Buscar

Resumo P1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos de Tecnologia Mineral
Mineral x Minério
Minerais são compostos químicos, presentes na crosta terrestre, de composição química e estrutura cristalina definida, derivados de processos inorgânicos naturais. Já os Minérios são minerais de onde se pode extrair metais ou substância não metálicas com valor econômico. Isso é feito através de processos químicos ou físicos.
Composição da Crosta Terrestre
A crosta terrestre é composta de rochas, que são agregados de minerais nitidamente individualizados. Os elementos que estão em maior número na crosta são Oxigênio, Silício e Alumínio. Ferro, Sódio, Cálcio, Magnésio e Potássio também estão presentes. A Terra é composta de basicamente 4 camadas, sendo a primeira a crosta de 30 km de espessura, já citada. Logo após vem uma camada de silicato densa com mais de 2000 km de espessura, seguida de uma camada de Níquel e Ferro, fundida na parte externa e sólida no seu interior.
Tipos de Rochas
Existem três tipos de rochas: Magmáticas(ou ígneas), Sedimentares e Metamórficas. As magmáticas são provenientes da consolidação magma. Como exemplo, temos granito e basalto. As sedimentares têm sua origem na erosão ou decomposição química de rochas e posteriormente na deposição desses sedimentos em determinados locais. Pode-se exemplificar com o arenito, o quartzo e etc. Já as metamórficas são rochas pré-existentes transformadas por processos naturais devido a variações de pressão, temperatura e etc. Como exemplo, temos o quartzito, o mármore, a ardósia e etc.
Uso dos Minerais 
Os minerais possuem várias propriedades que os tornam valiosos, além de serem fontes de metais úteis nos diferentes campos industriais. Algumas dessas propriedades são as cores, brilho, dureza e etc. Os cerâmicos são utilizados em construção civil, no caso de tijolos, telhas (argila) e vidro (quartzo). Também utilizam-se minerais na agricultura, na produção de fertilizantes, com o potássio (silvita) e fósforo (apatita).
Classificação dos Minerais
Os minerais são classificados com relação ao seu ânion dominante. No caso de Sulfetos temos metais ligados ao enxofre (PbS, ZnS). No caso dos óxidos temos metais ligados ao oxigênio (FeO, Al2O3). No caso dos Nitratos encontramos os radicais NO3(-), assim como com os Sulfatos encontramos o radical SO4(-2). Os minerais são classificados dessa maneira porque eles são encontrados na natureza juntos com outros minerais de mesmo radical ou propriedades químicas, assim como apresentam características semelhantes e inconfundíveis.
As classes de minerais são divididas em famílias, com relação às suas composições químicas, como já foi citado. Essas famílias são divididas em grupos com relação às SUS estruturas íntimas e cristalográficas. 
Clivagem 
O mineral possui clivagem quando submetido a determinada força ou pressão ele se rompe produzindo superfícies planas definidas, paralelas aos planos dos átomos. Se existem um espaçamento maior ou uma ligação mais fraca entre esses planos de átomos é possível que ocorra clivagem.
Partição
Aplicando-se a pressão adequada, pode ocorrer uma partição quando superfícies planas mais fracas do mineral se rompem. Difere-se da clivagem, pois não acontecerá com todos os espécimes do mineral.
Fratura
Ocorre uma fratura quando o mineral se rompe sem ser através de planos, como ocorre na clivagem e na partição. Têm-se como exemplos as fraturas concóides, quando o mineral de rompe de maneira lisa e curva, ou Serrilhadas, quando o mineral apresenta superfície denteada, cortante, ao ser rompido. 
Dureza
Resistência do material ao ser riscado, determinada pela força de ligação entre seus átomos. O Mineral mais duro na escala de Mohs é o Diamante e o menos duro é o Talco.
Tenacidade

Continue navegando