Buscar

Alfabetização e Letramento

Prévia do material em texto

ET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	
	
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		1.A utilização de Cartilhas de Alfabetização com seus respectivos métodos, que influenciaram de forma significativa as práticas de alfabetização, foram introduzido no Brasil:
	
	
	
	
	Na chamada Nova República
	
	 
	No final do Regime da Ditadura
	
	 
	No início da República
	
	
	No início da Colonização
	
	
	Durante o Império
	
	
	
		
	
		2.
		Os PCN de Língua Portuguesa apontam para que o professor trabalhe em sala de aula, o entendimento sobre o preconceito linguístico. Qual o melhor caminho para minimizar o desrespeito à diferença em sala de aula. Marque a alternativa correta:
	
	
	
	 
	o professor deve ensinar aos alunos a utilizar a linguagem nas diversas situações comunicativas e compreender a diversividade como algo natural da nossa língua materna;
	
	
	alternativas B e C estão corretas.
	
	
	mostrar apenas que o domínio da norma culta é um instrumento de ascensão social;
	
	 
	defender que as pessoas sem instrução falam tudo errado;
	
	
	apresentar aos alunos apenas a norma culta;
	
	
	
		
	
		3.
		Analise o depoimento da professora Ana e identifique o método de alfabetização predominante em sua prática.
"Na sala de aula eu utilizo um método tradicional, começo pela apresentação de sílabas em fichas, por exemplo, Fa-Fe-Fi-Fo-Fu. Faço várias atividades de reconhecimento desses fragmentos da palavra: Bingo, jogo da memória... Com as sílabas fica mais fácil para a criança aprender. Quando as crianças dominam as sílabas, iniciamos a escrita de algumas palavras simples até chegar à escrita de palavras"
	
	
	
	
	Método de sentenciação
	
	 
	Método Global
	
	 
	Método silábico
	
	
	Método misto
	
	
	Método de palavração
	
	
	
		
	
		4.
		Com a Proclamação da República iniciou um movimento de escolarização do processo de alfabetização. O principal argumento utilizado era o de garantir à população, em geral, o acesso à cultura letrada. Neste período o trabalho de alfabetização ficou caracterizado pela utilização dos métodos sintéticos e os métodos analíticos. Qual foi o principal material de concretização destes métodos?
	
	
	
	 
	Jogos de linguagem;
	
	
	Jornais de circulação;
	
	 
	Cartilhas de Alfabetização;
	
	
	Livros de literatura;
	
	
	Computadores.
	
	
	
		
	
		5.
		Em relação aos métodos de alfabetização, podemos afirmar que:
I. os métodos sintéticos e os analíticos partem da mesma concepção de aprendizagem: consideram que o educando aprende dentro de uma lógica pré-determinada pelo professor.
II. os métodos fônicos são os únicos que consideram a organização fonológica da língua.
III. os métodos analíticos partem do todo (texto, frase, palavra) para a análise das partes (palavra, sílaba, letra), enquanto os sintéticos fazem o caminho oposto.
IV. os métodos sintéticos são os mais recentes na história da alfabetização.
Estão corretas, apenas, as afirmativas:
	
	
	
	 
	II, III e IV
	
	
	I e II
	
	 
	II e III
	
	
	III e IV
	
	
	I e III
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Leia o trecho de Emerson Rolkouski e Telma Ferraz Leal, retirado do caderno do PNAIC, 2015 e identifique a concepção de alfabetização apresentada:
"ser alfabetizado é muito mais do que dominar apenas os rudimentos da leitura e escrita, mesmo sendo capaz de ler e escrever todas as palavras. A pessoa alfabetizada é aquela capaz de ler e escrever em diferentes situações sociais, de tal forma que isso lhe permita inserir-se e participar ativamente em um mundo letrado, enfrentando os desafios e demandas sociais".
	
	
	
	
	O trecho apresentado não dialoga com nenhuma concepção de alfabetização. A prática do professor de alfabetização não precisa ser fundamentada em uma concepção de ensino.
	
	 
	Concepção sócio interacionista que defende uma alfabetização na perspectiva do letramento.
	
	
	Concepção empirista com ênfase nos textos retirados de cartilhas e situações distantes dos contextos sociais de produção da escrita.
	
	 
	Concepção empirista que prioriza o domínio de rudimentos da leitura e escrita.
	
	
	Concepção construtivista, pois o trecho menciona as hipóteses de escrita apresentadas pelas crianças.
	
	
	
		
	
		7.
		Matheus é um entrevistador do senso Brasil e ainda não consegue compreender a diferença entre os níveis de alfabetismo rudimentar e básico. Marque a alternativa em que aparecem as características do alfabetismo básico.
	
	
	
	 
	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário.
	
	
	Capaz de fazer cálculos com algumas variáveis abstratas além de fazer a transformação de um sistema de medida para o outro.
	
	 
	Não consegue resolver tarefas simples que envolvam palavras e pequenas frases, mas são capazes de conhecer e operar com números familiares.
	
	
	Lê e escreve de forma rápida podendo fazer inferências, elaborar argumentos e tecer conclusões.
	
	
	Podem ler e escrever desde que a informação esteja em letra bastão e com poucas palavras, pois se orientam mais pelas figuras que pelas palavras.
	
	
	
		
	
		8.
		A professora Lúcia é professora alfabetizadora de uma escola municipal. Ela fez uma atividade com seus alunos e relatou abaixo: -  iniciei o trabalho apresentando a frase: "Marisa gosta de sua boneca", depois dividí a frase em palavras e trabalhei as palavras "Marisa", "gosta" e "boneca". Depois trabalhei com as sílabas: Ma-ri-sa, gos-ta, bo-ne-ca e a relação fonema/grafema.
Este tipo de trabalho é caracterizado por um método específico denominado: 
	
	
	
	 
	sentenciação
	
	
	global
	
	
	fônico
	
	
	palavração
	
	
	silábico

Continue navegando