empregos não qualificados. Nessa conjuntura, surge um “novo tipo de excluído”, o indivíduo capaz, mas que se tornou inútil na nova organização do trabalho. Tais trabalhadores têm motivado mudanças profundas na forma de intervenção social” (COSTA, 2008, p. 3). Esse quadro é objeto de discussão do Assistente social que busca encontrar alternativas para enfrentar essa realidade que investe não somente no trabalhador desqualificado, mas passa a fazer parte desse universo segmento de trabalhadores com as habilidades para o mercado, mas dispensado nessa nova organização do trabalho. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 7, página 82.
e. hoje temos muitos empregos disponíveis, porém existe falta de mão de obra qualificada.
Feedback
A resposta correta é: hoje temos muitos trabalhadores vivendo na informalidade ou no subemprego..
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A mudança da forma de organização do trabalho trouxe graves consequências a uma parcela significativa da sociedade mundial e o Brasil não ficou fora dessa rota, pois a diminuição da participação do Estado na solução das demandas sociais, deixou estas a cargo da sociedade civil. Esse panorama, aliado às sociedades que se encontram em estado de risco, consequência da deterioração da mão de obra em um mercado cada vez mais sofisticado, geraram uma dinâmica econômica que teve como consequência:
Escolha uma:
a. A busca do Assistente Social em encontrar alternativas para o trabalhador desqualificado.
b. A exclusão social da massa trabalhadora do mercado de trabalho brasileiro.
Gabarito: Capítulo 7, página 82. “A exclusão social da massa trabalhadora do mercado de trabalho brasileiro”. Hoje temos muitos trabalhadores vivendo na informalidade ou no subemprego. Essa situação vem formando outra, que compromete ainda mais a situação vivida pela massa trabalhadora, hoje mais do que outrora temos um exército de reserva de mão de obra, muitas vezes formados por profissionais capacitados para estar em franca atuação, mas que se encontram em ‘stand by’ no mercado.
c. Um exército de reserva de mão de obra, vezes formados por profissionais capacitados.
d. A inclusão de todos os indivíduos nos serviços públicos ofertados pelo Estado.
e. Um cenário que só pode ser entendido em sua complexidade, na sua totalidade.
Feedback
A resposta correta é: A exclusão social da massa trabalhadora do mercado de trabalho brasileiro..
Questão 9
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Ser homem organizacional ou trabalhador competitivo deixa de ser aquele que, Taylor (início do século XX), não deveria pensar, mas sim repetir tarefas, não tinha interesse pela quantidade e pela produção de bens na organização e por isso precisava ser comandado diretamente por um chefe. Neste novo momento histórico e econômico que o mundo vive no pós Segunda Guerra Mundial, a forma de se pensar o mundo e se realizar a produção sofrem uma mudança fruto dos avanços tecnológicos e das crises que passa a sondar a Europa do pós-guerra que tem que ser reconstruída e isso afeta a forma de se gerir a produção. Desta maneira, analise as características abaixo, e assinale as afirmativas condizentes com o perfil do homem organizacional precisa ser:
I - Indivíduo Flexível;
II - Resistente às frustrações;
III - Capacidade de adiar recompensa;
IV - Participação simultânea em diversas organizações;
V - Habilitado para mudanças rápidas;
VI - Homem estratégico;
Estão corretas as afirmativas:
Escolha uma:
a. Estão corretas as afirmativas III, IV, V e VI.
b. Estão corretas as afirmativas I, II e III.
c. Estão corretas as afirmativas I, IV, V e VI.
d. Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV, V e VI.
e. Estão corretas as afirmativas I, II, III e VI.
Gabarito: A resposta correta é a que aborda que estão corretas as afirmativas I, II, III, IV, V e VI, ou seja, todas as afirmativas estão corretas. Indivíduo Flexível, pois novos vínculos são estabelecidos formalmente nas organizações, novas tecnologias adentram o ambiente produtivo e novas organizações passam a fazer parte de nossas vidas a cada momento. Resistente às frustrações, pois os interesses organizacionais e os interesses pessoais muitas vezes entram em desacordo, sendo necessária ponderação para a condução de frustrações pessoais para que elas não interfiram no desempenho do trabalho desenvolvido. Capacidade de adiar recompensas, pois os interesses organizacionais devem estar em primeiro plano (dentro do âmbito competitivo empresarial), sendo necessário o adiamento das recompensas individuais. Participação simultânea em diversas organizações, nas quais atua com diferentes papéis e responsabilidades, afinal nesses tempos de competitividade é muito comum a participação do indivíduo em diversas organizações. Habilitado para mudanças rápidas, possuindo constante aperfeiçoamento (liderança, computação, técnicas específicas, língua estrangeira, entre outros), o trabalhador estará sempre pronto a assumir novas e diversificadas responsabilidades e a cooperar para o avanço do atendimento ao cliente ou para o avanço de mercado da organização em que atua. Homem estratégico, o trabalhador não age por impulsos, mas busca atingir suas metas individuais por meio do desenvolvimento de seu papel organizacional. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 5, páginas 62 e 63.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV, V e VI..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Na visão dialética marxista, a contradição do capitalismo está em ter como princípio básico a busca incessante pelo lucro, o que vai resultar numa estagnação da economia, caso essa tendência não seja cuidadosamente acompanhada, com vistas a manter a sociedade em condições de desenvolvimento e perpetuação dessa economia. Nessa perspectiva, a sociedade capitalista possui uma estrutura antagônica, que se divide em:
Escolha uma:
a. Classes sociais.
