Buscar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ALUNA: CAROLINA FREITAS GONÇALVES CAMPOS DATA: 05/10/2013
POLO: SANTO AMARO 2ºSEMESTRE
 
QUESTÕES
DA ATIVIDADE VIRTUAL
 
 
1- Considerando
as contribuições da psicologia para o seu curso (identifique o curso), construa
um texto (12 a 15 linhas) sobre a importância do conhecimento psicológico para
a sua formação.
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
-Relação da psicologia e educação; (valor: 0,5) 
-Concepções do desenvolvimento; (valor: 1,0). 
A psicologia é apreendida  como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer revelação  de um organismo vivo. O papel do psicólogo é abarcar o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue abarcar e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar à pessoa a se conhecer melhor. A contribuição da psicologia  para a educação é fornecer auxílios para  o desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, tais como: na Educação infantil; no Ensino Básico Fundamental, da 1ª á 8ª série; no Ensino Médio; na EJA; na Educação Especial e na Educação Inclusiva.
Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e  das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida.
Na Educação Infantil, ajuda no planejamento   e na dinâmica  das atividades infantis a ser desenvolvidas
Nas demais modalidades de ensino, a contribuição  se mostra ao subsidiar o planejamento das propostas de atividades curriculares com o objetivo de orientar a exploração, a descoberta e a construção de noções, isto é, o desenvolvimento e o conhecimento do mundo físico e social da língua, da matemática, das ciências naturais e sociais, que são os eixos básicos  da função pedagógica na escola.
A contribuição da psicologia para a educação se dá, de modo especial e mais acentuado, na modalidade de educação Especial, pois, esta é uma educação organizada para atender  específica e exclusivamente alunos com determinadas  necessidade  educativas especiais e, cujo objetivo, está inscrito nesta definição. Uma das principais características desta educação é denominar tanto uma área de conhecimento, sobre necessidades especiais de crianças  deficientes, quanto um campo de atuação com profissionais especializados.
São três as fundamentais concepções sobre desenvolvimento: a inatista que crer que o processo, o caráter, as maneiras de pensar, e os valores são essenciais; a empirista que aponta o grande poder que o ambiente tem em semelhança ao crescimento humano; e a interacionista, cujo indivíduo é formado pelo que foi recebido fisicamente e pela prática de vida pessoal, ou seja, o indivíduo é aquilo que aprende.
2- Como a afetividade deve ser
trabalhada na escola? Fundamente com a teoria de Wallon. (valor 2,0).
Segundo Wallon, a afetividade é necessariamente social e preenche a ligação mais forte entre os seres humanos, passando a ser influenciada pela ação do meio social (indivíduo, como produto do meio). Ele afirma também, que a afetividade tem função ativa no desenvolvimento do indivíduo, pois, é através dela que a pessoa manifesta suas pretensões. As modificações fisiológicas de uma criança mostram traços atuantes de personalidade.
Sendo assim então, de acordo com a teoria de Wallon, é indispensável que as instituições escolares constituam estratégias educativas que outorguem mais que o papel cognitivo, destacando o progresso dos pretensões e sentimentos, tornando o aprendizado mais agradável. 
As afetividades, para Wallon, têm papel principal no desenvolver-se da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que anunciam um universo importante e compreensível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.
 
Leia
os textos para responder às questões 3 a 5:
 
Um professor corrige a tarefa escolar feita por seus alunos. Eles estão sentados individualmente em carteiras enfileiradas e são chamados
um a um para levar o caderno até a mesa do professor. Este age batendo um
carimbo que associa uma figura com uma expressão elogiosa como “muito
bem”, “ótimo” ou “excelente”. E não usa figura alguma, caso não tenha feito a tarefa. Em seguida, registra quem fez e quem não fez a tarefa, dizendo que o aluno que
cumprir todas as tarefas sem erro receberá um ponto na média final bimestral.
Depois, fala à classe que quem não realizou a tarefa deverá fazer durante o
horário do recreio (ENADE, 2011).
 
 
A professora inicia a aula de uma turma
do 3º ano do ensino fundamental combinando com a turma de 21 alunos as
atividades que deverão ser desenvolvidas no dia. Uma das alunas lembrou-se de uma peça de teatro que está em cartaz na cidade que aborda o período da criança na escola. De imediato, outras crianças concordaram. A professora, então, propôs a
discussão sobre a importância da peça e o que deveria ser tratado, alterando o seu planejamento para abordar um tema que interessava a estudante e, possivelmente ao grupo.
 
 
03- A conduta da professora condiz com a
abordagem de Piaget e Vigotski? Justifique. (valor: 1,5)
É pertinente afirmar isto, pois, eles não avaliam os processos psicológicos como resultados exaltadas que se propagam em avaliações quantitativas, ambos contemplam a interação do ser com o ambiente e enxergam o mesmo como um indivíduo que age no processo de seu desenvolvimento. Sendo que eles ainda, afirmam que o professor deve ensinar de acordo com a condição da criança e que a imaginação nasce da ação. É o que acontece neste texto, onde a professora muda o seu programa escolar para poder abordar um tema que interessava toda a turma, aceitando que os alunos interajam-se entre si em busca de novas informações e aprendizagem.
	
 
 
04- A conduta do professor é
condizente com a psicanálise? Justifique
sua resposta. (valor: 1,0)
“Vemos que o texto fala de uma atitude para com os alunos onde, durante a aula os professos começa a correção das tarefas dos alunos, marcando as atividades feitas com as expressões “ótimas” e excelentes”. Logo após, confirma que os alunos que não realizaram as atividades não serão pontuados e terão que fazê-la na hora do recreio.
Sendo assim esse texto não harmonizar-se com a psicanálise, pois o objetivo da mesma em relação à educação é averiguar os problemas mentais, analisando o educador e a criança. Assim sendo o texto mostra ao contrário, uma relação bem vista em escolas de ensinamentos tradicionais!
 
05- Na abordagem comportamentalista, qual o papel da escola?
(valor: 1,0)
Pode-se expor que a desempenho da escola na abordagem comportamentalista é aperfeiçoar os modelos de comportamentos aprovados, como beneficentes e desejáveis para certa sociedade, bem como eliminar os comportamentos detestáveis. O comportamento é adaptado a partir da excitação externa, sendo assim, o estudante não deve tomar parte das determinações disciplinares, determinações estas que são aceitas pelos educadores e diretores. Os bons comportamentos dos alunos são conservados por meio de recompensas, elogios, certificados, notas, entre outros, a fim de que eles possam repeti-los sempre, ou seja sempre que o aluno fizer algo de bom e correto, o mesmo será recompensado.

Outros materiais