Buscar

Evandeson Estágio I

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GEOGRAFIA – 7º SEMESTRE
EVANDESSON LEITE DE OLIVEIRA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – 
 OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cruzeiro do Sul - Acre
2018
EVANDESSON LEITE DE OLIVEIRA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –
OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório I (100 horas).
Pólo de Apoio Presencial: Cruzeiro do Sul -Acre.
Cruzeiro do Sul - Acre
2018
SUMÁRIO
1-LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO.......................................................................4
2- A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA - OBSERVAÇÃO DA ESCOLA............................6
3-ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR (DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.............................................................................................................9
4- ENTREVISTAS COM PROFESSOR REGENTE...................................................10
5- OBSERVAÇÃO DAS AULAS (DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO)...............................11
6- ELABORAÇÃO DE PROJETO: “O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DO ESTUDO DE CAMPO”...............................................................................................15
7-CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................16
8-REFERENCIAS ......................................................................................................17
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO:
DOMINGUINI, Lucas. A transposição didática como intermediadora entre oConhecimento científico e o conhecimento escolar.
Analisando o texto podemos perceber que o mesmo relata a nossa grande capacidade de adquirirmos conhecimento atraves do processo de tranformaçao sendo que nossas geraçoes se firmam dos saberes, valores, habitos de outras geraçoes atraves do processo educativo, mas diante disso visa tambem garantir a sua reproduçao na sociedade em que se atua, a funçao de qualquer area do conhecimento, tanto no âmbito acadêmico quanto na escola fundamental, não deve se limitar ao conhecimento de seu objeto de estudo.Deve com base nele colaborar para a compreençao de diferentes espaços o conhecimento cientifico é planejado para que o professor como mediador possa transmitir e o aluno assimilar partindo desta concepçao é possivel pensar em um ensino produtivo em que haja um dialogo constante no uviverso escolar com foco nos interesses, curiosidades, e necessiades de aprendizagem do estudante.
ParaBacon (1561-1626), que afirma que “saber é poder”, o conhecimento, desde sua produção e transmissão as novas gerações, sofre decorrências, transformações e adequações para que possa ser transmitido e pelos educadores e apropriado pelos educandos.Para tal, esse artigo divide-se em três momentos: no primeiro demonstramos o que compreendemos, no plano ontológico, o que gera a necessidade de apropriação dos conhecimentos, habilidades, valores, hábitos historicamente elaborados pelo ser humano; em um segundo momento, buscamos explanar a diferença entre o conhecimento científico e conhecimento escolar, que apesar de possuírem o mesmo estatuto de origem, são abordados e apresentados de forma diferente, em locais distintos para públicos específicos; em um terceiro momento deste artigo, apontamos o papel da transposição didática como intermediadora no processo de transformação do conhecimento científico em conhecimento escolar, apontando algumas decorrências para a atividade educativa.
O aspecto principal a reconhecer é que todo o conhecimento se apresenta dentro de um arcabouço conceitual adaptado para explicar a experiência prévia, e que qualquer referencial desse tipo pode revelar-se estreito demais para abranger novas experiências. O conhecimento é produto da atividade racional humana. É o resultado da interação sujeito e objeto. Quanto maior for o conhecimento adquirido por cada ser humano, maior será a sua capacidade de intervir nos processos naturais adequando-os com o objetivo de garantir a sua existência e reprodução, suprindo as suas necessidades sociais. Conhecer é estudar o objeto, é verificar o que se pode extrair do mesmo. É destilar aquilo que em sua singularidade é representativo da totalidade. 
O conhecimento científico consiste, portanto, em conhecimento empírico e conhecimento teórico, que se expressa em uma manifestação lingüística específica, na forma de conceitos que representem de maneira esquemática e as racionalidades que são abstraídas da natureza. O conhecimento científico, que se expressa na forma de enunciados, leis, teorias ou relatos de experiências são levados ao conhecimento de toda a comunidade científica na forma de artigos e trabalhos científicos. Estes comumente são publicados em congressos e eventos ou revistas e periódicos destinados aquela comunidade científica específica. Um dos diferenciais do conhecimento científico e do conhecimento escolar é a sua forma de apresentação. O conhecimento a ser ensinado em sala de aula é um saber didaticamente adaptado para a atividade educativa. A didática é uma das responsáveis por fornecer os princípios, métodos e técnicas aplicáveis em todas as áreas do conhecimento a fim tornar mais eficaz o processo de ensino-aprendizagem. Auxilia a direcionar a aprendizagem em uma perspectiva que aglutine as dimensões humanas, técnicas e político-sociais. Na transposição didática, desta forma, se opera os diversos mecanismos de estruturação e organização que os conhecimentos científicos passam para serem transformados em conhecimento escolar. 
Concluímos nosso artigo exaltando uma necessidade constante de se analisar a forma como os conhecimentos científicos são transpostos em conhecimento escolar com o objetivo de garantir que, os agora conteúdos de ensino, propiciem uma acessibilidade ao conhecimento científico de origem, alertam que compreender como se processa a transposição didática nos livros de Física, por exemplo, é um dos recursos reflexivos para compreendermos como beneficiar o ensino-aprendizagem dos conhecimentos advindos da ciência Física.Negar ou ignorar a transposição didática nos livros, desta forma, é conceber que o conhecimento ali presente é uma reprodução fiel de todos os conhecimentos desenvolvidos pela ciência, o que não é uma verdade.
2- A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA - OBSERVAÇÃO DA ESCOLA 
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Marcílio Nunes Ribeiro II
Endereço: Av. Antenor Gualberto
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( x ) Municipal ( ) Particular ( ) 
Horário de funcionamento: Manhã ( ) Tarde ( x ) Noite ( ) 
Séries ofertadas: 6º ao 9º ano e Ensino Médio
Número de alunos: 197
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA
Ambientes físicos 
Salas de aula (quantas) ( x ) 06
Secretaria ( x )( 01 ) 	
Pátio interno ( x ) ( 01 )
Pátio externo ( 0 )
Quadra coberta ( x ) Quadra aberta ( 0 )
Refeitório ( 0 )
Cozinha ( 01 )
Sanitário feminino ( 05 ) 
Sanitário masculino (05 )
Sanitários para professores ( 02 )
Biblioteca ( 01 )
Sala de vídeo e TV ( 0 )
Sala de leitura ( 0 )
Laboratórios ( x ) especificar: laboratório de informatica
Outros (quais): Auditório, sala do diretor, sala do coordenador pedagogo de ensino, deposito de materias de limpezae didatico.
Materiais:
Mobiliário: tipo e quantidade se carteiras e cadeiras: 200
Quadro negro ( x )
Bebedouros ( x )
Mimeógrafo ( x )
Copiadora (xerox) ( x )
Televisão ( x ) quantas: 03
Vídeo ( x ) quantos 02
Dvd ( x) quantos 02
Aparelho de som ( 0 ) quantos _____
Computador com acesso para os alunos( x ) quanto:20
Acesso à internet: ( x ) sim ( ) não
Acervo bibliográfico adequado a disciplina de História ( x ) sim ( ) não 
Outros – especificar (romances, de pesquisa,didáticos outros): Livros, Mapas, Pesquisas, Dvds.
Videoteca adequada a disciplina de História ( x ) sim ( ) não 
Outros vídeos ou dvds –especificar (romances, de pesquisa, didáticos, para didáticos, TV escola, outros) :Videos, DVD, Livro Didatico, Livros para Pesquisas, Videos da Tv escola e Internet.
Materiais didáticos para estudo da História (quais): 
Cartolina, Data show.
Outros (quais) :Computador com acesso a internet.
3. PROFISSIONAIS
Número de Diretores:01
Tempo de atuação do diretor nesta instituição : 07 anos
Atribuições do diretor: Direção geral de toda a instituição.
Número de Pedagogos: 03
Função que atuam (orientação, supervisão, coordenação, outra):Coordenação.
Tempo de atuação nesta instituição: 07 anos
Atividades desenvolvidas pelos pedagogos na instituição: Auxiliar os professores, planejar, na direção, conversar com os alunos.
Secretário(a) ( x ) sim ( ) não Tempo de atuação nesta instituição :02 anos
Formação: Historia 
Número de funcionários administrativos: 04
Atribuições dos funcionários administrativos :Verificar os servicos dos funcionários não docente e toda parte burocratica de uma secretária escolar.
Número de funcionários de serviços gerais:06
Atribuições dos funcionários de serviços gerais: Toda a limpeza da escola e organização da escola.
Outros funcionários e atribuições: Vigia, Bibliotecario, Auxiliar de secretaria, merendeira, porteiro.
Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF: ( ) sim ( X ) não. Atribuições: 
Conselho Escolar: ( X ) sim ( ) não. Atribuições: Atua prestação de conta dos recursos da escola, ajudar a solucionar os problemas mas graves na instituição.
Grêmio Estudantil: ( x ) sim ( x ) não. Atribuições:
Outras: ( ) sim ( x ) não. Especificar: 
Atribuições: 
Corpo docente – número de professores:13 , Professores.
Formação: Todos com nivél superior e atuam dentro de sua licenciatura.
Profissionais de apoio (Nutricionista, Psicólogo. Dentista, Fonoaudiólogo, Enfermeiro; Assistente Social ou outro):
Especificar:Não tem 
Função:
3-ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR (DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A instituição em que realizei o estagio é a escola de ensino fundamental Marcílio Nunes Ribeiro II, sendo que de manhã funciona as turmas de 1º ao 3º ano do Médio, e a tarde de 6º ao 9º ano, todos os profissionais são formados em nivel superior, sendo os professores de 6º ao 9º ano são formados em areas especificas assim como de 1º ao 3º ano em suas respectivas areas. A escola atende toda a comunidade não excluindo ninguém , sua estrutura física e de boa qualidade e com funcionários capacitados. A escola possui seis salas de aula, secretaria, banheiros, sala de informatica, biblioteca e funcionarios.Nesse processo, serão compartilhados saberes diferenciados, de professores com o nível de formação e em áreas especificas, cada um atuando em suas àreas de ensino atendendo crianças adolescentes e jovens, do nível infantil ao fundamental onde a prática pedagógica seja um processo de reflexão contínua, visando sempre a melhoria da qualidade do ensino.
A Escola é identificada com o compromisso de construção de uma sociedade mais justa. Como um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. 
De acordo com o que observei e pesquisei a escola é bem conceituada no bairro, os profissionais são envolvidos e trabalham com o mesmo objetivo. As salas são amplas e bem arejadas. Por meio de observação do método, observei a interação dos alunos com os professores, e dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar e o compromisso com a construção do conhecimento do aluno. A escola não tem problemas como violência, raramente acontece brigas, os profissionaisestão sempre atentos a qualquer desentendimentos e já intervém em qualquer situação, não dando chance para que o problema cresça. Os pais são sempre informados sobre os acontecimentos.
 São comemoradas as datas mais importantes na escola, como dia das mães, dias dos pais, dias dos namorados, dia da consciência negra etc. a comunidade também é convidada para assistir vídeos, filmes que é apresentado no auditório da escola, também tem palestras e nestas palestras gravamos vídeos. A avaliação que realizamos na escola é continua cumulativa e sistemática. O professor trabalha vários conteúdos dosados, se trabalha com coleta de resultados, e é continua por que o processo de avaliação não é com punição, o professor trabalha conteúdos faz todo um processo de estudo de analise, investigação, exercícios diversos, cria metodologia na rotina do dia a dia. A avaliação é diversificada porque o professor faz provas orais, escritas e faz trabalhos diversos, tem seminários e fichamento. A escola planeja lecionar os 200 dias letivos, mais com as variações que acontece no decorrer do ano nem sempre a escola consegue chegar à data planejada. As férias são realizadas no mês de agosto do dia 16 aos 31. Os professores realizam planejamento diariamente quando os mesmos não estão na sala de aula, estão planejando pro dia seguinte. Também fazemos planejamento coletivo que é realizado no auditório da escola. 
As reuniões envolvem todas as pessoas da entidade, tanto os profissionais como os estudantes. Os eventos são realizados no auditório e no pátio da escola. Os planosde formação continuada para os professores são concebidos como espaço de reflexão critica coletiva e constante sobre a prática de sala de aula, onde se dá a troca de experiência, a leitura, pesquisa, a elaboração de projetos, avaliação e o planejamento. Todo bom plano de trabalho tem um conograma, no qual todas as tarefas e providencia estão relacionadas com data de inicio e final e nome dos responsáveis. A equipe se reúne com o propósito principal de avaliar a execução do plano e verificar se o que foi imaginado esta acontecendo, ou se há necessidade de alteração. O professor Jailson planeja e tem as suas metas de realizar duas atividades esportivas,e duas recreativas e duas culturais que envolvam a comunidade escolar.Açoes realizar dois torneios de futsal semestralmente envolvendo os três turnos da secola.
 Os planos são metas traçadas pela instituição, no inicio do ano letivo com a participação dos pais e todo corpo docente da escola reunimos com finalidade de melhorar o desenvolvimento e rendimento escolar dos doscentes. A proposta curricular institucional é o resultado obtido com o desenvolvimento escolar, quanto para o professor desenvolver suas aulas durante todo o ano que se segue. Se tratando de avaliação resume-se na forma em que a escola avalia sua clientela de modo geral, a avaliação escolar é feita não só em sala de aula mais também em todo âmbito escolar através das atividades desenvolvidas tanto pela a instituição quanto pelos alunos, sempre visando melhor qualidade de ensino para com toda sua clientela. A escola tem planos de elevar o desempenho acadêmico dos alunos, concentrar esforços nas séries e disciplinas críticas.
4- ENTREVISTAS COM PROFESSORES REGENTES
1-Nome do Professor: Maria Elite
2-Ano em que concluiu a graduação.R= 2008.
3- Possui curso de especialização? Área do curso de especialização.
R= Sim. Geografia
4- Tempo de magistério e locais de atuação.
R= 6 Anos na Escola Francisco Braga
5- Participa de cursos de capactação ou formação contnuada?Citar os ultimos cursos realizados.
R= Formação Continuada de professores do 6º ano 9º ano
6- Visão do ensino de Geografia no ensino fundamental.
R= É de suma importância, pois é no ensino fundamental que trabalhamos a base do conhecimento, não só na área de Geografia, mas também nas demais, instruindo os nossos alunos a terem uma viesão crítica sobre o conhecimento. 
7- Rotina de trabalho nas aulas de Geografia. 
R= Ao chegar a sala, faço a chamada, logo após faço o comentário do sobreo assunto estudado e seguimos com as atividades secundárias .
8- trabalha com mapas , imagens, vídeos (filmes/desenhos), músicas, livros didáticos, computador, internet, história em quadrinhos?Como?
R= sim, recorro sempre a esses recursos, dependendo do conteúdo, seleciono imagens, trechos de filmes entre ourtros suportes que podemnos auxiliar no ensino.
9- Como traballha o tema “ Cultura afro-brasileira e africana” em sala de aula? Não trabalho com esse tema em sala de aula
10-Como trabalha o tema “Cultura indigena” em sala de aula?
Dificilmente trabalho com esse tipo de conteudo nas minhas aulas de geografia.
11- Recebe materiais de apoio enviados pela Secretaria Estadual de Educação para trabalhar os temas citados acima? Citar os materiais.
R= Não
12- como trabalha a questã do “meio ambiente” nas aulas de Geografia?
R= trabalho realizando pesquisa de campo, e também colhendo informações na secretaria do meio ambientedo município.
5- OBSERVAÇÃO DAS AULAS (DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO)
TURMA_1
DIÁRIOS 1 e 2_ AULAs_ 1 e 2
ESCOLA: Marcílio Nunes Ribeiro II
PROFESSOR: Maria Elite
DATA –13/03/2018
TURMA_”A”
SÉRIE_6º ano Aulas Geminadas 
A aula de hoje iniciou-se com os serviços burocráticos feito pelo o professor regente, e logo em seguida ele me apresentou para os alunos, dizendo para os mesmo que eu iria ficar alguns dias assistindo as suas aulas juntamente com eles, em sequência o professor apresentou o tema a ser trabalhado “A diversidade geográfica do mundo”, nesta aula o mediador explicou que é necessario que o aluno entenda a diversidade geográfica da natureza e da sociedade em diferentes escalas geográfica, o mesmo pediu para que os alunos em duplas realizasem uma pesquisa e selecionassem recortes de revistas ou jornais de fotografias e obras de artes que mostram a diversidade geográfica do nosso planeta. No primeiro instante os alunos ficaram um pouco incomodado com a minha presença, mas logo começaram a interagir comigo eu fiquei sastifeita com as atitudes dos mesmo a forma como eles se relacionam com o professor foi bastante prazeroso para mim eu mim vi ali naquele instante o verdadeiro sentido que nos faz ficar tão gratos, e no final da aula o professor vez uma divertida dinamica com toda a turma.
TURMA_1
DIÁRIOS 3 e 4_ AULAs_ 3 e 4
ESCOLA: Marcílio Nunes Ribeiro II
PROFESSOR: Maria Elite
DATA –20/03/2018
TURMA_”A”
SÉRIE_6º ano Aulas Geminadas 
 Hoje aula iniciou com um bom dia dado pelo o professor em seguida o mesmo pediu para os alunos continuassem o trabalho de pesquisa da aula anterior os mesmos começaram a recorta revistas e cofeccionar paineis e procurar em livros didáticos é importante ressaltar a oralidade utilizada pelo mesmo ele passava em cada dupla verificando se realmente os alunos tinha assimilado eu pude notar que cada aluno começou a se enteressar pois os mesmos começaram a observar as imagens e compreenderem os conceitos da mesma como por exemplo a noção de distância, paisagem, diversidade,geográfica social e natural . Enfim na proxima aula iremos ver o resultado destas pesquisas dos alunos.
DIÁRIOS_ 5 e 6 _AULAS_ 5 e 6 
ESCOLA: Marcílio Nunes Ribeiro II
PROFESSOR: Maria Elite
Data _27/03/2018
TURMA _A
SÉRIE_6º ano Aulas Geminadas
 A aula de hoje deu-se inicio com os serviços burocraticos feitos pelo o professor e logo em seguida as duplas começaram a apresentar os seus paineis eu pude observar que os mesmos apesar de serem ainda timidos atenderam o pedido do professor levando em conta a produção do texto escrito e da oralidade e como o trabalho foi elaborado apesar de restarem ainda algumas duvidas cada dupla foi se apresentando e uma foi dando suporte para a outra observei ainda a participação individual dos mesmos alguns sairam bem melhores mas o importante é que todos apresentaram suas pesquisas de forma proveitosa a aula foi terminando.
DIÁRIOS_ 7 e 8 _AULAS_ 7 e 8
ESCOLA: Marcílio Nunes Ribeiro II
PROFESSOR: Maria Elite
 DATA_ 03/04/2018
TURMA _A
SÉRIE_6º ano Aulas Geminadas
A aula de hoje iniciou com o professor fazendo um breve comentario sobre as duplas os pontos positivos e os pontos negativos, eu observei que o professsor notou direitinho cada dupla logo depois o mesmo pediu para que os alunos organizasem uma roda de conversa para sanar algumas duvida que restaram ele falou que “A diversidade natural e humana do espaço geográfico “ é muito importante que o estudante compreenda que gradativamente as configurações naturais das grandes paisagens da superficie da terra e como a presença humana pode inteferir refletindo sobre sociedade e o mundo natural podendo levar em conta a grande diversidade gerada pelo o homem, a paisagem natural envove as unidades de paisagem naturais em diferentes escalas, zona climáticas, continentalidade e maritimidade , as diferentes formas de relevo a diversidade humana envolve um amplo e complexo conjunto de processos ou seja povoamento, distribuição da população, areas habitáveis, distribuição da população inovações tecnologicas ressaltando a constituiçao do espaço geografico e suas dimensões essencias uma instancia fundamental sem a qual não é possivel compreender de forma plena a sociedade em que vivemos atualmente. Enfim ele pode esclarece as perguntas que ainda restavão e muito alem disso pode instigar o aluno para a participação ativa no meio escolar onde cada um pode participar da aula foi muito proveitosa para mim que estou ainda no inicio de uma longa jornada.
TURMA_2
DIÁRIO 1 e 2_ AULAs_ 1 e 2
ESCOLA: Marcílio Nunes Ribeiro II
PROFESSOR: Maria Elite
DATA – 14/03/2018
TURMA_A
SÉRIE_7º ano Aulas Geminadas
Hoje a aula deu-se inicio, com os serviços burocráticos feito pelo professor regente e depois ele mim apresentou a turma, e em seguida o mesmo fez a apresentação do tema a ser trabalhado “paisagens do territorio brasileiro” onde é muito importante que os alunos reconheçam e caracterizem os grandes conjuntos paisagísticos do território brasileiro considerando a noçao morfoclimáticos relatou o mesmo logo ápos sugeriu a leitura do livro:”Geografia-um olhar sobre o planeta terra” onde eu pude notar que os mesmos puderam se concentrar e tirar um otimo proveito da leitura abordada. Em seguida o educador pediu para os mesmos fazerem uma sintese do conteudo retirando do texto as partes principais para serem exploradas pelos os mesmos.E acabou o horario.