Gabarito: Capítulo 3, página 32. “Classes Sociais.”. Enquanto os capitalistas, proprietários dos meios de produção, buscam a todo custo manter se na riqueza e na opulência à custa da exploração dos trabalhadores, esses, por sua vez, tentam, de todas as formas possíveis, primeiramente, sobreviver e, em seguida, sair dessa situação de humilhação e exploração, coisa que não acontecerá dentro do sistema capitalista, conforme afirma Karl Marx.
b. Capitalistas e socialistas.
c. Trabalhadores e desempregados.
d. Negros e brancos.
e. Milionários e miseráveis.
Feedback
A resposta correta é: Classes sociais..
Trabalho e Sociabilidade
Iniciado em	segunda, 4 Mai 2020, 21:39
Estado	Finalizada
Concluída em	segunda, 4 Mai 2020, 22:25
Avaliar	6,00 de um máximo de 10,00(60%)
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão. Sobre o tema questão social é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A questão social surgiu no século XX, na Europa, com o objetivo de exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente;
b. questão social é o conjunto das expressões que definem a igualdade da sociedade;
c. questão social refere-se à diminuição do trabalho na sociedade capitalistacomeçando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho.
d. questão social é muito vinculada com a igualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política;
e. questão social nada mais é do que a contradição existente entre o trabalho e o capital e como tal, está relacionado diretamente ao âmbito da produção capitalista;
GABARITO: Para responder a esta questão, o aluno deverá ter conhecimento dos conteúdos tratados no Cap. 7 assunto (A questão social em uma sociedade em transformação) livro da disciplina. Onde aborda sobre o tema questão social.
Feedback
A resposta correta é: questão social nada mais é do que a contradição existente entre o trabalho e o capital e como tal, está relacionado diretamente ao âmbito da produção capitalista;.
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em todas as áreas do trabalho, têm sido constantes as evoluções tecnológicas a serviço do aumento da produção, da produtividade e do bem estar da sociedade. Destacadamente, após o final da década de 1970, o mundo viveu uma época de grande crescimento tecnológico que, em ritmo acelerado, chega aos dias atuais trazendo novidades diárias ao âmbito do trabalho. Dentre esses avanços tecnológicos, quais foram os que mais profundamente trouxeram mudanças ao trabalho? Analise as afirmativas referentes a contexto acima, e posteriormente, assinale a resposta correta:
I. Desenvolvimento de novos produtos sintéticos à base de plásticos isopores, tecidos impermeáveis, materiais metálicos entre outros;
II. Sistemas de transportes confortáveis, seguros, econômicos e rápidos;
III. Processos de mecanização, robotização e informatização com presença crescente, mesmo nos processos produtivos mais simples;
IV. Comunicação interativa, através de computadores, televisão, telefonia celular e outros meios.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente a alternativa I está correta.
b. Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
c. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Gabarito comentado: Capítulo 5, página 56. “As afirmativas I, II, III e IV estão corretas”. O processo de evolução tecnológica não se deu de maneira desconexa dos interesses econômicos das organizações empresariais. Afinal, deve se considerar que, após a primeira metade do século XX, ao final da Segunda Guerra Mundial, as empresas se lançaram à conquista de mercados internacionais, aumentando a concorrência pela oferta de produtos mais baratos e de melhor qualidade, além de oferecem melhor atendimento ao cliente.
e. Somente a alternativa IV está correta.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I, II, III e IV estão corretas..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O assistente social tem um papel muito importante, no diagnóstico e discussão das condições sociais dos indivíduos e de comunidades, sempre trabalhando em conjunto com outros profissionais com o objetivo de atuar na garantia de direitos e acesso, nesse caso, aos serviços de saúde à população. A partir da concepção que o processo saúde-doença é determinado socialmente, o assistente social é um profissional importante para integrar a equipe multiprofissional dos serviços de saúde na perspectiva de sua intervenção nos fenômenos sócio-culturais e econômicos para aumentar a eficácia dos programas no setor. Sobre o papel do Assistente Social é correto afirmar:
Escolha uma:
a. o profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Para isso, faz-se necessário um intenso rigor teórico e metodológico, que lhe permita enxergar a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes, buscando apreender sua essência, seu movimento e as possibilidades de construção de novas possibilidades profissionais;
b. cabe ao Assistente Social mobilizar segmentos desassistidos pela sociedade e pelo Estado na geração de políticas públicas que envolvam esses que se encontram fora do mercado, colocando em estado de risco seus núcleos familiares.
