Buscar

AULA REFERENCIAL TEORICO DE UMA PESQUISA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Familiaridade com a área específica;
Obtenção de um panorama do que vem sendo abordado – temáticas estudadas;
Sugestões para o encaminhamento da pesquisa;
Compreensão do quadro de referências.
“Pode ser considerada como o primeiro passo de toda pesquisa científica” (LAKATOS & MARCONI, 2001).
*
*
Adequado à graduação em curso;
Agradável, prazeroso e instigante;
Passível de pesquisa;
Vasta bibliografia de fácil acesso
*
*
Apresentar uma questão relevante.
Ser factível em relação aos recursos materiais e tempo disponíveis pelo pesquisador.
*
*
Quais assuntos me instigam a curiosidade e a dúvida? 
Qual o assunto de meu interesse observado em livros, artigos, palestras, cursos, etc?
 Há material teórico consistente e suficiente (livros, revistas, sites, etc.) para fundamentar um texto com este tema?
*
*
Para Vergara (2003), “Denomina-se referencial teórico o capítulo do projeto que tem por objetivo apresentar os estudos sobre o tema, ou especificamente sobre o problema, já realizado por outros autores [...] dão vida ao trabalho científico”.
*
*
Sem dúvida, a recuperação via leitura, trará a atualização, confiança e segurança necessária ao desempenho de um bom trabalho. Mais que isso, é através dessa recuperação do estado da arte que se promove a releitura, a resignificação e a reinvenção do saber.
*
*
	Nahuz e Ferreira (2002 ) apontam que, “NA REVISÃO DA LITERATURA, o autor menciona a Literatura por ele selecionada, referente a estudos anteriores que tenham relação direta e específica com o tema abordado. 
	Com base nesse referencial teórico é que se fará posteriormente a interpretação dos resultados obtidos. Uma revisão bem feita e atualizada confere autoridade ao autor”. 
*
*
	Por sua vez, Oliveira e outros (1981) apud Nahuz e Ferreira (2002) destacam que “A seleção dos trabalhos que devem figurar na Revisão da Literatura, dará ao leitor a medida do conhecimento, senso crítico e atualização do autor sobre o assunto que se propõe a sustentar e a defender”.
*
*
. Nadanovsky & Sheiham citado por Oliveira et al. (1999) encontraram que a contribuição dos serviços odontológicos na redução de cárie em crianças de 12 anos em vários países industrializados foi de apenas 3%, enquanto que os aspectos sócio-econômicos contribuíram entre 35 e 50%. 
Dini et al. (1996) mostraram que a prevalência de cárie dental em paises desenvolvidos vem diminuindo pela utilização de métodos de prevenção primária e de programas odontológicos, com ênfase na orientação de higiene bucal, restrição ao uso do açúcar e uso do flúor, visando à manutenção da dentição sadia. Assim as ações coletivas de prevenção e promoção da saúde merecem destaque em qualquer estratégia que tenha o objetivo de recuperar e manter a saúde bucal de uma população.
*
*
Dentro deste contexto, o processo de adoecimento não deve ser explicado analisando-se apenas o indivíduo isoladamente, uma vez que outros fatores podem estar afetando direta ou indiretamente o seu estado de saúde, como, por exemplo: local de residência, acesso à água, dentre outras diferentes características de uma comunidade. (TASSINARI ET AL, 2007).
*
*
Não se acomode: veja quais são as principais referências bibliográficas de alguns livros e artigos relacionados e vá atrás delas.
Ao final dessa busca, monte uma lista de referências bibliográficas e ordene a sua leitura.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando