Buscar

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Prévia do material em texto

SISTEMA RESPIRATÓRIO
FUNÇÃO: troca de gases com o ar atmosférico assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue; serve como via de eliminação de gases residuais representadas pelo gás carbônico.
TRAJETO DO AR DUREANTE A RESPIRAÇÃO: Trato respiratório superior: formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: Nariz externo; Cavidade nasal; Faringe; Laringe; parte superior da traqueia. Trato respiratório inferior: consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia; Brônquios; Bronquíolos; Alvéolos; Pulmões. Pleura e os músculos da cavidade torácica.
PARTES DO NARIZ EXTERNO: Raiz: extremidade superior do vértice. Base: inferior. Ápice: ponto mais projetado anteriormente, da base do nariz. Dorso do nariz: entre o ápice e a raiz. Asa: saliência das faces laterais do nariz. Narinas: local onde o ar entra no trato respiratório.
PARTES DA CAVIDADE NASAL: Narinas; Vestíbulo do nariz; septo nasal; conchas nasais superior, média e inferior; e os meatos nasais superior, médio e inferior.
COMO É FORMADO O SEPTO NASAL: É formado por 3 estruturas anatômicas que são os ossos Etmoide e Vômer e uma cartilagem.
CONCHAS NASAIS: Existem 3 conchas, a superior, a média e a inferior. Elas se localizam na lateral da cavidade nasal e sua função é: aumentar a superfície mucosa da cavidade nasal. Mucosa: umedece e aquece o ar inspirado, “condicionando-o” para que seja melhor aproveitado na hematose (pulmões). O ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umedecido e aquecido.
SEIOS PARANASAIS: são espaços preenchidos de ar localizados no interior dos ossos do crânio e face, que se comunicam com a cavidade nasal.
DESCREVA A FARINGE E SUAS PARTES: Tubo muscular que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Situa logo atrás das cavidades nasais e à laringe à frente das vértebras cervicais. É dividida em 3 regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
QUAIS AS FUNÇÕES DA LARINGE: Passagem para o ar durante a respiração; produz som, ou seja, a voz impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traqueia).
 COMO É FORMADA A LARINGE: A laringe é uma estrutura triangular constituída principalmente de cartilagens, músculos e ligamentos. A parede é composta de nove peças de cartilagens: 3 são ímpares: tireóidea, cricóidea e epiglótica 3 são pares: aritenóidea, cuneiforme e corniculada.
 COMO SÃO DIVIDIDOS OS BRONQUIOS: Os brônquios dividem-se em tubos cada vez menores denominados bronquíolos. Bronquíolos contém músculo liso e não possuem cartilagem. Os bronquíolos continuam a se ramificar, e dão origem aos alvéolos.
 DIFERENCIE O PULMÃO DIREITO DO ESQUERDO: O pulmão direito possui brônquio lobar superior, médio e inferior, enquanto o pulmão esquerdo possui apenas brônquio lobar superior e inferior.
 O QUE É HEMATOSE E ONDE OCORRE: É a transformação do sangue venoso em sangue arterial que ocorre nos pulmões, através de uma troca de gases que ocorre devido à diferença de concentração de oxigênio e gás carbônico por um processo conhecido como difusão.
 QUAIS AS FISSURAS DO PULMÃO DIREITO E ESQUERDO: Pulmão Direito – fissura obliqua: separa lobo inferior dos lobos médio e superior. fissura horizontal: separa o lobo superior do lobo médio. Pulmão Esquerdo - lobo superior e lobo inferior separados por uma fissura oblíqua.
 COMO É DENOMINADA A MEMBRANA SEROSA QUE ENVOLVE E PROTEGE OS PULMÕES:  Pleura: membrana serosa da cavidade torácica, que é constituída por dois folhetos, parietal e visceral. O primeiro recobre o interior do tórax, enquanto o segundo recobre cada um dos pulmões.

Continue navegando