GABARITO: Para responder a esta questão, o aluno deverá ter conhecimento dos conteúdos tratados no Cap. 7 assunto (O profissional do serviço social em uma economia flexível) livro da disciplina. Onde aborda o papel do Assistente Social.
c. o Assistente Social não é um profissional “neutro”. Sua prática se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista – relações essas que são contraditórias;
d. O profissional deve conhecer, se apropriar e criar um conjunto de habilidades técnicas que permitam ao mesmo desenvolver as ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes;
e. o profissional tenha um posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, para que possa ter clareza de qual é a direção social da sua prática;
Feedback
A resposta correta é: cabe ao Assistente Social mobilizar segmentos desassistidos pela sociedade e pelo Estado na geração de políticas públicas que envolvam esses que se encontram fora do mercado, colocando em estado de risco seus núcleos familiares..
Questão 4
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Até meados do século XX, a forma de cumprir a produção se caracterizava pela realização de uma única tarefa pelo trabalhador, essa era a forma de se fazer o trabalho na ótica do fordismo. Em oposição a essa ótica, quando o mercado exige cada vez mais a ampliação da produtividade, é introduzido um novo modelo de trabalhadores. Qual modelo é esse?
Escolha uma:
a. O processo de toyotização, que racionaliza ainda mais a linha de produção.
Gabarito: Capítulo 6, página 67. “O modelo Just in time, quando o trabalhador passa a desempenhar múltiplas tarefas”. Temos no Just in time, a eliminação da demarcação de tarefas forma essa empregada no modelo fordista que se caracterizava pelo alto grau de especialização tornando o trabalhador apenas um cumpridor de tarefas e com isso, na medida em que a sua atividade se encerrava, seu envolvimento com a linha de produção também diminuía, com a eliminação de tarefas, seu envolvimento nas etapas da produção também se ampliava.
b. O modelo de trabalhador que não produz gastos desnecessários na linha de produção.
c. O modelo no qual direciona os esforços do trabalhador para o aumento da demanda.
d. O modelo de trabalhadores informais em subempregos.
e. O modelo Just in time, quando o trabalhador passa a desempenhar múltiplas tarefas.
Feedback
A resposta correta é: O modelo Just in time, quando o trabalhador passa a desempenhar múltiplas tarefas..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O perfil de trabalhador que o mercado procura estabelece que esse profissional tenha que ser multifuncional, isso é, que seja capaz de realizar diversas atividades dentro da linha de produção e com habilidade e competência para poder enfrentar os desafios apresentados por essa nova realidade do mundo do trabalho.
Nessa linha de análise, além da redefinição da linha de produção, temos também um novo ingrediente que a terceirização, que nasce do processo de:
Escolha uma:
a. segurança da economia mundial.
b. crédito de financiamento da economia mundial.
c. flexibilização da economia mundial.
Gabarito: A resposta correta “O perfil de trabalhador que o mercado procura estabelece que esse profissional tenha que ser multifuncional, isso é, que seja capaz de realizar diversas atividades dentro da linha de produção e com habilidade e competência para poder enfrentar os desafios apresentados por essa nova realidade do mundo do trabalho. Nessa linha de análise, além da redefinição da linha de produção, temos também um novo ingrediente que a terceirização, que nasce do processo de flexibilização da economia mundial.” Sobre esse fator Mingione (1998) diz que“a reestruturação industrial e a terciarização colocam problemas difíceis de ser superados pelas formas de regulação dos regimes sociais desenvolvidos na era do welfare capita‑lism. Esses processos não reduziram a necessidade de apoiar carreiras altamente produtivas por meio de sistemas bem elaborados de seleção e apoio. Ao contrário, o aumento da produtividade e o advento da automação suplantaram a organização taylorista do trabalho, que utilizava operários de baixa qualificação e visava somente a acelerar o ritmo do trabalho.” Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 7, páginas 78 e 79.
d. monitoramento de empregados.
e. benefícios para empregadores de fábricas.
Feedback
A resposta correta é: flexibilização da economia mundial..
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O perfil de trabalhador que o mercado procura estabelece que esse profissional tenha que ser multifuncional, isso é, que seja capaz de realizar diversas atividades dentro da linha de produção e com habilidade e competência para poder enfrentar os desafios apresentados por essa nova realidade do mundo do trabalho. Seguindo por essa lógica, tivemos dois processos novos. Quais foram eles?
Escolha uma:
a. A redefinição social da questão social com processo de resistência e luta dos trabalhadores, em contraponto ao assistencialismo.
b. A questão social que serve como argamassa para o profissional de serviço social entender a lógica do capital, e a lógica do trabalho que precede as desigualdades.
c. O perfil de trabalhador que o mercado procura estabelecer e a crescente igualdade social, oriunda da flexibilização da economia nacional.
d. A redefinição da linha de produção e a terceirização de mão de obra e serviços, que nascem do processo de flexibilização da economia mundial.
