Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201603470377)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a afirmação correta referente à comunidade primitiva.
		
	 
	O principal objetivo da educação nas comunidades primitivas era a adaptação do sujeito aos ambientes físico e social. Através da educação, a criança era integrada à sua cultura.
	
	A educação era formal, ou seja, transmitida de geração em geração através das atividades cotidianas.
	
	A educação formal era responsável tanto pela transmissão dos conhecimentos de mãe para filho, quanto um instrumento central para a sobrevivência da comunidade.
	
	Havia igualdade entre as pessoas, mas, igualmente, propriedades privadas.
	
	Os termos da expressão 'Comunidade primitiva' significam: a) comunidade = cooperação entre os indivíduos; b) primitiva = atrasada. Logo, comunidades primitivas eram sociedades atrasadas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603661200)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Escola de Annales representou para a História contemporânea um tempo de renovação pela atuação dos teóricos franceses Lucien Febvre, March Bloch, Fernand Braudell e Georges Duby. Na segunda fase dessa recontextualização, houve a valorização
		
	
	da História dividida em eventos, conjunturas e estruturas;
	
	da História constituída por dados estatísticos;
	
	da História em diálogo com outras áreas como a Geografia e a Sociologia;
	
	da História fundamentada no Materialismo dialético.
	 
	da História sendo reconstituída por diversas fontes como filmes, pinturas e hábitos e costumes;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603268669)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Identifique nas opções abaixo o nome das narrativas que explicam o mundo e falam das origens do universo, indicando a forma como uma sociedade pode se organizar.
		
	
	Ritos
	
	Lendas
	
	Dramas
	 
	Mitos
	
	História Factual
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603607182)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na sociedade primitiva, inicialmente, as relações de produção baseavam-se na propriedade coletiva dos meios de produção e, em primeiro lugar, a terra. E isso porque era tão baixo o nível das forças produtivas, que não permitia obter isoladamente os necessários meios de subsistência: assim, os homens viviam e trabalhavam em conjunto, e o trabalho em comum gerava a propriedade comum dos meios de produção e dos frutos do trabalho. O que os homens obtinham conjuntamente pertencia à coletividade. Dessa forma, marque somente a alternativa correta.
		
	
	Todo o saber necessário à sobrevivência e manutenção da sociedade era de apropriação individual;
	 
	O ideal pedagógico era que as pessoas pertencentes aquele grupo adquirissem o sentimento profundo de que não havia nada superior aos interesses e às necessidades da tribo.
	
	A educação das crianças era obrigação exclusiva do Estado, já que havia muitas escolas formais.
	
	As crianças, muitas vezes, eram castigadas a fim de que adquirissem os conhecimentos necessários à sobrevivência e manutenção daquela sociedade;
	
	A socialização e transmissão dos conhecimentos, visando às necessidades daquelas sociedades, acontecem por meio de processos educativos formais;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603142268)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em um de seus Diálogos, Platão relata uma conversa entre Sócrates e Menão, na qual aparece o problema da possibilidade de se ensinar a alguém. Para mostrar sua tese, Sócrates chama um menino ao qual faz perguntas cujas respostas indicam que ele sabe demonstrar um teorema. O episódio caracteriza o denominado "método maiêutico" de Sócrates, que consiste em formular perguntas que induzam a respostas corretas. Levando em conta esse método socrático, podemos considerar que ensinar é:
		
	 
	rememorar um saber já existente em nosso espírito, despertado pelas perguntas formuladas.
	
	ativar as potencialidades latentes, presentes na nossa herança biológica.
	
	despertar um saber oculto, presente em nossos sonhos.
	
	transmitir o conhecimento, porque ninguém aprende nada por si
	 
	capacitar o aprendiz a dar respostas adequadas a estímulos apresentados.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201603634079)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na Grécia, além da música e da geometria o que era transmitido às crianças devido ao sistema cultural da sociedade na época refere-se à:
		
	 
	Preparação para a guerra e para a formação do soldado forte e guerreiro;
	
	Aritmética, poesia e ginastica para a formação do homem intelectual e corajoso;
	
	Poesia e literatura para a formação do homem culto e inteligente;
	
	A música e a política para a formação do homem culto e integro
	
	O atletismo e poesia para a constituição do homem forte e educado;
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201603291634)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Cícero, filósofo romano afirmava que: A EDUCAÇÃO DEVE SER FOCADA NA FORMAÇÃO DO BOM ORADOR, O HOMEM DEVE SER CAPAZ DE PERSUADIR. Por isso indicava principalmente, o estudo da:
		
	
	Matemática
	 
	Retórica
	
	Educação Física
	
	Música
	
	Moral
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201603169206)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A sociedade romana se baseava numa organização social desigual, assim como muitas sociedades de civilizações antigas. Evidências eram percebidas na distribuição de bens. Alguns eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos. Considerados cidadãos romanos, possuíam muita riqueza e escravos. Marque X, na questão que indica quem são esses povos.
		
	
	Atenienses
	
	Hebreus
	
	Espartanos
	
	Sufistas
	 
	Patrícios
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201603425483)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a formação do pensamento educacional no período da Idade Média, em especial entre os Séculos XIII e XIV no chamado período da Escolástica, é correto afirmar que:
		
	
	Tomás de Aquino era um clérigo educador que prezava pelos altos valores difundidos pela Santa Inquisição, defendendo a perseguição e a morte das pessoas em fogueiras públicas.
	
	A racionalidade direcionava as decisões dos inúmeros cientistas e a Igreja era uma instituição aberta, flexível e que proporcionava total acesso ao conhecimento.
	
	A arte e a estética eram valorizadas como campos de abertura ao saber.
	 
	Os dogmas da Igreja Católica buscavam impedir que os indivíduos se apropriassem dos conhecimentos específicos oriundos da literatura aristotélica.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201603291608)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na sociedade medieval, vigorava uma ideologia que considerava as mulheres inferiores aos homens, resultando em um cotidiano marcado pela hegemonia da autoridade masculina. Ainda que a Igreja pregasse que homens e mulheres eram objetos do amor de Deus, não eram poucos os religiosos que percebiam as mulheres como agentes do demônio.Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre a cultura e a sociedade europeias, no período classicamente conhecido como Idade Média:.
		
	 
	A mentalidade era profundamente marcada pelo ideário católico, que preconizava, inclusive, o papel que homens e mulheres deveriam desempenhar na sociedade.
	
	A condição feminina era fruto da grande influência que o racionalismo científico exercia sobre a cultura daquele período.
	
	A submissão feminina à autoridade masculina caracterizou a sociedade daquele tempo como uma organização tipicamente matriarcal.
	
	As mulheres eram consideradas inferiores aos homens por serem incapazes de trabalhar com as técnicas tradicionais de cura por meio do uso de plantas medicinais.
	
	. A mulher, ainda que posta em uma condição submissa em relação ao homem, tinha grande poder e influência sobre a Igreja Católica.Gabarito Coment.

Continue navegando