Buscar

historia de enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: SDE0011_EX_A3_201401396305 
	05/06/2014 19:54:04 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: SDE0011 - HISTÓRIA DA ENFERMAGEM 
	201401396305
	 
	Ref.: 201401459165
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A Enfermagem enclausurada nos hospitais religiosos, permaneceu empírica e desarticulada durante muito tempo, vindo desagregar-se ainda mais a partir dos movimentos de Reforma Religiosa e das conturbações da Santa Inquisição.Por que os hospitais eram localizados em torno de igrejas e mosteiros?
		
	
	Porque no cristianismo as congregações religiosas construíram diversos hospitais para prestar assistência em torno de Igrejas e mosteiros por causa do crescimento do fervor religioso por parte dos cristãos, levando grande número desses cristãos ao poder dos mulçumanos
	
	Porque no cristianismo as congregações religiosas não construíram diversos hospitais para prestar assistência em torno de Igrejas e mosteiros por causa do crescimento do fervor religioso por parte dos cristãos, levando grande número desses cristãos aos altares
	
	Porque no PAGANÍSMO as congregações religiosas construíram diversos hospitais para prestar assistência em torno de Igrejas e mosteiros por causa do crescimento do fervor religioso por parte dos cristãos, levando grande número desses cristãos ao poder dos mulçumanos.
	 
	Porque no cristianismo as congregações religiosas construíram diversos hospitais para prestar assistência em torno de Igrejas e mosteiros por causa do crescimento do fervor religioso por parte dos cristãos, levando grande número desses cristãos aos altares
	
	Porque no cristianismo as congregações religiosas construíram diversos abrigos para prestar assistência em torno de Igrejas e mosteiros por causa da diminuição do fervor religioso por parte dos cristãos, levando grande número desses cristãos aos altares.
	
	 
	Ref.: 201401461479
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Renata, aluna do Curso de Graduação em Enfermagem, preparou uma pesquisa sobre os temas da disciplina História da Enfermagem desde os primórdios da humanidade até a Idade Média. A aluna elaborou um roteiro de questões para ajudá-la na avaliação da aprendizagem. Marque a resposta verdadeira.
		
	
	Os Cavaleiros de São João de Jerusalém foram os maiores responsáveis pela sensível diminuição do número de leprosos na Europa.
	 
	A primitiva assistência prestada pelos diáconos e diaconisas levou o povo a denominar de diaconias os lugares onde se recolhiam os doentes, quer em casa particulares, quer em hospitais.
	 
	As Grandes Abadessas deveriam manter-se em estado de pureza e dedicar a sua vida ao trabalho caritativo.
	
	As virgens trabalhavam de modo especial no progresso dos hospitais e dos cuidados dispensados aos doentes. Muitas se distinguiram na ciência e nas letras.
	
	 
	Ref.: 201401507768
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto abaixo , as afirmativas seguintes e assinale a resposta correta:
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Fonte Wikipedia.
I- A reforma protestante teve grande impacto na história da enfermagem , pois esse movimento teve como uma de suas consequências a expulsão das irmãs de caridade dos hospitais mantidos pela igreja católica.
II- A grande influência da reforma protestante ma enfermagem foi o surgimento da enfermagem moderna, pois Florence Nightingale era protestante.
III- A reforma protestante dá início ao chamad período crítico da enfermagem.
IV- A reforma protestante , fruto do Renascimento, possibilitou o incorporamento de conhecimentos científicos à profissão do enfermeiro, já que a Igreja Católica proibia experiências científicas.
		
	
	Somente as afirmativas I,III e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

Outros materiais

Outros materiais