Gabarito: Capítulo 7, página 78. “A redefinição da linha de produção e a terceirização, que nasce do processo de flexibilização da economia mundial.”. A reestruturação industrial e a terciarização colocam problemas difíceis de ser superados pelas formas de regulação dos regimes sociais desenvolvidos na era do ‘welfare capitalism’. Esses processos não reduziram a necessidade de apoiar carreiras altamente produtivas por meio de sistemas bem elaborados de seleção e apoio.
e. A ponta na linha de produção, oferecida por indústrias menores e o valor pago para o trabalhador, que cai vertiginosamente.
Feedback
A resposta correta é: A redefinição da linha de produção e a terceirização de mão de obra e serviços, que nascem do processo de flexibilização da economia mundial..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“A questão social tem sua origem na Revolução Industrial, quando o trabalho anteriormente artesanal foi perdendo seu espaço e sendo substituído pela máquina, pela produção capitalista, culminando assim no surgimento do operariado e da burguesia. A partir daí ela se fundamentou e resultou dos conflitos entre o capital e o trabalho.”
Texto disponível em: < https://cress-mg.org.br/hotsites/Upload/Pics/ff/ff4abc60-cd6e-430b-abe1-cc5c5e7120dc.pdf>; Acesso em 23 de outubro de 2017.
Tendo em vista o texto base e o livro base Trabalho e questão social. Marque a alternativa, que contemple o que é a questão social.
Escolha uma:
a. Contradição existente entre o trabalho e o capital.
Gabarito: capítulo 7, p. 76. Sabemos que o tema questão social nada mais é do que a contradição existente entre o trabalho e o capital e como tal, está relacionado diretamente ao âmbito da produção capitalista.
b. Contradição entre homem, cultura e sociedade.
c. Contradição entre ética, política e sociedade.
d. Convergência entre trabalho e sociedade.
e. Convergência entre trabalho e capital.
Feedback
A resposta correta é: Contradição existente entre o trabalho e o capital..
Questão 8
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A história da escravidão negra no Brasil foi estabelecida pelo trabalho, fundamentada no preconceito e na ganância e pelo enriquecimento por parte da elite brasileira. O fim da escravidão marca uma nova era, a partir do final do século XVIII. E, sem a mão de obra escrava, como foi possível que a elite continuasse a produzir riquezas?
Escolha uma:
a. Investindo na mão de obra indígena, que, por aqui já morarem desde os primórdios, conheciam a terra e suas potencialidades.
Gabarito: Capítulo 2, página 23. “Foi necessário então, investir na força de trabalho estrangeira, dos imigrantes que começaram a chegar, em sua maioria, após a abolição da escravatura.”. Embora a força de trabalho do imigrante tenha vindo às terras brasileiras, em sua maior parte, após a abolição oficial da escravatura, sabe se que, anteriormente, já havia muitos estrangeiros imigrantes trabalhando no país.
b. Iniciando um novo tempo, uma nova labuta, reconfigurando as vítimas negras africanas, para uma nova realização de trabalho forçado.
c. Investindo na qualidade da mão de obra afrodescendente, propiciando melhorias em suas qualidades de vida.
d. Através da experiência dos migrantes nordestinos do Brasil, também muito explorados, cujas situações de moradia, trabalho e saúde era problemáticas.
e. Investindo na força de trabalho estrangeira, dos imigrantes que começaram a chegar, em sua maioria, após a abolição da escravatura.
Feedback
A resposta correta é: Investindo na força de trabalho estrangeira, dos imigrantes que começaram a chegar, em sua maioria, após a abolição da escravatura..
Questão 9
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Até meados do século XX, a forma de se cumprir a produção se caracterizava pela realização de uma única tarefa pelo trabalhador, essa era a forma de se fazer o trabalho na ótica do fordismo. Esse quadro é redesenhado com a introdução do Just‑in‑time, quando o trabalhador passa a desempenhar múltiplas tarefas. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo adequadamente cada modo de produção às suas respectivas características em relação ao trabalho e a seguir, assinale a sequência correta:
(1) Produção fordista (baseada em economias de escala)
(2) Produção just‑in‑time (baseada em economias de escopo)
( ) Pagamento pessoal (sistema detalhado de bonificações).
( )Ênfase na redução da responsabilidade do trabalhador (disciplinamento da força de trabalho).
( ) Pouco ou nenhum treinamento no trabalho.
( ) Longo treinamento no trabalho.
( ) Nenhuma experiência de aprendizagem.
( ) Grande segurança no emprego para trabalhadores centrais (emprego perpétuo). Nenhuma segurança no trabalho e condições de trabalho ruins para trabalhadores temporários.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 1.
b. 1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2.
c. 1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2.
d. 2 – 1 – 1 – 2 – 1 – 2.
e. 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 1.
Gabarito: Capítulo 6, Página 70. A sequência correta é: 2 – 1 – 1 – 2 – 1 - 2. Produção fordista (baseada em economias de escala): Ênfase na redução da responsabilidade do trabalhador (disciplinamento da força de trabalho); Pouco ou nenhum treinamento no trabalho; Nenhuma experiência de aprendizagem. Produção just‑in‑time (baseada em economias de escopo): Pagamento pessoal (sistema detalhado de bonificações); Longo treinamento no trabalho; ) Grande segurança no emprego para trabalhadores centrais (emprego perpétuo). Nenhuma segurança no trabalho e condições de trabalho ruins para trabalhadores temporários.
Feedback
A resposta correta é: 2 – 1 – 1 – 2 – 1 – 2..
Questão 10
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Enquanto os capitalistas, proprietários dos meios de produção, buscam a todo custo manter se na riqueza e na opulência à custa da exploração dos trabalhadores, esses, por sua vez, tentam, de todas as formas possíveis, primeiramente, sobreviver e, em seguida, sair dessa situação de humilhação e exploração. Dentro desse cenário real, qual é o princípio básico da contradição capitalista?
Escolha uma:
a. A busca incessante pelo lucro, que pode resultar na estagnação da economia.
b. Os proprietários dos meiosde produção, que buscam a todo custo manter se na riqueza.
c. A forma com que as pessoas podem realizar seus objetivos e atender seus desejos.
d. A estruturação de classes sociais, que por sua vez, são antagônicas.
Gabarito: Capítulo 3, página 32. “A busca incessante pelo lucro, que pode resultar na estagnação da economia”. No Brasil, como na maioria dos países, as contradições do capitalismo se fazem evidentes quando se observa a própria configuração das cidades, onde se pode perceber claramente a geografia formada por setores diferenciados, de modo que se tem, de um lado, áreas nobres, com casas luxuosas e, por outro lado, favelas, cortiços, e um emaranhado de pessoas vivendo em condições subumanas.
e. A instrumentação que mantém os trabalhadores no mínimo ocupados ou preocupados.
Feedback
A resposta correta é: A busca incessante pelo lucro, que pode resultar na estagnação da economia..
Trabalho e Sociabilidade
Iniciado em	segunda, 4 Mai 2020, 22:26
Estado	Finalizada
Concluída em	segunda, 4 Mai 2020, 22:36
Avaliar	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O assistente social tem um papel muito importante, no diagnóstico e discussão das condições sociais dos indivíduos e de comunidades, sempre trabalhando em conjunto com outros profissionais com o objetivo de atuar na garantia de direitos e acesso, nesse caso, aos serviços de saúde à população. A partir da concepção que o processo saúde-doença é determinado socialmente, o assistente social é um profissional importante para integrar a equipe multiprofissional dos serviços de saúde na perspectiva de sua intervenção nos fenômenos sócio-culturais e econômicos para aumentar a eficácia dos programas no setor. Sobre o papel do Assistente Social é correto afirmar:
Escolha uma:
a. cabe ao Assistente Social mobilizar segmentos desassistidos pela sociedade e pelo Estado na geração de políticas públicas que envolvam esses que se encontram fora do mercado, colocando em estado de risco seus núcleos familiares.
GABARITO: Para responder a esta questão, o aluno deverá ter conhecimento dos conteúdos tratados no Cap. 7 assunto (O profissional do serviço social em uma economia flexível) livro da disciplina. Onde aborda o papel do Assistente Social.
b. O profissional deve conhecer, se apropriar e criar um conjunto de habilidades técnicas que permitam ao mesmo desenvolver as ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes;
c. o profissional tenha um posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, para que possa ter clareza de qual é a direção social da sua prática;
d. o profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Para isso, faz-se necessário um intenso rigor teórico e metodológico, que lhe permita enxergar a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes, buscando apreender sua essência, seu movimento e as possibilidades de construção de novas possibilidades profissionais;
e. o Assistente Social não é um profissional “neutro”. Sua prática se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista – relações essas que são contraditórias;
Feedback
A resposta correta é: cabe ao Assistente Social mobilizar segmentos desassistidos pela sociedade e pelo Estado na geração de políticas públicas que envolvam esses que se encontram fora do mercado, colocando em estado de risco seus núcleos familiares..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A evolução tecnológica que aconteceu no campo e na cidade, envolvendo as mais diversas profissões, mudou a relação das exigências para o desempenho do trabalhador. As novas tecnologias fazem com que os empresários necessitem de trabalhadores mais ágeis, que tenham bom senso. Por que se espera que essa nova configuração de trabalhadores?
Escolha uma:
a. Para que algumas profissões e postos de trabalho, em que muito pouco era exigido, passam exigir mais.
b. Para que tenham condições de mudarem sua atuação, melhorando a produtividade e adotando novos métodos, visando obtenção de mais lucros para os donos dos meios de produção.
Gabarito comentado: Capítulo 4, página 42. “Para que tenham condições de mudarem sua atuação, melhorando a produtividade e adotando novos métodos, visando obtenção de mais lucros para os donos dos meios de produção”. É certo o entendimento de que existe um esforço para o aumento da tecnificação dos processos industriais, para conduzir as empresas a maior competitividade, isso torna o ambiente de trabalho mais complexo e, para tanto, habilidades outrora sem importância se tornam fundamentais, como a facilidade de gravar sinais, o conhecimento de informática e a facilidade de relacionamento com outras pessoas.
c. Para um esclarecimento sobre os entendimentos de que existe um esforço para o aumento da tecnificação dos processos industriais.
d. Para conduzir as empresas à maior competitividade, tornando o ambiente de trabalho mais complexo.
e. Para que a facilidade de gravar sinais, o conhecimento de informática e a facilidade de relacionamento com outras pessoas, ampliem somente a capacidade pessoal do trabalhador.
Feedback
A resposta correta é: Para que tenham condições de mudarem sua atuação, melhorando a produtividade e adotando novos métodos, visando obtenção de mais lucros para os donos dos meios de produção..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Nas décadas de 1960 e 1970, é visível a ineficácia do Estado no cumprimento da promoção do bem-estar social. No final dos anos 1970 e 1980, a morosidade governamental traz à luz lacunas em diversas áreas, que são desprovidas de atendimento adequado, como a saúde, a educação e a assistência social. Neste novo cenário, em que a máquina estatal se retrai e suas estruturas de Estado nação, forte e protetor, se rompem, surgem dois atores de significativa importância. Quem são estes?
Escolha uma:
a. Ricos, que objetivam o lucro e ostentação de poder a qualquer custo e os pobres, oriundos dessas desigualdades.
b. Organizações Não Governamentais (ONG), sem fins lucrativos e empresas socialmente responsáveis, que investem recursos privados no atendimento às demandas sociais públicas.
Gabarito comentado: Capítulo 4, página 43. “Organizações Não Governamentais (ONG), sem fins lucrativos e empresas socialmente responsáveis, que investem recursos privados no atendimento às demandas sociais públicas”. Torna se responsabilidade do Estado criar condições para que iniciativas públicas e privadas possam atender, de maneira satisfatória e sustentável, às necessidades sociais. Esta uma tendência mundial que, também no Brasil é seguida, na busca de caminhos alternativos para o desenvolvimento de políticas sociais consonantes com a realidade que se impõe.
c. Burguesia, que é a classe alta em ascensão e proletariado, que são trabalhadores desinformados e explorados em sua mão de obra.
d. Classe média, vulgo burguesia e classe alta, a qual o Estado se curva e fornece todos os tipos de serviços que deveriam ser destinados a todos.
e. Os donos dos meios de produção e os trabalhadores explorados, dos quais são exigidos cada vez mais, transformações.
Feedback
A resposta correta é: Organizações Não Governamentais (ONG), sem fins lucrativos e empresas socialmente responsáveis, que investem recursos privados no atendimento às demandas sociais públicas..
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Até meados do século XX, a forma de cumprir a produção se caracterizava pela realização de uma única tarefa pelo trabalhador, essa era a forma de se fazer o trabalho na ótica do fordismo. Em oposição a essa ótica, quando o mercado exige cada vez mais a ampliação da produtividade, é introduzido um novo modelo de trabalhadores. Qual modelo é esse?
Escolha uma:
a. O modelo de trabalhador que não produz gastos desnecessários na linha de produção.
b. O modelo Just in time, quando o trabalhador passa a desempenhar múltiplastarefas.
Gabarito: Capítulo 6, página 67. “O modelo Just in time, quando o trabalhador passa a desempenhar múltiplas tarefas”. Temos no Just in time, a eliminação da demarcação de tarefas forma essa empregada no modelo fordista que se caracterizava pelo alto grau de especialização tornando o trabalhador apenas um cumpridor de tarefas e com isso, na medida em que a sua atividade se encerrava, seu envolvimento com a linha de produção também diminuía, com a eliminação de tarefas, seu envolvimento nas etapas da produção também se ampliava.
c. O processo de toyotização, que racionaliza ainda mais a linha de produção.
d. O modelo no qual direciona os esforços do trabalhador para o aumento da demanda.
e. O modelo de trabalhadores informais em subempregos.
Feedback
A resposta correta é: O modelo Just in time, quando o trabalhador passa a desempenhar múltiplas tarefas..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A mudança da forma de organização do trabalho trouxe graves consequências a uma parcela significativa da sociedade mundial e o Brasil não ficou fora dessa rota, pois a diminuição da participação do Estado na solução das demandas sociais, deixou estas a cargo da sociedade civil. Esse panorama, aliado às sociedades que se encontram em estado de risco, consequência da deterioração da mão de obra em um mercado cada vez mais sofisticado, geraram uma dinâmica econômica que teve como consequência:
Escolha uma:
a. Um exército de reserva de mão de obra, vezes formados por profissionais capacitados.
b. A inclusão de todos os indivíduos nos serviços públicos ofertados pelo Estado.
c. A busca do Assistente Social em encontrar alternativas para o trabalhador desqualificado.
d. A exclusão social da massa trabalhadora do mercado de trabalho brasileiro.
Gabarito: Capítulo 7, página 82. “A exclusão social da massa trabalhadora do mercado de trabalho brasileiro”. Hoje temos muitos trabalhadores vivendo na informalidade ou no subemprego. Essa situação vem formando outra, que compromete ainda mais a situação vivida pela massa trabalhadora, hoje mais do que outrora temos um exército de reserva de mão de obra, muitas vezes formados por profissionais capacitados para estar em franca atuação, mas que se encontram em ‘stand by’ no mercado.
e. Um cenário que só pode ser entendido em sua complexidade, na sua totalidade.
