Buscar

casos proc

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

“Semana 02: João ingressou com uma ação de reintegração de posse em face de Valdomiro” Resposta: A) O pedido de reconsideração possui natureza recursal? Não, o pedido de reconsideração tem natureza de sucedâneo recursal, ou seja, apesar de possuir as mesmas finalidades não está indicado na lei como um recurso, e o tema obedece ao princípio da taxatividade.
B) Poderia o relator aplicar o princípio da fungibilidade recursal nesse caso? Não, pois não se trata de um recurso, ademais inexiste dúvida objetiva.
Objetiva: São princípios fundamentos dos recursos previstos no Código de Processo Civil (Promotor de Justiça/SP-2006): Resposta: B) o duplo grau de jurisdição, a taxatividade, a singularidade, a singularidade, a fungibilidade e a proibição do reformatio in peius. 
“Semana 03: Marcos Antônio ingressou com uma ação declaratória em face do plano de saúde Vida Saudável” Resposta: O amicus curiae poderá ter seu ingresso solicitado de ofício pelo juiz ou através de requerimento. Contribui para o esclarecimento da questão em razão de seus conhecimentos específicos, democratizando assim o debate judicial. Está previsto no art. 138 NCPC.
“Semana 04: Carlos ingressou com uma ação indenizatória em face da Construtora JSP” Resposta: a) A apelação de Carlos foi formulada adequadamente? Não, considerando que a desconsideração da personalidade jurídica deveria ter sido combatida por meio de agravo de instrumento, conforme art. 1015, IV do NCPC. Desta forma não é possível tratar a questão em preliminar de apelação. A apelação somente servirá para insurgir-se em relação a condenação referente a 10 mil reais atualizados e corrigido.
b) O juiz sentenciante poderá inadmitir o recurso de Carlos? Com o Novo CPC o Juiz sentenciante após as formalidades indicadas nos parágrafos 1º e 2º do art. 1010 determina a remessa dos autos ao tribunal, não mais exercendo juízo de admissibilidade, conforme p.3º do art. 1010.
“Semana 05: Rafael e José impetraram Mandado de Segurança em face do Município visando obter a reintegração na Guarda Municipal” Resposta: O relator agiu em conformidade com a lei uma vez que o art. 945 do NCPC. Autoriza o julgamento eletrônico de recursos que não comportem sustentação oral. 
“Objetiva: Da decisão que julgar a liquidação de sentença caberá:” recurso de agravo de instrumento. 
“Semana 06: Márcia ingressou com uma ação de revisão de cláusulas contratuais em face da Editora Encanto no I” Resposta: Não, o NCPC alinhou a interrupção também para os Juizados Especiais Cíveis conforme a regra do art. 1065 e com isso a parte ainda está no prazo para propor o recurso. 
“Objetiva: Sobre os embargos de declaração, é INCORRETO afirmar que:” Suspendem o prazo para a interposição de outro recurso, por qualquer das partes.
“Objetiva: O TRF da 2a Região denegou a ordem de segurança pleiteada em processo de sua competência originária. Nesse caso, qual seria o recurso cabível contra tal decisão?” Recurso Ordinário ao STJ, independentemente do conteúdo da decisão. 
“Semana 07: Determinado Tribunal Regional Federal confirmou a sentença proferida por juízo federal” Resposta: O relator deveria remeter os autos ao STJ para que fosse examinada a questão Federal conforme art. 1033 NCPC. 
“Objetiva: Em sede de recurso extraordinário, a questão constitucional nele versada deverá oferecer repercussão geral sob pena de:” não ser conhecido pelo juízo ad quem 
“Semana 08: Diante da multiplicidade de recursos especiais com fundamento em idêntica” Resposta: a) Em relação aos processos suspensos em todo território nacional, é possível a desistência da ação? Em que fase processual? Sim, é possível a desistência até a prolação da sentença - art. 1040 p. 1º NCPC. 
b) Caso a parte identifique que a controvérsia estabelecida no julgamento repetitivo diverge da controvérsia existente em seu processo, como deverá proceder? Deverá fazer um requeri mento demonstrando a distinção e solicitando o prosseguimento da de manda. art. 1037.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando