Buscar

apol Teorias do conhecimento pedagógico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Leia o extrato de texto a seguir:
“[Na teoria dualista], a escola valoriza o trabalho intelectual e desqualifica o trabalho manual, contribuindo para que o proletariado aceite a divisão entre planejamento e decisão (cabe à burguesia) e execução (cabe aos trabalhadores) existente no modo capitalista de produção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 131.
De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre teoria da escola dualista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. (  ) Christian Baudelot e Roger Establet são os autores dessa teoria.
II. (  ) Essa teoria demonstra que a escola, embora aparentemente seja única e ofereça espaço para todos indiferentemente de sua origem de classe, está dividida em duas grandes redes: primário-profissional (PP) e secundário-superior (SS).
III. (  ) A classe primário profissional (PP) forma o proletariado e o secundário superior (SS) forma a burguesia.
IV. (  ) Marx e Skinner são os autores dessa teoria.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	V – F – V – V
Leia o seguinte fragmento de texto:
"Embora a escola nova tenha se expandido mais na educação infantil e no ensino fundamental, seus reflexos atingiram também o ensino superior e o modo como o senso comum compreende o papel de alunos e professores na atualidade. De um lado, técnicas como trabalhos em grupo, pesquisa, uso de jogos, valorização da criatividade, passaram a fazer parte do ensino superior. Por outro, os alunos já não aceitam a atitude autoritária dos professores e desejam participar ativamente".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 32.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre A avaliação na concepção da escola nova na vertente diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	a avaliação valoriza os aspectos cognitivos com ênfase na memorização. O que é transmitido pelo professor deve ser repetido de maneira idêntica nas verificações.
	
	B
	a avaliação procura verificar o processo de aprendizagem; passam a ser valorizados a participação, os aspectos afetivos, a assiduidade, a responsabilidade e o interesse do aluno.
	
	C
	a avaliação deve controlar os resultados de maneira quantitativa.
	
	D
	inexiste uma avaliação formalmente estabelecida nessa concepção da escola nova na vertente diretiva.
	
	E
	a avaliação deve ser diagnóstica, com o objetivo de apontar ao professor e aos alunos o que já foi ou não assimilado.
 
Leia o excerto de texto abaixo:
“Os autores da linha da pedagogia nova defendem que aprender é uma atividade de descoberta e não de apreensão de algo que é transmitido de fora para dentro. Dito de outro modo, a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 31.
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o método de ensino da escola nova na vertente diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	baseia-se no aprender fazendo, de modo que valorizam-se a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.
	
	B
	é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, com o intuito de facilitar a aprendizagem.
	
	C
	deve ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
	
	D
	emprega principalmente a exposição oral.
	
	E
	baseia-se na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos.
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Com o movimento da escola nova, o ensino passou a ser visto como um processo coletivo e socializador, cujo foco principal seria o aluno. Assim, surgiram diversos métodos e técnicas e ensino socializados com foco no aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELTHER, Josilda Maria. Didática I. São Paulo: Pearson, 2014, p. 139.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o método de ensino na concepção da escola nova na vertente não diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que se valorizam a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.
	
	B
	O método de ensino é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, com o intuito de facilitar a aprendizagem.
	
	C
	O método de ensino deve ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
	
	D
	O método de ensino utilizado pelos professores é, principalmente, a exposição oral.
	
	E
	O método de ensino se baseia na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos.
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Na escola nova na vertente não diretiva, é enfatizada a função escolar do desenvolvimento psicológico, que é considerada mais importante do que os aspectos sociais. Conforme essa tendência, o crescimento pessoal do aluno é mais importante do que o conhecimento didático. Assim, professores assumiram papel de terapeutas orientando os alunos e criando na sala de aula um ambiente propício para a autorreflexão e o bem-estar psicológico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014, p. 92.
De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel da escola na concepção da escola nova na vertente não diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	O papel da escola é o de preparar o indivíduo para desempenhar papéis sociais.
	
	B
	O papel da escola consiste em preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade.
	
	C
	O papel da escola consiste em formação de mão de obra requerida pelo mercado de trabalho.
	
	D
	A concepção da escola nova na vertente não diretiva coloca como papel da escola o de exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário.
	
	E
	No que se refere ao papel da escola, a pedagogia, na escola nova na vertente não diretiva, propõe a formação da consciência política do aluno por meio da problematização da realidade.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
QUESTÃO ANTERIORENTREGAR AVALIACAO

Outros materiais