Buscar

Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada

Prévia do material em texto

A Febre Amarela no Brasil
O Brasil vive, neste momento, um desastre ambiental gravíssimo, uma das maiores mortalidades de primatas da história da mata atlântica, em função da intensa circulação do vírus da febre amarela.
A situação é muito grave nos estados de Minas Gerais e no Espírito Santo, mas a registros também em São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul é se não me engano em Goiás também, existe um alarmante entre a população e os profissionais que trabalham para preserva os primatas do nosso país (Brasil) com relação á gravidade da mortalidade estamos observando esta preocupação se ampliar diante de tantas divulgações, por extintas mídias, de informações equivocadas sobre o real papel dos primatas (macacos) que desempenham no ciclo da febre amarela. Jornais escritos e tele jornais exibem reportagens recentes que declaram ou sugerem que os macacos são responsáveis pela existência do vírus e por sua transmissão aos humanos.
Isso pode levar as pessoas a maltrata e até matar os macacos no afã de proteger a população humana, levando até a extinção dos mesmos, causando um desequilíbrio na fauna e flora em uma situação semelhante a esta, como o ocorrido em 2008 e 2009, la no Rio Grande do Sul, as mortes eram decorrente da febre amarela, somadas aquela decorrentes das agressões contra os macacos, levara o bugio-ruivo( um espécie de primata) a ser listado novamente como uma das espécies ameaçados de extinção segundo a portaria de número 444\2009 do ministério do meio ambiente.
Nossa maior preocupação no momento é ampliada por estamos na situação semelhante aquela vividas nos anos de 2008-2009, ocorrendo nas regiões onde vivem alguns das espécies de primatas mais ameaçadas de extinção no continente, que tem sua população já muito reduzida na mata atlântica, por isso é um caso especial e de urgência.
Reportagens equivocadas criam um imagem negativa dos primatas frente a opinião pública. A fim de melhorar e qualificar ás notícias vinculadas pelos profissionais da imprensa, jornalistas, radialistas e formadores de opinião futuras devemos obter o máximo de informações para certificamos que não influenciares-mo o próximo a toma decisões que afetara a nação mais tarde. A informação e tudo que precisamos para salvar os macacos e combater a febre amarela no Brasil.

Continue navegando