DIÁRIO 3 e 4_ AULAS_ 3 e 4
ESCOLA: Marcílio Nunes Ribeiro II
PROFESSOR: Maria Elite
DATA –21/03/2018
TURMA_A
SÉRIE_7º ano Aulas Geminadas
Hoje deu-se inicio a aula com os serviços burocraticos feito pelo o professor em seguida os alunos não perderam tempo e foram logo lendo suas sinteses depois que todos acabaram de ler o professor pediu para que cada um elaborasem uma pergunta onde cada um se empenhou para elaborar em seguida o professsor organizou a sala em duas equipes das meninas e dos meninos foi muito legal e divertido na aula de hoje podemos aprender que tambem podemos estudar o conteudo de forma participativa e interagindo com toda a turma o professor ainda sanou duvidas explicando que os estudantes podiam tambem refletir sempre sobre a presença humana e o uso dos recursos naturais nos grandes dominios dos territorios , uma vez que parte dele foi severamente alterado pela a ação humana ao longo dos anos em especial a nossa mata Atlântica a e não esquecendo relatou tambem as diversa paisagens naturais que ezistem no nosso Brasil.
DIÁRIO 5 e 6_ AULAs_ 5 e 6
ESCOLA: Marcílio Nunes Ribeiro II
PROFESSOR: Maria Elite
DATA –28/03/2018
TURMA-A
SÉRIE_7º ano Aulas Geminadas 
A aula hoje iniciou com os serviços burocraticos feito pelo o professor regente em seguida pediu para que toda a turma de organzasem em pequenos grupos e que elabora-se paineis ilustrando sobre o desmatamentoem florestas tropicais úmida (Amazônia, mata Atlântica, florestas do congo e da Indonésia etc.) e tambem em savanas e em manguezais que os mesmos recolhecem imagens sobre o tema e busquem os principais fatores responsaveis pela retirada das coberturas vegetais onde eles podem expor seus trabalhos em slides e tambem em paineis onde o importante é que cada grupo posssa participar e discutir os resultados , considerando tambem a possibilidade de expor os trabalhos em murais para toda a escola.
DIÁRIO 7 e 8 _ AULAs_ 7 e 8
ESCOLA: Marcílio Nunes Ribeiro II
PROFESSOR: Maria Elite
DATA –04/04/2018
TURMA_A
SÉRIE_7º ano Aulas Geminadas 
A aula hoje iniciou com os serviços burocraticos feito pelo professor logo em seguida os mesmos continuaram o tabalho em grupo o professor alertou aos alunos que colocasssem no semenário a importancia de cada paisagem apresentada está em uma zona climática diferente, logo fazem parte de conjuntos paisagísticos distintos, mas apesar de suas grandes diferenças naturais, elas possuem algo em comum:ambas se encontram no território brasileiro e muita atenção o terrritorio de um pais é um recorte do espaço geográfico feito de forma distinta de comparada á que foi usada para definir a localização e as caracteristicas das grandes paisagens naturais foi muito legal eu participei ajundando a recorta as imagens e a cola nos murais os grupo iam ensaindo como iria ser a apresentação dos trabalhos realizados.
6- PROJETO: Brasil Terra de Igualdade
- Tema: A história de cruzeiro do sul. 
- Turma: 7ª Série do Ensino Fundamental.
- Duração: 8 aulas
- Justificativa: 
A história de Cruzeiro do Sul no que se pode observar não é uma história divulgada, nem tão pouco popularizada entre os próprios cruzeirenses. Entretanto, nossa cidade tem tomado proporções de desenvolvimentos tais que, a escola não tem mais como se omitir, devendo assim tomar medida para torná-la bem mais divulgada. A falta de informações de nossa história pelos jovens é uma realidade inegável.
Nesse contexto, elaboramos o projeto “resgate histórico: a historia de Cruzeiro do Sul”, no intuito de levantarmos dados quanto a importância de cada sujeito histórico nesse cenário de construção de nossa tão bela historia, buscando a entender a participação dos mais diferentes sujeitos históricos que contribuíram nesse processo direta ou indiretamente. Nesse sentido buscamos investigar e analisar a historia do povo Cruzeirense, no campo político, econômico, social, religioso e cultural
- Objetivos: 
Apresentar dados da historia de Cruzeiro do Sul –AC no âmbito escolar, as mudanças e permanências da cultura política religiosa e econômica da cidade de Cruzeiro do Sul. Dialogar, refletindo sobre os conhecimentos prévio existentes. Realizar um trabalho interdisciplinar; ler material impresso sobre o assunto; incorporar novos valores; conhecer e respeitar os desbravadores dessa região; aceitar diferentes pontos de vista em trabalhos relacionados ao assunto pesquisado.
Atividades:
Resgatar através de documentos escritos e depoimentos orais a cultura do povo cruzeirense nos seu 106 anos de historia, bem como analisar a trajetória de lutas e conquistas de desse povo ao longo de sua existência;
Produzir poesias ressaltando a cultura dessa região;
Construir um mural mostrando através de imagens o antes e o depois de nossa cidade;
Produzir e editar um livro da culinária cruzeirense;
Produzir letras de músicas ressaltando a beleza da cidade de Cruzeiro do Sul;
Produzir notícias antigas e atuais;
Mostrar documentários dos mais diferentes pontos da cidade;
Evidenciar o papel de cada um de nós cruzeirense no contexto político, social, religioso e econômico de nossa cidade.
Atividades
Os alunos e a professora participante do projeto as seguintes atividades teatro tratando sobre o processo histórico cultural da cidade mostrando como que foi a estória cultura no desenvolvimento da cidade ate os dias atuais sobre história de cruzeiro do sul.
Na segunda atividade o professor juntamente com os alunos deverá faz uma visita no museu para observa os documentos históricos culturais presente neste museu e em seguida faz um texto sobre o que foi constatado no museu sobre o assunto citado e faz a apresentação desse texto para toda a escola; a terceira atividade. Como tambémserá realizado incas,apresentação de filmes,pesquisa individuais na cidade de toda a suatrajetória ate os dias atuais. Para termina será realizado apresentação dessa pesquisa para toda a escola e do conhecimento adquirido no descerre do projeto da história de cruzeiro do sul ac.
Avaliação:
Participação efetiva dos envolvidos nos desempenhos das atividades;
Mudança na organização da rotina diária dos alunos;
Organização sistemática das atividades diárias.
Participativa individua e conjunta.
Referencias Bibliográficas:
SOUZA, Carlos Alberto Alves de. História do Acre; novos temas, nova abordagens. Rio Branco, Editor: Carlos Alberto Alves de Souza, 2002.
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Após realizarmos este estágio podemos entender melhor a realidade e a importancia do ensino de geografia suas limitações dificuldade, necessidades e também sua importância para o aluno e para a sociedade. Seria fundamental se a escola oferecesse mais recurso e que os alunos tomassem consciência da importância do saber além de compreender que estar atento ao que está ao seu redor é fundamental para dar sentido que se discutirá em sala. Fazer leitura e interpretação uma pratica constante em sala de aula.
Entendemos que está experiência mais concreta em sala nos fez refletir sobre a real condição donosso papel para podemos traçar metas e objetivos a serem alcançadas como profissionas tomando conciência de que não será nada fácil, já que mais do que nunca o ensino da língua história escolhe tantas exigências para funcionar, não podemos jamais tomar como ideal o aspecto econômico apenas, mas o social a responsabilidade social que exige que formemos cidadãos críticos aptos a fazer a leitura do mundo, interpretar e se posicionar diante de tudo e todos, agindo positivamente. Desta forma percebemos a complexidade e exigência de nossa pratica, e vemos que muito temos que nos preparar e principalmente tomar para nós esse desafio e verdadeiramente assumir nosso papel com toda a dedicação que ele exige.
Todas essas experiência, será a base para minha futura atuação de forma que nossa prática realmente funcione e ser um profissional de competência.
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ALBUQUERQUER JR;Durval Muniz.Preconceito contra a origem geográfica e de lugar:as fronteiras da discórdia.São Paulo:Cortez, 2007.135p.
SOUZA,Marina de Mello e. África e Brasil africano.São Paulo:Ática,2007.175 p.
Livros Academicos (Unopar).
Artigos Academicos, etc.

Continue navegando