Feedback
A resposta correta é: A exclusão social da massa trabalhadora do mercado de trabalho brasileiro..
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A mudança da forma de organização do trabalho trouxe graves consequências a uma parcela significativa da sociedade mundial e o Brasil não ficou fora dessa rota, pois a diminuição da participação do Estado na solução das demandas sociais, deixando para a sociedade civil o papel de interferir nas sociedades que se encontram em estado de risco, consequência da deterioração da mão de obra em um mercado cada vez mais sofisticado. Assim como a chamada sociedade da inteligência, em que a criatividade e o conhecimento tecnológico estão mais presente, gerou uma dinâmica da economia que teve como consequência a exclusão social da massa trabalhadora do mercado de trabalho brasileiro. Desta maneira, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. hoje temos trabalhadores muito bem qualificados, porém o salário oferecido é muito baixo.
b. hoje não existem tantos empregos disponíveis no mercado de trabalho e o salário oferecido é bem baixo.
c. hoje temos muitos trabalhadores vivendo na informalidade ou no subemprego.
Gabarito: A resposta correta (...) Assim como a chamada sociedade da inteligência, em que a criatividade e o conhecimento tecnológico estão mais presente, gerou uma dinâmica da economia que teve como consequência a exclusão social da massa trabalhadora do mercado de trabalho brasileiro. Desta maneira, pode-se afirmar que hoje temos muitos trabalhadores vivendo na informalidade ou no subemprego. Portanto afirmar que [...] “a exclusão social que acomete a sociedade moderna é um fenômeno novo, próprio do contexto atual. Tal fenômeno se constitui em uma das consequências da passagem de uma concepção taylorista da organização do trabalho à nova concepção, segundo a qual a “sociedade da inteligência” está se desenvolvendo e causando uma severa redução de empregos não qualificados. Nessa conjuntura, surge um “novo tipo de excluído”, o indivíduo capaz, mas que se tornou inútil na nova organização do trabalho. Tais trabalhadores têm motivado mudanças profundas na forma de intervenção social” (COSTA, 2008, p. 3). Esse quadro é objeto de discussão do Assistente social que busca encontrar alternativas para enfrentar essa realidade que investe não somente no trabalhador desqualificado, mas passa a fazer parte desse universo segmento de trabalhadores com as habilidades para o mercado, mas dispensado nessa nova organização do trabalho. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 7, página 82.
d. hoje há empregos, mas existem pessoas que não querem trabalhar.
e. hoje temos muitos empregos disponíveis, porém existe falta de mão de obra qualificada.
Feedback
A resposta correta é: hoje temos muitos trabalhadores vivendo na informalidade ou no subemprego..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A história da escravidão negra no Brasil foi estabelecida pelo trabalho, fundamentada no preconceito e na ganância e pelo enriquecimento por parte da elite brasileira. O fim da escravidão marca uma nova era, a partir do final do século XVIII. E, sem a mão de obra escrava, como foi possível que a elite continuasse a produzir riquezas?
Escolha uma:
a. Investindo na força de trabalho estrangeira, dos imigrantes que começaram a chegar, em sua maioria, após a abolição da escravatura.
Gabarito: Capítulo 2, página 23. “Foi necessário então, investir na força de trabalho estrangeira, dos imigrantes que começaram a chegar, em sua maioria, após a abolição da escravatura.”. Embora a força de trabalho do imigrante tenha vindo às terras brasileiras, em sua maior parte, após a abolição oficial da escravatura, sabe se que, anteriormente, já havia muitos estrangeiros imigrantes trabalhando no país.
b. Através da experiência dos migrantes nordestinos do Brasil, também muito explorados, cujas situações de moradia, trabalho e saúde era problemáticas.
c. Investindo na mão de obra indígena, que, por aqui já morarem desde os primórdios, conheciam a terra e suas potencialidades.
d. Iniciando um novo tempo, uma nova labuta, reconfigurando as vítimas negras africanas, para uma nova realização de trabalho forçado.
e. Investindo na qualidade da mão de obra afrodescendente, propiciando melhorias em suas qualidades de vida.
Feedback
A resposta correta é: Investindo na força de trabalho estrangeira, dos imigrantes que começaram a chegar, em sua maioria, após a abolição da escravatura..
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Até meados do século XX, a forma de se cumprir a produção se caracterizava pela realização de uma única tarefa pelo trabalhador, essa era a forma de se fazer o trabalho na ótica do fordismo. Esse quadro é redesenhado com a introdução do Just‑in‑time, quando o trabalhador passa a desempenhar múltiplas tarefas. Analise as afirmativas em relação aos modos de produção citados no que se refere a ideologia:
I - Na produção fordista predomina o consumo de massa de bens duráveis: a sociedade de consumo.
II – A socialização é uma das características da Produção just‑in‑time.
III - O Modernismo e a totalidade/reforma estrutural fazem parte da produção fordista.
