Buscar

U.2 T.5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

U.2 T.5
PRESTAÇÃO DE CONTAS
2 IMPORTÂNCIA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS
O CFC (2008) menciona que a prestação de contas é uma das principais obrigações das pessoas que administram as Entidades do Terceiro Setor. Além disso, esclarece que prestação de contas é o “cj de docs e informações disponibilizados pelos dirigentes das entidades aos órgãos interessados e autoridades, de forma a possibilitar a apreciação, conhecimento e julgamento das contas e da gestão dos administradores das entidades, segundo as competências de cada órgão e autoridade, na periodicidade estabelecida no estatuto ou na lei.”
Destacamos a importância do gestor social, que assume novos desafios e necessita estar preparado para desempenhar funções de gestão. Cfe Teodósio (2004) apud Figueiredo e Araújo (2009) “enquanto o gestor privado se caracteriza pela agressividade e competitividade para o alcance de metas do seu negocio, o gestor social é guiado no dia a dia por critérios voltados à promoção social de suas ações e á valorização dos indivíduos envolvidos em suas atividades, sejam ele o público-alvo beneficiário de suas politicas sociais, sejam os contratados e voluntários envolvidos em suas ações.
Portanto, existe uma clara distinção entre gestor privado e gestor social, porém o gestor social precisa estar preparado para atuar nessas entidades, e principalmente, divulgar com transparência as ações desenvolvidas na mesma.
3 ELEMENTOS DA PRESTAÇÃO DE CONTAS
As entidades do Terceiro Setor podem buscar recursos públicos e/ou privados, portanto, para a apresentação da prestação de contas desses recursos, vai depender do que será solicitado em cada órgão ou empresa que apontou os recursos nessas entidades.
Contudo, o CFC (2008) relaciona alguns elementos necessários para a prestação de contas, tais como:
Relatório de atividades – é um documento que apresenta as atividades desenvolvidas pela entidade durante o período de gestão, além de elementos que comprovem a realização das atividades descritas.
Demonstrações contábeis – BP, demonstração do Superávit ou Déficit do Exercício, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos e Demonstração das Mutações do Patrimônio Social são as demonstrações contábeis que normalmente são exigidas

Continue navegando