Buscar

historia de enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: SDE0011_EX_A2_201401396305 
	15/04/2014 15:05:46 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: SDE0011 - HISTÓRIA DA ENFERMAGEM 
	201401396305
	 
	Ref.: 201401459084
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A Reforma Protestante foi marcada pelo afastamento da Igreja dos princípios cristãos em que repercutiu na quantidade e na qualidade do atendimento às pessoas enfermas. Diante desta afirmação marque a alternativa CORRETA sobre a influência da Reforma Protestante na Enfermagem:
		
	 
	Quando os protestantes realizaram suas reformas, os mesmos realizaram uma organização religiosa ou leiga específica para o cuidado aos enfermos.
	
	As pessoas que realizam os cuidados eram das mais altas escalas sociais e tinham elevada moralidade.
	
	Como movimento político e religioso a Reforma trouxe uma nova característica de pessoas para o cuidado visando a técnica e o conhecimento.
	 
	As pessoas que se dispunham a realizar os cuidados aos enfermos eram mal remuneradas ou a mão de obra era escassa, o trabalho era pesado e faltava organização.
	
	Charles Dickens nesta época descreveu uma personagem caricaturada chamada Sairy Gamp, nome este que serve para designar enfermeiras inteligentes e com ideais para o cuidado.
	
	 
	Ref.: 201401459030
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A medida que a Enfermagem cresceu como profissão, vários Teóricos de Enfermagem desenvolveram definições consistentes com as suas estruturas conceituais. "Enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades humanas básicas (psicobiológicas, psicoespirituais e psicossociais), de torná-lo independente desta assistência quando possível pelo ensino do autocuidado: de recuperar, manter, promovere a saúde em colaboração com outros profissionais". Marque corretamente o nome do teórico autor da presente teoria:
		
	 
	Florence Nightingale
	
	Virgínia Henderson
	
	Vera Waldow
	 
	Wanda Horta
	
	 
	Ref.: 201401459045
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A prática de saúde associa-se à prática religiosa, numa luta de milagres e encantamentos contra demônios causadores dos males do corpo e do espírito. Assim, o sacerdote exercia o papel de mediador entre os homens e os deuses, investindo-se em atributos das divindades e do poder de cura, da vida e da morte (GEOVANINI, 2002). Desta forma, era proibido em alguns povos a dissecção de cadáveres em virtude de suas crenças. Portanto, marque a sentença CORRETA sobre o motivo desta afirmação:
		
	
	Em virtude de sua terapêutica rudimentar e nem sempre lógica, que consistia em cerimônias conjuratórias que afirmavam a existência de uma Farmacopeia, seria o suficiente para a prática da saúde.
	
	Era em virtude da teoria humoral que preceitua a ignorância do conhecimento em detrimento do estudo científico para o avanço da ciência.
	 
	Havia a plena convicção de que as doenças eram um castigo de Deus, ou efeitos do poder diabólicos exercido sobre os homens. Tais crenças levaram os povos primitivos a recorrer a seus sacerdotes e feiticeiros.
	
	Em virtude do monoteísmo que preceitua a crença em um só Deus sendo desfavorável abrir cadáveres para estudos científicos que nada ajudavam as crenças dos povos antigos.
	
	A crença era baseada no respeito aos vivos e na proximidade da religiosidade em suas vidas.
	
Explicação:
Por causa deste entendimento, os sacerdotes ou feiticeiros eram vistos como médicos e enfermeiros. Com o tempo, os sacerdotes foram adquirindo conhecimentos das ervas medicinais, através das práticas, e passaram a ensinar a outras pessoas. Ao delegar essas ações, surgem as primeiras funções de enfermeiros e farmacêuticos. A morte era vontade dos Deuses, inquestionável e inevitável.

Continue navegando