IV – O consumo individualizado, o pós‑modernismo e a individualização; a sociedade do espetáculo são características da produção just‑in‑time.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente na afirmativa I e II.
b. Apenas na afirmativa I, III e IV.
Gabarito: Capítulo 6, Página 71. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. Ao que se refere à ideologia, a produção fordista tem como características: consumo de massa de bensduráveis: a sociedade de consumo; o Modernismo; a totalidade/reforma estrutural e a Socialização. Já as características da produção just‑in‑time são: consumo individualizado; o pós‑modernismo e a individualização; a sociedade do espetáculo.
c. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas nas afirmativas I e III.
e. Apenas nas afirmativas II e III.
Feedback
A resposta correta é: Apenas na afirmativa I, III e IV..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Enquanto os capitalistas, proprietários dos meios de produção, buscam a todo custo manter se na riqueza e na opulência à custa da exploração dos trabalhadores, esses, por sua vez, tentam, de todas as formas possíveis, primeiramente, sobreviver e, em seguida, sair dessa situação de humilhação e exploração. Dentro desse cenário real, qual é o princípio básico da contradição capitalista?
Escolha uma:
a. A estruturação de classes sociais, que por sua vez, são antagônicas.
b. A busca incessante pelo lucro, que pode resultar na estagnação da economia.
Gabarito: Capítulo 3, página 32. “A busca incessante pelo lucro, que pode resultar na estagnação da economia”. No Brasil, como na maioria dos países, as contradições do capitalismo se fazem evidentes quando se observa a própria configuração das cidades, onde se pode perceber claramente a geografia formada por setores diferenciados, de modo que se tem, de um lado, áreas nobres, com casas luxuosas e, por outro lado, favelas, cortiços, e um emaranhado de pessoas vivendo em condições subumanas.
c. A forma com que as pessoas podem realizar seus objetivos e atender seus desejos.
d. A instrumentação que mantém os trabalhadores no mínimo ocupados ou preocupados.
e. Os proprietários dos meios de produção, que buscam a todo custo manter se na riqueza.
Feedback
A resposta correta é: A busca incessante pelo lucro, que pode resultar na estagnação da economia..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Ser homem organizacional ou trabalhador competitivo deixa de ser aquele que, Taylor (início do século XX), não deveria pensar, mas sim repetir tarefas, não tinha interesse pela quantidade e pela produção de bens na organização e por isso precisava ser comandado diretamente por um chefe. Neste novo momento histórico e econômico que o mundo vive no pós Segunda Guerra Mundial, a forma de se pensar o mundo e se realizar a produção sofrem uma mudança fruto dos avanços tecnológicos e das crises que passa a sondar a Europa do pós-guerra que tem que ser reconstruída e isso afeta a forma de se gerir a produção. Desta maneira, analise as características abaixo, e assinale as afirmativas condizentes com o perfil do homem organizacional precisa ser:
I - Indivíduo Flexível;
II - Resistente às frustrações;
III - Capacidade de adiar recompensa;
IV - Participação simultânea em diversas organizações;
V - Habilitado para mudanças rápidas;
VI - Homem estratégico;
Estão corretas as afirmativas:
Escolha uma:
a. Estão corretas as afirmativas I, II e III.
b. Estão corretas as afirmativas I, II, III e VI.
c. Estão corretas as afirmativas I, IV, V e VI.
d. Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV, V e VI.
Gabarito: A resposta correta é a que aborda que estão corretas as afirmativas I, II, III, IV, V e VI, ou seja, todas as afirmativas estão corretas. Indivíduo Flexível, pois novos vínculos são estabelecidos formalmente nas organizações, novas tecnologias adentram o ambiente produtivo e novas organizações passam a fazer parte de nossas vidas a cada momento. Resistente às frustrações, pois os interesses organizacionais e os interesses pessoais muitas vezes entram em desacordo, sendo necessária ponderação para a condução de frustrações pessoais para que elas não interfiram no desempenho do trabalho desenvolvido. Capacidade de adiar recompensas, pois os interesses organizacionais devem estar em primeiro plano (dentro do âmbito competitivo empresarial), sendo necessário o adiamento das recompensas individuais. Participação simultânea em diversas organizações, nas quais atua com diferentes papéis e responsabilidades, afinal nesses tempos de competitividade é muito comum a participação do indivíduo em diversas organizações. Habilitado para mudanças rápidas, possuindo constante aperfeiçoamento (liderança, computação, técnicas específicas, língua estrangeira, entre outros), o trabalhador estará sempre pronto a assumir novas e diversificadas responsabilidades e a cooperar para o avanço do atendimento ao cliente ou para o avanço de mercado da organização em que atua. Homem estratégico, o trabalhador não age por impulsos, mas busca atingir suas metas individuais por meio do desenvolvimento de seu papel organizacional. Conforme livro da disciplina de Trabalho e Questão Social, Capítulo 5, páginas 62 e 63.
e. Estão corretas as afirmativas III, IV, V e VI.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV, V e VI..

Mais conteúdos dessa disciplina